quinta-feira, 27 de julho de 2017

Conselho Municipal de Trânsito deixa de ser deliberativo

Mudança apresentada pelo Executivo reconfigura composição do órgão

O prefeito José Maria Costa (PPS) publicou decreto que altera o regimento interno do Conselho Municipal de Trânsito (COMUTRAN). A principal mudança diz respeito à natureza do órgão.

Decreto não foi bem recebido por alguns membros do COMUTRAN
(FOTO: Diego dos Reis/Arquivo Expresso Piraju)

Depois de 12 anos atuando como consultivo e deliberativo, o conselho passa agora a ser apenas consultivo. O decreto alterou a redação do inciso VI do regimento. Até então, todos os assuntos concernentes ao trânsito tinham que passar pelo órgão.

Com a mudança, o COMUTRAN torna-se meramente opinativo, deixando de impor ações a serem executadas pelo Poder Executivo.

Segundo a prefeitura, a alteração baseia-se na lei municipal nº 2.081/1997, que dispõe sobre a criação do conselho. No seu artigo 1º, a lei diz o seguinte: “Fica criado o Conselho Municipal de Trânsito destinado a manter permanentemente observação de sistemática de trânsito no município de Piraju, propondo sua alteração quando se fazer necessária”.

O verbo propor, no entendimento da administração, não permite que o COMUTRAN tenha nenhuma competência deliberativa.

Embora o decreto tenha sido recebido com hostilidade por alguns membros do conselho, a atitude do prefeito certamente proporcionará fluidez aos trabalhos da administração, bem como às proposituras apresentadas pela Câmara.

OUTRA MUDANÇA

Além disso, o decreto altera e amplia a composição do conselho. Agora, o órgão deve contar com os seguintes membros: um diretor técnico do CIRETRAN, um representante da Câmara Municipal, um representante da prefeitura, um representante da Polícia Militar, um motorista habilitado em transporte de emergência (indicado pelo prefeito), um advogado (indicado pela OAB), um representante dos motoristas autônomos, dois representantes dos órgãos de imprensa (indicados pela Câmara), um representante da Associação Comercial e Industrial e um representante dos concessionários do serviço público de transporte urbano.

Nenhum comentário: