terça-feira, 1 de março de 2022

Cachorros tutelados pela prefeitura vivem em área irregular

DIEGO DOS REIS

Departamento responsável pelo local disse que está providenciado os ajustes necessários

Desde que começou a receber animais, em 2018, o espaço mantido pela prefeitura de Piraju em frente ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), está funcionando em desacordo com as normas do Conselho Regional de Medicina Veterinária.

FOTO: Diego dos Reis/EP

Além de não possuir responsável técnico, o espaço não está registrado no CRMV. O registro no órgão é obrigatório. As exigências estão previstas em resolução do Conselho Federal de Medicina Veterinária.

No mês passado, a reportagem visitou o local e constatou outra situação preocupante. Ao todo, 61 cachorros estavam no espaço, que conta apenas com 22 baias e um gatil cuja área nunca foi ocupada por felinos. A maioria dos animais estava confinadas nas baias.

As irregularidades encontradas no canil motivaram uma denúncia ao Ministério Público, a qual foi recebida pela promotoria no dia 22 de fevereiro. Vale destacar que, em julho de 2021, o MP se reuniu com voluntários e se comprometeu a desarquivar a ação civil pública que resultou na construção do espaço.

Procurado para comentar o assunto, o Departamento de Agricultura, Meio Ambiente e Defesa Animal disse que está providenciado a regularização do espaço.

Em setembro de 2019, voluntários ligados à causa animal se reuniram no gabinete do prefeito José Maria Costa (DEM) para apontar a necessidade de regularização do local, conforme constatado meses antes pela Vigilância Sanitária. O órgão verificou que o abrigo não possui responsável técnico e controle de doenças de infectocontagiosas.

Um comentário:

Anônimo disse...

O lugar está irregular mas ainda bem que tem um lugar pra abrigar tanto cachorro que foi abandonado, povo reclama tanto de abandono mas como pode ver o lugar está lotado, e apesar de estar irregular, os cachorros são muito bem tratados, e cuidados, as baías são limpas, e quando precisa de atendimento médico às veterinárias do ccz atendem, sem atendimento eles não ficam. O local irregular é só um detalhe e acredito que em breve estará regularizado, o importante é os animais estar bem e estão. Eles são muito bem cuidados