terça-feira, 31 de julho de 2018

Queda de granizo chama atenção de moradores

Pedras danificaram estufas, veículos e antenas parabólicas

O Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (CIIAGRO) registrou uma precipitação de 5,1 mm na madrugada desta terça-feira, 31, em Piraju. Segundo o portal, o volume foi contabilizado às 5h na estação instalada no município.

Flagrante feito pela moradora Giovanna Melli Franco no Conjunto Augusto Morini

A chuva durou menos de 10 minutos e foi acompanhada por queda de granizo. As pedras apresentaram tamanho de aproximadamente 2 cm.

Nas redes sociais, muitos moradores fotografaram e filmaram o granizo, que danificou estufas, veículos e antenas parabólicas. Ninguém ficou ferido.

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, assim como a UBA (Unidade Básica de Atendimento), do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), não registraram nenhuma ocorrência por conta da forte chuva. 

segunda-feira, 30 de julho de 2018

Criança é levada ao pronto-socorro após receber descarga elétrica

Prefeitura garante que ainda essa semana irá verificar a causa do acidente

Uma criança de 6 anos recebeu uma descarga elétrica na quadra do Conjunto Ovídio Rodrigues Tucunduva Junior. O caso aconteceu na última sexta-feira, 27.

Rapidinha do Expresso

CAMPANHA – As unidades de saúde de Piraju realizaram no sábado, 28, campanha de detecção precoce de hepatites. O trabalho começou às 9h e se estendeu até às 15h. Segundo o Departamento Municipal de Saúde, 339 testes rápidos foram feitos. A campanha faz parte do Julho Amarelo. Nesse mês, a população brasileira é conscientizada sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites virais.

sábado, 28 de julho de 2018

Rapidinha do Expresso

VISITA – A secretária adjunta da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo Bianca Colepicolo, participou ontem, 27, de uma reunião com os municípios paulistas que compõem o projeto Angra Doce. O encontro foi realizado no Centro de Convenções Richardson Louzada, em Piraju, e contou com a presença de representantes de coordenadorias, departamentos e secretarias municipais de Turismo. Em entrevista concedida ao Expresso Piraju, Bianca afirmou que o governador Márcio Franca e o secretário estadual de Turismo, Junior Aprillanti, “estão com os olhos para a região do Angra Doce” (confira o vídeo). De autoria do deputado federal Capitão Augusto (PR), o projeto consiste em difundir o potencial turístico dos rios e represas que banham os 15 municípios envolvidos na iniciativa, sendo 11 de São Paulo e 4 do Paraná, garantindo, ao mesmo tempo, as riquezas naturais da região.

sexta-feira, 27 de julho de 2018

Depois de 16 dias de espera, Juninho finalmente passa por cirurgia

Procedimento ocorreu sem complicações; médicos optaram pela colocação de pinos

O Hospital das Clínicas de Botucatu realizou ontem, 26, a cirurgia no paciente Wandercy Nascimento Junior, 49, vítima de acidente doméstico no Jardim das Figueiras, em Piraju. Segundo familiares, o procedimento ocorreu sem complicações.


FOTO: Wanderleia Cristina do Nascimento/Arquivo pessoal

Juninho, como é mais conhecido, deve estar de volta ao município nas próximas horas. Ao contrário do que foi recomendado inicialmente pelos médicos, o paciente não precisou colocar nenhum tipo de prótese.

De acordo com o irmão dele, Angelo Nascimento Netto, a equipe da UNESP decidiu colocar pinos no fêmur esquerdo do morador. “Os médicos fizeram exames e nos informaram que o pino seria menos invasivo e que o pós-operatório seria melhor”, explica.

O drama do paciente começou no dia 10 desse mês, quando deu entrada no hospital de Piraju. Juninho chegou a ser transferido para a Santa Casa de Avaré, porém, como o local não atende casos de alta complexidade. Por conta disso, o morador foi obrigado a retornar ao município.

Em entrevista à imprensa, a diretora do Departamento Municipal de Saúde, Luciana Bragança, afirmou que Avaré falhou ao não ter dado o devido encaminhamento ao paciente. “No nosso entendimento, eles [os médicos] tinham que fazer o acolhimento e a transferência para a alta complexidade”, afirma.

Na semana passada, o paciente iria ser levado para São José do Rio Preto por intermédio da assessoria de um deputado federal com forte influência na área médica. Minutos depois, a transferência foi alterada para Botucatu, o que contrariou as expectativas da família, já que Juninho foi inserido na vaga zero.

Mesmo com uma ordem judicial a seu favor, o paciente não foi operado em tempo hábil. Como se não bastasse os dias de espera em Piraju, Juninho foi levado à sala de cirurgia uma semana depois de dar entrada no HC de Botucatu.

Ao longo desse tempo, o morador, que tem síndrome de Down, enfrentou inúmeros transtornos, como estresse, falta de apetite e alergia, além de manchas nas costas por conta do longo tempo em repouso.
Assim que voltar para casa, Juninho ainda precisará ser consultado periodicamente em Botucatu. As viagens devem ocorrer a cada 15 dias.

Morte de carpas em lago municipal ainda não tem explicação

Exemplar de um dos peixes foi recolhido pelo CCZ para análise

A prefeitura de Piraju ainda não sabe o que causou a morte de mais de 10 carpas que viviam no lago da Praça Ataliba Leonel, Centro. O caso veio à tona na última terça-feira, 24, após denúncia de um morador da Vila São José.

No detalhe, alguns peixes encontrados mortos no lago

Em contato com o diretor do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, João Antonio Galvão Junior, a reportagem foi informada que um dos peixes foi recolhido pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para análise.

Embora as causas da morte ainda sejam desconhecidas, a suspeita é que os peixes tenham morrido em decorrência do acúmulo de matéria orgânica na água. Segundo o morador que denunciou o caso, o lago estava repleto de folhagens e exalando forte cheiro. Além disso, a água estava bastante turva.

“O fato ocorrido é bastante estranho. Problemas com sujeira devido ao inverno, com quedas de folhas, sempre tiveram, mas nunca ocorreu morte de peixes”, explica Galvão.

Após a denúncia, a prefeitura foi até o local e promoveu a substituição da água. As cinco carpas que sobreviveram foram recolocadas no lago.

quarta-feira, 25 de julho de 2018

Bergamini admite equívoco sobre Comissão Processante

Diferentemente do que foi divulgado à Justiça, investigação está suspensa

Na manhã desta quarta-feira, 25, o presidente da Câmara Municipal, Denilton Bergamini (PP), entrou em contato com a reportagem para informar que errou ao ter comunicado a Justiça Eleitoral sobre o arquivamento da Comissão Processante instaurada a pedido do ex-chefe do Setor de Transportes da Saúde, Maurício Garcia.

Denilton Bergamini (FOTO: Cristiano Amorim)

De acordo com ele, a Casa deveria ter informado que os trabalhos da comissão estavam suspensos por força de uma liminar expedida pelo Poder Judiciário após a defesa do denunciado – no caso, o prefeito José Maria Costa (PPS) – ter ingressado com mandado de segurança contra a CP. “Como o processo está concluso para decisão, nós temos que aguardar o posicionamento do juiz”, diz.
A retificação foi objeto de novo ofício protocolado no início da tarde de hoje pela presidência da Câmara.

SUSPENSÃO

Na decisão que resultou na suspensão dos trabalhos da CP, o juiz Acauã Müller Ferreira Tirapani afirma que o presidente da Comissão, João Luciano da Silva (SD), “vem praticando atos eivados de nulidade, notadamente pela falta de intimação dos atos praticados e pelo desrespeito ao prazo decadencial de 90 dias para conclusão dos trabalhos, que culminam, em síntese, no desrespeito ao direito dele, impetrante [prefeito], em exercer o contraditório e a ampla defesa”.

Além disso, Tirapani cita que o prefeito não foi devidamente intimado para comparecer na sessão extraordinária.
O juiz deu 10 dias para a comissão prestar esclarecimentos sobre tudo o que foi questionado pelo prefeito. As informações foram apresentadas à Justiça dentro do prazo.

DENÚNCIA

A representação apresentada por Garcia afirma que o prefeito violou os princípios constitucionais da moralidade e impessoalidade ao ter autorizado o pagamento de exames médicos particulares a Dulcinéia Cury, esposa do então diretor do Departamento de Engenharia, Ricardo Cury.

De acordo com ele, os exames foram realizados em Ourinhos e custaram R$ 380,00 aos cofres públicos.

O segundo caso diz respeito à compra de para-brisa para um ônibus do Departamento de Saúde (DESAU). Segundo Garcia, a peça foi adquirida por R$ 2,5 mil, porém o para-brisa não foi entregue à prefeitura, muito menos colocado no veículo.

Além disso, relata o denunciante, o prefeito deixou de enviar a cópia da nota fiscal da compra à Câmara Municipal, mais precisamente ao vereador Leonardo Tonon (PSB), que apresentou requerimento à administração a respeito dessa compra.

Na sequência, o vereador João Luciano da Silva (Solidariedade) solicitou, também por meio de requerimento, a nota fiscal da compra e o local onde foi realizada a troca do para-brisa. O então chefe do Setor de Transportes, Luciano Tonon, informou que “tal item não foi adquirido, nem fixado no veículo”.  Garcia afirma que, ao “mentir” para a Câmara, José Maria praticou infração político-administrativa.

terça-feira, 24 de julho de 2018

Morador registra morte de peixes em praça pública

Após visitar o local, prefeitura informou que irá apurar o caso

O radialista Alexandre Leda, morador da Vila São José, flagrou uma situação preocupante na manhã desta ter-feira, 24. Ele estava a caminho do trabalho quando parou para observar o lago da Praça Ataliba Leonel, Centro.

FOTO: Alexandre Leda/Acervo pessoal

Segundo ele, a água estava bastante turva exalando um odor extremamente desagradável. Além disso, havia muito material orgânico – proveniente das árvores – na superfície do lago. Pelo menos um peixe foi encontrado sem vida.

Indignado, o morador publicou o caso nas redes sociais. “Se você precisa cortar um galho de árvore que esteja te atrapalhando na frente da sua casa, aparece um monte querendo fiscalizar e até te multar. Agora, fiscalizar o lago que está com água podre e os peixes morrendo, isso ninguém faz. Por que será?”, questiona.

O diretor do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, João Antonio Galvão Junior, visitou o local após tomar conhecimento da reclamação. “O fato ocorrido é bastante estranho. Problemas com sujeira devido ao inverno, com quedas de folhas, sempre tiveram, mas nunca ocorreu morte de peixes. Vamos ter que analisar o caso com cuidado”, relata.

Justiça Eleitoral é comunicada sobre arquivamento de denúncia

Representação pedia a cassação do mandato eletivo do prefeito

O presidente da Câmara Municipal, Denilton Bergamini (PP), comunicou ontem, 23, a Justiça Eleitoral sobre o arquivamento da Comissão Processante instaurada após denúncia apresentada pelo ex-chefe do Setor de Transportes do Departamento de Saúde, Maurício Garcia.


Prefeito José Maria Costa (FOTO: Diego dos Reis/Arquivo Expresso Piraju)

Protocolada na Casa de Leis no dia 4 de dezembro de 2017, a denúncia solicitava a cassação do mandato eletivo do prefeito José Maria Costa (PPS) por supostas irregularidades praticadas na área da saúde.

No ofício, Bergamini informa que o arquivamento se deu por “decurso de prazo”.

Conforme divulgado pelo Expresso Piraju, os trabalhos da CP estavam paralisados por força de liminar expedida pela Justiça após mandado de segurança impetrado pela defesa do prefeito.  A suspensão ocorreu no dia 23 de abril, durante a sessão extraordinária que iria votar o relatório da comissão.

Na decisão, o juiz Acauã Müller Ferreira Tirapani afirma que o presidente da CP, João Luciano da Silva (SD), “vem praticando atos eivados de nulidade, notadamente pela falta de intimação dos atos praticados e pelo desrespeito ao prazo decadencial de 90 dias para conclusão dos trabalhos, que culminam, em síntese, no desrespeito ao direito dele, impetrante [prefeito], em exercer o contraditório e a ampla defesa”.

Além disso, Tirapani cita que o prefeito não foi devidamente intimado para comparecer na sessão extraordinária.

O juiz deu 10 dias para a comissão prestar esclarecimentos sobre tudo o que foi questionado pelo prefeito. As informações foram apresentadas à Justiça dentro do prazo.

DENÚNCIA

A representação apresentada por Garcia afirma que o prefeito violou os princípios constitucionais da moralidade e impessoalidade ao ter autorizado o pagamento de exames médicos particulares a Dulcinéia Cury, esposa do então diretor do Departamento de Engenharia, Ricardo Cury.
De acordo com ele, os exames foram realizados em Ourinhos e custaram R$ 380,00 aos cofres públicos.

O segundo caso diz respeito à compra de para-brisa para um ônibus do Departamento de Saúde (DESAU). Segundo Garcia, a peça foi adquirida por R$ 2,5 mil, porém o para-brisa não foi entregue à prefeitura, muito menos colocado no veículo.

Além disso, relata o denunciante, o prefeito deixou de enviar a cópia da nota fiscal da compra à Câmara Municipal, mais precisamente ao vereador Leonardo Tonon (PSB), que apresentou requerimento à administração a respeito dessa compra.

Na sequência, o vereador João Luciano da Silva (Solidariedade) solicitou, também por meio de requerimento, a nota fiscal da compra e o local onde foi realizada a troca do para-brisa. O então chefe do Setor de Transportes, Luciano Tonon, informou que “tal item não foi adquirido, nem fixado no veículo”.  Garcia afirma que, ao “mentir” para a Câmara, José Maria praticou infração político-administrativa.

sábado, 21 de julho de 2018

Atribuição deve garantir acompanhamento a alunos com necessidades especiais

Família dos estudantes precisaram ingressar na Justiça para solicitar o atendimento

O Departamento Municipal de Educação (DEDUC) realizará atribuição de classes e/ou aulas às 9h da próxima terça-feira, 24, para o segundo semestre desse ano.

FOTO: Diego dos Reis/Arquivo Expresso Piraju

De acordo com edital publicado na última edição do Diário Oficial Eletrônico (clique aqui), a atribuição destina-se aos professores classificados no concurso público nº 01/2016.

As unidades que contam com classes e/ou aulas são as seguintes: Escolas Prof. Gilberto Bonafé, Yolanda Marinho Lessa, Maria Virgínia Simões, Vereador José Domingues dos Santos e Balbina Marques Galvão, além do anexo localizado no prédio da Escola Estadual Cel. Nhonhô Braga.

Em duas unidades – Gilberto Bonafé e Yolanda Marinho Lessa –, o interessado será designado para acompanhar alunos com necessidades especiais. Para tanto, o docente precisa ter habilitação específica para a função.

Nos dois casos, a designação de professores com formação especial é fruto de ação judicial movida por familiares dos alunos contra a rede municipal. Ambas receberam deferimento Justiça, que considerou necessário o acompanhamento diferenciado dada as limitações dos estudantes, sendo um com síndrome de Down e outro com transtorno do espectro autista.

A atribuição será realizada na sede do DEDUC, que fica na antiga estação ferroviária.

sexta-feira, 20 de julho de 2018

Família diz que não foi consultada sobre transferência de paciente para Botucatu

Prefeitura, por sua vez, alega que decisão foi compartilhada com familiares

A família de Wandercy Nascimento Júnior, mais conhecido como Juninho, está revoltada com o Departamento Municipal de Saúde de Piraju. Ontem, 19, o paciente foi transferido para a UNESP de Botucatu.

Reunião ocorrida ontem à tarde no gabinete do prefeito José Maria Costa
definiu o encaminhamento de Juninho ao hospital de São José do Rio Preto
(FOTO: Diego dos Reis/Expresso Piraju)

Ocorre que, diferentemente do que esperavam os familiares de Juninho, o procedimento cirúrgico não foi realizado de forma imediata, agravando ainda mais o quadro do paciente, que está acamado desde o dia 10 desse mês, aguardando a colocação de uma prótese no joelho.

Além dessa frustração, a família do paciente alega que a decisão quanto à transferência para Botucatu ficou restrita ao departamento, já que havia, antes disso, a garantia de que Juninho seria atendido em São José do Rio Preto, cujo atendimento foi confirmado através da assessoria de um deputado federal com forte influência na área médica.

Segundo a diretora de Saúde, Luciana Bragança dos Santos, a escolha pela UNESP foi tomada em conjunto com a família e com a equipe médica da Sociedade de Beneficência de Piraju. A decisão levou em conta a distância e o pós-operatório, além da previsão da vaga na CROS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde).

A responsável pela pasta informou que a transferência ocorreu dentro da chamada “vaga zero”, expressão prevista na Portaria n° 2.048/2005, do Ministério da Saúde. Esse tipo de vaga é oferecido nos casos em que, independentemente da existência de leitos vagos, a transferência do paciente deve ocorrer na “melhor hierarquia disponível em termos de serviços de atenção de urgências”.

No caso da UNESP, segundo a diretora, a transferência foi acordada por se tratar da primeira referência de alta complexidade do município de Piraju.

Até o fechamento dessa matéria, Juninho ainda não tinha sido submetido à cirurgia. A situação do paciente é extremamente delicada, uma vez que ele já perdeu peso e apresenta manchas avermelhadas nas costas pelo fato de estar muito tempo deitado.

Com 49 anos e inúmeras limitações por conta da síndrome de Down, Juninho sofreu uma queda em sua residência, que fica no Jardim das Figueiras. Ele fraturou o joelho esquerdo.


Juninho está desde a semana passada aguardando a cirurgia

JUSTIÇA

Em decisão proferida na última quarta-feira, 18, o juiz de direito Fábio Augusto Paci Rocha deu prazo de dois dias horas para que a prefeitura e o governo estadual ofereçam cirurgia ao paciente.
Na decisão, o juiz determina que o paciente seja internado em caráter imediato “em hospital de referência cadastrado junto ao SUS (Sistema Único de Saúde) ou, se necessário, em hospital da rede privada”. O juiz estabelece multa diária de R$ 1 mil “a incidir a partir do vencimento do prazo até o limite de R$ 20 mil”.

Segundo a decisão, “o pedido se refere a tratamento indispensável para assegurar a vida e a saúde” do paciente”. “Vale frisar que a determinação pelo Poder Judiciário do fornecimento do medicamento ou cirurgia não afronta o princípio constitucional da independência entre os poderes. Também, a ausência de previsão orçamentária igualmente não afasta o dever dos entes públicos de proceder à reserva de verbas públicas para o atendimento das demandas relativas à saúde da população”, afirma o juiz.

Representante de Piraju em mundial avança na competição

Dos 11 atletas, cinco devem competir na próxima e última etapa

Quatro atletas de Piraju estão representando o Brasil no Campeonato Mundial Junior e Sub-23 de Canoagem Slalom na cidade italiana de Ivrea. A competição começou na terça-feira, 17.

Kauã Luiz em competição ocorrida no ano passado

Beatriz de Paula, Guilherme Rodrigues, Kauã Silva e Lucas Boretti estão na Europa juntamente com outros sete canoístas do país: Ana Sátila, Guilherme Eduardo do Espírito Santo, Gustavo Selbach Junior, Igor Siebel, Marina Souza Costa, Murilo Sorgetz e Omira Estácia.

Sob o comando do técnico Cassio Ramon Petry, parte da equipe conseguiu avançar para a próxima e última fase da competição, que ocorre neste sábado.

Os atletas classificados – Ana, Guilherme Rodrigues, Gustavo, Kauã, Murillo e Omira – competirão nas categorias K1 e C1.

Os demais canoístas de Piraju saem da competição com a seguinte colocação: Lucas Boretti: 47º lugar no K1 masculino; Guilherme Eduardo Espírito Santo: 45º lugar no K1 masculino; e Beatriz de Paula: 29º lugar no K1 e 22º lugar no C1 feminino.

Atletas que estão representando Piraju em solo europeu

Em Piraju, Cury entrega obra e anuncia investimentos

Responsável garantiu recurso de R$ 46 mil para a Escola Dr. Joaquim Guilherme Moreira Porto

O secretário estadual da Educação, João Cury, cumpriu agenda em Piraju. O primeiro compromisso ocorreu na noite de quinta-feira, 19.

João Cury durante discurso na Escola Cel. Nhonhô Braga, uma das beneficiadas pela pasta
(FOTO: Diego dos Reis/Expresso Piraju)

Na oportunidade, Cury participou de reunião com os prefeitos que integram a AMVAPA (Consórcio Intermunicipal do Alto Vale do Paranapanema). “Nós discutimos parcerias com os municípios na área de alimentação escolar, transporte escolar e municipalização do ciclo 1 do Ensino Fundamental”, diz o secretário.

No dia seguinte, o responsável pela pasta visitou a Escola Estadual Ataliba Leonel para acompanhar a aplicação de R$ 87,3 mil na reforma da unidade. Durante a vistoria, Cury anunciou a reforma e modernização da Escola Estadual Dr. Joaquim Guilherme Moreira Porto. A obra está orçada em R$ 46 mil.

O secretário encerrou sua agenda na Escola Estadual Cel. Nhonhô Braga, onde realizou a entrega da cobertura e piso da unidade. Concluída no final do mês passado, a obra custou R$ 73,9 mil.

Em entrevista à imprensa, Cury anunciou a aplicação de mais de R$ 164 mil na reforma da Diretoria Regional de Ensino, cuja sede fica na Vila São José, em Piraju, e atende os municípios de Fartura, Manduri, Óleo, Sarutaiá, Taguaí, Tejupá e Timburi.

Dulce Biguetti assume a presidência da APRAPI

Atenção à saúde animal e conscientização devem marcar nova gestão da entidade

A psicóloga Dulce de Freitas Bighetti é a nova presidente da Associação Protetora dos Animais de Piraju para o biênio 2018-2020. A eleição ocorreu na última quarta-feira, 18, na Câmara Municipal.


Luciana Bighetti (FOTO: Diego dos Reis/Expresso Piraju)

A exemplo das eleições anteriores, o pleito contou com chapa única. Diego dos Reis de Oliveira, que presidiu a entidade nos últimos quatro anos, continua na diretoria, agora como vice-presidente.

Em entrevista à rádio Eduvale FM, Dulce diz que seu objetivo é quebrar certos paradigmas que continuam depondo contra o bem-estar dos animais. “Infelizmente nem todas as pessoas encaram a saúde animal como uma coisa que pode influenciar na saúde das pessoas, tanto para o bem quanto para o mal”, diz.
A presidente acredita que a conscientização das pessoas, a começas pelas crianças, é fundamental para a difusão da posse responsável.

Confira abaixo a nova diretoria da APRAPI.

Diretoria Executiva
Presidente: Dulce de Freitas Bighetti
Vice-presidente: Diego dos Reis de Oliveira
Primeira-secretária: Celia Villas Boas
Segunda secretária: Aline Souza Lisboa
Primeira tesoureira: Aparecida Conceição Bernardes Vieira
Segunda tesoureira: Neusa Aparecida de Souza Lacerda

Conselho Fiscal
Primeira efetiva: Elizabeth Cristina Bragança
Segunda efetiva: Simone Romero Solfilho
Terceira efetiva: Adriana Aparecida Ferreira
Primeira suplente: Daiana de Queiroz
Segunda suplente: Giuliana Motta Tonon
Terceira suplente: Alessandra Vieira


Cidadãos que acompanharam a eleição da APRAPI (FOTO: Diego dos Reis/EP)

quarta-feira, 18 de julho de 2018

Juiz estabelece prazo de 48 horas para que paciente passe por cirurgia

Em caso de descumprimento, município e Estado terão que pagar multa de até R$ 20 mil

Em decisão proferida nesta quarta-feira, 18, o juiz de direito Fábio Augusto Paci Rocha deu prazo de dois dias para que a prefeitura e o governo estadual ofereçam cirurgia a Wandercy Nascimento Júnior, 49.


Wandercy fraturou o fêmur em sua residência
(FOTO: Elaine Cristina dos Santos/Acervo pessoal)

Na decisão, o juiz determina que o paciente, que tem síndrome de Down, seja internado em caráter imediato “em hospital de referência cadastrado junto ao SUS (Sistema Único de Saúde) ou, se necessário, em hospital da rede privada”.

O juiz estabelece multa diária de R$ 1 mil “a incidir a partir do vencimento do prazo até o limite de R$ 20 mil”.

Segundo a decisão, “o pedido se refere a tratamento indispensável para assegurar a vida e a saúde” do paciente”.

“Vale frisar que a determinação pelo Poder Judiciário do fornecimento do medicamento ou cirurgia não afronta o princípio constitucional da independência entre os poderes. Também, a ausência de previsão orçamentária igualmente não afasta o dever dos entes públicos de proceder à reserva de verbas públicas para o atendimento das demandas relativas à saúde da população”, afirma o juiz.

Conforme divulgado, o paciente fraturou o fêmur após sofrer um acidente doméstico em sua residência, localizada no Jardim das Figueiras. Wandercy chegou a ser levado para Avaré, porém o hospital do município vizinho alegou não ter condições de fazer o procedimento.

Segundo familiares do paciente, o homem já perdeu peso e apresenta manchas avermelhadas nas costas por conta da permanência excessiva no leito hospitalar.

