terça-feira, 30 de junho de 2015

Sebrae de Piraju divulga agenda do mês de julho

Ao longo do mês de julho, diversas atividades serão oferecidas pelo posto do Sebrae de Piraju. De acordo com informações, duas oficinas e um curso já estão confirmados. Os interessados podem entrar em contato com a unidade para confirmar a participação. Mais informações no (14) 3351-3579.

Clique no player e confira a matéria completa.

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Santa Casa de Piraju alerta sociedade sobre defasagem da tabela SUS

Direção do hospital vem fazendo malabarismo econômico para não entrar em falência

A direção da Sociedade de Beneficência de Piraju reuniu autoridades, representantes de entidades e membros da imprensa para divulgar a situação dos hospitais filantrópicos do Brasil. O encontro integra a programação da campanha “Acesso à saúde – Meu direito é um dever do governo”.

Na reunião, Fábio Garcia destacou a importância da
contribuição oriunda da Associação dos Amigos da
Saúde de Piraju (AASP); segundo ele, o recurso tem sido
essencial para equilibrar as contas do hospital
(FOTO: Expresso Piraju)
Nesta segunda-feira, 29, o ato foi realizado simultaneamente em todos os municípios que confirmaram a adesão ao movimento. Nos dias 13 de julho e 4 agosto, a sensibilização ocorrerá nos Estados e na capital federal, respectivamente.

Idealizada pelo Movimento Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos no SUS, a mobilização tem como propósito alertar a sociedade a respeito das dificuldades enfrentadas pelas Santas Casas brasileiras. O principal problema diz respeito à defasagem da tabela SUS (Sistema Único de Saúde), que está há mais de uma década longe de cobrir as despesas das instituições.

De acordo com o diretor administrativo do hospital de Piraju, Fábio Garcia, a unidade está numa situação privilegiada em relação a Santas Casas da região. Apesar do quadro favorável, no entanto, o hospital está num “equilíbrio tênue”, ou seja, qualquer desvio no orçamento pode comprometer a manutenção da entidade.

“Nós não temos recursos sobrando; não temos dívidas, nem com fornecedores, nem com banco. É uma situação delicada, no sentido de que a receita é igual à despesa. Qualquer mudança que ocorra vai causar um mal estar econômico”, diz.

No encontro, Garcia disse que, se o hospital dependesse apenas dos recursos do SUS para sobreviver, a instituição já teria encerrado suas atividades há muito tempo.

domingo, 28 de junho de 2015

Igreja evangélica é arrombada na Vila Tibiriçá

Crime está sendo investigado pela Polícia Civil; nada foi levado do templo

Uma igreja evangélica localizada na Rua Dr. Celso Amaral, Vila Tibiriçá, foi invadida na madrugada deste domingo, 28. Segundo informações da Polícia Militar, as janelas e um dos armários do estabelecimento foram arrombados. A autoria do crime ainda é desconhecida.

Ainda de acordo com a polícia, nenhum objeto foi levado da igreja. O caso será investigado.

Vale destacar que, nos últimos meses, outras igrejas foram arrombadas na cidade. As ocorrências foram registradas em estabelecimentos pertencentes à comunidade católica. Segundo informações, esse é o primeiro caso envolvendo um estabelecimento evangélico.

Oficina aproxima crianças e adolescentes da arqueologia

Inscrições são gratuitas; atividades ocorrerão entre os dias 21 e 24 de julho

O Centro Regional de Arqueologia Ambiental Mário Neme está com inscrições abertas para a oficina “Escavando Piraju”. A atividade é voltada a crianças e adolescentes. Segundo informações, a oficina será realizada entre os dias 21 e 24 de julho.

Peças que foram encontradas na bacia do Paranapanema
(FOTO: PMETP)
Planejada para entreter e aproximar o público infanto-juvenil do dia a dia da arqueologia, a oficina contará com diversas atividades. Uma delas permitirá ao participante conhecer os procedimentos que envolvem um trabalho de escavação.

A oficina acontecerá em duas etapas. Entre os dias 21 e 22 de julho, das 14h às 16h30, participarão crianças de 7 a 9 anos. Já no período de 23 e 24 do mesmo mês, das 9h às 11h30, poderão participar crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do telefone (14) 3351-6027. Mais informações na Rua 13 de Maio, 662, Centro.

CONHEÇA UM POUCO MAIS

Extensão do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), da Universidade de São Paulo (USP), o Centro Regional de Arqueologia Ambiental realiza pesquisas interdisciplinares em arqueologia e meio ambiente. Os trabalhos ocorrem ao longo da bacia do Rio Paranapanema.

Membros do CDU elegem nova diretoria na próxima terça-feira

Eleitos serão empossados na mesma data; reunião terá início às 19h

O Conselho de Desenvolvimento Urbano (CDU) realizará reunião ordinária na próxima terça-feira, 30. Marcado para começar às 19h, o encontro acontecerá na sede do Departamento de Engenharia (DEENG), localizada na Av. Vereador Eduardo Cassanho, 580.

Na oportunidade, os membros elegerão a nova diretoria do CDU. Os eleitos serão empossados no mesmo dia. Até então, a presidência do conselho está nas mãos da arquiteta Flávia Ballielo Barcala.  

Além da eleição, os conselheiros discutirão outros dois assuntos. Um deles diz respeito à circulação de veículos em ruas com largura inferior às especificações do plano diretor de Piraju.

sábado, 27 de junho de 2015

População deixa de participar da Conferência Municipal de Saúde

Quórum ficou aquém do esperado; apesar da baixa participação dos moradores, reunião não ficou comprometida

A Câmara de Piraju sediou na última quinta-feira, 25, a VII Conferência Municipal de Saúde. O evento aconteceu na Câmara Municipal e contou com aproximadamente 70 pessoas – a maioria ligada ao setor da saúde. Apesar da divulgação promovida pela prefeitura, poucos cidadãos participaram da conferência.

FOTO: Expresso Piraju
Realizado das 13h às 17h, o evento foi aberto com uma palestra ministrada pelo médico Osvaldo Ortega. Logo em seguida, os participantes foram divididos em grupos para discutir os eixos propostos na conferência desse ano a partir do tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”. Cada grupo nomeou um relator para compartilhar o resultado das discussões.

Na sequência, o público elegeu os delegados que representarão o município de Piraju na fase regional da conferência. As etapas estadual e nacional serão realizadas em setembro e novembro, respectivamente.

Conforme divulgado, o tema da conferência desse ano foi definido em decreto assinado pela presidente Dilma Rousseff (PT).

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Funcionários da CPFL Santa Cruz podem entrar em greve

Proposta inicial da empresa foi rejeitada pela categoria; nova rodada de negociações deve acontecer na semana que vem

O Sindicato dos Trabalhadores Eletricitários de Ipaussu, Ourinhos e Região continua pressionando a CPFL Santa Cruz para que reveja as sete metas da PLR (Participação dos Lucros e Resultados) referente ao ano de 2015. No entendimento da entidade, as metas não são “passíveis de atingimento”.

No detalhe, manifestação dos funcionários ocorrida em
frente à sede da CPFL Santa Cruz em Piraju
(FOTO: Sindicato dos Trabalhadores Eletricitários de
Ipaussu, Ourinhos e Região)
Descontente com a proposta apresentada pela empresa, o sindicato não descarta deflagrar uma greve geral nos próximos dias. Segundo o presidente da entidade, André Paladino, a insatisfação é compartilhada por todos os funcionários da CPFL. “Há tanto consenso que 100% da categoria participou das manifestações e das paralisações realizadas na última segunda, terça e quarta-feira. A decisão foi unânime. Nenhum voto foi a favor da empresa”, diz. A reabertura das negociações acontecerá na semana que vem.

Além de criticar os indicadores estipulados pela empresa – dois deles, vale dizer, correm o risco de não serem cumpridos pelos funcionários –, o sindicato reivindica o pagamento integral da PLR 2015, alegando que o lucro da CPFL somente nos primeiros meses desse ano superou a arrecadação do mesmo período em 2014.

A companhia conta com um quadro de 253 trabalhadores. A área de concessão abrange os municípios Piraju, Timburi, Tejupá, Sarutaiá, Taguaí, Taquarituba, Itaí, Paranapanema, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu, Bernardino de Campos, São Pedro do Turvo, Ubirajara, Ourinhos, Chavantes, Canitar, Avaré, Manduri, Cerqueira César, Águas de Santa Bárbara, Arandu, além de três municípios paranaenses.

A direção da CPFL Santa Cruz ainda não se manifestou oficialmente sobre o assunto.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Gênero e diversidade sexual continuarão sendo tratados nas escolas, afirma DEDUC

Departamento diz que temas não podem ser interpretados como ideologia de gênero

Em comunicado enviado à imprensa, o Departamento de Educação de Piraju informa que, apesar da exclusão do item “gênero e diversidade sexual” do Plano Municipal de Educação (PME), os professores da rede continuarão tratando do tema nas salas de aula.

O comunicado foi redigido pela diretora do DEDUC,
Maria Helena de Oliveira Soares
(FOTO: Reprodução TV Tem)
De acordo com a diretora da pasta, Maria Helena de Oliveira Soares, a retirada do item “não altera em nada o trabalho que é realizado pelos professores nas nossas unidades escolares”. Sobre a suposta inclusão da ideologia de gênero nas escolas, motivada pela presença da palavra gênero no PME, a prefeitura informa que “esta ideologia não esteve e não está presente na educação municipal, assim como não está presente qualquer tipo de ideologia, seja ela qual for”.

A nota ainda diz que a permanência do item no dia a dia dos alunos é fundamental para a eliminação de preconceitos. “O que está presente em nossas escolas e no trabalho do professor é o respeito a todo tipo de diversidade existente na sociedade, com as quais a criança se depara todos os dias. Os professores continuarão exercendo seu trabalho com a mesma competência, promovendo respeito, quesito essencial para o exercício da cidadania”.

Maria Helena concedeu entrevista à TV Tem. Segundo ela, a ausência do tema nas escolas é inconcebível. “O dano que pode causar futuramente é outro. Você tem que pensar muito bem. Ninguém quer fazer qualquer tipo de imposição”, diz.

ENTENDA MAIS

A Câmara Municipal de Piraju aprovou na última terça-feira, 23, o projeto de lei nº 25/2015, de autoria do vereador José Eduardo Pozza (PTB). A matéria foi elaborada com o objetivo de excluir o item “gênero e diversidade sexual” dos temas transversais previstos no Plano Municipal de Educação.

Depois de muita tensão, o PL 25 foi apreciado em primeira votação. Como já era esperado, apenas o vereador Vinícius Garcia (PV) votou a favor da manutenção do item no plano. O parlamentar manteve sua posição de que a palavra gênero não está relacionada a nenhum tipo de ideologia, e que o termo deve ser interpretado à luz da sexualidade.

Contudo, a opinião da maioria prevaleceu. Para satisfazer o anseio do público, que já havia comemorado o resultado da primeira votação, o presidente da Casa, Carlos Pneus (PT), abriu logo em seguida uma sessão extraordinária para concluir a tramitação do projeto. A votação contou novamente com a rejeição de Garcia.

Agora, o PL 25 segue para sanção do prefeito Jair César Damato (PMDB).

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Favoráveis ao PL 25 lotam a Câmara Municipal para exigir alteração no PME

A partir de agora,  plano deixa de contar com a expressão ‘gênero e diversidade sexual’

A Câmara Municipal de Piraju aprovou ontem, 23, o projeto de lei nº 25/2015, de autoria do vereador José Eduardo Pozza (PTB). A matéria foi elaborada com o objetivo de excluir o item “gênero e diversidade sexual” dos temas transversais previstos no Plano Municipal de Educação (PME).

FOTO: Câmara Municipal de Piraju
Mais de 200 pessoas – a maioria favorável ao projeto – acompanharam a votação. Empunhando cartazes com os dizeres “Gênero não!”, “Não aos termos gênero e diversidade sexual no PME” (foto ao lado) entre outros, os cidadãos contrários ao texto vigente do plano tomaram conta do auditório. Muitos não puderam assistir a sessão por falta de espaço.

A Polícia Militar foi chamada para conter eventuais desentendimentos. Segundo informações, nenhuma ocorrência foi registrada.

Depois de muita tensão, o PL 25 foi apreciado em primeira votação. Como já era esperado, apenas o vereador Vinícius Garcia (PV) votou a favor da manutenção do item no plano. O parlamentar manteve sua posição de que a palavra gênero não está relacionada a nenhum tipo de ideologia, e que o termo deve ser interpretado à luz da sexualidade.

Contudo, a opinião da maioria prevaleceu. Para satisfazer o anseio do público, que já havia comemorado o resultado da primeira votação, o presidente da Casa, Carlos Pneus (PT), abriu logo em seguida uma sessão extraordinária para concluir a tramitação do projeto. A votação contou novamente com a rejeição de Garcia.

Agora, o PL 25 segue para sanção do prefeito Jair César Damato (PMDB).

Leia mais

terça-feira, 23 de junho de 2015

PL 25 passará pela primeira deliberação na noite de hoje

Assinado pelo vereador Pozza, projeto pretende excluir item das diretrizes educacionais do município

Uma onda de apreensão tomou conta das redes sociais por conta da suposta inclusão do tema ideologia de gênero no Plano Municipal de Educação. O assunto ganhou proporção depois que alguns segmentos da sociedade recorreram aos políticos do município para exigir a retirada da palavra gênero do PME.

De imediato, o vereador José Eduardo Pozza (PTB) elaborou projeto de lei nº 25/2015 no sentido de excluir o item “gênero e diversidade sexual” dos temas transversais. Segundo o autor da matéria, a preservação do item pode abrir caminho para a implantação da ideologia de gênero na rede municipal.

Em entrevista concedida às emissoras de rádio, Pozza disse que os professores não possuem qualificação para tratar do assunto na sala de aula. “Entendo que não temos profissionais capacitados para dar essa matéria ao aluno”, afirma. Além disso, o parlamentar alega que o tema deve ficar circunscrito ao ambiente familiar. Questionado se os pais têm condições de dialogar sobre sexualidade com as crianças, o petebista limitou-se a informar que “a família precisa ser fortalecida”.

As declarações do vereador soaram ofensivas a inúmeros professores da rede. Eles procuraram a diretora do Departamento de Educação, Maria Helena de Oliveira Soares, para exigir algum tipo de atitude contra o político. De acordo com a classe, as escolas possuem profissionais qualificados para ministrar aulas sobre sexualidade, as quais já fazem parte do dia a dia dos alunos.

Apesar dos esclarecimentos promovidos insistentemente pela administração, a começar pela garantia de que a prefeitura é contrária à ideologia de gênero, o trâmite do projeto apresentado por Pozza conta com a adesão da maioria dos vereadores. Vinícius Garcia (PV) e Luciano Louzada (PMDB) são os únicos que lutam pela permanência do item no PME.

Nesta terça-feira, 23, o projeto passará pela primeira deliberação. A sessão deverá contar com um grande número de cidadãos favoráveis e contrários ao projeto.

Nas redes sociais, o assunto divide opiniões. Os que defendem a redação atual do plano – todos contrários à ideologia de gênero, vale destacar – alegam que a exclusão do item colocará em risco todos os esforços para que a sociedade se veja livre de preconceitos e crimes que persistem no âmbito da homossexualidade. Já os contrários alegam que, além da sexualidade ser um assunto familiar, a simples presença da palavra gênero no plano é uma “porta aberta” para a referida ideologia.

Polícia Militar cumpre mandado de prisão na Vila Tibiriçá

Condenado foi levado para a cadeia de Sarutaiá; crime ocorreu em 2013

A Polícia Militar cumpriu mandado de prisão no início da noite de ontem, 22. Por determinação do Poder Judiciário, um homem de 34 anos, residente na Vila São José, foi preso por tentativa de homicídio qualificado. A ocorrência foi registrada no cruzamento da Av. Dr. Simão com a Rua Naby Assaf, Vila Tibiriçá.

Segundo informações, o morador não ofereceu resistência ao ser preso. Após passar pela delegacia, ele foi levado para a cadeia de Sarutaiá.

O crime aconteceu no dia 15 de novembro de 2013, na Rua Augusto Morine, Vila São José. De acordo com a polícia, o homem esfaqueou a companheira na cozinha do imóvel. O golpe atingiu as costas da vítima. Depois do crime, o morador fugiu a pé em direção a um ribeirão que margeia a casa. Ainda segundo a PM, ele foi preso na Praça Benedito Silveira Camargo.

A mulher passou por atendimento no pronto-socorro. Ela foi medicada e liberada no mesmo dia.  

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Última atração do primeiro semestre

FOTO: Departamento de Cultura
O número de cadeiras do Cinemax não foi suficiente para atender o público que compareceu no local para assistir a peça “Iara – O encanto das águas”, da Companhia Lumiato. Segundo informações do Departamento de Cultura, muitas pessoas foram impedidas de entrar por conta da quantidade limitada de assentos. Encenado na noite do último sábado, 20, o espetáculo fechou a programação dos meses de maio e junho do Circuito Cultural Paulista, programa da Secretaria de Estado da Cultura. As próximas atrações serão retomadas após o mês de julho.

Frente parlamentar

FOTO: Giro Marília
Nesta terça-feira, 23, a partir das 10h30, o plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediará a instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Duplicação da Rodovia SP-270 – Raposo Tavares. Segundo informações, a mobilização está sendo liderada pelo deputado estadual Ricardo Madalena (PR). Pautada na “segurança da população e desenvolvido do interior”, a frente objetiva atender o ensaio dos municípios abrangidos pelas regiões de Piraju, Avaré, Ourinhos, Itapetininga e Sorocaba. O prefeito de Piraju estará presente na solenidade. Em entrevista concedida à imprensa, Jair César Damato (PMDB) classificou a criação de frente como algo “importante”. “Isso é fundamental importância para o desenvolvimento da região”, diz.

domingo, 21 de junho de 2015

Prisão por embriaguez e acidentes de trânsito mobilizam a polícia no fim de semana

No primeiro caso, o condutor foi preso em flagrante depois de passar pelo bafômetro

Um homem de 46 anos, residente na zona rural de Piraju, foi preso por embriaguez ao volante no Distrito de Ribeirão Bonito, em Tejupá. A ocorrência foi registrada na tarde de sábado, 20.

De acordo com informações, a Polícia Militar constatou que o motorista estava conduzindo um automóvel em zigue-zague pela via pública. Ao ser abordado, ele apresentou claros sinais de que tinha ingerido álcool. A embriaguez foi comprovada pelo etilômetro.

O condutor foi levado para a delegacia, onde a Polícia Civil estipulou fiança de R$ 905,00 para liberá-lo. Como não pagou o valor determinado, o homem foi preso em flagrante. Ele aguarda decisão judicial na cadeia de Sarutaiá. O veículo dele foi apreendido.

ACIDENTES

Dois acidentes de trânsito com vítima foram registrados pela Polícia Militar de Piraju na noite deste domingo, 22. Em ambos os casos, as vítimas precisaram de atendimento médico no pronto-socorro. Elas apresentaram ferimentos leves.

O primeiro acidente ocorreu na Praça Benedito Silveira Camargo. Segundo informações, um ciclista de 14 anos, residente no Jardim Jurumirim, atingiu a lateral da camionete conduzida por um morador do Distrito de Rubião Júnior. O ciclista apresentou uma lesão na região da boca.

Pouco tempo depois, uma motorista de 26 anos, residente na Vila Cantizani, perdeu o controle do veículo quando transitava pela Av. Vereador Eduardo Cassanho, Centro. De acordo com a polícia, o carro atingiu um registro de água. Funcionários da Sabesp foram até o local para sanar o problema, já que houve vazamento de água.

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Traficante tenta fugir, mas é preso pela polícia no Jardim Ana Cristina

Mais de 25 porções de maconha foram apreendidas pelos militares; um menor também foi abordado

Um rapaz de 20 anos foi preso por tráfico de drogas no cruzamento das Ruas Constantino Leman com a Israel dos Santos Guerra, Jardim Ana Cristina. Segundo informações, a Polícia Militar estava monitorando o local após denúncias que havia comércio de drogas no bairro.

FOTO: Polícia Militar do Estado de São Paulo

Quando avistou a viatura, o acusado tentou fugir, mas foi contido pelos policiais. Um menor de 16 anos, que estava junto com o rapaz, também foi abordado. Com eles, a PM encontrou 27 porções de maconha, dinheiro e um aparelho celular (fotos).

O traficante foi encaminhado para a cadeia pública de Sarutaiá. Já o menor foi liberado a um responsável legal.

FOTO: Polícia Militar do Estado de São Paulo

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Projeto pretende alterar tópico do Plano Municipal de Educação

Autor da matéria diz que rede municipal de ensino não possui docentes capacitados

420h16

O vereador José Eduardo Pozza (PTB) pretende retirar o item “gênero e diversidade sexual” dos temas transversais previstos no Plano Municipal de Educação (PME). A intenção do parlamentar foi apresentada sob a forma de projeto de lei, o qual foi lido e encaminhado às comissões permanentes da Casa na sessão ordinária dessa semana.

José Eduardo Pozza (FOTO: Expresso Piraju)
Motivado pela pressão de alguns segmentos da sociedade, que consideram o item como uma “porta aberta” para a inclusão da ideologia de gênero na sala de aula, Pozza redigiu a proposta nos moldes de uma iniciativa apresentada em abril desse ano pelo vereador Campos Filho (DEM), da Câmara Municipal de Campinas. A justificativa do projeto assinado pelo petebista conta com o mesmo texto da proposta apresentada pelo vereador campineiro.

Em entrevista à rádio Eduvale FM, Pozza afirmou que os professores da rede municipal de ensino de Piraju não possuem capacitação para tratar do item que está no foco das discussões. “A educação de hoje não está preparada para que essa matéria seja discutida e levada aos alunos”, diz.

Nas redes sociais, o vereador esclareceu que a inaptidão deve ser entendida somente se as escolas passarem a ministrar aulas baseadas na ideologia de gênero. “[...] a diretora disse que não está sendo aplicada no ensino a matéria ideologia de gênero. Parabéns à diretora. É isso que todos querem. Mas ninguém, até o momento, inclusive este vereador, é contra aulas ou ensinamentos voltados a esclarecer alunos e pais relativos a sexo”.

O vereador Vinícius Garcia (PV) é o único representante da população na Câmara que defende a manutenção do item no PME. Ele já anunciou que não aprovará o projeto de Pozza. Segundo o parlamentar, a preservação do assunto é fundamental para que a escola possa formar cidadãos não somente com noções de gênero e diversidade sexual, mas também com informações sobre educação e diretos humanos, educação para o trabalho, diversidade étnico-racial e educação ambiental.

“Qual é o problema da diversidade sexual? Só existe homem e mulher no mundo? A gente tem que ter consciência de que esse assunto tem que ser debatido na sala de aula. Você não confia nos professores que educam seu filho? Se o professor não estiver preparado, ele não vai fazer isso”, diz.
O PL 25 passará por duas votações. Segundo informações, a última deliberação acontecerá no início de julho.

EM VIGÊNCIA

Vale destacar que o PME foi aprovado pelos vereadores no final do ano passado e já está sendo aplicado nas escolas municipais. Desde que foi posto em vigência, o plano não ensejou nenhuma inclusão da ideologia de gênero na sala de aula. Segundo o Departamento Municipal de Educação, o item que está no centro das atenções é tratado de forma a apresentar aos alunos uma visão completa a respeito da sexualidade. 

terça-feira, 16 de junho de 2015

Câmara sediará VII Conferência Municipal de Saúde

Evento discutirá saúde pública como um ‘direito do povo brasileiro

O Departamento de Saúde (DESAU) definiu a programação da VII Conferência Municipal de Saúde. Segundo a pasta, o evento acontecerá no dia 25, a partir das 13h, na Câmara Municipal.

Conforme estabelecido pelo governo federal através de decreto assinado pela presidente Dilma Rousseff (PT), a conferência terá como tema a “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas – direito do povo brasileiro”.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

12h às 13h15 – credenciamento
13h15 às 13h30 abertura oficial
13h30 às 14h15 – palestra
14h15 às 15h45 – discussão em grupo
15h45 às 16h – coffee break
16h às 16h20 – apresentação e votação das propostas
16h20 às 17h – apresentação e escolha dos candidatos a delegado
17h – encerramento

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Posto de Atendimento ao Trabalhador de Piraju oferece 18 oportunidades

Segundo informações, maior número de vagas é para o cargo de vendedor

417h57

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) está oferecendo inúmeras oportunidades nesta segunda-feira, 15. Ao todo, 18 vagas estão disponíveis. Os interessados devem procurar o posto no período das 8h às 16h, de segunda à sexta. O PAT está localizado na Rua Major Mariano, 986, Centro. Mais informações podem ser obtidas no (14) 3351-1886.

CONFIRA AS VAGAS

1 – caixa de supermercado (m)
1 – confeiteiro (h/m)
1 – cozinheira (m)
1 – dentista (h/m)
1 – educador musical de cordas graves (h/m)
1 – instalador elétrico (h)
1 – manicure (m)
1 – mecânico de automóveis (h)
1 – nutricionista (h/m)
1 – serralheiro (h)
1 – repositor em supermercado (h)
1 – técnico de segurança do trabalho (h/m)
1 – trabalhador rural (h/m)

Doações serão entregues a partir do dia 1º de julho, informa Fundo Social

Cobertores também poderão retiradas na mesma data; peças foram confeccionadas pela prefeitura

411h18

O Fundo Social de Solidariedade deu início à separação e contagem das peças que foram arrecadadas na Campanha do Agasalho. As doações estão armazenadas no galpão multiuso do Centro de Exposições Pref. Cláudio Dardes (FECAPI).

Jovens participaram em peso da edição desse ano da
campanha (FOTO: Erinete Dognani)
Ao todo, 346 pessoas, entre parceiros e colaboradores, participaram da campanha. Mais de 50 veículos percorreram os bairros da cidade na manhã do último sábado, 13.

Segundo informações ainda preliminares, a arrecadação desse ano foi maior do que a do ano passado, quando 150 mil peças foram coletadas. Em conversa com a presidente do Fundo Social, Sabrina Damato, a reportagem foi informada que as peças estão em bom estado de conservação.

A entrega das doações, bem como dos 700 cobertores confeccionados pela prefeitura, acontecerá a partir do dia 1º de julho. De acordo com Sabrina, as peças da campanha do agasalho poderão ser retiradas das 8h às 16h, apenas no galpão multiuso. Já os cobertores estarão disponíveis das 13h às 17h na sede do Fundo Social.

Mais informações podem ser obtidas no (14) 3351-5602. 

domingo, 14 de junho de 2015

Vítima de tentativa de homicídio permanece sob cuidados médicos

Autor do disparo ainda continua foragido; ele estava com o rosto coberto

421h44 

Clique no player e confira a matéria completa

‘Foi um semestre perdido’, diz Jair Damato a respeito da crise financeira

Prefeito acredita que cenário desfavorável deixará de existir nos próximos meses

411h27

Em entrevista concedida a uma emissora de rádio na última sexta-feira, 12, o prefeito Jair César Damato (PMDB) destacou mais uma vez os impactos da crise financeira que assola o país. Segundo ele, nos primeiros cinco meses desse ano, o município deixou de receber R$ 1,5 milhão dos governos estadual e federal.

Jair César Damato (FOTO: Expresso Piraju)
“Foi um semestre perdido, infelizmente. A gente espera retomar agora”, diz. Segundo Damato, uma das principais expectativas de recuperação econômica é a edificação das 650 moradias do programa Minha Casa, Minha Vida. De acordo com ele, as lojas de material de construção serão as mais beneficiadas.

Com relação à contratação de mão de obra local, Damato disse que “provavelmente” a empresa abrirá postos de trabalho para os moradores da cidade.

Conforme divulgado pelo Expresso Piraju, um dos impactos mais recentes da crise obrigou a prefeitura a escalonar o pagamento do salário dos servidores municipais. Outra consequência diz respeito ao repasse do FUNDEB. Segundo informações, R$ 750 mil deixaram de ser enviados ao município. 

sábado, 13 de junho de 2015

Oficina de produção audiovisual conta com 20 vagas

Interessados devem ter no mínimo 16 anos; inscrição é gratuita

423h30

O Departamento de Cultura (DECULT) está recebendo inscrições para a oficina de produção audiovisual oferecida pelo programa Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som), da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Interessados devem possuir qualquer tipo de equipamento
que permita a captação de áudio e vídeo
De acordo com a pasta, os interessados devem ter no mínimo 16 anos. As inscrições, que são gratuitas, devem ser feitas na sede do DECULT, localizada na Praça Benedito Silveira Camargo (Brasilinha), 165, ou pelo (14) 3351-3622. Ao todo, 20 vagas estão sendo oferecidas pelo programa.

Segundo o departamento, o inscrito deve possuir qualquer tipo de equipamento que permita a captação de áudio e vídeo. Ainda de acordo com a pasta, a oficina permite que o participante tenha condições de produzir, por exemplo, um curta-metragem.

As aulas serão realizadas na sede do DECULT.

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Laudo mostra que menina de 11 anos não sofreu abuso sexual

Ela e a avó foram mortas com um tiro na região da cabeça; motivações ainda são desconhecidas

418h22

A Polícia Civil continua investigando o assassinato de Lawany Nicole Vitorino, 11, e de Suely de Fátima Alves Vitorino, 54, na Chácara Sonho do Poeta, Conjunto Maria Gonçalves da Motta. O crime ocorreu na tarde do último domingo, 7.

Lawany foi enterrada em Sarutaiá (FOTO: Facebook)
Nos últimos dias, o caso motivou uma série de hipóteses sobre o que teria motivado Joacir Aparecido Barbosa, 50, a praticar o homicídio e, em seguida, desferir um tiro contra a própria cabeça.

Em entrevista concedida à imprensa, o delegado Alberto Bueno Correa Filho, responsável pelas investigações, esclareceu que, ao contrário dos boatos que circularam pela cidade, Lawany não estava grávida. Segundo ele, o laudo sexológico, que já foi anexado no inquérito, apontou que as mulheres não foram vítimas de nenhum abuso sexual.

De acordo com ele, a mãe de Lawany e a estudante de 12 anos que estava brincando com a menina já prestaram depoimento. O conteúdo das oitivas não foi divulgado. Segundo o delegado, outras pessoas serão arroladas pela Polícia Civil. As causas do crime ainda são desconhecidas.

A polícia também está traçando a dinâmica dos assassinatos. Preliminarmente, as investigações apontam que Lawany foi morta antes de Suely. Logo na sequência, Joacir teria cometido suicídio por ter se sentido acuado em razão da presença da Polícia Militar na chácara. Os três morreram antes de receber atendimento médico.

Com Joacir, a polícia encontrou a arma usada para matar as mulheres. Trata-se de um revólver calibre 32. Além das munições que estavam na arma – quatro delas estavam deflagradas –, os militares encontraram mais de 10 munições intactas no bolso do homem.

Segundo as investigações, a numeração do revólver foi raspada. “Ela [a arma] pode ter sido furtada de algum lugar. Com certeza a munição chegou de forma ilegal até ele”, diz Alberto. O homem tinha passagem pela polícia por porte ilegal de arma.

Suely, que era avô de Lawany, convivia com Joacir na chácara. No dia do crime, a mãe da menor estava na casa. Quando os disparos foram efetuados, a mãe e a amiga da menina conseguiram escapar ilesas.

O velório e o enterro das mulheres aconteceram em Sarutaiá, onde residiam com outros familiares. Já o enterro de Joacir ocorreu em Tejupá.

OUTROS LAUDOS

A polícia tem em mãos o laudo necroscópico das três pessoas. Os exames mostram que todos morreram em decorrência de um único tiro na cabeça. Agora, as investigações aguardam o laudo toxicológico para saber se Joacir fez uso de alguma substância no dia dos assassinatos.

Mutirão da Campanha do Agasalho ocorre neste sábado em todos os bairros

Coleta contará com inúmeros voluntários; Fundo Social confirma entrega de cobertores

409h44

O Fundo Social de Solidariedade de Piraju realizará neste sábado, 13, o mutirão da Campanha do Agasalho 2015. Programada para começar às 8h, a coleta contará com aproximadamente 200 voluntários. Os participantes percorrerão todos os bairros da cidade.

Edição passada da campanha arrecadou 150 mil peças
(FOTO: Arquivo Expresso PIraju)
Nos últimos dias, funcionários da coleta seletiva entregaram, em cada imóvel da cidade, sacolas específicas para armazenamento das doações. Assim como aconteceu nas edições passadas, as peças serão levadas para o galpão multiuso do Centro de Exposições Pref. Cláudio Dardes (FECAPI).

Segundo a primeira-dama do município e presidente do Fundo Social, Sabrina Damato, a entrega das doações está prevista para ocorrer no dia 1º de julho. A data ainda será confirmada. A partir de segunda-feira, 15, as peças serão organizadas para facilitar o acesso dos interessados.

De acordo com Damato, a campanha desse ano contará ainda com a entrega de 700 cobertores confeccionados pelo Fundo Social.

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Desativação do abrigo de cães e gatos pauta reunião da APRAPI

Vizinho do imóvel alega que os animais estão incomodando a população

412h54

Um morador da cidade participou da reunião de ontem, 11, da Associação Protetora dos Animais de Piraju (APRAPI). Ocorrido na Câmara Municipal, o encontro contou com a presença de membros da diretoria da entidade e voluntários.

Falta de manutenção do abrigo é uma das preocupações
da APRAPI; futuro dos animais ainda é incerto
(FOTO: Expresso Piraju)
Na oportunidade, o cidadão apresentou um abaixo-assinado com 250 nomes de pessoas contrárias à permanência de cães e gatos no abrigo localizado na Av. Dr. Simão, Vila Tibiriçá. Segundo ele, os animais estão gerando transtornos à vizinhança.

Ele ainda estava munido de uma cópia da inspeção realizada pela Vigilância Sanitária no local. A visita dos agentes ocorreu no dia 27 de junho do ano passado, menos de um mês após o protocolo do abaixo-assinado na VISA. No relatório, os agentes afirmam que o abrigo precisa ser totalmente desativado por estar em desacordo com a legislação sanitária.

O morador demonstrou indignação com o fato de nada ter sido feito após a inspeção. Além disso, ele não escondeu sua preocupação com a falta de providências do Ministério Público, que também recebeu o abaixo-assinado e o parecer da Vigilância Sanitária.

Depois de ouvir atentamente as considerações do cidadão, a APRAPI disse que também está empenhada em desativar o abrigo. A entidade informou ao morador que a prefeitura garantiu, em mais de uma ocasião, que os cães e gatos serão levados provisoriamente para o Parque Municipal do Dourado até a construção de um espaço adequado para atender os animais.

Para tanto, a administração teria conseguido a anuência da maioria dos membros que integram o conselho gestor do parque. A suposta aprovação foi questionada por ambientalistas contrários ao remanejamento dos animais para uma área de preservação. Eles alegam que, além de não ter adesão dos conselheiros, a proposta da prefeitura contraria as leis de ocupação do parque.

Enquanto a desativação do abrigo caminha a passos lentos, a APRAPI espera que a prefeitura garanta pelo menos a manutenção do local (roçagem e adequação das baias). Segundo informações, é comum a associação receber ligações de moradores indignados com o mau cheiro proveniente do abrigo. Outra queixa diz respeito à fuga de cachorros por conta da precariedade de alguns alojamentos.

Atualmente, a prefeitura gasta mais de R$ 3 mil por mês com o aluguel do abrigo. Além disso, o município custeia a ração dos animais e, na medida do possível, oferece respaldo veterinário aos cerca de 150 cães e gatos que vivem no imóvel.

Comerciantes são surpreendidos pela polícia com produtos piratas

Eles responderão em liberdade por violação de direitos autorais

408h10

A Polícia Militar apreendeu ontem, 10, cerca de três mil CDs e DVDs piratas na Praça Ataliba Leonel, Centro. Segundo informações, os produtos estavam sendo comercializados por dois indivíduos na Feira da Lua.  

Parte dos produtos apreendidos pela polícia durante fiscalização na Feira da Lua
(FOTO: Polícia Militar do Estado de São Paulo)

“Durante patrulhamento a pé nós visualizamos os comerciantes. De imediato eles assumiram que se tratava de produto pirata”, diz o tenente Sandro Luiz Zanardo. Depois da abordagem, os vendedores foram levados para o plantão policial. Eles responderão em liberdade por violação de direitos autorais.

De acordo com Zanardo, a polícia pretende realizar o mesmo tipo de fiscalização na feira realizada no Jardim Jurumirim. Ele orienta a população a não adquirir produtos piratas. “Primeiro porque danifica os aparelhos e, em segundo, porque viola o direito de alguém que trabalhou e paga os impostos pra comercializar esse tipo de produto”, alerta.

terça-feira, 9 de junho de 2015

Câmara Municipal recebe cidadãos contrários à ideologia de gênero

Reunião marcada para ocorrer hoje deve por fim às discussões sobre o tema

400h44

Cerca de 40 pessoas acompanharam a sessão de ontem, 9, da Câmara Municipal. A maioria dos cidadãos foi até a Casa de Leis com o objetivo de protestar contra a inclusão da ideologia de gênero no Plano Municipal de Educação de Piraju.

Cidadãos durante sessão ordinária realizada ontem à noite
(FOTO: Expresso Piraju)
Embora os vereadores não tenham feito qualquer tipo de deliberação a respeito do assunto, fato que contrariou a expectativa de algumas pessoas que foram até a Câmara por conta de rumores de que o tema seria tratado na sessão, a presença dos cidadãos pautou os discursos na tribuna.

Diante do desentendimento quanto à existência do assunto no plano municipal, o qual já foi reelaborado e aprovado, o porta-voz do Executivo na Casa, João Fernando José (PMDB), disse que a prefeitura fará uma reunião na sede do Departamento de Educação (DEDUC) para esclarecer a questão.

O encontro está agendado para ocorrer nesta quarta-feira. Na oportunidade, representantes de alguns setores da sociedade, principalmente religiosos, estarão no departamento para ouvir as explicações da diretora da pasta, Maria Helena de Oliveira Soares, que já se manifestou sobre o assunto.

A responsável pelo departamento afirmou que o PME não faz qualquer menção à ideologia de gênero. No entendimento da diretora, o assunto deve ser discutido pela família do aluno. Cabe à escola, informa Oliveira, apenas a promoção do respeito pelas diferenças.

Diretora de Educação diz que ideologia de gênero não será incluída na rede municipal

Responsável pela pasta entende que o assunto deve ser tratado pela família dos alunos

418h47

A diretora do Departamento de Educação (DEDUC), Maria Helena de Oliveira Soares, concedeu entrevista à imprensa para esclarecer que não há qualquer intenção da prefeitura em inserir o tema ideologia de gênero na rede municipal de ensino.

Diretora do DEDUC (Arquivo Expresso Piraju)
Segundo ela, o Plano Municipal de Educação foi elaborado e aprovado sem nenhuma menção ao assunto. A última revisão ocorreu em 2014. Como as metas educacionais já foram estabelecidas, o município não precisa se preocupar com a apresentação do plano ao governo federal, que está exigindo a definição das diretrizes até o dia 24 desse mês.

Ao contrário do que foi divulgado, principalmente nas redes sociais, não há qualquer movimentação no sentido de colocar o tema na sala de aula, informa a prefeitura. Ainda segundo a administração, nenhum projeto de autoria do Executivo será apreciado na sessão ordinária desta terça-feira, 9, da Câmara Municipal.

Questionada se o DEDUC tem alguma posição sobre ideologia de gênero, Oliveira disse que o assunto deve ficar circunscrito ao ambiente familiar. Segundo ela, cabe às escolas apenas a formação de pessoas capazes de respeitar as diferenças.  

CONCEITO POLÊMICO

Os defensores da ideologia de gênero apregoam que os gêneros masculino e feminino não passam de uma construção social. No entendimento dos partidários desse conceito, a identidade biológica não deve ser usada para nortear a sexualidade das pessoas. Homens e mulheres, dizem os defensores, não passam de categorias impostas pelo meio (família, educação e sociedade). Cada um é livre para escolher seu próprio gênero, independente dos apelos externos. 

Matriculados na rede pública podem aprender novo idioma sem custo algum

Curso tem duração de três anos; inscrições podem ser feitas até o final desse mês

409h09

O Centro de Estudos de Línguas está com inscrições abertas para cursos de espanhol, francês e japonês. Segundo informações, as matrículas podem ser feitas gratuitamente por alunos a partir do 7º ano da rede pública do Estado de São Paulo. Estudantes das ETECs e do CEEJA (Centro de Educação de Jovens e Adultos) também podem participar.

Centro de Estudos de Línguas (FOTO: Facebook)
De acordo com a professora-coordenadora da unidade, Joyce Pansanato, o curso tem três anos de duração. As aulas são apostiladas e ocorrem no contraturno escolar. No final do curso, o estudante recebe um certificado de 480 horas. Ainda de acordo com a responsável, alunos a partir do nível 2 concorrem a bolsas de intercâmbio na Europa.

Instalada na Escola Estadual Dr. Joaquim Guilherme Moreira Porto, a unidade receberá inscrições até o final desse mês. A escola está localizada na Rua São Vicente de Paulo, 453, Vila Cantizani. Mais informações podem ser obtidas no (14) 3351-1542.

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Polícia deve ouvir única testemunha do duplo homicídio ocorrido em chácara de Piraju

Menina de 12 anos estava brincando com uma das vítimas do assassinato; ela conseguiu fugir

418h52

A Polícia Civil deve ouvir nos próximos dias a estudante de 12 anos que escapou do duplo homicídio ocorrido na tarde de ontem, 7. Conforme divulgado pelo Expresso Piraju, o crime aconteceu na Chácara Sonho do Poeta, localizada no Conjunto Maria Gonçalves da Motta.

Delegado Antonio Carlos Correa durante entrevista
concedida ao repórter Adolfo Lima, da TV Tem
Segundo informações, a estudante estava brincando com Lawany Nicole Vitorino, 11, que morreu após receber um tiro na região da cabeça. A menina conseguiu escapar ilesa do homicídio, assim como a mãe da vítima, que estava na residência do acusado no momento do crime.

Antes de matar Lawany, Joacir Aparecido Barbosa, 50, assassinou Suely de Fátima Alves Vitorino, 54, com quem convivia na chácara. Depois de executar as mulheres, o homem efetuou um disparo contra a própria cabeça.

Em entrevista à TV Tem, o delegado Antonio Carlos Correa disse que a estudante pode esclarecer as motivações do crime. “As informações iniciais apontam que não havia acontecido nenhum desentendimento, e que Joacir não havia consumido bebida alcoólica. Tudo pra nós está na fase de investigação. Acreditamos que a criança possa nos trazer melhores elementos”, relata. O depoimento da menor deve ocorrer nos próximos dias.

Segundo informações, Joacir tinha passagem por porte ilegal de arma.

domingo, 7 de junho de 2015

Homem comete suicídio depois de matar esposa e criança de 11 anos

Apesar do socorro prestado pelo Corpo de Bombeiros, as vítimas não resistiram aos ferimentos

418h09 (atualizado às 23h43)

A Polícia Militar registrou dois homicídios seguidos de suicídio na Chácara Sonho do Poeta, localizada na Rua Profa. Maria Marthos Pozza, Conjunto Maria Gonçalves da Motta. O caso aconteceu por volta das 15h deste domingo, 7.


Suely Vitorino e Lawany Nicole Vitorino (FOTO: Facebook)
Segundo informações, Joacir Aparecido Barbosa, 50, atirou na esposa, Suely de Fátima Alves Vitorino, 54, e na neta da mulher, Lawany Nicole Vitorino, que tinha apenas 11 anos.

De acordo com a polícia, as vítimas foram atingidas na região da cabeça. Depois de efetuar os disparos, Joacir atirou contra a própria cabeça. A arma usada para matar as mulheres – um revólver Taurus calibre 32 com numeração raspada – foi encontrada na mão do acusado. Os três foram encaminhados pelo Corpo de Bombeiros ao pronto-socorro, porém morreram antes de receber atendimento médico.

Ainda segundo a PM, Suely e Joacir estavam próximos à porteira da chácara. Por razões ainda desconhecidas, a mulher recebeu o primeiro disparo. Na sequência, Joacir teria caminhado em direção a Lawany, que estava brincando com uma estudante de 12 anos no terreiro da chácara. O homem apertou o gatilho da arma, porém o tiro falhou. Quando efetuou o terceiro disparo, a bala atingiu Lawany.

A amiga e a mãe de Lawany, que estava na casa de Joacir quando tudo aconteceu, conseguiram escapar ilesas.

A polícia encontrou 13 munições no bolso da calça de Joacir. De acordo com informações relatadas no boletim de ocorrência, todas as balas estavam intactas. No carregador da arma, a Polícia Civil encontrou seis munições. Quatro delas estavam deflagradas.

Suely e Lawany foram enterradas às 15h desta segunda-feira, no cemitério municipal de Sarutaiá.