domingo, 31 de março de 2019

Prefeitura homologa provas objetivas do concurso público

Dos 16 cargos, quatro ainda não tiveram suas etapas avaliativas concluídas

Diego dos Reis

A última edição do DOE (Diário Oficial Eletrônico) traz o edital de homologação do resultado final das provas objetivas do concurso público n° 01/2018 da prefeitura de Piraju.

Prefeitura de Piraju (FOTO: Diego dos Reis/Arquivo Expresso Piraju)

Segundo o edital, a homologação abrange os cargos de agente de saneamento, assistente administrativo, assistente social, auxiliar de serviços gerais, fiscal, fisioterapeuta, inspetor de alunos, lançador, oficial administrativo, operário, orientador e psicólogo.

De acordo com a prefeitura, os cargos já homologados não contam com recursos pendentes, bem como candidato habilitado para as vagas reservadas a pessoas com necessidades especiais.

Com relação aos demais cargos – gari, motorista, padeiro e pedreiro – a homologação será feita após o término das etapas correspondentes a cada um dos cargos.

O DOE ainda traz a lista completa dos 932 candidatos classificados nas provas objetivas. A avaliação foi aplicada no dia 17 de fevereiro em cinco unidades de ensino.

sábado, 30 de março de 2019

Departamento realiza atribuição na próxima terça-feira

Medida se deve à rescisão antecipada de contrato com uma docente

Diego dos Reis

A diretora do Departamento Municipal de Educação, Sirlene Garrote, informa que, na próxima terça-feira, 2, haverá atribuição de classes e/ou aulas na sede da pasta. O procedimento irá ocorrer às 9h.

FOTO: Diego dos Reis/Arquivo Expresso Piraju

Segundo edital publicado na edição de hoje do DOE (Diário Oficial Eletrônico), a atribuição se deve à rescisão antecipada do contrato de uma professora da EMEI Profa. Maria Aparecida Dardes Barbério, localizada no Conjunto José Maria Arbex. Ainda de acordo com o edital, a vaga corresponde à turma C do pré 1 (período vespertino).

A atribuição destina-se exclusivamente aos docentes classificados no processo seletivo nº 01/2018.

O departamento fica no prédio da antiga estação ferroviária, Vila Tibiriçá. Mais informações podem ser obtidas no site da prefeitura.

Edital publicado no DOE
(FONTE: Prefeitura de Piraju)

sexta-feira, 29 de março de 2019

Denúncia motiva fiscalização da CETESB no aterro de Piraju

Prefeitura alega que lixo proveniente de mutirão não será enterrado no local

Diego dos Reis

Na semana que vem, representantes da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) deverão visitar o aterro sanitário de Piraju para averiguar denúncia divulgada pelo Jornal Regional, da rádio Eduvale FM.

FOTO: Diego dos Reis/Expresso Piraju

De acordo com a emissora, um funcionário público relatou que todo o lixo que está sendo coletado no mutirão de limpeza contra a dengue será enterrado no aterro sanitário do município.

O repórter da rádio, Diego dos Reis, esteve no aterro e constatou a presença de inúmeros materiais que poderiam ser encaminhados para reciclagem. Ele também encontrou objetos que oferecem risco ao meio ambiente, como aparelhos de televisão antigos, que possuem grande quantidade de chumbo.


FOTO: Diego dos Reis/Expresso Piraju

A emissora apurou que, para o mutirão, a prefeitura não estabeleceu nenhum plano de trabalho com as duas associações que lidam com materiais recicláveis no município. Isso pode ter sido motivado pelo fato de o mutirão ter sido definido às pressas, como forma de resposta da administração aos casos de dengue confirmados no município.

Procurado para comentar o assunto, o Departamento de Agricultura e Meio Ambiente informou inicialmente que os materiais estão sendo depositados no aterro em caráter provisório. Num segundo momento, após ser questionada sobre a destinação dos resíduos, a pasta disse que o diretor do Departamento Administrativo, Paulo Sara, iria fornecer as informações mais completas sobre o caso.


FOTO: Diego dos Reis/Expresso Piraju

A manifestação do diretor ocorreu 48 horas depois, às custas de muita cobrança por parte da reportagem. Sara disse que o aterro apenas está sendo usado como ponto de “triagem” dos resíduos. 

Segundo ele, a separação dará o destino correto dos materiais. “De forma alguma nós vamos fazer qualquer tipo de ação que comprometa o meio ambiental e que crie um crime ambiental”, garante.

Segundo o gerente da CETESB de Avaré, Carlos Augusto Mendes, o esgotamento do aterro sanitário de Piraju ocorreu no dia 18 de maio de 2017. Desde então, o local está impedido de receber lixo. No caso do mutirão, informou o gerente, o aterro só pode ser usado como local de transbordo.

Ainda de acordo com ele, o município recebeu autorização para levar o lixo para Piratininga no dia 31 de agosto do mesmo ano, serviço que ainda continua sendo feito por uma empresa terceirizada.


FOTO: Diego dos Reis/Expresso Piraju

quinta-feira, 28 de março de 2019

Ex-diretor de Orçamento e Finanças morre aos 58 anos

Bambino, como era chamado, estava internado na UTI de Ourinhos

Diego dos Reis

O funcionário público aposentado e ex-diretor do Departamento de Orçamento e Finanças de Piraju, João Antonio de Freitas, 58, mais conhecido como Bambino, faleceu na tarde desta quinta-feira, 8.

João Antonio de Freitas em momento de descontração com amigos e familiares
(FOTO: Arquivo pessoal)

De acordo com familiares, ele estava internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de Ourinhos. 
Vítima de câncer, Bambino estava de licença médica da prefeitura desde agosto do ano passado.

Morador do Bairro Codespaulo, Bambino deixa três filhos. Os detalhes do velório e sepultamento ainda não foram divulgados pelo serviço funerário.

A prefeitura de Piraju decretou luto oficial de três dias no município.

HISTÓRICO

Em 1995, Freitas foi admitido na prefeitura de Piraju como assessor. Em 2016, ele passou a ocupar o cargo de auxiliar administrativo. No ano seguinte, a convite do prefeito José Maria Costa (PPS), Bambino assumiu o posto de diretor do Departamento de Orçamento e Finanças.

No dia 13 desse mês, Freitas conquistou a tão merecida aposentadoria. Uma semana depois, a prefeitura nomeou Paulo Leal Rodrigues para responder pelo departamento.

terça-feira, 26 de março de 2019

Prefeitura acata pedido de feirantes e proíbe evento na Praça Ataliba Leonel

Organizador rebate acusação e diz que fará abaixo-assinado

Diego dos Reis

A 7ª edição da Batalha da Matrix, ocorrida no dia 13 desse mês, incomodou comerciantes que trabalham na Feira da Lua sempre às quartas-feiras. O fato motivou a elaboração de um abaixo-assinado contra o evento.

Protocolado na última quinta-feira, 21, o documento conta com 38 assinaturas. No ofício, os feirantes pedem a proibição do evento “ou qualquer outra manifestação cultural que utilize de músicas e palavras chulas e de baixo calão”.

Segundo o abaixo-assinado, o evento causou constrangimento a “muitas famílias e pessoas de diversas idades”. Os comerciantes alegam que, por conta disso, muitas pessoas preferiram não ficar na praça.

Procurado para comentar o assunto, o diretor do Departamento do Departamento Administrativo, Paulo Sara, informou que a prefeitura acatou o pedido dos comerciantes. 

Na edição de hoje do Jornal Regional, da rádio Eduvale FM, Welington Couto, responsável pela organização da Batalha da Matrix, negou todas as acusações. De acordo com ele, o evento possui regras que impedem qualquer uso de linguagem imprópria.

Além disso, Couto relatou que o último evento foi filmado na íntegra, e que as imagens mostram a ausência de qualquer declaração que pudesse provocar constrangimento.

Convicto de que as acusações são improcedentes, o organizador disse à emissora que encabeçará um abaixo-assinado para que a Batalha da Matrix continue sendo realizada no local.

A Batalha da Matrix é uma disputa de rimas com versos improvisados. A próxima edição do evento estava marcada para ocorrer nesta quarta-feira.

Marangoni e Wellington durante entrevista à rádio Eduvale FM
(FOTO: Diego dos Reis/Expresso Piraju)

Linhas da zona rural seguem suspensas, informa diretor

Parte operacional do transporte de passageiros já está definida

Diego dos Reis

Quem depende das linhas de ônibus das Pontes do Taquari e de Cerqueira precisará esperar mais um pouco para ter o serviço reestabelecido. Isso porque a prefeitura de Piraju ainda não concluiu a rescisão de um dos contratos com a Viação Riopardense.

Paulo Sara (FOTO: Diego dos Reis/Expresso Piraju)

Na última sexta-feira, 22, o diretor do Departamento Administrativo, Paulo Sara, foi questionado sobre o assunto em entrevista ao vivo no Jornal Regional, da rádio Eduvale FM. Ele informou que as linhas possivelmente seriam reativadas nesta quarta-feira.

Na tarde de hoje, porém, Sara informou que as linhas seguirão suspensas por tempo indeterminado. De acordo com ele, a parte operacional do serviço está “toda alinhada”.

O diretor explicou que a abertura de um novo contrato depende da rescisão do contrato anterior. “Legalmente, ele [o contrato] existe, apesar da Viação Riopardense não estar prestando o serviço”, diz.

Dessa vez, Sara preferiu não dar um novo prazo para a retomada das linhas. Ele garantiu que a administração está fazendo todos os esforços possíveis para que as linhas sejam reestabelecidas o quanto antes.

Antes mesmo de deixar o transporte circular, há pouco mais de duas semanas, a Viação Riopardense já não estava transportando os passageiros das linhas das Pontes do Taquari e Cerqueira.

Após rescindir um dos contratos com a empresa, a prefeitura priorizou a contratação emergencial da Del’Oeste para atender as linhas urbanas, deixando, para um segundo momento, a definição do segundo contrato.


Passageira desembarca num dos pontos da zona urbana de Piraju
(FOTO: Diego dos Reis/Arquivo Expresso Piraju)

segunda-feira, 25 de março de 2019

Em Sarutaiá, concurso público oferece duas vagas

Inscrições custam R$ 30,00 e devem ser feitas até o dia 5 de abril

Diego dos Reis

A prefeitura de Sarutaiá abriu concurso público para contratação de motorista. Ao todo, duas vagas estão sendo oferecidas.

Imagem ilustrativa

Segundo o edital, os candidatos devem ter ensino fundamental completo e carteira de habilitação na categoria D. A remuneração é de R$ 998,00 para uma jornada semanal de 44 horas.

As inscrições custam R$ 30,00 e devem ser feitas até o dia 5 de abril apenas pelo site www.integraconcursos.com.br.

Ainda de acordo com o edital, a prova objetiva será realizada às 10h do dia 28 de abril, em local a ser definido pela prefeitura. Já a prova prática está prevista para ocorrer às 9h30 do dia 19 de maio.

domingo, 24 de março de 2019

Mutirão contra a dengue inicia nesta segunda-feira

Retirada dos materiais inservíveis terá cinco dias de duração

Diego dos Reis

Começa nesta segunda-feira, 25, o mutirão de limpeza na zona urbana de Piraju. O trabalho integra a Semana de Prevenção do Mosquito Aedes Aegypti.

Lixo descartado na Rua Augusto Rueda, Bairro Eldorado
(FOTO: Diego dos Reis/Expresso Piraju)

Realizado pelos Departamentos de Saúde e de Agricultura e Meio Ambiente, o mutirão percorrerá 56 pontos da cidade até a próxima sexta-feira, 29 (confira a programação abaixo).

