domingo, 30 de junho de 2013

Prefeitura atende pedido de mães que precisam trabalhar

Nas próximas duas semanas, uma unidade educacional estará aberta para atender as famílias

A pedido de mães que não poderão ficar com seus filhos no período de férias escolares, a prefeitura irá disponibilizar uma creche municipal para atender as famílias durante a primeira quinzena de julho. O serviço só será oferecido às mães que precisam trabalhar.

De acordo com a diretora do Departamento de Ação Social (DEASO), Erinete Dognani, as responsáveis devem procurar a prefeitura para confirmar o atendimento. A partir desta segunda-feira, 1º, o departamento estará à disposição das famílias para registrar o nome das crianças. O DEASO fica na Av. das Acácias, 100, Jardim Ana Maria. Horário de funcionamento: das 8h às 17h30.

Questionada sobre qual creche ficará aberta, a diretora disse que a unidade será definida logo após o período de cadastramento. A escolha levará em conta a demanda de interessados.

Segundo informações, as crianças participarão de atividades recreativas. O trabalho ficará a cargo de assistentes sociais. “Elas estarão conosco na Ação Social para uma atividade diferente, não pedagógica”, diz. 

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Manifestante apresenta reivindicações na Câmara Municipal

Mesmo sozinho (mais uma vez), jovem dá exemplo de cidadania ao dialogar com os políticos

As manifestações populares em Piraju estão sendo encampadas por um estudante de 16 anos. Paulo Vinicius Souza assumiu a dianteira dos protestos, que tiveram início na última sexta-feira, 21. A exemplo do que vem ocorrendo em todo o Brasil, o estudante utiliza as redes sociais para divulgar as reivindicações dos internautas e definir o trajeto das passeatas.

Paulo ao lado de seu pai acompanham atentamente a
sessão do Legislativo
FOTO: Expresso Piraju
Na semana passada, um grupo de manifestantes causou apreensão às crianças que estavam participando de uma formatura no ginásio Jacy Clodoaldo Albanezi, Jardim Jurumirim. Segundo testemunhas, o grupo fechou as duas saídas do local, aumentando ainda mais a sensação de insegurança. Muitos pais criticaram a atitude dos manifestantes. Um dos formandos chegou a passar mal.

O prefeito Jair César Damato (PMDB), que estava no evento, conversou com o grupo. Ele se colocou à disposição para ouvir as reivindicações. Na mesma oportunidade, uma reunião foi marcada para ocorrer no dia seguinte no gabinete do Executivo. Por incrível que possa parecer, apenas Paulo participou do encontro.

Na sessão de ontem da Câmara Municipal, o vereador João Fernando José (PMDB), presidente da Casa, leu na íntegra os pedidos elaborados pelo jovem. O ofício pede melhorias na educação, saúde, transporte público, turismo, infraestrutura, segurança e meio ambiente, com ênfase na preservação do Rio Paranapanema.

A próxima manifestação está marcada para o dia 29, às 15h30, com saída na Câmara Municipal.

domingo, 23 de junho de 2013

Cachorro abandonado procura abrigo em agência bancária

Temperaturas baixas podem ser motivado o animal a entrar no estabelecimento

Um cachorro abandonado foi flagrado pelas lentes do blog Expresso Piraju dentro da agência do Bradesco, localizada na Praça Ataliba Leonel. O animal estava dormindo no tapete da porta que dá acesso aos caixas eletrônicos. Ao ver a reportagem do blog, o cachorro demonstrou sinais de que estava querendo sair do local.

Clique na imagem para ampliá-la
FOTO: Expreso Piraju
Quando a porta da agência foi aberta, porém, ele tomou a seguinte atitude: colocou a cabeça para fora e voltou ao seu leito improvisado, deixando bem claro que não iria dormir ao relento. A vontade do animal foi respeitada, pelo menos até o momento em que o blog permaneceu na agência.

O flagrante aconteceu às 22h30 deste domingo, 23. Naquele horário, os termômetros estavam registrando 18º. Para os próximos dias, as temperaturas tendem a permanecer baixas.

O inverno, que começou na última sexta-feira, 21, deve terminar no dia 22 de setembro.

sábado, 22 de junho de 2013

Viagem ao Distrito Federal sacramenta pedidos de verba

Vereadores protocolaram mais de 160 solicitações; presidente da Casa faz balanço


Deputado federal Vicentinho (PT) durante recepção dos vereadores em seu gabinete
(FOTO: AICMETP)


















Uma comitiva de vereadores pirajuenses viajou à Brasília (DF) com o intuito de solicitar recursos ao município. Conforme anunciado pelo blog Expresso Piraju, apenas José Eduardo Pozza (PTB) não participou da viagem. Segundo o presidente da Casa de Leis, João Fernando José (PMDB), mais de 160 pedidos foram protocolados. Na pauta de reivindicações, a área da saúde ganhou destaque.

As verbas solicitadas giram em torno de R$ 300 mil, valor considerado mais próximo de ser liberado através de emendas parlamentares. Isso não significa, porém, que recursos mais ousados não tenha sido pleiteados. O vereador Carlos Alberto Camargo Lima (PT) apresentou um pedido de R$ 700 mil para construção de dois galpões para atender pequenas empresas da cidade.

Os membros do PSDB, Alex Villas Boas e Ivana Pinterich, bem como os integrantes do PMDB, João Fernando José, Sergio Sanches e Luciano Louzada, apresentaram pedidos em conjunto. Os demais, José Carlos Brandini (PSD), Vinícius Garcia (PV), Marco Antonio dos Santos (DEM) e Carlos Alberto Camargo Lima, procuraram isoladamente seus próprios colegas de partido.

Na edição de ontem, 21, do Jornal Regional, transmitido pela rádio Eduvale FM, o presidente do Legislativo fez uma avaliação da viagem. “Agora é aguardar os resultados”, conta.

Confira a entrevista na íntegra

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Conselho aprova permanência de semáforo na Vila Tibiriçá

Decisão recebeu o voto de todos os membros do órgão; equipamento será reativado

O semáforo instalado no cruzamento da Av. Dr. Simão com a Rua Naby Assaf, Vila Tibiriçá, será reativado logo em breve pela prefeitura. Na última segunda-feira, 17, o Conselho Municipal de Trânsito aprovou por unanimidade a permanência do aparelho no local.

Foto: Expresso Piraju
A pedido de moradores, a administração elaborou um projeto para substituir o equipamento por uma lombada eletrônica. A proposta também tinha como objetivo fazer com que a avenida voltasse a ser de mão-dupla. 

Submetido à apreciação dos conselheiros, o projeto foi rejeitado em sua totalidade. O posicionamento do órgão vem ao encontro de dois abaixo-assinados, um dos quais encabeçado pela Associação Comercial e Industrial de Piraju (ACIP).

Em entrevista concedida à rádio Eduvale FM, o assessor responsável pelo Setor de Trânsito e Fiscalização, Reynaldo Caramaschi, disse que o semáforo permaneceu desligado em função de uma pane. Agora, a administração deve entrar em contato com a empresa responsável pelo equipamento para que a situação seja resolvida.

Na mesma reunião, mais de vinte assuntos foram tratados pelo órgão. Um deles diz respeito à implantação de lombada num trecho da Rua 13 de Maio para coibir abusos de velocidade. O pedido será analisado com base nas estatísticas que ainda serão levantadas pela Polícia Militar.

Caramaschi adiantou que a prefeitura pretende adquirir radares fixos e móveis para disciplinar o trânsito da cidade. Segundo ele, a medida fará com que não seja mais necessária a construção de lombadas. “A gente chegou a conclusão de que nós temos que evitar a construção de lombadas”, diz. Os aparelhos serão colocados em pontos que ainda serão mapeados pela administração. 

De acordo com o assessor, um amplo estudo do trânsito deverá ficar pronto nos próximos 60 dias.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Posto de Atendimento ao Trabalhador oferece 16 vagas

Maioria das oportunidades exige conhecimento básico da função

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Piraju está oferecendo 16 vagas para candidatos das mais diversas áreas. De acordo com o supervisor do PAT, Antonio José Sanches, os interessados precisam ter pelo menos algum conhecimento do serviço.

No caso das vagas oriundas da construção civil, a comprovação de experiência é essencial. Também é exigida experiência na vaga de caixa de supermercado.

Confira as oportunidades:

Ajudante de pedreiro (3 vagas)
Armador de ferragens ( 1 vaga)
Auxiliar de costura (3 vagas)
Caixa de supermercado (1 vaga apenas para mulher)
Carpinteiro (1 vaga)
Costureira (3 vagas)
Cozinheira de hotel (1 vaga)
Marteleiro (1 vaga)
Mecânico de máquinas pesadas (1 vaga)
Padeiro (1 vaga)

O PAT está localizado na Rua João Hailer, 837, Centro, no mesmo prédio do Banco do Povo, CDHU e PROCON. Horário de funcionamento: de segunda à sexta, das 8h às 17h. Os interessados devem apresentar documento de identidade e carteira de trabalho. 

terça-feira, 18 de junho de 2013

‘Vai ser uma troca mútua’, afirma presidente do Legislativo

Viagem à capital federal tem como objetivo trazer recursos ao município

Com exceção de Eduardo Pozza (PTB), todos os vereadores do município viajam nesta terça-feira, 18, com destino à Brasília. Segundo informações, a ausência do petebista justifica-se pelo fato de o parlamentar ter compromissos em seu escritório de advocacia.

A comitiva deve estreitar a relação com deputados federais de cada uma das seis siglas que serão representadas na capital federal. De acordo com o presidente da Câmara Municipal, João Fernando José (PMDB), a viagem servirá para o estabelecimento de uma ajuda recíproca entre os políticos de Piraju e os candidatos às eleições do ano que vem. “Esses deputados certamente vão querer marcar terreno. Vai ser uma troca mútua. Nós vamos oferecer apoio a eles condicionado a verbas de infraestrutura ou projetos que possam nos agraciar”, diz.

Em entrevista à Rádio Paranapanema, o presidente do Legislativo disse que a viagem não será barata, porém, se as reivindicações forem atendidas, os gastos serão “irrisórios”. Otimista, o parlamentar acredita que a parceria com os deputados será traduzida em benefícios para o município. “Eu espero voltar de lá com muitas notícias e novidades”, afirma. 

O retorno da comitiva está previsto para a noite de quinta-feira, 20. 

Protesto ganhará as ruas de Piraju na próxima sexta

Manifestação está agendada para percorrer as principais ruas da cidade

A exemplo do que vem ocorrendo em várias regiões do Brasil, moradores de Piraju estão reunindo o maior número de pessoas para protestar contra a ineficiência das autoridades em resolver diversos problemas. Nas redes sociais, a manifestação já tem dia, horário e local para acontecer. O ponto de partida será na Câmara Municipal, às 18h30 da próxima sexta-feira, 21.

EXEMPLO - O estudante Paulo Vinícius Souza, 16,
assumiu a dianteira do protesto; ele organizou
todo o trajeto
FOTO: Expresso Piraju
Segundo os organizadores do movimento, o protesto passará pela Praça Joaquim Antônio de Arruda (mais conhecida como Praça do Fórum) com destino à Praça Benedito Silveira Camargo. Antes, porém, os participantes deverão passar em frente à sede da prefeitura municipal.

A manifestação ganhou apoio nacional (e até internacional, vale dizer) após protestos contra as tarifas do transporte público da capital paulista. Em sinal de solidariedade e revolta, inúmeras cidades aproveitaram o calor do momento para inserir outros temas no movimento.

Na cidade de Piraju, a situação do transporte – nesse caso, a qualidade do serviço prestado à população – e a deficiência de médicos na rede pública são os principais itens da pauta, além de maior incentivo para que universitários não tenham tantos custos para arcar com o ensino.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Prefeitura anuncia salários do próximo concurso público

Empresa que ficará responsável pelo concurso já foi contratada

Em entrevista à rádio Eduvale FM, o diretor do Departamento Administrativo, Antonio Rufato, anunciou os salários de cada um dos três cargos que serão oferecidos no segundo concurso público do ano. 

Para os cargos de agente de saneamento (duas vagas) e agente de controle de zoonoses (três vagas), a remuneração é de R$ 991,01. Já para o cargo de psicólogo (uma vaga), o salário é de R$ 1.578,92. Segundo Rufato, o profissional trabalhará exclusivamente no Departamento de Educação.

A empresa que realizará o concurso já foi contratada. Trata-se da Exitus - Consultoria e Assessoria Educacional, Empresarial e Tributária S/S Ltda, de Palmital, a mesma empresa que está organizando o concurso cujas provas aconteceram no último domingo, 16, na E.E. Cel. Nhonhô Braga.

De acordo com a prefeitura, a nova contratação custou R$ 2.500,00 aos cofres públicos.

O diretor disse à emissora que “a partir de hoje estaremos definindo datas e locais, e elaborando o edital a ser publicado, onde constará todas as informações referentes a esse concurso público”.

domingo, 16 de junho de 2013

Morador do Maluly se enforca na própria residência

Ele foi atendido ainda com vida pelos bombeiros, mas morreu a caminho do pronto-socorro

Um jovem de 25 anos se matou na tarde de sábado, 15, no Loteamento Jorge Maluly, localizado ao lado do ginásio Jacy Clodoaldo Albanezi, Jardim Jurumirim. De acordo com a Polícia Militar, Wagner dos Santos usou uma corda para se enforcar no madeiramento da própria residência.

A esposa do jovem apareceu no local pouco tempo depois. Ela acionou o Corpo de Bombeiros, que conseguiu levar a vítima ainda com vida ao pronto-socorro. Wagner, no entanto, morreu antes de ser atendido pelos médicos.

A esposa, que estava em estado de choque, não conseguiu prestar depoimento à polícia. Não consta no boletim de ocorrência qualquer informação sobre o que teria motivado o morador a se matar.

HISTÓRICO

De março até esse mês, quatro pessoas se mataram na cidade. Na última vez, um jovem de 19 anos se jogou da ponte Eng. Nelson de Godoy. As vítimas anteriores tinham 69 e 27 anos. Esta, vale dizer, também se enforcou na própria residência.

Outro dado que chama atenção mostra que a maioria dos casos aconteceu no final de semana.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Protetores dos animais se reúnem com o prefeito Jair Damato

Reunião com o Executivo serviu para afinar as relações entre a entidade e a prefeitura

Foto: Expresso Piraju
A Associação Protetora dos Animais de Piraju (APRAPI) se reuniu com o prefeito de Piraju, Jair César Damato, para cobrar algumas ações do Executivo e estreitar o relacionamento com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

O encontro aconteceu na última terça-feira, 11, no gabinete do prefeito, e contou com a presença de José Carlos Sahade (Departamento de Saúde) e Sonia Nicolosi Barbosa (Coordenadoria de Vigilância em Saúde). Na reunião, a veterinária Raquel Amorim representou o CCZ.

Vários assuntos foram tratados na oportunidade. Durante cerca de duas horas, os participantes sanaram dúvidas e trocaram sugestões para qualificar as ações voltadas à causa animal, sobretudo no tocante aos animais abandonados.

O prefeito anunciou que há 80% de chances de uma verba estadual ser destinada para conclusão do canil municipal. Segundo ele, o recurso – estimado em R$ 400 mil – será empregado na construção das baias. “Eu acredito que até o final do mês nós vamos ter uma resposta positiva com relação a isso”, diz. “É uma intenção da prefeitura resolver isso o mais rápido possível.”

Questionado se é possível estabelecer um trabalho de castração dos cachorros errantes, o prefeito deixou acordado que verificará se a prefeitura dispõe de uma área adequada para abrigar os animais após a cirurgia. A expectativa é de que, para os próximos meses, a agenda do CCZ esteja reservada apenas para castrar animais selecionados pela APRAPI. Caso esse trabalho aconteça, as cirurgias já agendadas seriam transferidas para uma outra data.

A reunião também foi pautada pela discussão em torno de ações voltadas à conscientização das pessoas. Ficou acordado que a Coordenadoria de Vigilância em Saúde irá analisar se há recursos para promoção de um evento artístico. A ideia é mobilizar os alunos das redes estadual e municipal em torno da posse responsável. Os participantes da reunião definiram ainda que a verba será utilizada na confecção de panfletos educativos.

Cientes de que a melhor forma de diminuir a população de animais abandonados é por meio de feiras de adoção, os representantes da APRAPI cobraram do Poder Público mais empenho na realização desse evento. O último ocorreu em novembro de 2012.

Em resposta, Raquel Amorim disse que a falta de recursos humanos é o principal problema, já que o CCZ possui outras atribuições. “Nós não estamos fazendo [as feiras] por falta de tempo, campanha contra a dengue e castrações”, afirma. A profissional disse que as pessoas interessadas em adotar algum animal podem procurar o órgão. O CCZ fica na Av. Luiz Martignoni, s/nº, e atende de segunda à sexta, sem pausa para almoço.

Nos próximos dias, uma nova reunião será feita para definir as ações que foram tratadas nesse encontro.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Confira as manchetes do jornal de hoje da rádio Eduvale

Na edição de hoje do Jornal Regional, transmitido de segunda à sexta pela rádio Eduvale FM (104.3), os ouvintes poderão conferir muitas informações de Piraju e região.

Confira logo abaixo as manchetes da edição desta quarta-feira, 12.

g Jornada de trabalho de funcionários do Departamento de Esportes de Piraju é tema de comentário na tribuna da Câmara Municipal

g Jornal denuncia vazamento de esgoto no Horto Florestal de Avaré

g Verba de R$ 400 mil pode agilizar a construção do canil municipal de Piraju

g Segue internado o motorista que se acidentou na última segunda-feira em Avaré

g Prefeito de Piraju fala sobre a construção do novo conjunto habitacional

g Jorge e Mateus se apresentam na 47ª edição da FAPI de Ourinhos

g Departamento de Saúde de Piraju promete regularizar a situação dos médicos do PSF até o final desse mês 

g Lar Santo Antonio de Ourinhos será interditado

g Veterinária do Centro de Controle de Zoonoses justifica não realização das feiras de adoção de animais

g Organizadores divulgam data do 9º Chavantes Moto Fest 

g Em reunião com a Associação Protetora dos Animais, diretor de Piraju defende posse responsável

Pela primeira vez, doadores de Piraju poderão ajudar o Hemonúcleo de Jaú

Uma equipe técnica irá fazer a triagem das pessoas interessadas em ajudar a unidade

Na próxima terça-feira, 18, uma campanha de doação de sangue será realizada em prol do Hemonúcleo Regional de Jaú. O evento acontecerá no Hospital de Piraju, das 17h às 21h.

Vanderlei Sinovate, técnico de enfermagem
FOTO: Expresso Piraju
De acordo com o técnico de enfermagem Vanderlei Sinovate, a expectativa é de que 180 bolsas sejam coletadas. “A preparação nossa está sendo a melhor possível para atender a demanda de doadores”, diz. Essa é a primeira vez que o município ajuda o hemonúcleo. “Se a gente não atingir a meta, vai ser satisfatório da mesma maneira.”

A campanha é uma realização da Associação Paulista de Medicina (APM), Departamento de Saúde (DESAU) e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), e conta com apoio da Centro Educacional Tecnológico de Ensino Profissionalizante (CETEP) e da Faculdade Eduvale de Avaré.

Segundo Sinovate, os doadores passarão por uma entrevista. “Uma equipe do [Hospital] Amaral Carvalho irá fazer os exames que são de praxe para classificar os doadores”, relata.

terça-feira, 11 de junho de 2013

Vereadores analisam redução da carga horária dos funcionários municipais

Projeto do Executivo prevê igualdade a todos os servidores da prefeitura

Nesta terça-feira, 11, a partir das 20h, os vereadores participarão de mais uma sessão ordinária. Segundo informações, vários assuntos estão na pauta da reunião de hoje. Um deles diz respeito ao projeto de lei que altera o Estatuto dos Servidores Municipais.

Elaborada pelo Executivo, a medida prevê redução de 44 para 40 horas semanais para todos os funcionários.

O assessor de imprensa da Casa de Leis, Cristiano Amorim, traz a pauta completa da primeira sessão de junho.

Confira o áudio.

Lei prevê recolhimento de veículos abandonados no município

Remoção só será feita após análise dos agentes de fiscalização

Diretor Glauco Montilha
FOTO: Expresso Piraju
Está em vigor a lei que faculta à prefeitura o recolhimento de veículos abandonados nas vias públicas do município. De acordo com a medida, o proprietário terá 15 dias para retirar o veículo, sob pena de remoção por parte da prefeitura.

A lei prevê alguns itens que configuram abandono: falta de vidro, pneus ou rodas; pneus furados, sem que haja, no local, sinalização de alerta; falta de motor e de licenciamento, com exceção dos veículos em fase de licenciamento, entre outros.

A aplicação da lei ficará a cargo dos agentes de fiscalização do município, que terão a incumbência de identificar e notificar os responsáveis. Se o proprietário não for encontrado, o veículo será recolhido e encaminhado ao pátio municipal ou a outro local adequado.

Uma vez recolhido, o veículo só será liberado no prazo máximo de 60 dias, mediante pagamento das despesas de remoção e permanência. Decorrido esse tempo, ele poderá ser leiloado ou doado para alguma entidade assistencial do município.

A prefeitura terá até o início de agosto para regulamentar a lei.

De acordo com o diretor do Departamento de Serviços de Secretaria, Glauco Montilha, “o objetivo dessa lei não é evidentemente tomar o veículo de ninguém”. Segundo ele, a medida não dá margem para ações arbitrárias por parte dos agentes de fiscalização. “A pessoa vai ter oportunidade de se opor a essa situação”, garante.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

‘Deus ajude que isso se torne realidade’, diz Eduardo Pozza

Vereador faz ressalvas à viabilidade de lei elaborada pelo Executivo

Na última sessão ordinária da Câmara Municipal, o vereador José Eduardo Pozza (PTB) fez vários apontamentos acerca do projeto de lei que dispõe sobre políticas municipais de gerenciamento de resíduos antrópicos. A proposta, que está na Casa desde o início de março, foi elaborada pelo Departamento de Agricultura do Meio Ambiente (DEAMA).

José Eduardo Pozza
FOTO: Expresso Piraju
O parlamentar fez uso da palavra-livre para destacar os eventuais riscos que o projeto trará caso seja aprovado. De acordo com Pozza, a matéria pode trazer gastos à municipalidade. “Engana-se quem pensar que [a prefeitura] não terá despesa”, afirma.

Ainda segundo ele, a proposta é deficiente por não prever penalidades. “Sua aplicabilidade é muito difícil.”

Pozza fez questão de dizer que não tem qualquer desavença com o diretor do DEAMA, Toni Meira, principal interessado na aprovação do assunto. “Deus ajude que isso [isto é, o objetivo do projeto] se torne realidade”, afirma.

Atentos ao pronunciamento do petebista, os vereadores João Fernando José e Luciano Louzada, ambos do PMDB, saíram em defesa do projeto. Os dois, porém, disseram que a lei só terá eficácia se for devidamente fiscalizada pelo Executivo. De acordo com Louzada, “a prefeitura peca muito na arte da fiscalização”.

REPERCUSSÃO

O jornal Observador traz em sua última edição uma entrevista com o diretor do DEAMA, Toni Meira. Segundo o responsável pela pasta, a prefeitura está aberta para discutir o aprimoramento do projeto. “Penso que caso alguma coisa tenha que ser alterada ou melhorada, devemos fazê-las”, diz.  

Na entrevista, o diretor garante que a lei permitirá que a prefeitura obtenha “recursos para ações práticas do interesse de Piraju”. Se for aprovada, a medida fará com que o município fique em evidência nacional, já que o projeto é pioneiro.

VOTAÇÃO

O projeto será apreciado em última votação na próxima sessão, agendada para o dia 11. Na deliberação passada, apenas Pozza votou contra a matéria.

domingo, 9 de junho de 2013

Morador da Tibiriçá usa cadeira para matar pedreiro

Ele disse que cometeu o crime por causa de dinheiro; vítima foi atingida na cabeça

Um homem de 67 anos foi preso por homicídio na manhã de sábado, 8. Adão Inácio Simão confessou ter matado o pedreiro Antonio Aparecido Lopes, 63 anos, mais conhecido como Gabiru. O crime aconteceu na residência do assassino, localizada na Av. Dr. Simão, Vila Tibiriçá.

Em depoimento à Polícia Militar, Adão disse que cometeu o homicídio por causa de dinheiro. “Eu sei que errado. Eu tava em casa e o Gabiru chegou em casa. Tomamos umas pinga e depois ele quis pegar um dinheiro meu, foi onde peguei uma cadeira de ferro e bati nele na cabeça”.

Quando a PM chegou na residência, a vítima estava caída no chão com o rosto bastante ensanguentado. Adão, que também estava ferido, não ofereceu resistência. Ele está preso na Cadeia Pública de Sarutaiá.

APREENSÃO

Na manhã de sábado, a PM apreendeu mais de 18 gramas de maconha na Rua José Correia Machado, Jardim Ana Maria. O entorpecente estava com um estudante de 17 anos, morador da Vila Cantizani. De acordo com a polícia, a droga estava dividida em várias porções. O menor disse que a maconha era para seu próprio consumo.

A mãe do estudante foi chamada para acompanhar a ocorrência no plantão policial. Após prestar depoimento, o infrator foi liberado.

Além dessas ocorrências, a PM registrou uma violência doméstica na Rua João Del’Agnollo, Vila Nova América, e um descumprimento de ordem judicial na Rua Augusto Rueda, Bairro Eldorado.

No primeiro caso, uma menor de 14 anos foi agredida pelo próprio companheiro, um jovem de 18 anos. A violência foi motivada porque o agressor pegou o celular da vítima para trocar por droga na “biqueira”. A menor se recusou a passar por exame médico. O acusado pela agressão não foi encontrado no local.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Brandini do Gás coleta assinaturas para reforçar mobilização

Prazo para envio dos abaixo-assinados termina no final desse mês

José Carlos Brandini
FOTO: Expresso Piraju






















O vereador José Carlos Brandini, mais conhecido como Brandini do Gás (PSD), está empenhado em coletar o maior número de assinaturas para que o governo paulista instale uma unidade do programa Bom Prato no Distrito de Rubião Junior, em Botucatu.

No início dessa semana, o parlamentar foi entrevistado na rádio Eduvale FM. Durante a entrevista, o prefeito de Botucatu, João Cury, participou ao vivo para destacar a mobilização.

Dezenas de municípios que fazem uso do hospital de Rubião estão unidos em prol dessa causa comum. O objetivo é sensibilizar o governador Geraldo Alckmin e o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Rogerio Hamam.

Segundo o prefeito, pacientes de baixa-renda são penalizados pela falta de alimentação adequada. “Essas pessoas muitas vezes acordam de madrugada. Os prefeitos ajudam no que podem, mas nem sempre conseguem suprir as necessidades mais básicas dessa população”, diz.  

O Bom Prato oferece alimentação balanceada ao custo de apenas R$ 1,00. O cardápio conta com arroz, feijão, carne, salada, suco e sobremesa. Além de almoço, o programa oferece café da manhã. Até o momento, o Estado conta com 39 unidades do programa.

Segundo informações, o prazo para envio das assinaturas termina no dia 30 desse mês. Depois dessa data, uma audiência será marcada com o governador ou com o secretário da Casa Civil, Edson Aparecido.

Em Piraju, apenas Brandini já coletou mais de 800 assinaturas. Outros vereadores estão realizando o mesmo trabalho. “As pessoas vão em casa todos os dias para assinar”, conta. Os interessados em participar da mobilização podem procurar o parlamentar na Av. Francisco Alves de Almeida, 510.

De acordo com Brandini, os pacientes do município de Piraju serão poupados do pagamento da alimentação. Ele disse que os custos ficarão por conta da prefeitura municipal. 

Confira o áudio.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Confira as manchetes do jornal de hoje da rádio Eduvale

Na edição de hoje do Jornal Regional, transmitido de segunda à sexta pela rádio Eduvale FM (104.3), os ouvintes poderão conferir muitas informações de Piraju e região.

Confira logo abaixo as manchetes da edição desta quinta-feira, 6.

g Departamento de Indústria e Comércio de Piraju comemora geração de empregos

g Menor é flagrado com droga em Ourinhos

g Ciclista da Vila Tibiriçá, em Piraju, sofre acidente em cruzamento da cidade

g Atuação de alguns conselheiros tutelares de Avaré é alvo de novas críticas na Câmara Municipal

g Fazenda de Piraju oferece oportunidade de emprego

g Diretor teatral Alcides Nogueira será homenageado na 9ª edição do FESTAR, em Bernardino de Campos

g Vereadora de Piraju continua preocupada com a situação da ponte Eng. Nelson de Godoy

g Traficante de 26 anos é preso em Taquarituba

g Sabesp suspende paralisação após conseguir atendimento de suas reivindicações

g Festa Junina do Asilo de Piraju começa amanhã

g Tribunal rejeita contas do ex-prefeito de Arandu, Paulo Cidoca

g Associação Comercial e Industrial de Piraju sorteia prêmios da promoção do Dia das Mães

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Comissão ganha mais tempo para investigar suposto caso de negligência

Prefeitura informa que duas funcionárias foram afastadas; criança passa bem

Foram prorrogados por mais 30 dias os trabalhos da comissão especial que investiga suposta negligência praticada por quatro funcionárias do programa Casa Abrigo Municipal. Segundo decreto publicado pelo prefeito Jair César Damato (PMDB), os membros da comissão terão até o final do mês que vem para exarar parecer a respeito do caso.

A investigação deu início no dia 26 do mês passado, após suspeita de que as funcionárias teriam agido de forma negligente ao cuidar de uma criança de seis meses. O bebê sofreu uma fratura no fêmur dentro da Casa Abrigo.

Em conversa com o prefeito, a reportagem do Expresso Piraju foi informada que a comissão terá de esclarecer se a criança foi vítima de negligência, ou se a fratura foi provocada por algum acidente. De acordo com Damato, o bebê passa bem.

Na edição de ontem, 4, do jornal do meio-dia da rádio Eduvale FM, a diretora do Departamento de Ação Social (DEASO), Erinete Dognani, foi questionada sobre o assunto. Segundo ela, até o momento as funcionárias não apresentaram informações que pudessem esclarecer o caso. “Se houve negligência, foi por não ter admitido na mão de quem aconteceu o incidente”, diz.

A diretora afirmou que a criança não foi vítima de violência. “Não houve maus tratos. Nós temos laudo médico. É um acidente mesmo”, conta. “O médico disse assim: ‘Simplesmente o abrir a perna da criança poderia ter causado essa quebradura.’”

Confira um trecho da entrevista que a diretora concedeu à Eduvale.



Das quatro funcionárias que estão sendo investigadas, duas foram afastadas da Casa Abrigo. Segundo informações, elas estavam trabalhando no período durante o qual o bebê sofreu a fratura.

A criança continua abrigada no local após passar 30 dias sob cuidados médicos.

Departamento de Saúde amplia itinerário do ônibus de Rubião

Agora, pacientes não precisarão andar tanto para conseguir o transporte

MONTAGEM: Expresso Piraju




















A partir de hoje, 5, os pacientes que fazem uso do transporte para o Distrito de Rubião Junior, em Botucatu, contarão com dois novos pontos de embarque e desembarque.

De acordo com o chefe do Setor de Transportes do Departamento de Saúde (DESAU), Maurício Aparecido Garcia, a medida deve beneficiar as pessoas que atualmente precisam se deslocar até o ponto localizado em frente ao Cemitério Municipal Pe. Luiz Menezes Bueno, Jardim Jurumirim. Outro local fica na Rua Tenente Campos Carvalho, nas imediações da Padaria São Francisco.

Os novos pontos que foram incluídos no itinerário do veículo estão localizados em frente ao ginásio de esportes Jacy Clodoaldo Albanezi, Jardim Jurumirim, e próximo à empresa Pira Calhas, na Av. Álvaro Schmidt Gallo.

Ainda segundo o responsável, “os demais locais de embarque permanecem sem alterações”. Outras informações podem ser obtidas no (14) 3351-5151.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Fundo Social libera entrega de roupas a moradores da região

Medida foi adotada para ‘queimar’ o estoque de roupas e calçados

O Fundo Social de Solidariedade resolveu suspender as restrições na entrega de roupas e calçados arrecadados na Campanha do Agasalho 2013, realizada no dia 27 de abril. Durante cinco dias, as mais de 150 mil peças ficaram exclusivamente à disposição dos moradores de Piraju. 

Agora, pessoas residentes em outras cidades podem retirar as doações sem nenhuma exigência. Os interessados devem procurar o Fundo Social na Rua São Vicente de Paulo, 277, Centro. O órgão atende de segunda à sexta, das 8h às 11h e das 13h às 17h.

A liberação tem como objetivo fazer com que o excedente das doações chegue às famílias necessitadas antes do inverno, que começa no dia 21 desse mês.

COBERTORES

Segundo o FSS, a distribuição dos cobertores vai até o dia 7, sempre das 8h às 16h. As peças podem ser retiradas por famílias que contem com crianças menores de cinco anos. Mais de 700 cobertores – todos antialérgicos – foram confeccionados pela prefeitura municipal.

Confira as manchetes do jornal de hoje da rádio Eduvale

Na edição de hoje do Jornal Regional, transmitido de segunda à sexta pela rádio Eduvale FM (104.3), os ouvintes poderão conferir muitas informações de Piraju e região.

O jornal pode ser ouvido ao vivo no site da emissora (www.eduvalefm.com.br).

Confira logo abaixo as manchetes da edição desta segunda-feira, 3.

g Prefeitura de Piraju publica lei que obriga instalação de guarda-volumes nas agências bancárias da cidade

g Homem de 46 anos quase perde a vida ao ser atingido por cerol em Avaré

g Corpo de pirajuense aguarda liberação em Campinas

g PM de Piraju prende homem de 35 anos por violência doméstica

g Morador de rua é preso por assassinato em Ourinhos

g Ouvinte da Eduvale critica morosidade do Departamento de Fiscalização de Piraju

g Pronto-socorro de Avaré atende vítimas de acidente de trânsito

g Continua, em Piraju, a tradicional Festa em Honra a Santo Antonio

g Entrevista ao vivo com o vereador pirajuense José Carlos Brandini, o Brandini do Gás

g Idosa de 69 anos é vítima de roubo em Ipaussu

g Casal de Manduri é agredido por quatro jovens na Estância Turística de Piraju

Corpo de pirajuense aguarda liberação em Campinas

Ele está há cinco dias sob os cuidados de uma empresa funerária

O corpo de Paulo Ribeiro de Lima, 61 anos, está desde o dia 29 do mês passado aguardando liberação da família na cidade de Campinas. Na manhã desta segunda-feira, 3, a rádio Eduvale FM recebeu a ligação de uma pessoa que está atrás dos familiares de Paulo.

Segundo ela, Paulo é filho de Bento de Lima e Pedrina Ribeiro de Lima. O idoso nasceu em Piraju e já trabalhou na região de Ourinhos.

As causas da morte não foram divulgadas. A autópsia só poderá ser feita mediante autorização da família. Enquanto isso, o corpo está sendo preservado na funerária SETEC. O telefone da empresa é o (19) 3246-1079.

Outras informações podem ser obtidas no (19) 3272-1939, ou 3032-5560, falar com Paulo.

domingo, 2 de junho de 2013

Morador da Major Mariano é preso por violência doméstica

Sogra do homem afirma que ‘ele sempre espanca os filhos e a mulher’

O desempregado L.F.O., 35 anos, foi preso após agredir a própria esposa e os três filhos. O crime aconteceu na tarde deste domingo, 2, na Rua Major Mariano, Centro. De acordo com informações obtidas pelo blog Expresso Piraju, o homem teria jogado uma criança na escada da residência e desferido tapas no rosto de uma outra que estava no colo da mãe. As crianças têm 2 e 7 anos.

Segundo a polícia, a mulher também foi vítima das agressões.

Conduzido ao plantão policial, o homem foi enquadrado na Leia Maria da Penha. Logo após, ele foi levado para a Cadeia Pública de Sarutaiá, onde aguardará decisão da Justiça.

Em depoimento à polícia, a sogra do acusado disse que ele é “um homem muito violento com a família, e que sempre espanca os filhos e a mulher”. A depoente auxiliou a PM durante toda a ocorrência, uma vez que o casal é mudo. Ela interpretou o relato da filha aos policiais.

AGRESSÃO

Na madrugada de hoje, um casal de Manduri foi agredido na Rua Esaldivar Serra Braga, Centro. As vítimas tinham acabado de estacionar o veículo no local quando foram violentadas por quatro jovens ainda não identificados.

A polícia realizou patrulhamento pelas imediações, mas não encontrou os agressores.

O casal passou por exame de corpo de delito no pronto-socorro. Eles ficaram com ferimentos no rosto.

Além dessas ocorrências, a PM registrou um recolhimento de veículo, três acidentes de trânsito sem vítima e uma infração de trânsito.