domingo, 8 de julho de 2012

Falta de verba impede prefeitura de realizar evento

O aniversário de dez anos da Estância Turística de Piraju passará em branco

07/07/12 – 21h36


ARMANDO - "Todos devem colaborar e não ficar
esperando acontecer"
(FOTO: Expresso Piraju)
Uma data especial, mas que deve passar em branco. É assim que será o dia 9 de julho em Piraju. Na próxima segunda-feira, 9, a transformação do município em estância turística comemorará dez anos.

De acordo com Armando Megiolaro, responsável pelo Departamento de Turismo (DETUR), a prefeitura não pretende realizar nenhum evento nessa data. Em conversa com o blog Expresso Piraju, o diretor disse que a administração não possui condições financeiras de custear qualquer tipo de festa. Megiolaro tinha em mente realizar um evento nos moldes do último carnaval, com atrações musicais na Praça Ataliba Leonel.

Não é de hoje que a pouca atenção dada ao turismo vem motivando críticas de diversos setores da sociedade. Em que pese os investimentos obtidos graças aos recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE), o município se mostra deficiente em vários pontos, a começar pela prioridade que deveria ser dada a eventos como o carnaval e a FECAPI-FAIPI.

EXPLICAÇÕES

Na edição desse sábado do jornal Observador, Megiolaro diz que dez anos é um “período muito curto” para qualquer município se consolidar como roteiro de turistas. A título de exemplo, ele cita as cidades de Barra Bonita e Aparecida do Norte, que se desenvolveram a longo prazo. De acordo com ele, Piraju precisa definir sua vocação turística.

Questionado se a cidade pode perder o título de estância, o diretor conta que “o que pode prejudicar Piraju na classificação é a demanda turística”. “Necessitamos de um fluxo maior de turistas permanentes”, declara. Ainda segundo ele, o município também precisa atender outros itens, como possuir um plano diretor de turismo, criar receptivos turísticos, melhorar o Posto de Informação ao Turista (PIT) e profissionalizar a mão de obra, além da conscientizar a população sobre a importância do turismo.

Preocupado com o estigma criado em torno da figura da prefeitura como a única responsável pelo desenvolvimento do turismo, o diretor enfatiza que a iniciativa privada “também deve ser cobrada”, especialmente na realização de eventos. “Todos devem colaborar e não ficar esperando acontecer”, diz.

ASSOCIAÇÃO

A prefeitura está em entendimento com os empresários da cidade para que seja formada uma associação. Segundo Megiolaro, a meta da administração é unir as empresas em prol de um objetivo comum, e que as ações estabelecidas não sejam prejudicadas pela troca de prefeitos. “Com a associação no comando do desenvolvimento do turismo, as decisões e ações serão lineares e contínuas”, conta.

2 comentários:

Marco Antonio Pereira disse...

"Em casa que falta pão, todos gritam e ninguém tem razão".

CRIS GUTTI disse...

As supostas ideias desse Sr. ele ouviu durante o plano diretor do Municipio. Agora divulga como se fosse dele, e muito cara de pau de alguém que vem de outra cidade e se acha no direito de divulgar ideias alheias. O que ele deseja e usina hidroelétrica e usina de álcool na cidade. Enfim qualquer coisa que prejudique a cidade.