A limpeza terá início no Eldorado, bairro que registrou os três primeiros – e únicos – casos confirmados de dengue desde o início do ano.

Segundo a prefeitura, todo tipo de material inservível será coletado, com exceção de entulho proveniente de construção. Ainda de acordo com a administração, o material deve ser colocado na calçada um dia antes da coleta.

PROGRAMAÇÃO

Dia: 25 de março
Locais: Eldorado, São Roque, Tropical, Morada do Sol, Monte Belo, Shangrillá, Casa de Pedra, Ana Carolina 2, Av. Vereador Eduardo Cassanho, Tibiriçá, Paraíso, Santo Antonio, Portal da Ilha, Figueiras, José Ribeiro, Sergio Garcia e Tucunduva

Dia: 26 de março
Locais: Jurumirim, Europa, Ana Carolina, Ana Cecília, São Carlos, Ana Cristina, Doreto, Maria Gonçalves da Motta, Codespaulo, Nenê Mota, Cristal 1 e Primavera

Dia: 27 de março
Locais: Centro, Pedreiro, Laino, CECAP e Ferreira

Dia: 28 de março
Locais: Piratininga, Ana Maria, Cantizani, Bérgamo, Vila Campos, Vila Diana, Jardim Boa Vista, Jardim Ana Maria 2, Vila do Tico, São Pedro, Boa Vista e Jardim Sombras do Paraíso

Dia 29 de março
Locais: São José, Lourenço, Porto, Jardim Meira, Conjunto Augusto Morini, Conjunto José Maria Arbex, Conjunto Osvaldo Dearo Castilho, Bairro Alto da Bela Vista, Flamboyant e Jardim Celeste

quinta-feira, 21 de março de 2019

Idoso que estrangulou esposa será julgado em abril

Crime ocorreu na Rua Joaquim Rodrigues Tucunduva, Vila Cantizani

Diego dos Reis

Vicente Alves de Oliveira, 81, será levado a júri popular no dia 10 de abril. O julgamento irá ocorrer às 10h, no Fórum da Comarca de Piraju.

Salão do júri do Fórum da Comarca de Piraju (FOTO: Diego dos Reis/AEP)

Na noite do dia 8 de abril do ano passado, ele matou a própria esposa, Benedita de Oliveira Ferreira Alves, 86. O crime ocorreu na residência do casal, que fica na Rua Joaquim Rodrigues Tucunduva, Vila Cantizani.

Segundo a Polícia Civil, o idoso fez uso de duas meias para estrangular a vítima. Benedita estava deitada no quarto do casal quando foi atacada pelo esposo.

A filha do casal, que até então morava numa edícula localizada na mesma casa onde ocorreu o crime, foi até a residência dos pais e encontrou Vicente muito ofegante. Ele confessou à filha que tinha matado a esposa.  

A vítima chegou a ser reanimada pelo Corpo de Bombeiros, porém morreu 18 minutos depois de dar entrada no pronto-socorro. Vicente foi contido pela filha até a chegada da Polícia Militar.

A Justiça determinou a prisão preventiva do idoso no dia seguinte. Desde então, ele aguarda o julgamento em uma unidade prisional da região.

Consta no processo que tramita no fórum a informação de que Vicente tinha uma convivência “conflituosa” com a família, e que tinha já ameaçado de morte tanto a esposa quanto a filha.

terça-feira, 19 de março de 2019

Polícia Militar divulga resultado de operação

Cerca de 40 pessoas foram abordadas ao longo do dia

Diego dos Reis

A Polícia Militar desencadeou ontem, 19, a Operação Integração na cidade de Piraju. Segundo o comando da polícia, a ação ocorreu das 14h às 22h.

FOTO: Polícia Militar

Em nota enviada à imprensa, a PM informa que a operação contou com a presença da ROCAM (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas), cavalaria, Força Tática, Polícia Ambiental e do helicóptero Águia.

De acordo com a nota, 37 pessoas foram abordadas. Com elas, nada de ilícito foi encontrado. Dos 26 veículos vistoriados, 2 foram apreendidos por irregularidades. Ao todo, 5 autuações de trânsito foram confeccionadas.

Também foram vistoriados 3 estabelecimentos comerciais. Além disso, a polícia elaborou a mesma quantidade de termos ambientais.

FOTO: Polícia Militar

Resposta sobre funcionários do hospital desagrada vereador

Informações foram prestadas pela diretora Luciana Bragança dos Santos

Diego dos Reis

Atualizado às 9h15 - 21/03

Na sessão ordinária desta terça-feira, 19, a Câmara Municipal recebeu resposta do Departamento de Saúde sobre os funcionários que atuam na rede pública via contrato de gestão com a Sociedade de Beneficência de Piraju, qualificada como organização social.

Erico José Tavares (FOTO: Diego dos Reis/AEP)

As informações prestadas pela pasta, com base em dados fornecidos pela SBP, foram enviadas à Casa de Leis em resposta a requerimento elaborado pelo vereador Érico José Tavares (PSC).

Questionada sobre a reposição salarial dos servidores, a responsável informa que, em abril do ano passado, a prefeitura efetuou o pagamento da correção apenas aos médicos dos ESFs relativa aos anos de 2014/2015 (6,35%) e 2016/2017 (9,62%).

Segundo a resposta, os demais funcionários receberam, três meses depois, o mesmo percentual concedido aos servidores da prefeitura: 2,27%.

O vereador indagou o departamento se há funcionários ganhando menos de um salário mínimo. Luciana relata que há 11 contratados nessa condição, sendo 9 que atuam em postos de saúde e o restante está lotado no Centro de Especialidades Médicas, onde está sediada a pasta.

De acordo com a diretora, os servidores ganham salário de R$ 940,00 e adicional de insalubridade no valor de R$ 199,60.


Luciana Bragança dos Santos (FOTO: Diego dos Reis/AEP)

O pagamento de insalubridade também foi objeto de questionamento por parte do vereador. Segundo Luciana, os profissionais que recebem o adicional ocupam os seguintes cargos: auxiliar de consultório dentário, dentista, enfermeiro, farmacêutico, faxineiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico, nutricionista, técnico de enfermagem e técnico em prótese dentária.

Por fim, a diretora explica que, no caso das reposições salariais, a SBP “passa as mãos da direção de Saúde, anualmente, cópia da convenção coletiva de trabalho que estabelece o reajuste salarial e aguarda autorização para aplicação da reposição indicada”.

Insatisfeito com a resposta, o vereador disse à reportagem que irá formular requerimento convocando a diretora e a direção do hospital para prestarem esclarecimentos pessoalmente à Câmara.

Assinado em 2014 e aditado oito vezes, o contrato de gestão entre a SBP e a prefeitura tem como objeto a operacionalização e gerenciamento das atividades e serviços do ESF e Centro de Especialidades Médicas. O quadro de pessoal conta com cerca de 150 funcionários.


Sociedade de Beneficência de Piraju (FOTO: Diego dos  Reis/AEP)

Bairro Eldorado registra três casos confirmados de dengue

Esse é o primeiro registro da doença desde o início do ano

Diego dos Reis

O Instituto Adolfo Lutz confirmou três casos de dengue no município de Piraju. A divulgação do resultado foi feita no final da manhã desta terça-feira, 19, pelo Departamento Municipal de Saúde.

Mosquito aedes aegypti, transmissor da doença (FOTO: Internet)

Segundo o responsável pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde, Márcio Bergamini, os pacientes – todos adultos, sendo dois homens e uma mulher – residem no Bairro Eldorado.

Dois casos vieram à tona no início de fevereiro e, até então, estavam sendo tratados como suspeitos. O terceiro foi registrado na semana passada.

De acordo com Bergamini, todos os casos são autóctones, ou seja, foram contraídos no em Piraju. A constatação foi feita a partir do depoimento de cada dos pacientes. Eles afirmaram que não saíram do município. Os moradores passam bem.

Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Tânia Machado, esse é o primeiro registro de infecção por dengue desde o início do ano. Até o momento, não há casos suspeitos.

“Todo cuidado é pouco. Nós pedimos que a população intensifique a vistoria nos seus quintais. Não espere só pelas autoridades. Todos têm que estar envolvidos nesse processo”, diz Bergamini.

domingo, 17 de março de 2019

Carnaval desse ano custou R$ 218 mil, informa diretora

Responsável pelo Turismo diz que valor ficou abaixo do evento de 2018

Diego dos Reis

A diretora do Departamento Municipal de Turismo, Malu Freitas, foi entrevistada por uma emissora de rádio na última quarta-feira, 13, sobre o carnaval desse ano, realizado entre os dias 1º e 5 desse mês.

Malu Freitas, diretora de Turismo (FOTO: Diego dos Reis/Arquivo Expresso Piraju)


Segundo ela, aproximadamente cinco mil pessoas passaram pela Praça Ataliba Leonel em cada um dos dias de evento. A estimativa é superior à contagem feita pela Polícia Militar, que calculou cerca de 4,5 mil foliões por noite.

Malu destacou que os hotéis registraram 100% de ocupação, e que muitas contratações temporárias foram feitas ao longo do carnaval. “Isso foi muito produtivo para nossa cidade”, relata.
Ao afirmar convictamente que “hoje temos o melhor carnaval da região”, a diretora citou a queda do evento em Águas de Santa Bárbara, que até certo tempo liderava (em termos de público) o carnaval em toda a região.

Sobre os recursos empregados pela prefeitura no evento desse ano, a Malu disse que todo o carnaval custou R$ 218 mil aos cofres públicos. Os valores foram divididos entre o carnaval realizado na Praça Ataliba Leonel e o desfile das escolas e blocos, que consumiram R$ 138 mil e R$ 80 mil, respectivamente.

De acordo com ela, em 2018, o carnaval ficou na casa dos R$ 239 mil (R$ 176 mil para o evento na praça e R$ 63 mil para as agremiações). “No ano que vem, a gente espera gastar menos ainda e ter um carnaval ainda mais grandioso”, finaliza.

Foliões na Praça Ataliba Leonel (FOTO: José Carlos Garcia/Arquivo pessoal)

sexta-feira, 15 de março de 2019

Diretora presta esclarecimentos sobre falta de médicos

Responsável pela Saúde espera sanar problema num curto espaço de tempo

Diego dos Reis

Em entrevista concedida à rádio Eduvale FM, a diretora do Departamento Municipal de Saúde, Luciana Bragança dos Santos, foi questionada sobre a contratação de médicos para o ESF São Pedro e UBS Sebastião Ferreira dos Reis (Tibiriçá 2). Há quase dois meses, as unidades estão sendo cobertas por médicos de outros postos de saúde.

UBS Sebastião Ferreira dos Reis. uma das unidades desfalcadas
FOTO: Diego dos Reis/Arquivo Expresso Piraju

Conforme divulgado, os profissionais foram aprovados num programa de residência, e por isso decidiram se desligar das unidades.

Segundo Luciana, a procura por novos médicos está sendo feita diariamente pela Sociedade de Beneficência de Piraju, responsável pela gestão do ESF (Estratégica Saúde da Família). “Nós temos o desejo de que, num curto espaço de tempo, possamos resolver isso”, diz.

De acordo com a diretora, a principal dificuldade para o município manter profissionais fixos nas unidades diz respeito à rotina de trabalho, que é de 40 horas por semana. “Às vezes, os médicos já estão atuando em outro serviço e por isso não conseguem fechar essa carga horária”, explica.

Luciana disse que, embora o salário oferecido possa não ser atrativo para os profissionais, a remuneração “está na média dos municípios da nossa microrregião”.

Internautas questionam processo seletivo da APAE

Entidade afirma que critério de seleção levou em conta o currículo dos inscritos

Diego dos Reis

Na última terça-feira, 12, a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Piraju publicou as listas dos classificados no processo seletivo simplificado nº 01/2019.

Imagem ilustrativa

A divulgação das listas na página da entidade no Facebook gerou uma série de críticas em relação à lisura do processo e aos critérios de seleção dos aprovados.

Algumas internautas questionaram o fato de que nem todos foram chamados para entrevista, e que nenhuma prova foi aplicada aos candidatos.

Com formação na área pedagógica, pós-graduação em educação especial e experiência na rede estadual de ensino, uma das inscritas escreveu que “cada vez me sinto mais decepcionada com nossa cidade”. Ela afirmou que o critério do “quem indica” se sobrepôs ao currículo dos candidatos.

O vereador Érico José Tavares (PSC) foi marcado por uma internauta que alegou não ter sido chamada pela entidade. Em resposta, o parlamentar disse desconhecer o assunto e que irá “verificar como foi o processo”.

A APAE informou que recebeu um “número exorbitante” de currículos, e que a seleção dos classificados levou em conta a “aptidão e experiência no cargo”. “Nem todos os currículos entregues tinham os quesitos pretendidos para exercer a função”.


Resposta da entidade aos comentários sobre a lisura do seletivo
FONTE: Facebook

Dos cerca de 200 candidatos que apresentaram currículo, apenas 38 foram classificados para os seis cargos previstos no edital.

Ao todo, 11 vagas estão sendo oferecidas, sendo 1 para auxiliar administrativo, 1 para auxiliar de cozinha, 2 para professor pedagogo, 1 para professor de Educação Física, 5 para monitor e 1 para motorista escolar.

quinta-feira, 14 de março de 2019

Loteamento em processo de regularização é rebatizado

Ruas passam a conter com nome de pássaros nativos da fauna brasileira

Diego dos Reis

O Loteamento Jorge Maluly, também conhecido como Chácara Saltinho, agora se chama Recanto dos Pássaros. A mudança está prevista no decreto nº 4.133/2019, assinado pelo prefeito José Maria Costa (PPS).

FOTO: Diego dos Reis/Arquivo Expresso Piraju

Publicada na última edição do DOE (Diário Oficial Eletrônico), a alteração também denomina as setes ruas existentes no local com nomes de pássaros: Beija-Flor, Rouxinol, Sabiá, Bem-Te-Vi, Canário, Andorinha e Juriri.

As denominações integram o processo de regularização fundiária do bairro, cuja execução está sob a responsabilidade do ITESP (Instituto de Terras do Estado de São Paulo).

Em 2018, o município firmou convênio com o órgão no valor de R$ 131 mil com o objetivo de regularizar 70 unidades habitacionais.

No dia 14 do mês passado, representantes do ITESP fizeram o cadastramento dos moradores no Ginásio de Esportes Jacy Clodoaldo Albanezi. Na oportunidade, o órgão coletou documentos que já deram entrada no Cartório de Registro de Imóveis.

Segundo o decreto, o caso está em “processo final de regularização jurídica”.
No detalhe, croqui do loteamento com o nome de cada uma das ruas
FONTE: Diário Oficial Eletrônico de Piraju

Decreto define novos membros do Conselho de Turismo

Cadeiras abrangem representes do Poder Público e da iniciativa privada

Diego dos Reis

A última edição do DOE (Diário Oficial Eletrônico) traz o decreto nº 5.917/2019, que dispõe sobre a nomeação dos novos membros do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) de Piraju.

No dia 14 do mês passado, os setores da iniciativa privada apresentaram seus representantes
em reunião ocorrida no Centro de Convenções Richardson Louzada
(FOTO: Diego dos Reis/Arquivo Expresso Piraju)

Assinado pelo prefeito José Maria Costa (PPS), o decreto estabelece os 15 conselheiros titulares, bem como seus respectivos suplentes, que ficarão à frente do órgão no biênio 2019-2020.

Segundo o decreto, cinco cadeiras serão ocupadas por pessoas indicadas pelo Executivo. As demais contam com representantes de diversos setores, como hotéis, organizações ambientais e até de escolas de samba.

Nesse caso, a indicação partiu dos próprios segmentos após consulta via ofício feita pelo Departamento Municipal de Turismo.

Agora, os novos membros deverão se reunir para definir a hierarquia do órgão. E diferentemente dos mandatos passados, dessa vez o presidente eleito não poderá ter vínculo com a prefeitura. A mudança deve garantir independência ao conselho.

LISTA DOS MEMBROS

REPRESENTANTES DO PODER PÚBLICO

Turismo
Titular: Maria Luiza de Freitas
Suplente: Margareth Pilegi Mourão

Cultura
Titular: Leandro Gomes Fonseca
Suplente: Luciana de Almeida Hailer

Meio Ambiente
Titular: Francisco Miranda Filho
Suplente: João Antonio Galvão Junior

Educação
Titular: Amanda Ramos Pereira
Suplente: Mariana Motta Huggler

Engenharia e Urbanismo
Titular: Adriano José Monteiro Frigo Junior
Suplente: Ana Maria Alves de Oliveira

REPRESENTANTES DA INICIATIVA PRIVADA

Meios de hospedagem
Titular: Miguel Moura Abdala (Pousada Manacá)
Suplente: Julio César Gomes (Pousada Monte Alegre)

Restaurantes
Titular: Eurico de Freitas Junior (Aquário Restaurante Pirabar)
Suplente: Clevis Gueia Rossi (Nobu Gastronomia Oriental)

Bares noturnos
Titular: José Elói Soares Caputo (Alternativo Iate Clube Piraju)
Suplente: Carlos Fernando Carrara (Camarote Pub)

Casa do Artesão
Titular: Dulcinéia Antonio de Oliveira
Suplente: Helena Maria Barbosa

Produtores de eventos
Titular: Conrado Luiz Cury Rossi (Pirajufolia)
Suplente: Felipe Ramos do Val (Trampolim 360)

Comércio
Titular: Giovanka Ramos Martignoni Lisboa
Suplente: Danila Flaviane dos Santos Gama

Agência de viagens
Titular: Flora Maria D’Ercola Vieira Eugenio (Floraecotur Piraju)
Suplente: Alexandre Carlos Rodrigues (Pirajutur)

ONG ambientalista
Titular: Natalia Latansio de Oliveira (Teyquê-Pê)
Suplente: Marco Antonio de Almeida Mello (Teyqê-Pê)

Atividade autônoma de turismo
Titular: Renato Dardes Barbério (Pirajutur)
Suplente: Devid Pinheiro de Jesus (Tribo do Sup)

Escolas de samba
Titular: José Carlos Poço Prado
Suplente: Gimar Afonso Salesi

quinta-feira, 7 de março de 2019

Balanço da PM registra cerca de 4,5 mil foliões em Piraju

Carnaval no município registrou nove ocorrências policiais

Diego dos Reis

A Polícia Militar divulgou hoje, 7, o balanço das operações realizadas entre os dias 1º e 5 de março por ocasião dos festejos carnavalescos.

FOTO: Diego dos Reis/Expresso Piraju

Em nota enviada à imprensa, o comando da PM informa que as operações ocorreram nos municípios de Águas de Santa Bárbara, Manduri e Piraju.

Segundo a polícia, Piraju registrou o maior público em comparação com as demais cidades: aproximadamente 4,5 mil pessoas contra 3,5 mil em Manduri e 2,5 mil em Águas de Santa Bárbara.

O munício também liderou o número de ocorrências: 3 casos de embriaguez ao volante, 3 furtos de celulares, 2 lesões corporais e 1 caso suspeito de estupro. Nos outros municípios, apenas duas ocorrências de desacato foram registradas.

Ainda de acordo com a nota, 28 autos de infração e 6 veículos foram apreendidos durante as operações.