Na tarde da última
segunda-feira, 27, a dona de casa Margarete Aparecida de Camargo levou a filha
na UBS Sebastião Ferreira dos Reis para receber as vacinas que devem ser aplicadas
em crianças que atingem 12 meses.
FOTO: Diego dos Reis/Arquivo Expresso Piraju |
Dois dias depois,
a moradora voltou ao posto, dessa vez para vacinar uma criança de seis anos
contra febre amarela. Margarete disse à reportagem que, nesse dia, a
profissional que aplicou a vacina na menina mais nova informou que tinha
esquecido de preencher a caderneta da outra criança.
A dona de casa até
foi até sua residência, pegou a caderneta e retornou à UBS para resolver o
problema. A unidade registrou na caderneta a aplicação da tríplice viral,
pneumocócica e meningocócica, conforme determina o Ministério da Saúde.
No dia seguinte,
Margarete levou sua filha de 13 anos para ser atendida pelo médico. Ao chegar
na unidade, a dona de casa verificou que uma criança de um ano tinha acabado de
ser vacinada no braço e na perna. A dona de casa suspeitou da situação, uma vez
que sua filha tinha recebido as doses apenas no braço.
Preocupada, ela
questionou a profissional que aplicou a vacina. Margarete disse que a
funcionária relatou que se confundiu por conta do número de crianças que
estavam no posto, e que acabou registrando na caderneta a aplicação dos três
tipos de vacina, sendo que apenas tinha aplicado a tríplice viral.
Na sequência, a profissional
usou um corretivo para apagar o registro das doses que não foram oferecidas e
pediu para a dona de casa retornar com a filha na próxima segunda-feira.
A mãe da menina
informou à reportagem que, se não tivesse questionado a unidade, a falha jamais
teria sido percebida pela UBS. Depois do ocorrido, Margarete está receosa de
voltar no posto com a filha.
“Eu acho que isso
não pode acontecer. Ela não prestou atenção no que estava fazendo. Eu acho que
uma enfermeira tem que saber quais são as vacinas de cada mês”, diz Margarete.
A reportagem
procurou a UBS para ouvir a versão da unidade sobre as acusações da dona de
casa. A página ligou no posto às 15h55 de hoje, porém ninguém atendeu.
2 comentários:
Não e só vacina que anda errado nesse posto, a situação do nosso posto esta uma vergonha, fora o atendimento que e um absurdo, fica mais de uma hora pra ser atendido, e sem resolver nada, eu tenho que pagar colsulta particular pra minha bebe de três meses por causa que eles não manda bebe no pediatra no postáo sendo que temos direito disseram que não era necessário, isso que descobrir uma leve intolerância a lactose que minha filha tem, mais paguei consulta sendo que tem pediatra no posto, ainda mais fira os exames que eles perdem, e outra vc tem que passar com a enfermeira primeiro pra que ela avalia se vc tem que passar pelo medico mesmo, ai eu pergunto se a pessoa saiu cedo da sua casa pra procurar o posto e porque está precisando de um médico de uma atenção ao seu problema ou pensa que a gente não tem o que fazer e vamos lá pra matar o tempo, precisamos fazer algo a respeito dessa unidade hoje posso pagar uma consulta e quem não pode r depende da unidade, sofre, mais tb e direito dr todos termos uma unidade que nos ajude não que nos deixa de lado como qualquer coisa, tenho saudades da enfermeira danubia, que resolvia as coisas e fo atendimento da Catarina, r sempre assim os melhores sempre sai mesmo, o bairro já e pobre e ainda fica uns em competentes ai fica difícil , desculpa o desabafo mais precisamos fazer algo.
Certo é ter bastante atenção nessa área e em todas que diz respeito a saúde 🤔👨⚕️👩⚕️🏃♂️🏃♀️🚴♂️🤾♂️👍
Postar um comentário