‘Estou com vontade e coragem’, afirma nova diretora de Cultura

Circuito Cultural Paulista e Banda Municipal são os principais desafios

O prefeito José Maria Costa (PPS) nomeou ontem, 17, a professora Luciana de Almeida Hailer para responder pelo Departamento Municipal de Cultura.

Luciana de Almeida Hailer (FOTO: Diego dos Reis/Expresso Piraju)

O convite para assumir a pasta partiu da diretora Sirlene Garrote (Educação), que até então estava respondendo interinamente pelo departamento desde a saída de Beto Rodrigues, ocorrida em janeiro desse ano.

“Eu sinto que é um desafio, assim como é um desafio ser professora. Eu percebi que poderia dar essa oportunidade para minha vida. Estou com vontade e coragem”, diz.

Questionada sobre o que a população pode esperar da sua gestão, Luciana informou que procurará “fazer o melhor dentro das circunstâncias”. Ela garantiu que todos os trabalhos já existentes serão mantidos.

A nova diretora adiantou que irá se esforçar para que o município volte a receber as atrações do Circuito Cultural Paulista, programa do governo paulista. Ela também prometeu “dar uma grande força” para a Banda Municipal Infanto-Juvenil Valêncio Ferreira de Campos.

Formada em Artes, a nova diretora tem 56 anos e atua como docente há mais de 16 anos na rede municipal de ensino. Na gestão do ex-prefeito Francisco Rodrigues (1928-2017), Luciana chegou a trabalhar como regente no Projeto Guri.

terça-feira, 17 de julho de 2018

Cidadãos apontam deficiências no velório municipal

Prefeitura promete estudar assunto; vereadores já fizeram várias indicações

Embora tenha sido ampliado pela administração anterior, o velório municipal continua apresentando problemas. Uma das situações diz respeito à falta de cobertura na área externa do local.


Foto tirada ontem mostra pessoas sentadas nas floreiras
(FOTO: Diego dos Reis/Expresso Piraju)

Ontem, 16, a reportagem visitou o lugar e conversou com alguns cidadãos. O local estava bastante movimentado por conta do velório de quatro pessoas.

O familiar de um dos falecidos colocou em xeque a instalação dos bancos numa área descoberta. Por conta do forte sol, as pessoas improvisaram assentos em outros pontos do velório.

Durante a permanência do Expresso Piraju no local, ocorrida no período da manhã, ninguém fez uso dos bancos. Esse mesmo familiar sugeriu a transferência dos assentos para uma área coberta.

Outro apontamento refere-se à falta de ventiladores nas salas e de uma área específica para fumantes.
Procurado para comentar o assunto, o diretor do Departamento de Serviços, Trânsito e Fiscalização, João Antonio Galvão Junior, disse que os apontamentos feitos pelos cidadãos serão estudados pela prefeitura.

NA CÂMARA

Desde que foi ampliado, o velório tem sido tema de indicações na Câmara Municipal. Em 2013, o ex-vereador Carlos Alberto Camargo Lima (PR) solicitou a cobertura da área onde estão os bancos. Dois anos depois, o mesmo pedido foi reforçado pelo ex-vereador Alex Villas Boas (PSDB), hoje assessor da prefeitura.

A Casa de Leis também apontou a necessidade da instalação de Wi-Fi, colocação de cinzeiros e estofamento nos bancos.

Canoístas de Piraju integram delegação brasileira na Itália

Ao todo, 11 atletas do país devem ficar em solo europeu até o próximo final de semana

Quatro atletas de Piraju estão representando o Brasil no Campeonato Mundial Junior e Sub-23 de Canoagem Slalom na cidade italiana de Ivrea. A competição começa nesta terça-feira, 17.

Técnico Cassio Ramon Petry posa ao lado dos atletas que estão representando o
Brasil em Ivrea (FOTO: Confederação Brasileira de Canoagem)

Beatriz de Paula, Guilherme Rodrigues, Kauã Silva e Lucas Boretti estão na Europa juntamente com outros sete canoístas do país: Ana Sátila, Guilherme Santo, Gustavo Selbach Junior, Igor Siebel, Marina Souza Costa, Murilo Sorgetz e Omira Estácia.

Sob o comando do técnico Cassio Ramon Petry, a equipe brasileira terminou o primeiro dia da disputa em 4º lugar na categoria K1 feminino. A posição ficou com as irmãs Ana Sátila e Omira Estácia. No C1, a dupla ficou na 13ª colocação.

Já no C1 masculino, Gustavo, Igor e Kauã terminaram a prova na nona colocação. Por fim, Guilherme, Murilo e Lucas ficam na 20ª colocação no K1.

As provas seguem até o próximo sábado, 21.

segunda-feira, 16 de julho de 2018

Homem com necessidades especiais aguarda cirurgia há seis dias

Por conta da demora, paciente perdeu peso e apresenta manchas nas costas

A família de Wandercy Nascimento Junior, 49, está desde a semana passada enfrentando momentos difíceis no hospital de Piraju. Na última terça-feira, 10, o paciente, que tem síndrome de Down, sofreu um acidente doméstico.


Wandercy precisa receber uma prótese no joelho
(FOTO: Elaine Cristina dos Santos/Acervo pessoal)

De acordo com a cunhada dele, Elaine Cristina dos Santos, Wandercy fraturou o fêmur após cair de uma cadeira. Por ser um caso de alta complexidade, o hospital não dispõe de estrutura para esse tipo de cirurgia.

Ontem, o paciente foi encaminhado para Avaré, que é a primeira referência do município em situações como essa. A transferência se deu após a disponibilidade da chamada “vaga zero”, conceito segundo o qual a unidade de saúde, mesmo sem condições, deve receber pacientes nos casos em que não há outra possibilidade de encaminhamento.

“Quando chegamos lá, o médico explicou que, se fosse uma outra prótese, até poderia ter sido feita lá, mas a prótese dele tem que ser outra porque ele é uma pessoa especial, com síndrome de Down e com quase 50 anos”, diz Elaine.

Segundo a cunhada, os médicos sugeriram que Wandercy esperasse a vaga em Avaré, porém os familiares do paciente decidiram trazê-lo de volta.

A demora está comprometendo aos poucos a saúde do morador, que já perdeu peso e apresenta manchas avermelhadas nas costas por estar na mesma posição há quase uma semana.

A reportagem do Expresso Piraju apurou que, pelo fato de Avaré não ter providenciado o encaminhamento do paciente para uma unidade hospitalar apropriada para a situação – no caso, a UNESP de Botucatu –, todas as providências competentes ao município voltaram à estaca zero.

“O nosso sistema de saúde está crítico. Eu costumo falar que, se alguém cair, dependendo da situação, vai ficar até morrer”, lamenta Elaine.

domingo, 15 de julho de 2018

Rapidinhas do Expresso

ENTREGA – O município de Piraju foi contemplado com três obras financiadas pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e governo do Estado de São Paulo. Duas delas já foram entregues à população: UBS Farid Abrão José e UBS Sebastião Ferreira dos Reis (fotos). As unidades, localizadas no Conjunto José Maria Arbex e Jardim das Figueiras, respectivamente, contarão em breve com entrega de remédios. O serviço beneficiará mais de 10 mil que atualmente precisam se deslocar até o dispensário municipal. Segundo o Departamento Municipal de Saúde, a entrega depende da contratação de farmacêuticos. A terceira obra é o CAPS (Centro de Apoio Psicossocial), cujo funcionamento aguarda a definição do quadro de profissionais que atuarão na unidade. 

RECEBIMENTO – O Departamento Municipal de Saúde conta agora com seis novos veículos, sendo três automóveis e três vans (clique aqui). De acordo com a administração, metade dos veículos foi adquirida com recursos próprios. O restante foi custeado com verba federal. Ainda segundo a prefeitura, nos próximos dias, outros veículos serão incorporados à frota da Saúde. Um deles – um ônibus 0km – será destinado ao transporte de pacientes que fazem tratamento em Rubião Júnior.

AJUDA – Uma cadela e cinco filhotes (vídeo) estão precisando urgentemente de ração. Os animais encontram-se disponíveis para adoção responsável. Mais informações no (14) 99663-5068, falar com Patrícia.

CMS – Na próxima quinta-feira, 19, o Conselho Municipal de Saúde (CMS) realizará reunião ordinária no Centro de Especialidades Médicas (Postão), localizado na Rua Irma Ferreira Bonametti, 5, Vila Laino. Marcado para ocorrer às 16h, o encontro tratará dos seguintes assuntos: emendas parlamentares, contratos de convênios de serviços, mudança no quadro de recursos humanos e inauguração de unidades de saúde.

COMPETIÇÃO – O município de Piraju, representado pelo atleta Antonio Barbosa, conquistou medalha de bronze na 2ª etapa da Copa Brasil de Paracanoagem, ocorrida no último final de semana na raia olímpica da USP (Universidade de São Paulo). Outro representante da estância, Carlos Alberto Neres, ficou em 4º lugar na competição. Ao todo, 35 canoístas de 7 Estados participaram do evento. Segundo o supervisor da modalidade na CBCA (Confederação Brasileira de Canoagem), Leonardo Maiola, “as etapas da Copa Brasil são importantíssimas para o calendário da paracanoagem, pois mantêm os atletas em nível competitivo em eventos aqui no Brasil”. 

FESTA – Nos dias 27 e 28 desse mês, a Associação de Amigos de Bairro da Vila Nova América e bairros adjacentes realizará festa junina na quadra ao lado da Escola Municipal Vereador José Domingues dos Santos. De acordo com os organizadores, o evento contará com distribuição gratuita de algodão doce e pipoca. Haverá ainda show de prêmios, sorteio de brindes e quadrilha. A festa terá início às 19h. Entrada franca.

ENCONTRO – No dia 29 desse mês, o Centro Estrela de Evangelização (CEDE) sediará Encontro de Namorados. Com o tema “Um rumo seguro para o amor dar certo: maturidade”, o evento será realizado pela Forania de Piraju das 8h às 17h30. De acordo com os organizadores, a taxa de inscrição (por casal) é de R$ 20,00. As inscrições devem ser feitas no escritório paroquial. Mais informações podem ser obtidas no (14) 99746-2515.

sexta-feira, 13 de julho de 2018

Festival promete movimentar a Praça Ataliba Leonel

Corte gratuito de cabelo e sorteio de brindes integram a programação do evento


O coreto da Praça Ataliba Leonel, em Piraju, receberá no próximo domingo, 15, das 14h às 22h, o festival de rap “Hip Hop Resiste”, promovido pela Na Contramão Produções.

Membros da produtora responsável pelo evento durante visita à rádio Eduvale FM
(FOTO: Diego dos Reis/Expresso Piraju)

Com apoio do Departamento Municipal de Cultura, o evento contará com mais de dez apresentações de rappers oriundos de Bernardino de Campos, Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Osasco e Ourinhos.

“Um dos objetivos do evento é valorizar a cultura hip hop. Por mais que seja algo de protesto, ele está bastante defasado pra todo mundo. A gente vai tentar resgatar essa cultura e apresentar projeto. Esse é o primeiro, mas a gente pretende fazer outros”, diz Ana Gabriella Ribeiro de Souza, uma das organizadoras do festival.

Durante o evento haverá corte gratuito de cabelo e sorteio de brindes. O festival também contará com espaço para manobras de skate.

quinta-feira, 12 de julho de 2018

Comissões permanentes apreciam projeto que proíbe fogos de artifício

Restrição exclui fogos que não geram estampido; pena prevista é de R$ 750,00

Na sessão ordinária dessa semana da Câmara Municipal, o projeto de lei que proíbe a comercialização e utilização de fogos de artifício ruidosos foi lido e, logo em seguida, encaminhado às comissões permanentes da Casa.

terça-feira, 10 de julho de 2018

Motorista de 29 anos morre na Raposo Tavares

Vítima estava conduzindo uma carreta carregada com pó de serra

Um morador de Piraju morreu carbonizado na manhã desta terça-feira, 10. O caso aconteceu na Rodovia Raposo Tavares (SP-270), entre Bernardino de Campos e Ipaussu.

Sandro do Nascimento Teodoro (FOTO: Facebook/Arquivo pessoal)

De acordo com o Corpo de Bombeiros, Sandro do Nascimento Teodoro, 29, estava conduzindo uma carreta carregada com pó de serra. A vítima teria ficado presa às ferragens quando perdeu o controle do veículo, vindo a cair numa ribanceira. Na sequência, o caminhão pegou fogo.

O serviço funerário de Bernardino de Campos encaminhou o corpo ao Instituto Médico Legal (IML) de Ourinhos.

FOTO: Romeu Neto

Inscrições para cursos do SENAI e PEQ encerram-se hoje

Interessados devem ter mais de 16 anos e apresentar cópia dos documentos pessoais

Terminam às 16h desta terça-feira, 10, as inscrições para os cursos do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e do PEQ (Programa Estadual de Qualificação Profissional). Os interessados devem procurar o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador).

FOTO: Diego dos Reis/Arquivo Expresso Piraju

De acordo com o posto, o SENAI está oferecendo dois cursos: eletricista instalador e operador de máquina de costura. Cada curso conta com 16 vagas. As aulas estão previstas para começar no dia 16 desse mês, num dos galpões da antiga estação ferroviária.

Já o PEQ conta com os cursos de assistente de logística e auxiliar de contabilidade. Cada curso dispõe de 30 vagas, com remuneração de R$ 660,000 – dividida em duas parcelas – somente para pessoas desempregadas. Nesse caso, a previsão de início das aulas é para o dia 20, em local a ser definido pela prefeitura.

As inscrições podem ser feitas por pessoas a partir dos 16 anos de idade. O interessado deve apresentar cópia do RG, CPF e comprovante de endereço. No caso do PEQ, o candidato precisa apresentar uma foto 3X4.

O PAT está localizado na Rua Esteves Kristensen, 175, Jardim Jurumirim. Mais informações podem ser obtidas no (14) 3351-1886.

segunda-feira, 9 de julho de 2018

Após roubar estabelecimento, mulher é presa pela PM

Ela responsabilizou duas pessoas pelo crime; uma delas é o próprio cunhado

Uma mulher de 36 anos foi presa por roubo na noite de ontem, 8. O crime ocorreu num bar localizado no Bairro Doretto.

FOTO: Diego dos Reis/Arquivo Expresso Piraju

Em nota enviada à imprensa, a Polícia Militar informa que a mulher e um indivíduo ainda não identificado roubaram R$ 200,00 do estabelecimento. O homem fez uso de uma barra de ferro para ameaçar a vítima. Depois do crime, a dupla fugiu num automóvel.

Segundo a polícia, a barra de ferro e a camiseta do indivíduo foram encontrados na Rua Humberto Rufato. A mulher foi localizada logo depois, alterada, na Rua Deodoro Lago. Com ela, os militares encontraram pouco mais de R$ 17,00.

Aos policiais, a mulher atribuiu a autoria do crime ao seu cunhado e a um segundo indivíduo. Ela disse que apenas estava acompanhando os dois.

A PM realizou patrulhamento, porém não conseguiu localizar os outros envolvidos no crime. Já a mulher será apresentada à Justiça.