terça-feira, 20 de março de 2012

Trâmite burocrático atrasa funcionamento do mamógrafo


O aparelho já está instalado no ambulatório de especialidades

20/03/12 – 07h32

À ESPERA - O equipamento está pronto para uso
(FOTO: EP)
Muitas pessoas perguntam quando Piraju começará a realizar exames de mamografia. A pergunta é pertinente, sobretudo se levarmos em conta os transtornos e gastos que viagens até Botucatu ou Fartura causam às pacientes e ao Poder Público. Atualmente as duas cidades prestam atendimento às mulheres do município.

Há cerca de dois anos, o Departamento de Saúde (DESAU) deu início à construção de um ambiente próprio para exames. As salas e o mamógrafo estão prontos para funcionar. O ambulatório de especialidades, mais conhecido como “postão”, foi escolhido para abrigar os equipamentos.

Como ficam no piso superior, as salas contarão com um elevador, o qual será construído em breve pela administração. Outra medida, que também está em pauta, é a colocação de um sistema de ventilação no prédio.

Segundo o diretor da pasta, Sergio da Fontes Sanches, o início dos exames depende de alguns ajustes. “O que está faltando é simplesmente uma parte burocrática”, diz. Sanches disse ao blog Expresso Piraju que a parte que competia ao município já está resolvida. Agora, as providências devem ser tomadas pelo Departamento Regional de Saúde (DRS) de Bauru junto ao Ministério da Saúde.

De acordo com o diretor, a operacionalização do mamógrafo ficará sob os cuidados de uma equipe especializada, cuja contratação dependerá de licitação.

Nenhum comentário: