quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Ataliba Leonel e Moreira Porto terão ciclo único em 2016

Governo diz que, do ponto de vista pedagógico, mudança só traz benefícios

A Secretaria da Educação de São Paulo divulgou a lista das escolas que, a partir do ano que vem, passarão a oferecer ciclo único. Segunda a pasta, a mudança atingirá 340 mil alunos. O anúncio foi feito após reunião com representantes das 91 diretorias de ensino do Estado.

Equipe que cuidou da reorganização na Diretoria Regional de Ensino de Piraju: Adélia Silva
(supervisora de ensino), Elaine Kaizer (supervisora de ensino), Magaly Bérgamo (diretora
técnica) e Maria Ignez Carlin Furlan (dirigente de ensino)
(FOTO: Expresso Piraju)

De acordo com a secretaria, a reorganização escolar criará 754 escolas com apenas um segmento, fixando, com isso, em 2.197 o número de unidades em todo o Estado que implantarão o sistema. As escolas que atualmente oferecem dois ciclos serão reduzidas em 18%.

Esse é o caso das duas únicas unidades da Diretoria Regional de Ensino de Piraju que, em 2016, enfrentarão a mudança. As escolas Ataliba Leonel e Joaquim Guilherme Moreira Porto, ambas localizadas na região central de Piraju, deixarão de atender, ao mesmo tempo, alunos do fundamental e ensino médio.

Em entrevista concedida à imprensa, a dirigente Maria Ignez Carlin Furlan disse que a Moreira Porto contará apenas com os anos finais do fundamental (do 6º ao 9º anos), ao passo que a Ataliba Leonel atenderá estudantes do ensino médio.

Segundo ela, a mudança atingirá dois professores dessas duas unidades. “Os únicos professores que terão que se movimentar são os professores de disciplinas específicas, que no caso é o professor de Ciências do Ataliba, que terá que ir pro Moreira, e uma professora de química do Moreira, que terá para o Ataliba”, explica.  

A dirigente informou que, no dia 15 do mês que vem, os pais de alunos de todas as escolas que abrangem a Diretoria Regional (Fartura, Manduri, Óleo, Piraju, Sarutaiá, Taguaí, Tejupá e Timburi), participarão de uma reunião nas unidades. De acordo com Furlan, o encontro terá como objetivo esclarecer todas as dúvidas a respeito da reorganização escolar.

JUSTIFICATIVAS

Consta no site do governo paulista que a reorganização terá um impacto positivo na vida dos estudantes. “Os alunos terão uma escola mais preparada para as demandas de cada etapa escolar e atenta à nova realidade de cada faixa etária. O processo favorecerá também na gestão das unidades e possibilitará a adoção de estratégias pedagógicas focadas na idade e fase de aprendizado dos alunos.”

TRANSPORTE

Questionada sobre a cessão de transporte aos alunos da cidade, a dirigente disse que, a partir do ano que vem, o governo paulista garantirá o serviço apenas aos estudantes da zona rural.

Segundo ela, a restrição já está prevista em lei. “A Secretaria da Educação disponibilizou um meio para cadastrar os alunos no georeferenciamento. Todos os alunos foram identificados. Dessa forma, ficaram definidos quais alunos precisam de transporte. Até o ano passado, quando não havia isso, houve uma abertura para transporte aluno dentro da área urbana”, informa.

Nenhum comentário: