domingo, 29 de novembro de 2015

Polícia apreende máquinas caça-níqueis, espingarda e cigarros contrabandeados

Comerciante foi posto em liberdade pela polícia depois de pagar fiança

Uma equipe da Força Tática apreendeu duas máquinas caça-níqueis num bar localizado na Rua Major Mariano, Centro. Segundo informações do boletim de ocorrência, os policiais estavam fazendo patrulhamento pela rua quando presenciaram um homem fazendo uso de um dos equipamentos. O caso aconteceu na noite da última sexta-feira, 27.

FOTO: Polícia Militar do Estado de São Paulo

Em depoimento, o proprietário do comércio disse que lucrava 40% do faturamento da máquina. Um outro aparelho foi localizado pelos policiais dentro da empresa, porém o equipamento estava desativado.  

A Força Tática apreendeu uma espingarda de fabricação caseira. De acordo com o que foi relatado pela polícia, o proprietário do bar ganhou a arma de um morador da cidade que foi preso por furto no dia 8 desse mês (leia mais).

Além disso, os militares encontraram mais de 400 maços de cigarros contrabandeados do Paraguai e R$ 80,00 em dinheiro, quantia que foi retirada pela perícia da máquina que estava sendo usada no momento do flagrante.

O comerciante foi liberado pela Polícia Civil após pagar fiança de R$ 788,00.

sábado, 28 de novembro de 2015

Policial presta socorro a motorista que apresentou quadro de convulsão

Condutor passou por atendimento médico no pronto-socorro

O tenente Murilo Frigeri, da Polícia Militar, socorreu um motorista que, na manhã de ontem, 27, convulsionou enquanto dirigia um automóvel pela Rua 13 de Maio, Centro.

Clique no player e confira a matéria completa.

Após esvaziamento de açude, moradores de Tejupá retornam às suas casas

Risco de inundação deixou a cidade apreensiva nos últimos dias

Durante dois dias, cerca de 400 pessoas foram retiradas da cidade de Tejupá por conta do risco de rompimento de um açude localizado na Fazenda Campina Verde. A ameaça de inundação veio à tona na terça-feira, 24.

De acordo com a TV Tem, 100 famílias foram atendidas pela prefeitura

Por ter sido construída sem respeitar as normas técnicas de segurança, a barragem apresentou enormes fissuras numa das laterais. Conforme divulgado, o açude possui mais de vinte metros de profundidade e área equivalente a dois campos de futebol.

Uma grande operação foi coordenada pela Defesa Civil do Estado de São Paulo para reduzir o volume de água do açude. O trabalho contou com funcionários da prefeitura, DAEE (Departamento de Água e Energia Elétrica) e voluntários, além de uma pessoa ligada à fazenda.

Na quinta-feira, 26, o tenente Murilo da Silva, do Corpo de Bombeiros, garantiu que a vazão tinha sido controlada. A notícia foi recebida com grande alívio pelas famílias que precisaram recorrer à casa de familiares ou a espaços cedidos pela prefeitura para fugir do risco de inundação.

No final da tarde de ontem, um oficial do Poder Judiciário visitou a fazenda. Ele constatou a existência de duas barragens, “sendo uma primeira de menor porte (em funcionamento, totalmente cheia e, aparentemente, não apresentando nenhum risco) e uma segunda de maior porte, a qual apresenta problemas estruturais graves, sendo que a mesma encontrava-se em processo de esvaziamento”.

Segundo informações, a construção do açude que apresentou problemas foi objeto de ação judicial movida em 2013 pela prefeitura de Tejupá contra o proprietário da fazenda. Apesar das determinações impostas para que a barragem fosse desativada, a Justiça verificou que “as obras foram indevidamente concluídas”.

Nesse mesmo ano, o DAEE notificou e multou a fazenda em razão das irregularidades encontradas no açude. Em contato com a TV Tem, o proprietário disse que, “quando comprou a área em 2012, o problema já existia. O proprietário também disse que entrou em recurso contra a ação e aguarda decisão da Justiça”.

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Apreensão de menores deve por fim à onda de arrombamentos e furtos

Três adultos foram presos no início da semana; produtos foram recuperados

O Poder Judiciário determinou a apreensão dos menores que, no decorrer dos últimos dias, se envolveram em atos ilícitos na cidade de Piraju. Segundo informações da Polícia Militar, eles foram levados para uma unidade da Fundação Casa.

A apreensão aconteceu na noite de ontem, 26, após os menores invadirem um imóvel desocupado na Rua Washington Osório de Oliveira, Centro. De acordo com a PM, a ação foi presenciada por uma testemunha, que imediatamente acionou a polícia. Os dois foram detidos pouco tempo depois. Com eles, os policiais encontraram a chave da residência.

Os menores ainda são acusados de participar do furto em dois estabelecimentos comerciais. O primeiro ocorreu na noite de sábado, 21, num supermercado localizado na Rua 13 de Maio, Centro. Na oportunidade, a dupla e um rapaz de 21 anos foram vistos furtando gêneros alimentícios e produtos de higiene pessoal, além de um chinelo. Conforme divulgado, apenas o indivíduo maior de idade foi preso.

Soltos no mesmo dia, os menores voltaram ao mundo do crime. Três dias depois, eles participaram do arrombamento de uma tabacaria situada no estacionamento de supermercado. O vidro da empresa foi estourado com um extintor. De acordo com a Polícia Militar, dois indivíduos, um de 21 e outro de 18 anos, foram presos em flagrante. O grupo furtou relógios, cigarros, lanternas, computador, entre outros produtos.

Ainda de acordo com a polícia, os criminosos planejavam invadir uma loja de móveis situada próxima à Praça Manoel Domingues Cardoso (Praça dos Três Cantos). Todos os produtos furtados pelo grupo foram recuperados e devolvidos às vítimas. 

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Construídas em setembro, canaletas são fechadas pela prefeitura

Obra enfrentou diversos questionamentos, principalmente do Legislativo

Após receber inúmeras críticas de motoristas e vereadores, a prefeitura resolveu desativar as canaletas instaladas há dois meses pelo ex-diretor do Departamento de Obras e Serviços Públicos (DEOSP), Edélcio Pazini de Oliveira, na Avenida Álvaro Schmidt Gallo. Nesta quinta-feira, 26, funcionários do departamento preencheram as duas canaletas com massa asfáltica.

FOTO: Prefeitura da Estância Turística de Piraju

Instaladas sob o pretexto de disciplinar a captação das águas pluviais, as canaletas motivaram o vereador Vinícius Garcia (PV) a elaborar um requerimento à prefeitura.

No final de setembro, o parlamentar questionou a administração se a obra foi executada a partir de algum estudo de impacto. Por exigir que os veículos reduzissem a velocidade de forma significativa, a construção proporcionou diversos acidentes de trânsito envolvendo abalroamento de veículos.

Embora a notícia do fechamento das canaletas tenha tido repercussão positiva entre os munícipes, muitas pessoas criticaram o “faz e desfaz” da prefeitura a despeito de outros pontos da cidade que precisam de atenção imediata. 

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Em Tejupá, açude continua oferecendo risco a moradores

De acordo com informações, menos da metade da água já foi escoada

A Defesa Civil do Estado de São Paulo continua acompanhando o trabalho de esvaziamento de um açude localizado na zona rural de Tejupá. Desde ontem à noite, uma grande operação foi montada para evitar que o açude se rompa.

Grandes fissuras se formaram numa das laterais do açude (FOTO: Polícia Militar)

Nesse momento, máquinas realizam a abertura de uma vazão para diminuir o volume de água. O serviço está sendo feito de forma paulatina, uma vez que a água está sendo escoada para o Córrego da Corredeira. Segundo informações extra-oficiais, 40% do açude já foi esvaziado.

Por questões de segurança, os moradores que residem às margens do córrego estão impedidos de ficar nas residências, já que é iminente o risco de rompimento. A população foi orientada a permanecer na casa de familiares ou amigos. O ginásio de esportes, bem como o salão da Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio e o centro comunitário, permanecerá aberto para atender os munícipes.

A preocupação maior é com os moradores da parte baixa da cidade, mais precisamente da Rua Oscar Faria e Av. Capitão Diogo Goulart. Esses locais serão os primeiros a sofrer com a inundação caso o açude venha a se romper.

De acordo com a prefeitura, o açude foi construído de forma irregular. Nem mesmo uma ação judicial movida pelo município contra o fazendeiro conseguiu frear o represamento da água.

Localizado a aproximadamente 4 km da cidade, o açude possui mais de 20 metros de profundidade e área equivalente a dois campos de futebol.


Máquina durante abertura de vazão para diminuir o volume de água (FOTO: Polícia Militar)

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Polícia prende ladrões que arrombaram e furtaram tabacaria

Dois indivíduos foram presos em flagrante; comércio fica dentro de um supermercado

Na madrugada desta terça-feira, 24, uma tabacaria foi furtada na Rua João Antonio Neto, Centro. A empresa está localizada no estacionamento de um supermercado.

FOTO: Polícia Militar do Estado de São Paulo

De acordo com a Polícia Militar, o crime foi praticado por quatro indivíduos, sendo dois maiores e dois menores de idade. Os ladrões fizeram uso de um extintor para arrombar a porta de vidro do comércio.

Uma testemunha presenciou a fuga dos criminosos logo após o alarme da tabacaria ter disparado. Os indivíduos fugiram em direção à Praça Manoel Domingues Cardoso, Centro. Ainda de acordo com a PM, eles estavam prestes a invadir uma loja de móveis quando foram surpreendidos pela polícia.

D.S.S., 21, morador da Vila Tibiriçá, e J.S.O., 18, residente no Conjunto Ovídio Rodrigues Tucunduva Júnior, foram presos em flagrante por furto. Já os menores foram liberados.

Todos os produtos levados da tabacaria foram recuperados pela polícia. Ao todo, 1 notebook, 39 relógios de pulso, 2 pacotes de cigarros, 4 lanternas, 1 cachimbo e 4 dichavadores estavam em poder dos bandidos.

De acordo com o boletim de ocorrência, os menores envolvidos no crime participaram do furto a um supermercado na noite do último sábado (leia mais).

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Em Piraju, Mira falará sobre administração pública

Prefeitos de 20 municípios foram convocados a participar do evento

O ex-prefeito de Santa Cruz do Rio Pardo, Adilson Donizete Mira, palestrará sobre administração pública na próxima assembleia da AMVAPA (Consórcio Intermunicipal do Alto Vale do Paranapanema). O evento está marcado para ocorrer na próxima quarta-feira, 25, a partir das 17h30.

Segundo informações do edital de convocação feito pelo presidente do consórcio, Miderson Milléo, a palestra terá como objetivo oferecer saídas para situações que preocupam o Poder Executivo, como pagamento dos funcionários públicos, contenção de despesas, economia na aquisição de remédios, etc.

De acordo com a AMVAPA, os prefeitos dos 20 municípios que compõem o consórcio já foram convocados para o encontro, que será realizado na Avenida Humberto Martignoni, 1.285, Centro.

Na oportunidade, o público poderá ainda conferir uma palestra sobre geração de energia e resíduos sólidos com membros da Usitrar Eco-energy.

domingo, 22 de novembro de 2015

Comissões começam nesta segunda-feira a investigar atos da prefeitura

Presididas por vereadores da oposição, CPIs têm 90 dias para concluir os trabalhos

Os vereadores devem iniciar nesta segunda-feira, 23, os trabalhos de três investigações sobre supostas improbidades administrativas praticadas pela atual administração. Constituídas através de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), as apurações versam a respeito de assuntos diversos. As investigações têm 90 dias para apresentar relatório.

Vereadores durante coletiva realizada na sala de reuniões da Câmara (FOTO: Expresso Piraju)

Na semana passada, os vereadores que trouxeram o assunto à tona concederam entrevista à imprensa para divulgar as informações que ensejaram na abertura das CPIs.

A primeira CPI, que será presidida por José Eduardo Pozza (PTB), terá como objetivo esclarecer se a concorrência nº 05/2015, destinada à contratação de transporte aos alunos da zona rural, foi desrespeitada. Pozza alega que possui fortes indícios de que o serviço está sendo prestado por pessoas que não ganharam o certame licitatório. Além disso, há suspeitas de que algumas linhas não estariam realizando o transporte conforme estabelecido na concorrência e consignado no contrato celebrado com a prefeitura.

A presidência das outras comissões ficará a cargo de Alex Villas Boas (PSDB), que, assim como Pozza, integra o grupo oposicionista na Câmara. Uma das CPIs investigará se houve descumprimento do decreto que concedeu permissão de uso para exploração de duas áreas públicas. O caso em tela versa sobre os totens publicitários instalados na ponte Eng. Nelson de Godoy e na rotatória João de Moraes.

O tucano suspeita que a concessão foi desrespeitada pelo fato de o município ter cedido mão de obra e material para realização da obra. No decreto, a administração é clara ao dizer que a permissão foi dada sem qualquer ônus à prefeitura. Outra suspeita diz respeito às autorizações que, em tese, deveriam ser dadas pelo Conselho Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico (no caso da ponte) e pelo Departamento de Estradas de Rodagem (no caso da rotatória).

A outra comissão procurará esclarecer sobre a prestação de contas da prefeitura relativa a 2014. Segundo Villas Boas, os dados não foram enviados à Câmara no prazo determinado em lei: 31 de março desse ano. A prestação só foi enviada ao Legislativo sete meses depois. Conforme divulgado, o funcionário que deveria ter feito o serviço já assumiu a culpa e está sendo investigado por uma sindicância constituída pela prefeitura.

Nos próximos dias, cada CPI deverá anunciar os vereadores que farão a apresentação do relatório. Pelo andar da carruagem, o parecer deve ser divulgado somente em 2016, já que o recesso parlamentar, mesmo não sendo um impeditivo aos dois presidentes, pode arrefecer o ritmo das reuniões.

OUTRO LADO

Antes mesmo de ser notificada pelos presidentes das CPIs, a prefeitura procurou os meios de comunicação para demonstrar total tranquilidade com o assunto. Tanto o prefeito Jair César Damato (PMDB) quanto os diretores Marcos Tonon (Departamento Jurídico) e Glauco Montilha (Departamento de Serviços de Secretaria) não apresentaram qualquer embaraço ao comentar – mesmo que superficialmente – o conteúdo de cada denúncia.

De acordo com a administração, todos os pontos serão esclarecidos na medida em que for intimada a enviar documentos e/ou acionar algum funcionário para prestar depoimento.

sábado, 21 de novembro de 2015

Polícia Militar prende morador da Tibiriçá por furto em supermercado

Com ele, a polícia encontrou diversos produtos da empresa

Um rapaz de 21 anos, residente na Vila Tibiriçá, foi preso por furto na noite de ontem, 21. Segundo informações da Polícia Militar, ele é acusado de furtar produtos de um supermercado localizado na Rua 13 de Maio, Centro.

De acordo com o boletim de ocorrência, o crime foi presenciado por um funcionário da empresa. Ele disse que testemunhou o rapaz e dois menores, um de 14 e outro de 15 anos, praticando o furto.

A polícia foi acionada e abordou o trio. Sob as vestes do rapaz, a PM encontrou vários gêneros alimentícios e de higiene pessoal, além de um par de chinelo.

O rapaz aguarda transferência na cadeia de Piraju. Já os menores foram liberados.

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Thiago Ferraz é eleito para presidir a APEI até 2017

Estudante diz que cobrará participação dos associados nas assembleias

Em assembleia extraordinária ocorrida no último domingo, 15, a Associação Pirajuense dos Estudantes Intermunicipais (APEI) elegeu a diretoria que conduzirá a entidade até 2017. Conforme divulgado pelo blog, a eleição estava prevista para ocorrer no dia 25 de outubro, mas, por falta de quórum, precisou ser prorrogada.

Thiago dos Santos Ferraz ficará à frente da APEI até 2017 (FOTO: Expresso Piraju)

Apesar do anúncio de que a associação poderia encerrar as atividades em razão da expressiva ausência de estudantes durante o processo eleitoral, a reunião extraordinária praticamente contou com o mesmo número de estudantes da assembleia passada.

A única chapa que demonstrou interesse em participar do pleito foi eleita sem nenhuma dificuldade, já que a votação poderia ocorrer com qualquer quórum de associados. No dia da eleição, cinco membros da chapa não estavam presentes e, por isso, precisam ser substituídos por outros estudantes.

Em entrevista à rádio Eduvale FM, o novo presidente da APEI, Thiago dos Santos Ferraz, 29, estudante de Direito em Ourinhos, disse que uma das principais metas da sua gestão é fazer com que o associado seja mais participativo nas deliberações que envolvem o dia a dia da entidade.

Segundo ele, a nova diretoria não descarta a possibilidade de usar mecanismos para que o estudante seja punido caso não compareça nas assembleias. “Esse comprometimento tem que ser efetivado. No que depender de mim, isso vai ser efetivado”, garante.

Coincidências à parte, essa é a terceira vez consecutiva que um estudante de Direito assume a presidência da APEI. 

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Queda de ipê ganha destaque nas redes sociais

Árvore foi arrancada pelo forte temporal que atingiu o município

Inúmeros flagrantes foram feitos dos estragos provocados pelo forte temporal que atingiu o município no final da tarde de terça-feira, 17. Nas redes sociais, internautas publicaram fotos que evidenciam a força dos ventos.

Foto mostra as raízes do ipê roxo logo após a queda (FOTO: Rosangela Jefery)

Umas das publicações ganhou repercussão por ter sido feita no exato momento em que um ipê roxo é arrancado da Praça Ataliba Leonel, Centro. A árvore existia próximo ao sanitário público. Uma pessoa que estava na Rua Major Mariano filmou a queda do ipê sobre o banheiro (vídeo abaixo). Segundo testemunhas, ninguém se feriu.

De acordo com a prefeitura, mais de quarenta árvores caíram ou ficaram parcialmente comprometidas por conta da intempérie. Em função do grande número de folhas e galhos que ficaram expostos na via pública, a administração deve retomar o trabalho de limpeza nesta quinta-feira.



terça-feira, 17 de novembro de 2015

Vaga de faxineiro está sendo disputada por 16 candidatos

Concorrentes farão a próxima na sexta-feira na sala de reuniões do hospital

A prova do processo seletivo da Sociedade de Beneficência de Piraju, destinado à contratação de faxineiro, será realizada na próxima sexta-feira, 20, a partir das 19h. Segundo informações, a avaliação ocorrer na sala de reuniões do hospital.

Ao todo, 16 candidatos estão aptos a fazer a prova. De acordo com os responsáveis pelo processo seletivo, todos os aspirantes à vaga já foram comunicados sobre o exame. Conforme divulgado, a prova contará apenas com questões de conhecimentos específicos. Segundo o edital, o candidato que não obtiver, no mínimo, 50% de média será eliminado.

Ainda de acordo com o edital, o processo está sendo organizado apenas para provimento futuro do cargo de faxineiro. Os contratados trabalharão nas unidades do Programa Saúde da Família (PSF).

Mais informações podem ser obtidas na Rua 7 de Setembro, 808, Centro. Contatos: (14) 3351-1333.

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Produtos piratas são destruídos e enterrados no aterro sanitário

Servidores municipais acompanharam o trabalho da Justiça

Uma operação coordenada pelo Poder Judiciário destruiu mais de 20 mil CDs, DVDs e outros materiais piratas. Realizado no aterro sanitário, o trabalho contou com apoio de funcionários da prefeitura. Segundo informações, os produtos foram apreendidos nas cidades de Piraju, Tejupá, Sarutaiá, Timburi, Óleo e Manduri.

Momento em que as mídias são preparadas para destruição (FOTO: Marco Mello)

De acordo com o chefe de seção judiciária, Marco Mello, a inutilização dos produtos ocorreu após o encerramento dos processos judiciais, conforme determina a legislação. A primeira apreensão ocorreu em 2002.

Depois de serem destruídas, as mídias foram aterradas, uma vez que não há no Brasil nenhuma empresa especializada em reciclagem desse tipo de material. “Por isso, as pessoas e as autoridades devem repensar a apreensão e, principalmente, o consumo desses itens pirateados, levando em conta o dano que eles causam ao meio ambiente, pois o policarbonato leva mais de 400 anos para se decompor”, diz Mello.

A produção e comercialização de mídias piratas são proibidas por lei. Uma vez constatada, a prática pode gerar detenção de dois a quatro anos, além de multa.

Na maioria dos casos, o condenado acaba prestando serviços gratuitos à comunidade, além de arcar com depósito judicial de prestação pecuniária revertida a entidades filantrópicas. O condenado ainda tem seus direitos políticos cassados durante a execução da pena. Se a pessoa não possuir antecedentes criminais, ela pode acabar presa no final da ação.

domingo, 15 de novembro de 2015

APRAPI comemora mais uma ação entre amigos

Arrecadação será usada para diminuir os gastos em clínicas veterinárias

O Clube 9 de Julho sediou mais uma ação entre amigos da Associação Protetora dos Animais de Piraju (APRAPI). Ao longo da tarde deste domingo, 15, mais de cem pessoas participaram do evento promovido com o objetivo de atenuar as despesas da entidade em clínicas veterinárias.

Evento teve quatro horas de duração (FOTO: Expresso Piraju)

Além do sorteio de dezenas de brindes, a ação contou com uma lista expressiva de prêmios, todos doados por cidadãos e empresas que reconhecem o trabalho dos voluntários.

O principal prêmio do evento, uma TV 32”, saiu para o casal Natacha Jaqueline da Silva e Jean Carlos Pereira de Souza, ambos residentes no Bairro Codespaulo. Segundo informações, o eletrodoméstico veio em boa hora. Até então, os dois estavam usando um aparelho emprestado.

A diretoria da APRAPI agradece mais uma vez o apoio da comunidade. Em breve, a entidade anunciará outras ações beneficentes.

Natacha e Jean levaram pra casa uma TV (FOTO: Expresso Piraju)

sábado, 14 de novembro de 2015

Prêmios da APRAPI incluem TV 32’’ e book fotográfico

Evento é uma das ações da entidade para angariar fundos

A Associação Protetora dos Animais de Piraju (APRAPI) realizará neste domingo, 15, uma ação entre amigos no Clube 9 de Julho. Agendado para começar às 14h, o evento contará com inúmeros prêmios. Segundo a entidade, o público concorrerá a R$ 200,00 em dinheiro e a uma TV 32’’.

(FOTO: Expresso Piraju)

Além disso, a associação sorteará um book fotográfico que foi oferecido sem custo algum aos voluntários. As cartelas custam R$ 2,00 e serão comercializadas no dia do evento. O público ainda poderá adquirir doces e salgados.

Conforme divulgado, a ação é uma das apostas da APRAPI para diminuir as despesas nas clínicas veterinárias que dão suporte à associação, uma das poucas do município que não recebe verba pública e, por isso, dependente da população.

O Clube 9 de Julho está localizado na Rua 13 de Maio, 565, Centro. Mais informações podem ser obtidas no (14) 99846-2420.

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Emissão de alvarás passará a respeitar Código de Posturas, diz prefeitura

Comerciantes que já atuam em desacordo podem usufruir da autorização até o vencimento da licença

A partir do ano que vem, as feiras livres de Piraju deixarão de contar com certas barracas. Segundo a prefeitura, a emissão de alvará para venda de produtos não previstos no Código de Posturas está proibida. Os comerciantes que já possuem autorização poderão trabalhar até o vencimento da licença.

Segundo a prefeitura, CDs e DVDs não poderão ser vendidos a partir de 2016 (Imagem ilustrativa)

De acordo com a administração, apenas produtos hortifrutigranjeiros e gêneros alimentícios de cocção rápida continuarão sendo vendidos. Também será permitida a comercialização de roupas, que, mesmo não previstas na legislação, são aceitas como produtos de primeira necessidade.

Em entrevista à rádio Eduvale FM, o ex-diretor do Departamento de Trânsito e Fiscalização (DETRAF) e atual diretor do Departamento de Obras e Serviços Públicos (DEOSP), Reynaldo Caramaschi, diz que a medida é uma forma de restringir a venda de produtos piratas em espaços delimitados pela prefeitura. “Nesse perímetro, nós proibimos esse tipo de comercialização”, afirma.

Caramaschi informou ainda que todos os comerciantes que estão em desacordo com o Código de Posturas já foram notificados sobre a vigência da medida.

Por semana, três feiras livres ocorrem na cidade: aos domingos, na Av. Augusto Piacenza, Jardim Jurumirim; às quartas-feiras, na Praça Ataliba Leonel, Centro; e às sextas-feiras, na Rua Henrique Nardini Vila Tibiriçá.

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

‘Estamos verificando as câmeras da região’, diz delegado sobre morte de gatos

Responsável pelas investigações diz que polícia também está apurando algum eventual desentendimento entre vizinhos

A Polícia Civil está investigando o envenenamento de quatro gatos na Vila São José. Os animais pertenciam a uma agente comunitária da saúde, residente na Rua Dona Francisca Leonel. Logo após as mortes, a proprietária procurou a polícia para registrar o crime.

Antonio Carlos Correa (FOTO: Expresso Piraju)

Segundo informações, três animais morreram logo após a ingestão de um produto ainda desconhecido. Já o quarto gato conseguiu sobreviver, apesar de ter ficado vários dias sob cuidados veterinários. A suspeita é de que eles tenham consumido chumbinho, cuja venda é proibida.

Em entrevista concedida à imprensa, o delegado Antonio Carlos Correa comentou o andamento das investigações. “Nós estamos verificando as câmeras da região, bem como entrando em contato com as vítimas para que tragam algum desentendimento com vizinho com algum animal que, por ventura, tenha incomodado. Também estamos fazendo um trabalho com empresas que comercializam produtos relacionados a envenenamento”, diz.

Correa informou que, até o momento, não há nenhuma pista sobre o responsável pelas mortes. Ele disse ainda que qualquer informação que possa elucidar o caso deve ser apresentada à Polícia Civil. Segundo ele, o denunciante não precisa se identificar.

CASO ESCLARECIDO

Recentemente, a polícia esclareceu a morte de mais dez gatos no Bairro Codespaulo em julho desse ano (leia mais). Conforme divulgado, o crime também foi praticado por envenenamento.

De acordo com informações, um homem com distúrbios mentais confessou o crime, alegando que não gosta de animais. O indiciado também foi preso por furto em diversas residências da cidade. Ele aguardada julgamento no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Cerqueira César.

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Maria Ignez responde ouvintes da Eduvale sobre transporte escolar

Dirigente reforça informação de que serviço ficará restrito aos alunos da zona rural

Em entrevista concedida à rádio Eduvale FM, a responsável pela Diretoria Regional de Ensino, Maria Ignez Carlin Furlan, prestou esclarecimentos sobre a cessão de transporte escolar a partir de 2016.

Maria Ignez Carlin Furlan (FOTO: Expresso Piraju)

Conforme divulgado pelo Expresso Piraju, o serviço ficará restrito aos estudantes da zona rural. Diante dessa garantia, vários pais de alunos entraram em contato com a emissora para relatar que não conseguirão matricular os filhos na Escola Estadual Cel. Nhonhô Braga, mas sim nas unidades que estão localizadas próximas às suas casas.

Esse é o caso da dona de casa Juliane da Silva Bispo, moradora do Bairro Enseada. Ela pretende matricular a filha no Nhonhô Braga, porém já foi alertada que, mesmo residindo fora da zona urbana, não contará com o ônibus. “Se o transporte já é garantido, por que não pode estudar lá?”, questiona. Juliane disse que o serviço estará disponível apenas se a matrícula for feita na Escola Quinzinho Camargo.

De acordo com a dirigente, as restrições se devem ao sistema de georreferenciamento implantado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. A ferramenta permite que o governo otimize a logística do transporte, de forma a alocar o aluno na escola mais próxima.

Com isso, os estudantes da zona rural não têm outra opção senão as escolas periféricas – no caso, Quinzinho Camargo, Mônica Bernabé Garrote e Maria Gonçalves da Motta. Essa condição, no entanto, não impede que os pais matriculem os alunos em outras unidades, desde que se responsabilizem pelo transporte dos filhos.

Questionada sobre a alegação de que a Nhonhô Braga oferece um ensino diferenciado em relação às demais escolas, Furlan disse que todas as unidades contam com o mesmo tipo de diretriz pedagógica. “Todos os professores e gestores são orientados para que as escolas tenham um ensino de qualidade”, garante.

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Campanha promove substituição de mangueira e válvula

Peças serão trocadas sem custo algum à população; evento ocorre amanhã

Nesta quarta-feira, 11, o Corpo de Bombeiros de Piraju, em parceria com a empresa Liquigás, realizará a Campanha Chama Segura. Programado para começar às 9h, o evento contará com a distribuição de 100 kits gás.

Sargento José Ronaldo Martins Paiva (FOTO: Expresso Piraju)

O sargento José Ronaldo Martins Paiva concedeu entrevista à rádio Eduvale FM para explicar a programação da campanha. “Nós vamos fazer a troca da mangueira e da válvula. Vamos mostrar como fazer a substituição pra que a pessoa leve o kit pra casa e faça a substituição de uma maneira correta”, diz. Segundo ele, os kits só serão fornecidos mediante a apresentação das peças já vencidas.

De acordo com Ronaldo, o fato de a campanha ser realizada no Jardim Jurumirim não impede que moradores de outros bairros procurem a corporação para adquirir os kits.

A campanha ocorrerá no salão paroquial da Capela do Sagrado Coração de Jesus, localizada na Rua Pe. Pedro Montaldo, 658, Jardim Jurumirim. Mais informações podem ser obtidas no (14) 3351-3644.

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

CCZ aguarda liberação de vacina para iniciar campanha antirrábica

Meta do órgão é vacinar mais de 7 mil cães e gatos nas zonas urbana e rural

A campanha de vacinação contra a raiva animal corre o risco de não ser realizada no município de Piraju. A informação é do chefe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Ricardo Nunes Fernandes. Segundo ele, a prefeitura ainda não recebeu as vacinas do Ministério da Saúde.

Ricardo Nunes Fernandes mostra o estoque de seringa e agulha que já está disponível
para a campanha (FOTO: Expresso Piraju)

“Nós recebemos todo o material para a campanha (seringa e agulha). Estamos aguardando as vacinas, que são importadas. Até então não obtivemos nenhuma resposta do Instituto Adolf Lutz”, diz. Ainda segundo ele, as doses precisam passar pelo crivo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Em Piraju, a campanha foi planejada para ocorrer entre os dias 16 e 28 desse mês, tanto na zona urbana quanto nas propriedades rurais. Se a vacina for liberada em tempo hábil, o CCZ pretende imunizar 5.972 cães e 1.269 gatos.

Diante da incerteza quanto à realização da campanha, Ricardo informou que os proprietários podem recorrer a clínicas particulares para vacinar os animais. Vale destacar que a imunização é obrigatória e deve ocorrer uma vez por ano em cães e gatos a partir dos três meses de idade.

domingo, 8 de novembro de 2015

Servidor é preso horas depois de furtar automóvel na Nova América

Ele negou a autoria do crime; acusado aguarda transferência na cadeia de Piraju

Um funcionário público de 40 anos foi preso por furto na madrugada deste domingo, 8. Segundo informações da Polícia Militar, o servidor é acusado de furtar um automóvel na Av. Francisco Alves de Almeida, próximo à Escola Municipal Vereador José Domingues dos Santos, Vila Nova América.

Em depoimento prestado à polícia, a vítima disse que, por volta das 22h de ontem, estava numa festa de aniversário quando o carro foi levado. Segundo ela, o veículo estava estacionado do lado de fora da casa. O proprietário chegou a ver o automóvel sendo furtado, mas não pôde fazer nada para recuperá-lo.

Horas depois, em patrulhamento pela Rua 15 de Novembro, a PM flagrou o acusado saindo do carro. Ele foi abordado e revistado. De acordo com o boletim de ocorrência, o funcionário estava com um molho de chaves, sendo uma delas compatível com o veículo furtado. O servidor negou que tivesse cometido qualquer crime.

Levado à delegacia, o funcionário foi preso em flagrante por furto. Ele aguarda transferência na cadeia de Piraju. O automóvel foi devolvido à vítima, com exceção de R$ 91,00 que, de acordo com o proprietário, estavam numa carteira.

sábado, 7 de novembro de 2015

Prova será aplicada ainda nesse mês, informa Sociedade de Beneficência

Candidatos serão avisados antecipadamente; processo seletivo é para formação de cadastro de reserva

Ao todo, 16 pessoas – a maioria mulheres – se inscreveram no processo seletivo da Sociedade de Beneficência de Piraju destinado à contratação de faxineiro. As inscrições terminaram ontem, 6. Conforme divulgado, os inscritos participarão agora de entrevista, avaliação técnica (análise de currículo) e prova objetiva.

De acordo com a SBP, a avaliação será realizada ainda esse mês. Os candidatos farão a prova no escritório do hospital. Cada concorrente será avisado sobre o horário do exame. Segundo o edital, o candidato que não obtiver, no mínimo, 50% de média no total da avaliação será eliminado.

O aprovado será convocado para trabalhar à medida que houver necessidade no Programa Saúde da Família (PSF). Ainda de acordo com o edital, o processo seletivo tem validade de um ano. O prazo é passível de prorrogação por igual período. Mais informações podem ser obtidas na Rua 7 de Setembro, 808, Centro. Contatos: (14) 3351-1333.

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Rodoviários frustram ação de bandidos na Raposo Tavares

Ação rápida da polícia conseguiu recuperar dois tratores de uma usina

Dois homens, sendo um de 49 e outro de 40 anos, foram presos por furto na Rodovia Raposo Tavares (SP-270), em Piraju. Eles são acusados de furtar dois tratores de uma usina de Manduri. O caso foi registrado na noite de ontem, 5, pela Polícia Rodoviária.

No detalhe, os tratores que seriam levados para Fernandópolis (FOTO: Polícia Rodoviária)

Segundo informações, a polícia suspeitou de um caminhão parado às margens da rodovia. Durante abordagem, os indiciados apresentaram informações desencontradas a respeito do que estavam fazendo ali. Além disso, os dois estavam sem os documentos pessoais.

Um dos homens levou os rodoviários até uma estrada rural. No local, a PR constatou a presença de uma camionete e de dois tratores. Diante da suspeita de que estivessem cometendo alguma ação criminosa, os dois suspeitos foram levados para prestar depoimento no plantão policial, onde confessaram o furto dos tratores.

Eles ainda afirmaram que iriam vender os veículos, bem como os implementos agrícolas que estavam acoplados nas máquinas, em Fernandópolis. Cada máquina seria comercializada a R$ 7.500,00.

D.P.P, residente em Capivari, e C.G., morador de Chavantes, foram presos em flagrante por furto qualificado, associação criminosa e uso de documento falso. Eles responderão por corrupção de menor, já que o filho de um deles, um menor de 16 anos, estava no momento do flagrante.

Os homens foram levados para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Cerqueira César. Já o adolescente foi entregue à mãe, que reside em Avaré. A Polícia Civil apreendeu dois veículos, dois celulares, uma chave micha e uma nota fiscal falsa.

Os tratores foram devolvidos à usina.

Caminhão usado pelos bandidos estava parado às margens da rodovia (FOTO: PR)

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Associação Comercial e Industrial entrega bicicletas e vídeo game

Sorteio contemplou seis consumidores de bairros distintos da cidade

A Associação Comercial e Industrial de Piraju (ACIP) realizou nesta quinta-feira, 5, mais uma etapa da promoção “ACIP realiza seus sonhos”. Realizado na sede da entidade, o sorteio, que corresponde ao Dia das Crianças, contou com a presença de membros da diretoria da associação e de representantes da imprensa.


Gastão Lanze, presidente da ACIP, durante o sorteio de uma das bicicletas (FOTO: Expresso Piraju)

Ao todo, cinco bicicletas e um vídeo-game foram sorteados. Juntos, os prêmios somam R$ 2.700,00.

Um fato atípico marcou o sorteio. Os cupons premiados foram entregues por empresas diferentes. Em entrevista concedida à imprensa, o presidente da ACIP, Gastão Lanze, disse que essa coincidência deve servir de estímulo às empresas que não aderiram à promoção. “Se os comércios querem melhorar a venda, participem das promoções da ACIP”, diz.

Segundo Lanze, a associação definirá agora o dia da entrega dos prêmios. Em paralelo, a ACIP cuidará dos preparativos para o próximo sorteio, marcado para ocorrer no dia 8 de janeiro de 2016. Conforme divulgado, a entidade entregará um carro e uma moto.

CONFIRA OS CUPONS SORTEADOS

➦BICICLETAS

- Dinorah Carneiro Borges, moradora da Rua 13 de Maio, Centro (cupom da Mob Day)

- Neusa da Silva Ferreira, moradora da Rua Capitão M. S. Guerra, Jardim Jurumirim (cupom da Lu Modas)

- Celina Francisca de Souza, moradora da Rua Augusto C. Garcia, Vila do Tico (Funerária Pirajuense)

- Édio Paschoarelli, morador da Rua Cel. Nhonhô Braga, Centro (Quitanda Hamamura)

- Antonia Ap. de Oliveira, moradora da Rua Augusto Morine, Conj. Augusto Morini (Magazine Galluck)

➦VÍDEO-GAME

- Rubens Rodrigo de Almeida, morador da Rua Benjamin Napolitano, Vila Ferreira (Drogaria São Paulo)

Em Piraju, Circuito Cultural Paulista encerra o ano com espetáculo de dança

Evento acontecerá no Centro de Convenções Richardson Louzada

Depois de receber a peça “Pessoas Perfeitas”, o Centro de Convenções Richardson Louzada sediará a apresentação do espetáculo “Íntimo”, da companhia de dança Pavilhão D. O evento está programado para ocorrer no dia 14 desse mês, a partir das 20h30.

O espetáculo tem duração de 35 minutos (FOTO: Circuito Cultural Paulista)

A atração deve encerrar a programação desse ano do Circuito Cultural Paulista, programa da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. De acordo com o site do governo, “Íntimo” percorre a intimidade de cada ser humano, transitando pelas representações da dança e mesclando as linguagens do ballet clássico e da dança contemporânea.

Dirigida por Ricardo Scheir, a atração conta o seguinte elenco: Fernanda Godoy, Gabriela Hage, Guilherme Dias, Guilherme Nunes, Jonathas Barros, Lorena Martinez, Luíssa Biella, Michael Fideles, Patrícia Montenegro, Sofia Biella, Tayanne Zandonato, Wendel Mota e Willer Rocha.

No dia do evento, o público deverá comparecer no local com meia-hora de antecedência para retirada dos ingressos. De acordo com os organizadores, a classificação indicativa é livre. A entrada é gratuita. Mais informações no (14) 3351-3622.

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Engiver deve assumir revitalização nesta quarta-feira, diz diretor

Serviços devem se estender até meados de dezembro

O diretor do Departamento de Serviços de Secretaria (DSS), Glauco Montilha, foi entrevistado nesta terça-feira, 3, pela rádio Eduvale FM, para comentar a retomada da revitalização do centro comercial de Piraju.

Segundo o responsável, a empresa Engiver Construtora e Pavimentadora, que assumiu o canteiro de obras após a desistência da H. Haidar Pavimentação e Obras, iniciará amanhã os serviços na Rua Carlos de Campos. “Se o tempo permitir, eles já devem estar dando prosseguindo da obra, que já foi objeto de reunião com os comerciantes que estão participando ativamente das etapas de como isso será feito”, diz.

Montilha informou que a retomada terá como objetivo concluir os quarteirões que abrangem as Ruas João Domingues do Val e Cel. Nhonhô Braga. A empresa assumiu o compromisso de definir essa etapa até meados de dezembro. De acordo com ele, a Engiver suspenderá os serviços para não atrapalhar as vendas de fim de ano, época de maior faturamento do comércio.

O diretor ainda disse que a revitalização do terceiro quarteirão será feita em janeiro de 2016. Embora seja remota, não está descartada a possibilidade de o serviço ser concluído antes do período natalino. A previsão depende da estabilidade do tempo.

Segundo informações, o comércio funcionará em horário especial entre os dias 11 e 24 de dezembro, com exceção do dia 13. 

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Idosa alega ter sido ameaçada de morte pelo próprio filho

Acusado foi preso em flagrante; ele aguarda vaga no Centro de Detenção Provisória

Um homem de 41 anos foi preso por violência doméstica na Av. Augusto Piacenza, Jardim Jurumirim. O caso aconteceu na manhã deste domingo, 2. Segundo a Polícia Militar, ele é acusado de ameaçar de morte a própria mãe, uma senhora de 70 anos.

De acordo com informações, a vítima foi ameaçada com uma faca. Ela precisou ficar trancada num dos cômodos da casa para não ser atacada pelo filho. A polícia descobriu que o homem queria expulsar a idosa da residência. Ainda segundo a PM, o homem quebrou vários objetos da casa.

Os militares precisaram fazer uso de algemas para conter o acusado. Ele foi levado ao plantão policial e depois levado à unidade transitória de Piraju, onde aguarda transferência para o Centro de Detenção Provisória (CDP).

domingo, 1 de novembro de 2015

Força Tática apreende porções de maconha

Droga foi encontrada no veículo de um rapaz com passagens pela polícia

Um mecânico de 23 anos foi flagrado com 49 gramas de maconha na madrugada deste domingo, 1º. A ocorrência foi registrada num bar localizado na Praça Manoel Domingues Cardoso (Praça dos Três Cantos), Centro.

Segundo informações, a droga foi encontrada pela equipe da Força Tática de Avaré com apoio dos policiais do município. O entorpecente estava no veículo do indiciado. De acordo com a polícia, a droga estava dividida em três porções.

Em depoimento, o mecânico disse que adquiriu a maconha por R$ 250,00 de um indivíduo que reside na Rua 15 de Novembro, às margens do Rio Paranapanema.

A polícia levantou a ficha criminal do indiciado e constatou que ele tem passagem por tráfico de drogas e furto. Após ser conduzido à delegacia, o mecânico foi liberado.

OUTROS REGISTROS

Além desse caso, a Polícia Militar registrou dois acidentes de trânsito sem vítima na Rua 13 de Maio, Centro, e Av. Álvaro Schimdt Gallo, Jardim Ana Carolina 2; uma perturbação de sossego na Rua Arthur José dos Reis, Jardim Jurumirim; e uma direção de veículo sem habilitação na Av. João Paulo II, Jardim Jurumirim.