quarta-feira, 25 de julho de 2012

Instituto Adolfo Lutz não confirma morte por vírus da gripe suína em Piraju

As suspeitas apareceram quando a paciente estava no hospital do município

25/07/12 – 17h45

Laudo põe fim às suspeitas de que moradora teria sido
a primeira vítima da gripe no município
(MONTAGEM: Expresso Piraju)
O falecimento de uma mulher de 36 anos, moradora do Bairro Codespaulo, levantou suspeitas sobre o primeiro registro de gripe suína no município de Piraju. Segundo informações, a moradora morreu na UNESP de Botucatu após alguns dias de internação.

Amostras coletadas da paciente foram analisadas pela Coordenadoria de Controle de Doenças do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. O resultado dos exames não apontou qualquer existência do vírus H1N1 (veja o laudo).

No jornal do meio-dia da rádio Eduvale FM, a responsável pela Vigilância Epidemiológica, Tânia Mara Machado, comentou a preocupação das autoridades antes da divulgação do laudo. “A suspeita foi levantada no hospital de Piraju pelo fato da gravidade da doença dela. Foi mandado material para o Adolfo Lutz, feito bloqueio na creche... A gente tratou como se fosse H1N1”, conta.

VACINA

Na foto, Sônia e Tânia
(FOTO: Expresso Piraju)
Segundo informações obtidas pelo blog Expresso Piraju, algumas pessoas que deveriam ter sido vacinadas na última campanha procuraram as unidades do Programa Saúde da Família (PSF) para garantir a imunização.

Segundo Sônia Nicolosi Barbosa, que responde pela Coordenadoria de Saúde Coletiva, não há mais imunizantes em estoque. Além disso, o Ministério da Saúde está priorizando o envio das vacinas aos municípios que apresentaram casos confirmados da doença. “Ele está preocupado onde tem a gripe”, afirma.

Nas unidades do PSF, os moradores estão recebendo orientações, como lavar as mãos e manter uma alimentação saudável. 

Nenhum comentário: