quinta-feira, 30 de junho de 2016

Conjunto habitacional deve ficar pronto no primeiro semestre de 2017

Obras seguem em ritmo avançado; projeto prevê 160 moradias

O diretor do Departamento de Engenharia (DEENG), Edélcio Pazini, concedeu entrevista à rádio Eduvale FM após a emissora ser procurada por ouvintes que aguardam ansiosamente a conclusão do futuro Conjunto Osvaldo Dearo Castilho.

Segundo o DEENG, todas as moradias foram projetadas de forma a atender pessoas
com deficiência física (FOTO: Expresso Piraju)

Segundo Pazini, a empresa Souza Araújo, que assumiu a execução do serviço em razão da desistência da Lemos Rio Preto Eireli, está trabalhando em ritmo avançado. “É uma empresa muito comprometida. A gente fica muito satisfeito com isso”, diz. Ao todo, 35 funcionários atuam diariamente no conjunto.

De acordo com ele, até o momento, 12% da obra estão concluídos. O dado leva em consideração não somente a edificação das 160 moradias, mas também a infraestrutura completa do conjunto.

O diretor acredita que o término do serviço ocorrerá até o primeiro semestre do ano que vem. “Se não acontecer nada de anormal na economia, seguramente as obras serão entregues nesse período”, diz.

Conforme divulgado, as inscrições serão abertas quando 70% do conjunto estiver pronto. Edélcio espera que a Souza Araújo atinja esse percentual no mês de maio.

OBRA DO GOVERNO

Financiado pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU), órgão da Secretaria de Habitação do Estado de São Paulo, o conjunto está orçado em mais de R$ 13 milhões.

As casas destinam-se a pessoas que tenham renda familiar de um a dez salários mínimos. Além disso, o interessado precisa residir ou trabalhar no município há pelo menos três anos, não possuir propriedade ou financiamento de imóvel em qualquer parte do país e não ter sido atendido por nenhum programa habitacional destinado a famílias de baixa renda.

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Piraju terá 20 atletas nos Jogos Regionais em Osvaldo Cruz

Evento começa no dia 5 de julho; organizadores esperam mais de seis mil competidores

O município de Piraju contará com 20 atletas na 60ª edição dos Jogos Regionais. A competição será realizada pelo terceiro ano consecutivo em Osvaldo Cruz. De acordo com os organizadores, o evento ocorrerá entre os dias 5 e 16 de julho.

José Carlos dos Santos mostra parte das medalhas conquistadas ao longo de 32 anos
(FOTO: Expresso Piraju)

Segundo o Departamento de Esportes e Lazer (DEEL), a delegação competirá nas modalidades de atletismo, bocha, ginástica rítmica e malha. O congresso técnico, que definirá os confrontos, ocorrerá no próximo sábado, 2, às 10h, no prédio do cinema de Osvaldo Cruz.

Em contato com o a prefeitura do município que sediará os jogos, o Expresso Piraju foi informado que 23 modalidades fazem parte da programação do evento. A edição desse ano dos jogos deve reunir mais de seis mil participantes.

No atletismo, o município será representado apenas por José Carlos dos Santos. Aos 51 anos, o corredor participará de três categorias: 400, 800 e 1.500 metros.

Embora tenha sofrido uma lesão no tendão de Aquiles, o atleta está focado nos treinamentos. A preparação está sob os cuidados do assessor esportivo Nando Coelho, que acompanha a rotina do pirajuense pela internet.

CURRÍCULO

José Carlos já conquistou 27 medalhas nos Jogos Regionais. Além disso, o pirajuense conta com 12 medalhas nos Jogos Abertos e 20 medalhas nos Circuitos Paulistas. Além disso, o corredor já ficou entre os três melhores no Circuito Loterias Caixa. No ano passado, ele conquistou o 1º lugar na categoria T12 da São Silvestre 2015. 

terça-feira, 28 de junho de 2016

Presidente da Câmara é chamado de ‘profeta das profecias já realizadas’

Declaração partiu do prefeito Jair após indicação assinada pelo vereador

Em entrevista às emissoras de rádio do município, o prefeito Jair César Damato (PMDB) ironizou o presidente da Câmara Municipal, Carlinhos Pneus (PR), por ter apresentado uma indicação solicitando cessão de materiais para o imóvel que abrigará a Polícia Militar.

Carlinhos Pneus, presidente da Câmara (FOTO: Expresso Piraju)

Segundo Damato, o serviço proposto pelo parlamentar está sendo feito pela administração há mais de um mês. O prefeito classificou o presidente como “oportunista” e “profeta das profecias já realizadas”. Ele ainda afirmou que Carlinhos tem “complexo de Executivo”.

“Num momento que nós precisamos passar credibilidade e seriedade à população, esse tipo de situação, no sentido de puxar pra si a atenção e holofote, é desnecessária”, diz.

Damato relatou que a atitude do vereador se contrasta com a do porta-voz do Executivo na Câmara, João Fernando José (PMDB), que, mesmo tendo acesso ao dia a dia da prefeitura e trânsito livre no gabinete, nunca tirou proveito de qualquer informação privilegiada.

Procurado pela rádio Eduvale FM para comentar o caso, o presidente do Legislativo justificou a apresentação da indicação. “Eu fiquei sabendo que a prefeitura estava cedendo somente mão de obra, e que a Polícia Militar estava angariando alguma coisa na cidade para terminar o quanto antes o novo destacamento”, afirma.

Carlinhos atribuiu as declarações do prefeito ao momento pré-eleitoral. De acordo com ele, a situação obriga a utilização de “todas as armas possíveis”. Vale destacar que o presidente da Câmara e o prefeito são pré-candidatos ao cargo majoritário.

MUDANÇA

Conforme divulgado, a sede da Polícia Militar será instalada em breve no DAEE (Departamento de Água e Energia Elétrica). Com isso, a companhia deixará o prédio localizado na Praça Ataliba Leonel, fato que reduzirá os gastos do município com aluguel. Atualmente, a locação do imóvel que abriga a polícia custa R$ 4.788,00 por mês. 

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Jaguatirica pode ter sido vítima de atropelamento

Nariz do animal estava com um profundo ferimento

Uma jaguatirica foi encontrada sem vida na estrada que dá acesso ao Bairro Águas do Cágado, mais precisamente na entrada da lagoa de tratamento de esgoto da Sabesp. O caso foi descoberto na manhã desta segunda-feira, 26.

O Centro de Controle de Zoonoses cuidou do enterro do felino (FOTO: Expresso Piraju)

O animal, um macho jovem, estava com um profundo ferimento no nariz. Tudo leva a crer que o felino tenha sido vítima de atropelamento.

A jaguatirica foi recolhida por um voluntário da Associação Protetora dos Animais de Piraju (APRAPI) e levado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). O animal será enterrado em local adequado.

AMEAÇADO

No Brasil, o felino está ameaçado de extinção. A perda de habitat, provocada pelo desmatamento, é o principal problema enfrentado por essa espécie de animal. Outra ameaça é o comércio de peles que ainda persiste em determinadas regiões do país. 

domingo, 26 de junho de 2016

Família confirma fim do desaparecimento de Danieli de Oliveira

Mulher sofre de transtorno bipolar e esquizofrenia

A representante comercial Danieli Aparecida de Oliveira, moradora da Rua Roque Vetrone, Loteamento Monte Belo, retornou ao lar depois de aproximadamente cinco meses sem dar notícias à família.

Danieli Aparecida de Oliveira deixou a casa depois de uma discussão (FOTO: Facebook)

Ela foi encontrada na última sexta-feira, 24. Os detalhes envolvendo o desfecho do caso não foram divulgados. No final de janeiro, ela deixou a casa depois de uma discussão. A representante, que sofre de transtorno bipolar e esquizofrenia, tem 34 anos e possui duas filhas.

Nos últimos meses, a família recebeu inúmeras notícias sobre o paradeiro da mulher. Danieli teria sido vista no Guarujá e em Fortaleza (CE). 

sábado, 25 de junho de 2016

Indignados, leitores exigem o fim da fofoca e do machismo na imprensa

Eles querem que os colunistas do município ‘repensem seus papéis na sociedade’

No dia 11 desse mês, um jornal do município de Piraju publicou duas notas sobre um casal que, de acordo com o autor da publicação, possui um relacionamento extra-conjugal. O teor ofensivo da nota repercutiu nas redes sociais e provocou indignação em inúmeros internautas.

Um grupo de leitores do jornal redigiu um texto endereçado “aos jornalistas e funcionários da mídia em Piraju”. Intitulado “Sobre a cultura da fofoca e o machismo na imprensa local”, o manifesto conta com a assinatura de 37 cidadãos.

Confira o texto na íntegra

“Cidades pequenas são conhecidas mundo a fora por serem redutos de mexeriqueiros, onde os detalhes íntimos da vida alheia são de domínio público. Não raro, alvos de falatórios nesses povoados, vilarejos e cidadelas acabam sendo hostilizados e humilhados por conta de particularidades de suas vidas privadas. Trata-se da ‘cultura da fofoca’, amplamente retratada na literatura, em novelas de época e, infelizmente, na vida real de muitos pirajuenses.

Na coluna social da edição do dia 11 de junho de um jornal local, pudemos observar a face mais desprezível dessa cultura da fofoca. Na ocasião foi publicada uma nota a respeito de um suposto adultério, segundo a qual uma empresária andava ‘atacando homens casados’ e ‘destruindo famílias’ na cidade. Além de não acrescentar nada de bom à vida de ninguém, o texto apresentou um teor excessivamente maldoso e machista, já que ofendeu unicamente a mulher envolvida no caso e poupou o garanhão de qualquer insulto.

Ao publicar um conteúdo tão baixo, o semanário ofendeu não somente a empresária em questão, como também das pessoas que se consideram dignas e autores da própria vida, especialmente as do sexo feminino, já que a mulher foi chamada pelo colunista social de ‘vadia’ e considerada a única responsável por uma suposta crise no casamento do ‘dono da picape Hilux’. Onde está a responsabilidade familiar masculina nesse caso? De acordo com a publicação, fidelidade matrimonial seria então um dever exclusivamente feminino?

Não bastasse o machismo, a nota apresentou também um conservadorismo datado (que mencionava termos como ‘justiça divina’ e ‘mulheres de bem’), digno de um romance de ficção do século 19, que até mesmo o mais conservador dos religiosos da atualidade faria ponderações ao utilizar, visto que estamos em 2016 e que o panorama cultural e social vivido pela maioria das pessoas é muito superior a esse tipo de pensamento.

Também na coluna social do dia 11, uma nota menor dizia que o ‘safado casal’ teria que se mudar da cidade para viver o relacionamento em paz. Admitir publicamente que o povo de Piraju é telespectador da vida alheia e não tem nada melhor para fazer além de julgar as pessoas ao redor é absurdamente inadequado e descabido, algo que foge completamente das atribuições da imprensa, mesmo numa coluna opinativa, como a social.

Solicitamos à imprensa local que atente em relação à perpetuação de preconceitos e machismo na sociedade de Piraju. Nossa cidade já é conservadora e preconceituosa o suficiente para que a mídia incite o ódio, o linchamento e a intolerância entre as pessoas. Num texto que cita ‘justiça divina’, é impressionante que o autor julgue acima do bem e do mal, algo bem distinto da humildade que Jesus pregava.

Os colunistas de Piraju precisam repensar seus papéis na sociedade e propor um jornalismo crítico e cidadão, e não preconceituoso e baseado em ódio e futricas, afinal de contas, os leitores NÃO PRECISAM SABER, não têm o direito de julgar alguém por cometer ‘pecados’ diferentes dos seus.”

uuSIGNATÁRIOS

Alanis Araújo, Alessandra Custódio, Ana Maria Ferreira, Antônio José Sanches, Bárbara Tani, Biane de Paula, Bruno Sanches Drummond, Camila Baptista, Camila Cury, Carla Fonseca, Carol Tavares Martins, Claudia Meira, Cibele Rodrigues, Cynthia Romao, Erik Sposito, Eva Lúcia Sanches Ferreira, Eva Toledo Leme, Felipe Ramos do Val, Gabriela Sanches Ferreira, Gisele Gil de Almeida, Isadora Reimão, João Victor Macedo, José Junior, Juliete Rosa Domingos, Laka Maria Ângela Dattoli Ramos, Marcelo Antônio de Lima, Natane Sposito, Nayara Lago, Nikki Soares, Naomi Oliveira Corcovia, Renata Ferreira, Rogério Martins Gonçalves, Rodrigo Ortiz, Sofia Furlan, Thomas Massola e Vanessa Pinheiro. 

Vigilância notifica responsáveis por posto de combustíveis desativado

Proprietários devem promover limpeza e interdição completa do local

A Vigilância Sanitária notificou os proprietários do extinto posto de combustíveis localizado na Avenida São Sebastião, Vila Cantizani. De acordo com o órgão, o imóvel está oferecendo riscos à saúde e segurança da população.

FOTO: Expresso Piraju

Assinada pelo chefe da VISA, Márcio de Oliveira, a notificação exige que os responsáveis providenciem a limpeza e vedação de todas as entradas, bem como o isolamento do imóvel. Segundo Oliveira, a interdição é necessária para evitar a presença de andarilhos no local.

Ainda de acordo com a notificação, os proprietários têm até quarta-feira, 29, para iniciar o cumprimento da determinação. Caso a ordem não seja respeitada, os responsáveis serão multados. A autuação pode chegar a R$ 45 mil.

VISITA

Na tarde de ontem, 24, a reportagem do Expresso Piraju visitou o local. Na oportunidade, dois moradores de rua, ambos dependentes de álcool, estavam no imóvel. Num dos cômodos, o blog constatou a existência de colchões e cobertores, além de inúmeros frascos de bebida alcoólica e restos de comida. A visita resultou em algumas fotos, as quais ilustram esta matéria. Confira logo abaixo.

FOTO: Expresso Piraju


FOTO: Expresso Piraju


FOTO: Expresso Piraju


FOTO: Expresso Piraju


FOTO: Expresso Piraju

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Acusado de matar jovem de 19 anos será julgado em julho

Vítima morreu após ser alvejada na nuca; réu era aluno da Polícia Militar

O julgamento do ex-aluno da Escola Superior de Soldados, Thiago Scaringe Poiato, 30, morador de São Paulo, acusado de matar Luiz Eduardo Sella, 19, será realizado no dia 20 de julho, às 10h, no fórum de Piraju.

Câmera do circuito interno de monitoramento do Hotel Beira Rio registrou a
presença de Thiago Poiato antes do crime (FOTO: Polícia Civil de Piraju) 

A sessão estava agendada para ocorrer no dia 15 desse mês, mas foi prorrogada por conta de uma convocação endereçada ao juiz que presidiria o julgamento. Entre os dias 13 e 17, o magistrado precisou fazer um curso de aperfeiçoamento.

No dia 21 de setembro de 2014, por volta das 16h20, Thiago efetuou um disparo de arma de fogo que atingiu a nuca da vítima. O crime aconteceu na Rua Augusto Garcia, Vila Tibiriçá. De acordo com o que foi apurado pela Polícia Civil, o ex-aluno agiu por motivo fútil e com recurso que dificultou a defesa da vítima.

Segundo o Ministério Público, “o investigado, acompanhado de sua esposa e mais seis pessoais, se dirigiu até as proximidades do Hotel Beira Rio e lá deixou seu veículo com a intenção de alugar um caiaque às margens do Rio Paranapanema”.

Luiz Eduardo Sella tinha 19 anos (FOTO: Internet)
O MP apurou que “a vítima se encontrava no local com alguns amigos. Ao retornar do passeio, iniciou-se uma discussão entre Thiago e a vítima, que teria importunado sua esposa em sua ausência”.

Em depoimento, o acusado disse que foi ofendido por Luiz e pelos amigos dele. Thiago relatou que se identificou com policial militar. “Nessa oportunidade [o réu], mostrou sua arma, no que foi retrucado por um dos jovens, que disse que eram da quebrada e que também tinham arma”, diz um dos trechos do processo.

Um amigo de Thiago conseguiu convencê-lo a sair do local. O ex-aluno disse que seu veículo foi interceptado por dois indivíduos. “Um permaneceu mais à frente do seu veículo e outro foi até o lado da porta do passageiro e gesticulou no sentido de que retiraria uma arma da cinta, levantando a camiseta”, diz. De imediato, Thiago fez uso de um revólver Taurus calibre 380, que estava no meio das suas pernas, e disparou contra o jovem.

Logo depois, o ex-aluno retornou à sua cidade de origem. Somente depois de alguns dias ele resolveu se apresentar à Polícia Civil de Piraju.  

Por conta do crime, Thiago foi expulso da escola e, desde setembro de 2014, permanece preso preventivamente no Presídio Militar Romão Gomes, na capital.

quinta-feira, 23 de junho de 2016

CDU discutirá permanência de barraca e cruz na Praça Ataliba Leonel

Integrante do órgão questionou a legalidade do comércio no local

O Conselho de Desenvolvimento Urbano (CDU) deve se reunir nos próximos dias para avaliar se a lei de tombamento da Praça Ataliba Leonel está sendo desrespeitada. De acordo com o presidente do órgão, Mariano Ribeiro, dois conselheiros questionaram a instalação da barraca de tapioca e da Cruz das Santas Missões no local.

Jorge Marcelo da Silva trabalha há mais de 11 anos na praça (FOTO: Expresso Piraju)

Ainda segundo Ribeiro, a câmara técnica do CDU será acionada para exarar parecer sobre o questionamento dos membros. Se a maioria dos conselheiros entender que há ilegalidade, tanto a barraca como a cruz deverão ser removidas.

Conforme divulgado pelo Expresso Piraju, o conselho iria se reunir na última sexta-feira, 17, para discutir os assuntos, porém a reunião foi cancelada em virtude da falta de quórum. A data da nova reunião ainda será agendada.

PREOCUPAÇÃO

O comerciante Jorge Marcelo da Silva, 28, está preocupado com o futuro da barraca de tapioca. De acordo com ele, o comércio existe há mais de 11 anos na Praça Ataliba Leonel e, até então, nunca foi objeto de questionamento.

Ele espera que os conselheiros levem em consideração o fato de a tapioca ser um produto cultural. Além disso, Jorge alega que, no passado, recebeu autorização da prefeitura para trabalhar na praça. 

A Cruz das Santas Missões foi instalada pela comunidade católica (FOTO: Expresso Piraju)

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Funcionária que colocou Rivotril na água do PSF Jurumirim recebe suspensão de 60 dias

Servidora ficará afastada das funções sem direito à remuneração

A agente comunitária de saúde que confessou ter colocado Rivotril na água do PSF Jurumirim recebeu 60 dias de suspensão. A decisão foi divulgada nesta quarta-feira, 22, após o prefeito Jair César Damato (PMDB) acatar o parecer da comissão que apurou o caso através de processo administrativo.

Imagem ilustrativa (FOTO: Le Journal Web 974)

De acordo com a advogada Marineide Tossi Borges, uma das integrantes da comissão, a investigação constatou que os funcionários da unidade sabiam das intenções da agente. Segundo ela, no dia dos fatos, a funcionária cogitou colocar o remédio na água do posto, porém a informação não foi levada a sério pelas pessoas que estavam no PSF.

Ainda de acordo com Marineide, o assunto veio à tona após a enfermeira do posto perceber que havia uma situação suspeita na unidade, e que por conta disso passou a indagar os funcionários sobre o que tinha ocorrido. Em conversa com uma servidora, a profissional foi informada que a agente tinha colocado o medicamento no filtro e no galão d’água do PSF.

A comissão entendeu que, de certo modo, os funcionários que estavam na unidade foram coniventes com a agente, uma vez que não comunicaram seus superiores sobre o que estava acontecendo no posto.

Diante disso, os membros da comissão decidiram penalizar a funcionária com dois meses de suspensão sem direito à remuneração. Depois desse período, a agente poderá retornar às atividades no PSF.

HISTÓRICO

No dia 20 de abril, uma servidora do PSF presenciou a agente colocando Rivotril no galão de água usado pelos funcionários da unidade, bem como no filtro que fica à disposição dos usuários.

O flagrante foi imediatamente comunicado à Sociedade de Beneficência, responsável pela gestão do Programa Saúde da Família (PSF), e pela enfermeira responsável pelo posto. Logo em seguida, a prefeitura instaurou processo administrativo disciplinar para apurar o ocorrido.

Ao longo das investigações, várias pessoas foram arroladas para prestar depoimento. Um delas é a faxineira do PSF, que alega ter consumo a água com o medicamento. A funcionária não apresentou nenhum tipo de alteração.

À comissão, a agente confessou ter colocado duas gotas do remédio apenas no galão, e que permaneceu próximo ao recipiente para que ninguém tomasse a água. Ela disse ainda que dispensou a água por conta própria e que só não colocou no filtro porque teria dificuldades para substituir a água.

Ela também admitiu que o remédio foi deixado na unidade para ser descartado, uma vez que estava vencido. Além disso, a servidora afirmou que tudo não passou de “brincadeira”.

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Em menos de três semanas, ponte Nelson de Godoy é palco de nova tentativa de suicídio

No caso anterior, a polícia conseguiu convencer uma mulher a mudar de ideia

A Polícia Militar registrou uma tentativa de suicídio na tarde desta segunda-feira, 20. De acordo com o boletim de ocorrência, um homem de 36 anos, morador do Bairro Codespaulo, tentou se matar na ponte Eng. Nelson de Godoy.

Ponte Eng. Nelson de Godoy (FOTO: Internet)

Segundo a polícia, o indivíduo estava bastante alterado e com indícios de embriaguez. Ele foi flagrado na grade de segurança que margeia a queda d’água. Após conversar com os militares, o homem aceitou passar por atendimento no pronto-socorro, onde foi medicado.

Logo em seguida, ele foi transferido para a Comunidade Levanta-te, localizada no Bairro Monte Alegre, zona rural do município. O local é responsável pelo acolhimento e recuperação de dependentes químicos.

CASO ANTERIOR

No dia 5 desse mês, uma mulher de 34 anos, residente no Conjunto Ovídio Rodrigues Tucunduva Júnior, tentou se matar no mesmo local. Conforme divulgado pelo Expresso Piraju, a Polícia Militar conseguiu convencê-la a mudar de ideia. Ela também precisou ser atendida no pronto-socorro.

PREVENÇÃO

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que o suicídio pode ser prevenido através de políticas públicas de saúde. O Brasil é o oitavo país com mais casos de suicídio no mundo. De acordo com a OMS, o tabu em torno do assunto é o principal impeditivo para que a prática seja discutida abertamente pela sociedade.

domingo, 19 de junho de 2016

Centro de Controle de Zoonoses oferece castração de cães e gatos

Animais devem ter no mínimo cinco meses de idade; vagas são gratuitas

A partir desta segunda-feira, 20, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) iniciará o agendamento de castrações que serão realizadas gratuitamente pelo órgão no mês que vem. As vagas são limitadas e destinam-se a animais – cães ou gatos – que tenham no mínimo cinco meses de idade.

FOTO: Arquivo Expresso Piraju

De acordo com o CCZ, os proprietários devem ser beneficiários do Bolsa Família ou Renda Cidadã. Outra forma de obter a vaga é mediante apresentação do laudo de avaliação social expedido pelo Departamento Municipal de Saúde (DESAU).

No ato da inscrição, o interessado deve apresentar RG, CPF, comprovante de residência, além do cartão do benefício ou do laudo social.

Segundo o chefe da repartição, Ricardo Nunes Fernandes, o animal não precisa ser levado nessa primeira fase. O agendamento será realizado na sede do CCZ, que fica na AV. Luiz Martignoni, s/nº, próximo ao Cemitério Pe. Roberto Beduschi. A repartição funciona das 7h30 às 17h, de segunda à sexta. Contatos: (14) 99873-1888.

sábado, 18 de junho de 2016

Polícia Ambiental apreende embarcação e apetrechos de pesca

Moradores de Santa Cruz foram autuados por pesca em local proibido

Na manhã deste sábado, 18, a Polícia Ambiental de Piraju flagrou três indivíduos, todos residentes em Santa Cruz do Rio Pardo, pescando em local proibido. O flagrante ocorreu no Rio Paranapanema, próximo à Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

Cabo Wilson ao lado da conselheira tutelar Cláuda Borella durante apresentação da
ocorrência no plantão policial (FOTO: Expresso Piraju)

De acordo com o cabo Wilson Lourenço de Araújo, os moradores estavam pescando numa embarcação quando foram avistados pela polícia. “Nós verificamos que eles tinham pescado mandi, um peixe nativo, a menos de 200 metros da corredeira”, diz.

Os indivíduos foram encaminhados ao plantão policial, onde foram autuados pelo delegado por crime ambiental. Cada um foi multado em mais de R$ 700,00. A embarcação e os apetrechos de pesca foram apreendidos pela Polícia Civil. Os moradores foram liberados.

Um dos envolvidos tem 15 anos. Ele ficou sob a responsabilidade do Conselho Tutelar até o comparecimento do responsável legal na delegacia.

Ainda segundo o cabo Wilson, os peixes que estavam na embarcação – ao todo, 12 espécies de mandi – foram devolvidos à natureza.

FISCALIZAÇÃO

A Polícia Ambiental de Piraju está promovendo uma grande operação no Rio Paranapanema e na represa de Chavantes com o objetivo de coibir a pesca predatória e a construção de trapiches em área de preservação permanente (APP). O trabalho conta com apoio das polícias de Avaré e Botucatu.

PR e PSDB firmam dobradinha para o cargo majoritário

União conta com apoio do PP, partido do atual vice-prefeito de Piraju

A vereadora Ivana Pinterich (PSDB) anunciou sua pré-candidatura a vice-prefeita do município no grupo encabeçado pelo também vereador Carlinhos Pneus (PR), atual presidente da Câmara Municipal.

Carlinhos Pneus e Ivane Pinterich (FOTO: Arquivo Expresso Piraju)

De acordo com a tucana, a confirmação ocorreu na residência de Carlinhos. Na oportunidade, membros do PSDB e do PP (representado pelo atual vice-prefeito do município, Denilton Bergamini) participaram da decisão. O deputado estadual Ricardo Madalena (PR) também acompanhou a reunião.

QUADRO

Agora, o cenário eleitoral conta com dois aspirantes ao cargo majoritário com seus respectivos pré-candidatos a vice. Conforme divulgado, o atual prefeito, Jair César Damato, disputará a reeleição ao lado do filho do ex-prefeito Chico Pipoca, Luiz Francisco Rodrigues.

Em paralelo, as pré-candidaturas a prefeito de Albertino do Ovo (PSC), Elói Caputo (PV), Fabiano Amorim (Solidariedade), José Eduardo Pozza (PTB) e Mila Bérgamo (PSDB) continuam correndo atrás de apoio e sujeitas – segundo informações de bastidores – a mudanças drásticas.

CALENDÁRIO

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as convenções para escolha dos candidatos pelos partidos e deliberação sobre coligações devem ocorrer entre os dias 20 de julho e 5 de agosto. Já o pedido de registro dos candidatos deve ser feito até às 19h do dia 15 de agosto.

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Grupo paulista apresenta ‘Água’ no próximo sábado

Atração faz parte da programação do Circuito Cultural Paulista

O espetáculo “Água” encerrará a programação do primeiro semestre do Circuito Cultural Paulista no município de Piraju. Programada para ocorrer no próximo sábado, 18, às 20h, no Centro de Exposições Pref. Cláudio Dardes, a atração conta com classificação indicativa livre.

FOTO: Circuito Cultural Paulista

Encenada pelo grupo paulista A Próxima Companhia, a peça conta a história de seis palhaços numa jornada à procura de água. As cenas ocorrem num picadeiro-piscina. De acordo com a sinopse apresentada no site do circuito, o espetáculo é uma homenagem aos circos populares que eram apresentados com poucos recursos, e que por isso ficaram conhecidos como “pano de roda”.

Sob a direção de Cida de Almeida, “Água” conta com o seguinte elenco: Caio Franzolin, Caio Marinho, Gabriel Küster, Julia Pires, Juliana Oliveira e Paula Praia.

A peça tem 60 minutos de duração. Entrada gratuita. Mais informações no circuitoculturalpaulista.sp.gov.br.

Denúncia contra prefeito é arquivada após CP perder prazo

Presidente da comissão culpa assessoria da Câmara pela falha

Os trabalhos da comissão processante criada para apurar denúncia do servidor aposentado Motaury Iaralham foram encerrados sem a apresentação do relatório. A votação do parecer da CP estava prevista para ocorrer nesta sexta-feira, 17.

Plenário da Câmara Municipal de Piraju (FOTO: Expresso Piraju)

Protocolada no dia 10 de março, a denúncia pedia a cassação do mandato do prefeito Jair César Damato (PMDB) por descumprimento da Constituição Federal, uma vez que até o momento a administração não corrigiu o salário do funcionalismo, conforme determina no artigo 37 da Carta Magna.

Segundo o presidente da CP, vereador José Eduardo Pozza (PTB), Damato verificou que a comissão deixou de apresentar o parecer final dos trabalhos no prazo previsto no regimento interno da Casa. “Nós deveríamos, dentro do prazo de cinco dias após o recebimento da denúncia, ter se reunido e decido pelo prosseguimento ou pelo arquivamento da comissão. Nós não observamos esse prazo e fomos se reunir um pouco mais adiante”, explica.

De acordo com Pozza, o descumprimento do prazo se deu em razão de uma “falha da assessoria da Casa”. Ainda segundo ele, a irregularidade foi apontada nas alegações finais do denunciado, razão pela qual os membros da CP consideraram válida a contestação do prefeito e por isso decidiram arquivar a denúncia.

Em entrevista à imprensa, o prefeito disse que já esperava o arquivamento da denúncia. Segundo ele, as nulidades encontradas na condução da CP poderiam ter sido corrigidas se o assessor jurídico da Câmara, Hélio Guerra, tivesse sido ouvido pelos vereadores. Damato levantou a hipótese de a comissão ter sido assessorada por alguém que “queira ser advogado”.

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Mudança da fisioterapia contribui para redução de gastos com aluguel

Setor do Departamento de Saúde está funcionando na Vila Ana Maria 2

A prefeitura de Piraju conseguiu se ver livre de mais um aluguel. Dessa vez, a administração transferiu a fisioterapia municipal para o prédio que abrigava o extinto PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil).

Prefeito Jair César Damato durante inauguração do novo prédio da fisioterapia
(FOTO: Prefeitura da Estância Turística de Piraju)

O setor do Departamento de Saúde (DESAU) estava funcionando no mesmo imóvel da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Por mês, a locação gerava uma despesa de R$ 1.635,00.

Localizado na Rua Rodolfo Calesco Gaudensi, Vila Ana Maria 2, o novo endereço da fisioterapia não onerará os cofres públicos, uma vez que o imóvel pertence à prefeitura. Com isso, os gastos mensais com aluguel somam atualmente pouco mais de R$ 25 mil, valor correspondente à locação de 15 imóveis.

No segundo semestre desse ano, a sede da 2ª Cia. do 53º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPMI), instalada na Praça Ataliba Leonel, será transferida para o DAEE (Departamento de Água e Energia Elétrica). A mudança gerará uma economia de R$ 4.788,00 ao município.

Outra situação que deve desonerar os caixas da prefeitura diz respeito ao Departamento de Educação, cuja sede, localizada na Vila São José, custa R$ 2.289,00. Em breve, a prefeitura fará a transferência da pasta para um dos galpões da antiga estação ferroviária. 

domingo, 12 de junho de 2016

Morador de Guarulhos é flagrado com maconha na Av. São Sebastião

Ele assumiu a responsabilidade pelo entorpecente

A Polícia Militar apreendeu 11,7 gramas de maconha durante abordagem ocorrida na Avenida São Sebastião, Vila Cantizani. O caso aconteceu no início da noite de ontem, 11.

FOTO: Polícia Militar do Estado de São Paulo

De acordo com o boletim de ocorrência, o entorpecente foi encontrado na mochila de um morador de Guarulhos, que estava na garupa de uma moto. O homem, que tem 20 anos, disse que estava a caminho da casa da namorada, localizada no Jardim Jurumirim.

Além da maconha, os policiais encontraram folhas de seda e objetos usados para embalar entorpecente. Os objetos foram apreendidos pela Polícia Civil.

O rapaz responderá em liberdade por porte de entorpecente.

DROGA NA ESCOLA

No dia anterior, a PM apreendeu uma pequena porção de maconha na Escola Estadual Joaquim Guliherme Moreira Porto. Segundo a polícia, o caso veio à tona após um professor da unidade ter flagrado o entorpecente no chão da sala de aula.

Um estudante de 15 anos, morador da Vila Bérgamo, assumiu a responsabilidade pelo entorpecente. Ele confessou que iria fazer uso da maconha.

O menor foi liberado ao Conselho Tutelar.

Jovem admite que furtou bolachas no terminal rodoviário

Produtos foram encontrados na Praça Ataliba Leonel

Um estudante de 18 anos, morador de Avaré, confessou ter invadido e furtado a lanchonete do terminal rodoviário de Piraju. O crime aconteceu na madrugada de sexta-feira, 10.

De acordo com a Polícia Militar, o jovem e outros dois indivíduos, sendo um menor de idade, estavam no local aguardando o ônibus que faz a linha Piraju-Avaré. Em depoimento, ele disse que pulou o alambrado da lanchonete e pegou três pacotes de bolacha. O crime foi presenciado pelo vigia do terminal.

Depois do furto, os três indivíduos fugiram em direção à Praça Ataliba Leonel, onde foram abordados pela PM. Os produtos foram encontrados no chão da praça e depois devolvidos à proprietária da lanchonete.

Segundo o boletim de ocorrência, o estudante responderá em liberdade pelo crime de furto. Os outros dois foram liberados. 

Câmara realiza sessão extraordinária para votar relatório

Caso versa sobre denúncia protocolada por funcionário aposentado

O relatório da comissão processante instaurada no dia 15 de março, após denúncia apresentada pelo servidor aposentado Motaury Iaralham, será votado em sessão extraordinária. A reunião está marcada para às 20h da próxima sexta-feira, 17.

Plenário da Câmara Municipal de Piraju (FOTO: ACCMETP)

A denúncia pede a cassação do mandato eletivo do prefeito Jair César Damato (PMDB) por descumprimento do artigo 37 da Constituição Federal, que determina correção anual do salário do funcionalismo. Até o momento, o Executivo não concedeu a reposição de 11,7% correspondente ao exercício de 2016.

Ao longo das investigações, a CP, composta pelos vereadores José Eduardo Pozza (presidente), Luciano Louzada (relator) e José Carlos Brandini (membro), analisou documentos e promoveu oitivas. Um dos depoentes foi o prefeito Damato, que atribuiu a falta de correção à queda drástica dos repasses governamentais.

Ele ainda disse que, se a reposição fosse feita, os caixas da prefeitura teriam uma despesa mensal de R$ 400 mil, fato que obrigaria o governo a fazer demissões, uma vez que não há orçamento para atender a norma constitucional.

O relatório da comissão poderá indicar o arquivamento da denúncia ou a cassação do prefeito. Outra possibilidade é a apresentação de relatório apartado caso algum membro da CP discorde do parecer do relator.

A sessão extraordinária abrirá espaço de duas horas para que a prefeitura apresente novamente seus argumentos.

SINDICATO

Em paralelo, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais protocolou no Ministério Público de São Paulo uma ação contestando a decisão do juiz da Comarca de Piraju, José Eugênio do Amaral Souza Neto, que, em sintonia com o Ministério Público, indeferiu o pedido de liminar pleiteado pela entidade. Conforme divulgado, o sindicato entrou na Justiça para solicitar a imediata reposição salarial do funcionalismo. A contestação ainda tramita no MP-SP. 

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Falta de tela de proteção causa acidente na João Paulo II

Responsável ainda não sabe por que equipamento não foi usado

A auxiliar de limpeza Iara Gabriela Diniz, moradora da Rua Washington Osório de Oliveira, Centro, ficou levemente ferida ao passar próximo à equipe da prefeitura que estava realizando corte de grama na Avenida João Paulo II. O caso aconteceu na manhã de terça, 7.

No detalhe, pedra que atingiu a mão da auxiliar de limpeza (FOTO: Expresso Piraju)

A vítima estava fazendo caminhada em torno do Cemitério Municipal Pe. Luiz Menezes Bueno. De acordo com o esposo dela, Herbet Ritchers, que estava com a moradora no momento do acidente, a hélice de uma das roçadeiras lançou uma pedra em direção à mão direita da mulher. Além de fortes dores, a pedra provocou um inchaço no local atingido.

O marido alega que, depois do acidente, procurou a equipe para comunicar o ocorrido, porém não recebeu a devida atenção dos funcionários. “Eles falaram que iriam chamar o encarregado para que fossem tomadas providências a respeito do problema. Ficamos mais de 40 minutos esperando e ninguém apareceu”, diz.

Segundo Ritchers, os funcionários prosseguiram com o corte de grama depois do acidente. Apesar do ocorrido, o serviço foi retomado sem a tela de proteção, item indispensável nos casos envolvendo roçada em áreas residenciais e com constante circulação de pedestres e carros.

Procurado para comentar o assunto, o chefe do setor de limpeza pública da prefeitura, Érico José Tavares, disse que, no dia do acidente, estava fora do município de Piraju. Ele garantiu que irá apurar o fato de os funcionários não terem feito uso da tela, já que a prefeitura dispõe desse tipo de equipamento.

Segundo ele, o acidente fez com que o setor passasse a exigir que, nas futuras roçadas, a equipe não poderá abrir mão da tela. Nesta quarta-feira, 8, a reportagem do Expresso Piraju constatou a utilização do equipamento na roçada que está sendo feita no canteiro da Av. São Sebastião.

domingo, 5 de junho de 2016

Polícia convence moradora a não se jogar da ponte Eng. Nelson de Godoy

Após ser socorrida pelos militares, mulher passou por atendimento no PS

A Polícia Militar conseguiu evitar que uma mulher de 34 anos, moradora do Conjunto Ovídio Rodrigues Tucunduva Júnior, cometesse suicídio na ponte Engenheiro Nelson de Godoy. A ocorrência foi registrada às 19h50 da última sexta-feira, 3.

No detalhe, a ponte Eng. Nelson de Godoy (FOTO: Internet)

De acordo com o boletim de ocorrência, uma pessoa entrou em contato com a polícia para avisar que a mulher estava no alambrado da ponte. A PM compareceu no local e encontrou a moradora agarrada às grades do lado onde estão instaladas as turbinas da Usina Paranapanema.

Os militares conseguiram convencer a mulher a não pular. Na sequência, ela passou por atendimento no pronto-socorro, onde foi medicada antes de ser liberada.

Ainda segundo o boletim, a moradora tentou se matar em outras oportunidades.

Usuário do transporte circular denuncia irregularidade em coletivo

Polícia Militar constatou que os pneus do veículo estavam comprometidos

Por volta das 15h da última sexta-feira, 3, um usuário do transporte circular entrou em contato com a Polícia Militar após verificar que os pneus de um dos coletivos que realiza o transporte na cidade estavam carecas.

(ARQUIVO: Expresso Piraju)

Com base nas informações fornecidas pelo morador, a polícia abordou o veículo na Rua Jorge Miguel Francisco, Jardim Ana Cristina. Os militares constataram a irregularidade em três pneus do ônibus.

A concessionária responsável pelo serviço foi acionada e providenciou um outro veículo para transportar os passageiros. No mesmo dia, o coletivo que estava em situação irregular teve os pneus substituídos.

Apesar da regularização, a empresa foi multada pela polícia.

Relatório define futuro de agente comunitária do PSF Jurumirim

Servidora é acusada de colocar antidepressivo na água do posto

A comissão instaurada pela portaria 14/2016 está preparando o relatório conclusivo das investigações envolvendo a agente comunitária de saúde do PSF Jurumirim que confessou ter colocado o antidepressivo Rivotril na água do posto.

Imagem ilustrativa (FOTO: Igor Sperotto)

Em contato com a advogada Marineide Tossi, que está prestando assessoria jurídica à comissão, a reportagem do Expresso Piraju foi informada que a conclusão dos trabalhos será divulgada nos próximos dias. No momento, a comissão está apreciando a defesa apresentada pela advogada da funcionária.

De acordo com a portaria, “os fatos narrados caracterizam, em tese, descumprimento dos deveres funcionais elencados no artigo 149 do Estatuto dos Servidores Públicos Municipais”. Por conta disso, a agente, que trabalha há nove anos na unidade, está sujeita a perder o emprego.
Desde que o caso veio à tona, ela está afastada das funções e impedida de comparecer no PSF Jurumirim.

ENTENDA O CASO

No dia 20 de abril, uma servidora do PSF presenciou a agente colocando Rivotril no galão de água usado pelos funcionários da unidade, bem como no filtro que fica à disposição dos usuários.
O flagrante foi imediatamente comunicado à Sociedade de Beneficência, responsável pela gestão do Programa Saúde da Família (PSF), e pela enfermeira responsável pelo posto. Logo em seguida, a prefeitura instaurou processo administrativo disciplinar para apurar o ocorrido.

Ao longo das investigações, várias pessoas foram arroladas para prestar depoimento. Um delas é a faxineira do PSF, que alega ter consumo a água com o medicamento. A funcionária não apresentou nenhum tipo de alteração.

À comissão, a agente confessou ter colocado duas gotas do remédio apenas no galão, e que permaneceu próximo ao recipiente para que ninguém tomasse a água. Ela disse ainda que dispensou a água por conta própria e que só não colocou no filtro porque teria dificuldades para substituir a água.

Ela também admitiu que o remédio foi deixado na unidade para ser descartado, uma vez que estava vencido. Além disso, a servidora afirmou que tudo não passou de “brincadeira”.