sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Mãe levanta suspeita e descobre falha na aplicação de vacinas

Unidade registrou doses que não foram oferecidas a criança de um ano

Na tarde da última segunda-feira, 27, a dona de casa Margarete Aparecida de Camargo levou a filha na UBS Sebastião Ferreira dos Reis para receber as vacinas que devem ser aplicadas em crianças que atingem 12 meses.

FOTO: Diego dos Reis/Arquivo Expresso Piraju

Dois dias depois, a moradora voltou ao posto, dessa vez para vacinar uma criança de seis anos contra febre amarela. Margarete disse à reportagem que, nesse dia, a profissional que aplicou a vacina na menina mais nova informou que tinha esquecido de preencher a caderneta da outra criança.

A dona de casa até foi até sua residência, pegou a caderneta e retornou à UBS para resolver o problema. A unidade registrou na caderneta a aplicação da tríplice viral, pneumocócica e meningocócica, conforme determina o Ministério da Saúde.

No dia seguinte, Margarete levou sua filha de 13 anos para ser atendida pelo médico. Ao chegar na unidade, a dona de casa verificou que uma criança de um ano tinha acabado de ser vacinada no braço e na perna. A dona de casa suspeitou da situação, uma vez que sua filha tinha recebido as doses apenas no braço.

Preocupada, ela questionou a profissional que aplicou a vacina. Margarete disse que a funcionária relatou que se confundiu por conta do número de crianças que estavam no posto, e que acabou registrando na caderneta a aplicação dos três tipos de vacina, sendo que apenas tinha aplicado a tríplice viral.

Na sequência, a profissional usou um corretivo para apagar o registro das doses que não foram oferecidas e pediu para a dona de casa retornar com a filha na próxima segunda-feira.

A mãe da menina informou à reportagem que, se não tivesse questionado a unidade, a falha jamais teria sido percebida pela UBS. Depois do ocorrido, Margarete está receosa de voltar no posto com a filha.

“Eu acho que isso não pode acontecer. Ela não prestou atenção no que estava fazendo. Eu acho que uma enfermeira tem que saber quais são as vacinas de cada mês”, diz Margarete.

A reportagem procurou a UBS para ouvir a versão da unidade sobre as acusações da dona de casa. A página ligou no posto às 15h55 de hoje, porém ninguém atendeu.

2 comentários:

Milene disse...

Não e só vacina que anda errado nesse posto, a situação do nosso posto esta uma vergonha, fora o atendimento que e um absurdo, fica mais de uma hora pra ser atendido, e sem resolver nada, eu tenho que pagar colsulta particular pra minha bebe de três meses por causa que eles não manda bebe no pediatra no postáo sendo que temos direito disseram que não era necessário, isso que descobrir uma leve intolerância a lactose que minha filha tem, mais paguei consulta sendo que tem pediatra no posto, ainda mais fira os exames que eles perdem, e outra vc tem que passar com a enfermeira primeiro pra que ela avalia se vc tem que passar pelo medico mesmo, ai eu pergunto se a pessoa saiu cedo da sua casa pra procurar o posto e porque está precisando de um médico de uma atenção ao seu problema ou pensa que a gente não tem o que fazer e vamos lá pra matar o tempo, precisamos fazer algo a respeito dessa unidade hoje posso pagar uma consulta e quem não pode r depende da unidade, sofre, mais tb e direito dr todos termos uma unidade que nos ajude não que nos deixa de lado como qualquer coisa, tenho saudades da enfermeira danubia, que resolvia as coisas e fo atendimento da Catarina, r sempre assim os melhores sempre sai mesmo, o bairro já e pobre e ainda fica uns em competentes ai fica difícil , desculpa o desabafo mais precisamos fazer algo.

Unknown disse...

Certo é ter bastante atenção nessa área e em todas que diz respeito a saúde 🤔👨‍⚕️👩‍⚕️🏃‍♂️🏃‍♀️🚴‍♂️🤾‍♂️👍