segunda-feira, 30 de julho de 2012

Jornal destaca ‘retomada de estudos para construção de usina’ no Paranapanema


De acordo com o semanário, empresa deve estabelecer uma nova negociação com a sociedade

29/07/12 – 13h40

Em maio, moradores contrários ao projeto da PCH lotaram
a Câmara Municipal para protestar
(FOTO: José Carlos Garcia)
O jornal Folha de Piraju publicou em sua última edição mais uma matéria relacionada ao projeto da ECBrasil, empresa sulista que ainda intenciona construir uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH) no último trecho de corredeira natural do Rio Paranapanema.

De acordo com o semanário, a empresa conseguiu autorização junto à ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) para dar prosseguimento ao projeto da PCH Piraju II. A decisão anula os efeitos do despacho que havia inativado o registro do projeto. Segundo o jornal, “a revogação anterior havia sido um ‘equívoco’ por conta da greve da ANEEL”.

A decisão, que já foi publicada no Diário Oficial da União, deve motivar a empresa a requerer, junto à CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), um novo licenciamento ambiental. Além disso, o jornal afirma que a ECBrasil “deve continuar as negociações com a população”.

A troco da suspensão das leis que proíbem a construção de usinas em Piraju, a empresa está oferecendo um amplo complexo esportivo às margens do Paranapanema. A contrapartida está orçada em aproximadamente R$ 15 milhões.

TENTATIVA

No final do mês de maio, centenas de moradores (foto) compareceram na Câmara Municipal para protestar contra o projeto que objetivava abrir caminho para a realização do empreendimento.

De iniciativa do presidente da Casa, José Carlos Brandini (PSD), a matéria foi retirada da pauta após os vereadores entenderem que a apresentação de propostas dessa natureza cabe única e exclusivamente ao Executivo.

SEM CONSENSO

O assunto divide opiniões. Defensores do Paranapanema e ‘barrageiros’ (termo usado para definir os favoráveis à usina) possuem argumentos bastante definidos para convencer a população a aceitar um posicionamento em detrimento do outro.

Enquanto uma corrente alega que o desenvolvimento deve estar em sintonia com a preservação ambiental, outra diz que o empreendimento abrirá novos postos de trabalho. Há também quem pense que a contrapartida da empresa fará com que o município se transforme em destino das principais competições de canoagem slalom.

Nenhum comentário: