quinta-feira, 31 de maio de 2018

Piraju tem leis que protegem os animais, porém elas estão no papel


Prefeitura age de forma ‘negligente’ até mesmo para propor soluções paliativas

A situação dos animais encontrados soltos no município de Piraju poderia ser resolvida se duas leis municipais fossem cumpridas pela prefeitura.

Cachorro flagrado na manhã de hoje, 31, dormindo em praça do Conjunto
José Maria Arbex (FOTO: Diego dos Reis/Expresso Piraju)

Sancionado em 1962 pelo ex-prefeito Angelo Dell’Agnolo Sobrinho, o Código de Posturas (lei municipal nº 462) prevê, no seu artigo 65º, que “é proibida a permanência de animais nas vias públicas e logradouros públicos, sob pena de apreensão e multa per capita”.


  • A segunda lei é mais recente. Trata-se da 3.057/2007, que dispõe sobre a criação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). No seu artigo 5º, a lei mantém praticamente a mesma redação do Código de Posturas ao dizer que “é proibida a permanência de animais soltos nas vias e logradouros públicos ou locais de livre acesso ao público”.

Mais adiante, no artigo 8º, a lei garante que o animal encontrado nessas condições “será apreendido e levado ao Centro de Controle de Zoonoses”.

Destaca-se ainda a lei municipal nº 3.984/2017, que prevê a criação do “disque-denúncia de maus tratos e abandono no município de Piraju”. A lei foi sancionada em julho do ano passado, com prazo de regulamentação até outubro do mesmo ano. A situação se arrasta até hoje.

A Associação Protetora dos Animais de Piraju (APRAPI) reconhece as limitações da prefeitura. Contudo, a entidade qualifica como “negligente” a situação da prefeitura diante de ações que poderiam atenuar o problema.

Segundo a entidade, a identificação dos proprietários dos animais que estão soltos é o primeiro passo, pois isso possibilita a aplicação de penalidades caso o cidadão continue agindo em desacordo com a posse responsável.

Outra medida consiste na realização periódica de feiras de adoção para manter uma certa rotatividade de baias no CCZ. A associação entende que as feiras devem ser feitas de forma descentralizada, já que a sede do órgão fica distante da cidade, especialmente para aquelas pessoas que não têm condução.

Em paralelo, a APRAPI considera fundamental que os animais cujos proprietários não forem localizados sejam alimentados, vacinados e castrados. A medida, segundo a entidade, é uma forma de garantir o bem-estar, segurança e a saúde dos animais até que eles possam ser recolhidos pelo CCZ ou adotados. A esterilização também é crucial para que a população animal no município não continue aumentando.

A associação entende que a aplicação de multas deve ser rígida e, por consequência, publicada nos canais oficiais da prefeitura e na imprensa, de modo a inibir novos casos. De acordo com a APRAPI, a população desconhece as ações punitivas do CCZ com relação a animais, já que o órgão costuma dar publicidade somente a situações que estejam ligadas às zoonoses.

Juiz mantém indeferimento e diz que não há omissão por parte do prefeito

Despacho garante legitimidade à consulta que está sendo feita sobre nova usina

Em decisão publicada ontem, 30, no site do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), o juiz de direito da 1ª Vara do Fórum de Piraju, Fábio Augusto Paci Rocha, negou a concessão de liminar à ECBrasil. O parecer reafirma a posição do magistrado, que, no dia 23 desse mês, já tinha indeferido o pedido da empresa.


FOTO: Diego dos Reis/Arquivo Expresso Piraju

Há duas semanas, a ECBrasil impetrou mandado de segurança contra o prefeito José Maria Costa (PPS) a fim de que o município fosse determinado a emitir certidão de uso e ocupação do solo para construção de uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH) no Rio Paranapanema.

A empresa está desde 2017 requerendo o documento, peça imprescindível para que a CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) dê início ao processo de licenciamento ambiental da usina. Ao longo do ano passado, três pedidos foram protocolados na prefeitura.

O último ainda tramita no Conselho Municipal de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural, que considerou necessária a consulta dos demais conselhos existentes no município para que exarem parecer sobre o assunto, de acordo com suas áreas de atuação. A consulta ainda não foi finalizada.

Na sua última decisão, o juiz afirma que, ao contrário do que a empresa alega – que há omissão por parte da prefeitura em ceder o documento –, a posição do município em consultar os conselhos “apenas demonstra que a municipalidade busca a manifestação de seus órgãos legitimados”.

“É cediço [sabido] que os municípios devem ter a chance de se manifestar sobre os impactos negativos da obra, por serem diretamente afetados por ela, sendo possível que tenham uma visão diferenciada de sua viabilidade ambiental, considerando o local e a legislação aplicável ao uso e ocupação do solo. De fato, é imprescindível uma análise calcada na lei, materialmente fundamentada, uma vez que a certidão de conformidade não é documento meramente formal a ser concedida sem qualquer critério pelo município impactado, sem a oitiva de seus órgãos competentes”, justifica Rocha.

A decisão pode ser conferida na íntegra aqui.

quarta-feira, 30 de maio de 2018

Decreto nomeia colegiado do Conselho Municipal da Saúde

Lilian Cristina Latânsio presidirá o órgão até 2019

O prefeito José Maria Costa (PPS) publicou, na última edição do Diário Oficial Eletrônico (DOE), o decreto nº 5.825/2018, que versa sobre a nomeação dos membros eleitos para compor o colegiado administrativo do Conselho Municipal da Saúde de Piraju.

Lilian, Luciana, Pedro e Daniel (FOTO: Diego dos Reis/Expresso Piraju)

Segundo o decreto, o colegiado ficou constituído da seguinte forma: Lilian Cristina Latânsio (presidente), Luciana Bragança dos Santos (vice-presidente), Pedro Antonio Rocha (1º secretário) e Daniel Zanatta (2º secretário).

Ainda de acordo com a publicação, o mandato dos conselheiros é de dois anos.

Instituído pela lei complementar nº 110/1995, o Conselho Municipal de Saúde tem como papel atuar na formulação de estratégias e no controle da política municipal da saúde; estabelecer diretrizes para elaboração dos planos de saúde, adequadas à realidade epidemiológica e de organização dos serviços de saúde; fiscalizar e acompanhar o desenvolvimento das ações e dos serviços de saúde; e propor medidas para o aperfeiçoamento de organização e funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

O órgão conta com representantes da prefeitura, prestadores de serviços ao SUS, trabalhadores em saúde e usuários. Entre titulares e suplentes, o conselho possui 32 membros.


Parte dos membros que compõem o CMS (FOTO: Diego dos Reis/Expresso Piraju)

Alta dos combustíveis atinge valor da corrida de mototáxi

Distância percorrida pelos veículos continua sem parâmetro das empresas

A reportagem do Expresso Piraju consultou hoje, 30, três agências de mototáxi do município para saber se a greve dos caminhoneiros afetou o dia a dia do serviço.

Imagem ilustrativa

De forma unânime, as empresas informaram que estão enfrentando transtornos para abastecer os veículos. Os problemas se devem à oscilação do estoque de combustíveis (já que nem todos os postos contam com o produto), filas e o preço do produto.

Duas agências relataram que já estão repassando um valor maior aos clientes em razão do preço encontrado nas bombas. Um dos mototaxistas disse que já pagou R$ 3,50 pelo litro do álcool.
Segundo essas empresas, o repasse aos usuários está sendo feito de acordo com a distância percorrida pelas motos.

Na outra agência consultada, os valores diferenciados continuam sendo calculados somente em relação à distância, independente do valor encontrado nos postos.

Em todos os casos, o valor mínimo da corrida continua sendo de R$ 4,00.   

segunda-feira, 28 de maio de 2018

Rapidinhas do Expresso

PROTESTO – Cerca de 250 cidadãos participaram hoje, 28, de um protesto pacífico na cidade de Piraju. A manifestação ocorreu em apoio à greve dos caminhoneiros, que hoje completa uma semana. Os participantes saíram defronte à Paróquia de São Sebastião, na Praça Ataliba Leonel, e percorreram a Rua Carlos de Campos até o cruzamento da Avenida Dr. Domingos Teodoro Gallo com a Rua Benedito da Silva. O Hino Nacional foi executado na saída e chegada dos manifestantes. O protesto foi acompanhado de perto pela Polícia Militar. Ao longo do percurso, vários comércios fecharam as portas em sinal de solidariedade ao movimento. Confira as fotos na página do Expresso Piraju no Facebook. Clique aqui.

MUDANÇA – Diferentemente do que foi anunciado pela prefeitura na manhã desta segunda-feira, 28, a coleta dos materiais recicláveis ocorrerá normalmente na cidade a partir de amanhã. O serviço será feito pela Associação dos Catadores de Lixo Urbano (ACLU). De acordo com a administração, a prefeitura cederá as embalagens vermelhas, ao passo que a ACLU ficará a cargo do recolhimento dos materiais nas residências. Ainda segundo a prefeitura, a medida é resultado de uma “parceria” que foi definida na tarde de hoje, e que deve se estender até sexta-feira.

ENCONTRADA – Uma cadela lactante da raça dachshund (foto) foi encontrada nesta segunda-feira, 28, na cidade de Piraju. O animal está usando uma coleira vermelha. A cachorra está num lar temporário. Mais informações no (14) 99846-2420.

FOTO: Agnes Laino/Arquivo pessoal

COMUNICADO – A Viação Riopardense informa que, em razão da falta de combustíveis, o horário do transporte circular foi alterado a partir desta segunda-feira, 28. De acordo com a empresa, o serviço está sendo oferecido das 6h às 10h e das 15h às 20h. A programação pode sofrer mudanças, já que é incerta a disponibilidade do diesel que abastece os veículos para os próximos dias.

CP intima diretor da concessionária do transporte circular

Comissão investiga denúncia apresentada pelo advogado Glauco Montilha

O diretor da Viação Riopardense, Samuel Silva Santos, foi intimado a prestar depoimento na Comissão Processante que investiga possíveis irregularidades na concessão do transporte circular em Piraju.

Samuel durante reunião com membros do Conselho Municipal de Trânsito
(FOTO: Diego dos Reis/Arquivo Expresso Piraju)

Assinado pelo presidente da CP, vereador José Carlos Nunes (SD), o edital de intimação foi publicado na última edição do Diário Oficial Eletrônico (DOE) do município.

Segundo o edital, o depoimento do diretor está marcado para ocorrer às 9h do dia 4 de junho, na Câmara Municipal.


Edital de intimação publicado no DOE

CASO

A comissão foi criada após denúncia formulada pelo advogado Glauco Montilha. Segundo ele, o prefeito “incorreu em flagrante ilegalidade” ao ter autorizado a transferência da concessão do serviço da Viação Piraju para a Viação Rio Pardense.

O denunciante alega que a medida contraria a lei federal nº 8.666, que estabelece normas sobre licitações e contratos administrativos.

“O prefeito inicialmente renovou a concessão para depois autorizar a mudança de concessionária, escolhendo a empresa que mais simpatizava, em flagrante descumprimento ao princípio da proposta mais vantajosa que rege a lei de licitações”, afirma o denunciante.

O advogado argumenta a denúncia citando que, no dia 27 de julho de 2017, o prefeito prorrogou a concessão do transporte, que até então estava sob a responsabilidade da Viação Piraju, por um período de 72 meses (6 anos). Praticamente um mês depois, alega Montilha, José Maria alterou uma cláusula contratual inserindo a possibilidade de sublocação ou transferência do serviço em caso de extinção do contrato.

No dia 31 de agosto do ano passado, a concessão foi transferida à Viação Riopardense. De acordo com Montilha, a medida adotada foi feita “ao bel prazer” do prefeito, impedindo o município de ter acesso a “propostas mais vantajosas”. O denunciante alega ainda que os veículos que compõem a frota da atual concessionária são os mesmos da Viação Piraju, os quais tiveram apenas uma “mudança visual”.

Montilha solicita a cassação do mandato eletivo do prefeito José Maria por prática de improbidade administrativa, uma vez que “burlou” a legislação que exige licitação em casos como esse, gerando prejuízo ao erário público.

APAE abre processo seletivo para contratação de professor

Candidatos devem ter formação na área e conhecimento compatível com o cargo

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Piraju abriu processo seletivo simplificado para contratação de professor de arte.

Imagem ilustrativa

De acordo com a entidade, os interessados têm até às 16h de amanhã, 29, para apresentar currículo na sede associação, que está localizada na Rodovia Eng. Thomaz Magalhães (SP-287), Jardim Nenê Motta.

Ainda segundo a APAE, os candidatos devem ter formação na área e “conhecimento compatível com as atribuições da função”.

Os candidatos serão submetidos à entrevista no dia 30 de maio, em horário a ser definido no dia da entrega do currículo.

Mais informações podem ser obtidas no (14) 3351-2099.

Clique na imagem para ampliar o edital.



sábado, 26 de maio de 2018

Rapidinhas do Expresso

VISITA – O empresário Rodrigo Tadeu Rondina Mandaliti visitou hoje, 26, a cidade de Piraju para divulgar sua pré-candidatura a deputado estadual. Membro do MDB, Mandaliti tem 43 anos e reside em Bauru. Ele trabalha no ramo de serviços, tecnologia e cobrança. Em entrevista à imprensa, o empresário disse que nunca se aventurou na política, e que aceitou o convite se lançar candidatura à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo a pedido do também emedebista Paulo Skaf, pré-candidato a governador de SP. “Aqui nessa região, a gente tem que legislar para fortalecer o turismo, que é uma coisa forte aqui”, diz. Na foto, Mandaliti aparece ao lado do presidente do MDB de Piraju, João Fernando José.


João Fernando José e Mandaliti (FOTO: Diego dos Reis/Expresso Piraju)

EVENTO – O Centro de Convenções Richardson Louzada recebe hoje, 26, o musical “Um sonho de ser Elvis Presley”, encenado por alunos da Escola Estadual Cel. Nhonhô Braga. A atração está marcada para começar às 20h30. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados com antecedência na bilheteria do local. Classificação indicativa livre. Mais informações podem ser obtidas no (14) 3351-3622.

AJUDA – O Departamento de Ação Social e o Fundo Social de Solidariedade de Piraju visitaram hoje, 26, o posto de combustíveis que está abrigando os caminhoneiros que aderiram ao movimento grevista. Os órgãos entregaram cobertores que foram adquiridos pela prefeitura para atender a Campanha do Agasalho desse ano. A quantidade de peças que foram distribuídas não foi divulgada. Até ontem, cerca de 200 caminhoneiros estavam concentrados no local, que fica às margens da Rodovia Raposo Tavares (SP-270).


Albertino Silva, José Vicente Brisolla, Rosangela Mendonça, Maria Cristina Seckler
de Almeida e Ronaldo Ferreira de Campos (FOTO: Albertino Silva/Acervo pessoal)

sexta-feira, 25 de maio de 2018

Protesto em Piraju mobiliza 200 caminhoneiros

Prefeitura envia representante para oferecer apoio ao movimento grevista

Cerca de 200 caminhoneiros estão paralisados desde segunda-feira, 21, num posto de combustíveis localizado às margens da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), em Piraju.

Prefeitura emite comunicado sobre interrupção de serviços

Empresa responsável pelo transporte circular também divulga nota

A prefeitura de Piraju divulgou hoje, 25, que o transporte escolar está suspenso por conta da falta de combustíveis nos postos do município.

Sede da prefeitura de Piraju (FOTO: Diego dos Reis/Arquivo Expresso Piraju)

Segundo a administração, apenas o transporte dos alunos da Escola Estadual Maria Gonçalves da Motta será mantido em função do risco de atropelamento na Rodovia Eng. Thomaz Magalhães (SP-287).

A suspensão do transporte não afeta as aulas na rede municipal.

Ainda de acordo com a administração, o transporte de pacientes será mantido, desde que os casos sejam de urgência e emergência.

Também não sofrerá interrupção a coleta do lixo orgânico e dos materiais recicláveis. Já a coleta de materiais inservíveis e resíduos vegetais está suspensa.

TRANSPORTE CIRCULAR

A Viação Riopardense, responsável pela concessão do transporte circular, também emitiu nota sobre o assunto.

De acordo com a empresa, o serviço ficará disponível até às 20h. Na nota, a concessionária informa que “depois desse horário o número de passageiros reduz em média 80%”.

No próximo domingo, 27, o transporte não será realizado, já que, segundo a empresa, a demanda é muito baixa. O serviço só será reestabelecido “quando a situação do abastecimento de combustível foi normalizada”.

Postos de Piraju enfrentam falta de combustíveis

Protesto dos caminhoneiros deve continuar por falta de entendimento com o governo

Durante todo o dia de ontem, a procura por combustível movimentou os postos de Piraju. A situação é reflexo da greve dos caminhoneiros, iniciada na última segunda-feira, 21.

quinta-feira, 24 de maio de 2018

Falta de freio causa acidente na Rua 15 de Novembro

Concessionária está no local para substituir poste de energia elétrica

Uma retroescavadeira atingiu um poste de energia elétrica na Rua 15 de Novembro, Bairro Alto, em Piraju. O acidente ocorreu por volta das 15h desta quinta-feira, 24.

quarta-feira, 23 de maio de 2018

Polícia será comunicada sobre cadela vítima de maus tratos

Animal, que apresentou quadro de sarna, continua sob cuidados médicos

Uma cadela em situação de maus tratos foi resgatada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). O caso aconteceu na última segunda-feira, 21, no Conjunto Augusto Morini.

Júri decide hoje futuro de Ricardo e Vivienne

Casal é acusado de matar o taxista Luiz Carlos Sanches; vítima tinha 65 anos

Começou às 10h20 desta quarta-feira, 23, no fórum de Piraju, o julgamento do casal Ricardo Domiciano Antunes de Campos e Vivienne Camila da Motta Góes Domiciano de Campos. Os dois são acusados de matar o taxista Luiz Carlos Sanches, 65, mais conhecido como Xanxan.

Denúncia contra motorista é apresentada à Promotoria da Infância e Juventude

Acusado trabalha como condutor terceirizado pelo Departamento de Educação

Na semana passada, um grupo de pais procurou o Departamento Municipal de Educação de Piraju para denunciar o motorista Pedro Cassanho, responsável por uma das três linhas escolares do Bairro dos Félix.

terça-feira, 22 de maio de 2018

Coleta de pneus inservíveis segue até sexta-feira

Serviço tem como propósito eliminar possíveis criadouros do aedes aegypti

A prefeitura de Piraju inicia hoje, 22, a coleta de pneus inservíveis. O serviço faz parte da Semana Estadual de Coleta de Pneus Usados nos Municípios Paulistas.

segunda-feira, 21 de maio de 2018

Polícia Militar registra colisão entre moto e ambulância

Vítimas foram encaminhadas ao pronto-socorro; elas passam bem

Duas pessoas ficaram levemente feridas na noite de ontem, 20, após a moto em que estavam ser atingida por uma ambulância da prefeitura de Piraju. O acidente ocorreu na região central da cidade.

Doações da Campanha do Agasalho serão entregues até o dia 29

Interessados devem apresentar RG e comprovante de residência

O Fundo Social de Solidariedade de Piraju iniciou hoje, 21, a entrega das peças arrecadadas na edição desse ano da Campanha do Agasalho. Ao todo, 74 mil roupas, calçados e acessórios foram coletados no dia 5 desse mês.

Prefeitura quer superar participação dos munícipes no Dia do Desafio 2018

Praça Ataliba Leonel sediará atividades culturais e artísticas

A exemplo do ano passado, Piraju participará do Dia do Desafio na modalidade autodesafio. O evento irá ocorrer no dia 30 desse mês, a partir das 18h.

De acordo com a prefeitura, as atividades ficarão concentradas na Praça Ataliba Leonel, Centro. A programação conta com apresentação do Grupo de Moçambique Leal Bahia e de grupos de capoeira, além de oficina de pintura e pintura facial.

Em entrevista ao Expresso Piraju, Juliane Ramos Garcia, professora do Departamento de Esportes e Lazer, diz que a escolha pelo autodesafio tem como objetivo superar a participação dos munícipes no evento de 2017. Confira o vídeo abaixo.

As atividades físicas devem ter, no mínimo, 15 minutos. Em Piraju, as participações serão computadas por meio do telefone (14) 3351-7114. 

Piraju registra 7° nas primeiras horas desta segunda

Desde o início do ano, frio registrado hoje em SP é o mais intenso

O frio chegou. E olha que estamos a exatos 30 dias do inverno. Em Piraju, os termômetros indicaram menos de 10° nas primeiras desta segunda-feira, 21.

Foto tirada às 9h de hoje mostra situação da represa da UHE Paranapanema,
às margens da Praça Benedito Silveira Camargo
(FOTO: Diego dos Reis/Expresso Piraju)

De acordo com o site Clima Tempo, as temperaturas chegaram a 7° às 6h da manhã no município. A mínima prevista para os próximos 15 dias varia de 8° a 15°.

No Estado de São Paulo, o frio registrado hoje é o mais intenso desde o início do ano, superando a marca registrada no dia 21 de abril, quando as temperaturas ficaram na casa dos 13,8°.

Em 2017, a menor temperatura foi de 7,9°, registrada nos dias 18 e 19 de julho.


Gráfico mostra as temperaturas previstas para Piraju na data de hoje
(IMAGEM: Clima Tempo)

domingo, 20 de maio de 2018

Idoso e mototaxista são vítimas de roubo

Em ambos os casos, os bandidos levaram dinheiro e documentos

A Polícia Civil apura dois casos de roubo registrados em bairros distintos, porém próximos, da cidade de Piraju.

Setor de investigação da Polícia Civil suspeita que os crimes tenham sido praticados
pelas mesmas pessoas (FOTO: Diego dos Reis/Arquivo Expresso Piraju)

O primeiro crime ocorreu na manhã da última quinta-feira, 17, na Avenida Dr. Simão, Vila Tibiriçá. Segundo a polícia, dois homens ainda não identificados arrombaram uma residência. A casa estava vazia no momento da invasão.

O proprietário do imóvel, um senhor de 73 anos, surpreendeu a dupla logo que entrou na residência. De acordo com a polícia, ele foi amarrado pelos bandidos, que usaram fios para imobilizá-lo. Os ladrões não estavam armados.

Os criminosos roubaram R$ 125,00 em dinheiro e os documentos pessoais da vítima, além do automóvel do idoso. O veículo foi encontrado abandonado na Rodovia Geraldo Martins de Souza (SP-287).

O segundo caso foi registrado na noite do dia seguinte, na Rua Julieta Simão Maluly, Conjunto Ovídio Rodrigues Tucunduva Junior.

Segundo a polícia, dois bandidos encapuzados renderam um mototaxista de 28 anos após pedir uma corrida. Os criminosos fizeram uso de uma espingarda para ameaçar a vítima.

Ainda de acordo com a polícia, a dupla roubou mais de R$ 1 mil do trabalhador, além dos documentos pessoais da vítima e da moto. Os ladrões fugiram logo em seguida.

Os dois roubos estão sendo investigados. A Polícia Civil não descarte a hipótese de os crimes terem sido praticados pelas mesmas pessoas.

Nelson Paula Meira falece aos 88 anos

Sepultamento do profissional ocorrerá no final da tarde de hoje

O rádio amanheceu de luto. Faleceu na madrugada deste domingo, 20, no hospital de Piraju, o professor e radialista Nelson Paula Meira. Ele tinha 88 anos.

Obra da CDHU será concluída ainda esse ano

Sabesp confirma que retomará os serviços nos próximos dias

A construção do Conjunto Osvaldo Dearo Castilho será concluída no segundo semestre desse ano. A informação foi anunciada essa semana pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano).

Nova investida da ECBrasil mobiliza autoridades municipais

Prefeito solicita apoio de todos, sobretudo dos meios de comunicação

“Só mesmo se for com a faca no pescoço para assinar esse papel”. Com essa frase, o prefeito de Piraju, José Maria Costa, deixou novamente registrada sua posição contrária à construção de uma PCH (Pequena Central Hidrelétrica) no Rio Paranapanema.

sexta-feira, 18 de maio de 2018

Serviço prestado por unidade do ESF é alvo de críticas

Usuária do posto toma diariamente três tipos de medicamentos de uso controlado

A dona de casa Vera Lúcia Mendes Martins, residente na Vila Bérgamo, procurou o Expresso Piraju para reclamar do atendimento prestado pelo ESF Cantizani.

Vera Lúcia Mendes Martins (FOTO: Diego dos Reis/Expresso Piraju)

Ela alega dificuldades para ter acesso às receitas médicas que são fornecidas pela unidade. Segundo a moradora, mesmo comunicando o posto com cinco dias de antecedência, as receitas são entregues dentro do prazo estabelecido pelo ESF.

Além disso, Vera diz que a unidade trabalha de forma desorganizada com relação ao prontuário dos pacientes. A dona de casa informou que, há cerca de dois meses, ficou 20 minutos no posto à espera do seu prontuário.

Por dia, Vera consome três tipos de medicamentos controlados. Ela sofre de artrite, artrose e, há 15 anos, enfrenta uma série de incômodos causados pela fibromialgia.

Confira a reclamação

 
O ESF Cantizani foi procurado para comentar o caso. De acordo com a unidade, as receitas devem ser solicitadas obrigatoriamente com cinco dias de antecedência para que, num prazo de até cinco dias úteis, sejam liberadas aos pacientes.

O posto mencionou que 70% de toda a população atendida pela unidade (4.658 pessoas) faz uso de medicamentos controlados.

Com relação aos prontuários, o ESF relatou que eventuais demoras sem devem à grande quantidade de documentos existentes na unidade.

Festa do Milho da IEQ é neste sábado

Ao todo, 10 pratos à base de milho serão oferecidos ao público

A 2ª Igreja do Evangelho Quadrangular de Piraju realiza neste sábado, 19, a 8ª Festa do Milho. O evento está programado para começar às 19h30.

Eleição da CIPA registra participação de 619 votantes

11 candidatos disputaram as 6 vagas na comissão para o próximo biênio

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais sediou ontem, 17, a apuração da eleição da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) para o biênio 2018-2019. Segundo a prefeitura, 619 votos foram computados.


Funcionários designados pela prefeitura para organizar a eleição durante a contagem dos votos

Conforme divulgado, 11 servidores públicos, oriundos de diversos departamentos, participaram do pleito.

Ao longo do dia de ontem, três urnas ficaram à disposição dos votantes, sendo uma fixa no Setor de Recursos Humanos e duas itinerantes. Cada eleitor recebeu uma cédula com os dados de cada um dos concorrentes.

RESULTADO

Alexander Inácio (Alequinho) – 68 votos (eleito)
Andreza Maria Piacenço Furlan – 110 votos (eleita)
Cláudio Roberto Lopes Siqueira – 12 votos
Giovani Alves de Oliveira – 32 votos
Leandro Marques Justino – 22 votos
Lucia Aureliano - 25 votos
Marilvio Benedito Martins – 178 votos (eleito)
Márcio Vicente Palma – 47 votos (eleito)
Odilon Celso de Araújo Dias – 31 votos
Rafael Vieira de Araújo – 33 votos (eleito)
Rosana Aparecida da Silva – 39 votos (eleita)

___

Brancos – 15 votos
Nulos – 7 votos

quinta-feira, 17 de maio de 2018

Eleição define membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Apuração ocorrerá na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais

Os funcionários da prefeitura de Piraju elegem hoje os membros da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) para o biênio 2018-2019. Ao todo, 11 servidores estão participando do pleito.


Sede da prefeitura de Piraju (FOTO: Diego dos Reis/Arquivo Expresso Piraju)

Segundo a administração, uma urna fixa foi colocada no Setor de Recursos Humanos. Outras duas estão percorrendo os departamentos.

O funcionário receberá uma cédula de votação, onde consta o nome e a foto de cada um dos concorrentes. Cada eleitor poderá escolher apenas um único candidato.

A eleição terminará às 17h. Depois desse horário, os votos serão contabilizados na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais.

Ainda de acordo com a prefeitura, a votação destina-se à eleição do vice-presidente e de quatro membros da CIPA, já que a escolha do presidente é de livre nomeação do Executivo.

CANDIDATOS

Alexander Inácio (Alequinho)
Cargo: auxiliar de serviços gerais
Setor: Departamento de Serviços, Trânsito e Fiscalização

Andreza Maria Piacenço Furlan
Cargo: assistente administrativa
Setor: Recursos Humanos


Cláudio Roberto Lopes Siqueira
Cargo: auxiliar de serviços gerais
Setor: Departamento de Esportes e Lazer

Giovani Alves de Oliveira
Cargo: assistente administrativo
Setor: Recursos Humanos

Leandro Marques Justino (Timburi)
Cargo: auxiliar de serviços gerais
Setor: Departamento de Agricultura e Meio Ambiente

Lucia Aureliano
Cargo: gari
Setor: Departamento de Serviços, Trânsito e Fiscalização

Marilvio Benedito Martins
Cargo: motorista
Setor: Departamento de Saúde

Márcio Vicente Palma
Cargo: marceneiro
Setor: Departamento de Serviços, Trânsito e Fiscalização

Odilon Celso de Araújo Dias
Cargo: monitor de esportes náuticos
Setor: Departamento de Esportes e Lazer

Rafael Vieira de Araújo
Cargo: operário
Setor: Departamento de Esportes e Lazer

Rosana Aparecida da Silva
Cargo: agente comunitária de saúde
Setor: Departamento de Saúde

quarta-feira, 16 de maio de 2018

ONG apresenta dados sobre impactos provocados por usinas hidrelétricas

Informações devem orientar parecer do Conselho de Ambiente e Patrimônio Cultural

A coordenadora pedagógica e presidente da ONG Teyquê-Pê, Adriana Garrote, expôs na última segunda-feira, 14, uma série de informações para embasar o parecer do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural sobre o pedido da ECBrasil, empresa que quer construir uma usina hidrelétrica no Rio Paranapanema.

Rapidinha do Expresso

ENTREVISTA – Na edição de ontem, 15, do Jornal Regional, transmitido pela rádio Eduvale FM, a assistente social Mariana Denardi foi entrevistada ao vivo para falar, entre outras coisas, sobre os desafios da profissão. No dia 15 de maio comemora-se o Dia do Assistente Social. Mariana trabalha no Departamento Municipal de Ação Social de Piraju. Segundo ela, o alcoolismo é o principal responsável pela desestrutura familiar. Confira o vídeo.

terça-feira, 15 de maio de 2018

Departamento divulga resultado do Dia D de vacinação contra a gripe

Quem não foi imunizado pode procurar os postos de saúde até o dia 1º de junho

Os postos de saúde de Piraju ficaram abertos no último sábado, 12, para imunizar o público-alvo da campanha desse ano contra a gripe. As unidades atenderam a população das 8h às 17h.

Moradores atendidos pelo ESF São Pedro exibem carteira de vacinação
(FOTO: Juliana Vetrone/Arquivo pessoal)

Segundo a coordenadora do Estratégia Saúde da Família (ESF), Juliana Vetrone, 1.199 pessoas foram vacinadas em todas as unidades do programa.

O posto com menor número de vacinação foi o ESF Teto, com 97 pessoas imunizadas. Na outra ponta ficou o ESF São Pedro, com 233 vacinas aplicadas durante todo o dia.

De acordo com Juliana, o Departamento Municipal de Saúde aproveitou a presença da população nos postos para atualizar a carteira de vacinação.

PRAZO

Quem não recebeu a dose desse ano pode procurar as unidades de saúde até o dia 1º de junho. A imunização destina-se a idosos, crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, pacientes com doenças crônicas, funcionários da saúde, professores, índios, gestantes, puérpuras (até 45 dias após o parto), presos e funcionários do sistema carcerário.

A vacina desse ano protege contra os três vírus do tipo Influenza, incluindo o H1N1 e o H3N2. 

BALANÇO

ESF Cantizani – 229 vacinas
ESF Eldorado – 107 vacinas
ESF Jurumirim – 62 vacinas
ESF Rural – 29 vacinas
ESF São Pedro – 233 vacinas
ESF Teto – 97 vacinas
ESF Tibiriçá 1 – 150 vacinas
ESF Tibiriçá 2 – 166 vacinas

Peça encenada por alunos será apresentada no Centro de Convenções

Atração já circulou por diversas cidades e conquistou dois prêmios na capital

O Centro de Convenções Richardson Louzada receberá a peça teatral “Um sonho de ser Elvis Presley” no dia 26 desse mês, a partir das 20h30. Produzido pelo professor de Artes José Rafael Gonçalves, o espetáculo conta com alunos da Escola Estadual Cel. Nhonhô Braga.

Parte do elenco da peça durante apresentação
FOTO: Antonio Carlos Aparecido dos Santos/Arquivo pessoal

Segundo o Departamento Municipal de Cultura, os convites serão distribuídos gratuitamente na próxima segunda-feira, 21, na bilheteria do Centro de Convenções.

No ano passado, mesmo sendo restrita a pais e alunos da unidade, a apresentação da peça no local foi recorde de público. Dessa vez, o espetáculo será aberto a toda população.

Ainda de acordo com o departamento, a peça já circulou por diversas cidades do Estado de São Paulo e recentemente conquistou dois prêmios de destaque no 1º FESTAC (Festival Estudantil de Teatro Arte em Cena), ocorrido na capital paulista.

Mais informações podem ser obtidas no (14) 3351-3622.