quarta-feira, 21 de março de 2012

Preocupação com transporte mobiliza estudantes

Eles procuraram os vereadores após serem informados que o serviço seria suspenso

21/03/12 – 13h12

CONVERSA - Pozza segurou o "rojão" antes da entrada
dos estudantes na Casa de Leis
Na noite de ontem, 20, os alunos que fazem parte da Associação Pirajuense dos Estudantes Intermunicipais (APEI) compareceram em peso na Câmara Municipal. Eles acompanharam atentamente a reunião dos vereadores em razão do projeto que dispõe sobre o repasse de R$ 173 mil à entidade. O dinheiro é oriundo do Departamento de Educação (DEDUC). A matéria foi apresentada para ser votada em regime de urgência.

Horas antes da sessão, os estudantes foram surpreendidos com a notícia de que não seriam transportados, uma vez que as empresas que prestam o serviço estavam sem receber desde o mês de fevereiro.

Todos os alunos estavam em seus respectivos ônibus quando a informação foi transmitida pelos coordenadores das linhas. De imediato, os associados se dirigiram até a Casa de Leis para conversar com os vereadores. Até o momento, eles não tinham a exata ideia do problema.

Por volta das 19h, o porta-voz do Executivo, José Eduardo Pozza (PTB), tranqüilizou os estudantes ao dizer que o projeto seria deliberado na sessão, e que os associados não teriam qualquer prejuízo. Mesmo assim, a multidão resolveu ficar para acompanhar o desfecho da história.

APREENSÃO - Estudantes não desgrudaram os olhos
dos vereadores; a presença surtiu efeito
Depois de muita discussão, a matéria foi aprovada por unanimidade de votos. Apenas um item da lei que assegura o repasse à associação durante o ano de 2012 foi retirado. O texto original previa que a subvenção seria mantida aos integrantes da APEI mesmo nos casos de atraso no pagamento da mensalidade.

Como a disposição vai na contramão das normas da entidade, os vereadores acharam por bem tirá-la do projeto. Além disso, o projeto estabelece que a subvenção deverá abranger o período em que as empresas ficaram sem receber por força da inexistência da lei.

A verba é usada para reduzir os gastos com transporte até as instituições de ensino das cidades de Avaré, Ourinhos e Jacarezinho (PR).

EMENDA

Conforme divulgado pela reportagem do blog, a lei gerou muita discussão em virtude de alguns vereadores terem feito uma emenda no orçamento para que o Executivo elevasse a subvenção para 35%, 2,5% a mais do que o valor atual. Como a proposta não vingou (a prefeitura entendeu que a emenda é inconstitucional), a lei enfrentou vários sobressaltos. Entre idas e vindas, a subvenção deixou de ser repassada à associação no início do ano letivo. Por tabela, as empresas de ônibus não receberam.

Um comentário:

Nayara Lago disse...

É uma pena que todos os estudantes tenham perdido um dia letivo para impulsionarem o cumprimento de algo que já devia ter sido feito anteriormente.