segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Funcionamento do CCZ está na mira da administração, diz Damato

Prefeito diz que os trabalhos da repartição precisam ser intensificados

O prefeito Jair César Damato (PMDB) foi questionado por um internauta a respeito das feiras de adoção promovidas pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). De acordo com informações, o último evento aconteceu em 2012. Na oportunidade, 18 cachorros foram adotados.


Na última feira de adoção, ocorrida em 2012, mais de 15 animais ganharam um novo lar
(FOTO: Expresso Piraju)

Durante entrevista realizada numa emissora de rádio, o prefeito respondeu o internauta dizendo que “as feiras serão retomadas”. Damato preferiu não se comprometer com datas, mas reconheceu que as adoções são fundamentais para liberação de baias no CCZ, principalmente para não comprometer o bem-estar dos animais que já receberam alta.

“O CCZ tem que ter um espaço maior pra pode estar realizando seu papel”, afirma. De acordo com o prefeito, a diretora do Departamento de Saúde, Cristiana Tonini, já foi alertada sobre essa e outras situações que precisam ser resolvidas. Damato definiu o atual funcionamento do órgão como um “problema sério”.

A falta de espaço no CCZ tem obrigado a Associação Protetora dos Animais de Piraju (APRAPI) a procurar clínicas veterinárias particulares para internar cães e gatos que são encontrados pelas ruas da cidade. O pagamento das diárias é feito pela própria entidade, que, mesmo sem receber verba pública, aposta em eventos beneficentes para honrar com seus compromissos.

CONTROLE

Na mesma entrevista, o chefe do Executivo disse que o controle da natalidade dos animais, bem como a implantação de microchips, é um trabalho que só será normalizado a “médio prazo”. Segundo ele, o CCZ já realizou 1.400 castrações ao longo dos últimos dois anos. Damato falou que o número está aquém da população de cães e gatos que existe nas ruas da cidade.

Nenhum comentário: