terça-feira, 31 de março de 2020

CEF anuncia medidas para reduzir impactos da pandemia

Aumento na pausa de pagamento dos contratos é uma das ações

O gerente da Caixa Econômica Federal de Piraju, Donizete de Jesus Figueira, expôs ontem, 30, durante reunião com comerciantes, o pacote da agência para atender pessoas físicas e jurídicas em razão da pandemia de coronavírus.

Gerente Donizete de Jesus Figueira
FOTO: Diego dos Reis/Expresso Piraju

De acordo com a CEF, os benefícios são superiores a R$ 100 bilhões e também visam ajudar hospitais filantrópicos e as áreas agrícola e habitacional. As medidas abrangem redução da taxa de juros, financiamento a Estados e municípios e suspensão do recolhimento do FGTS.

Outra ação consiste no aumento na pausa de pagamento dos contratos. “Era 60 dias quando começou a pandemia. Hoje está encerrando para 90 dias. Estuda-se ampliar isso para 180 dias, dependendo de como a situação vai ficar. Isso vale para crédito pessoa física e jurídica e para crédito hospitais e crédito habitacional pessoa física e jurídica”, explica.

Ainda segundo o banco, uma nova linha de crédito foi criada para que as micro e pequenas empresas coloquem o pagamento em dia. O financiamento pode ser pago em 36 parcelas.

A CEF informou que outras medidas estão em fase de implementação.

segunda-feira, 30 de março de 2020

Prefeitura diz a comerciantes que irá manter quarentena

Período de interdição se estenderá até o dia 7 de abril

Em reunião ocorrida nesta segunda-feira, 30, a prefeitura de Piraju reafirmou o compromisso de manter o comércio fechado até o fim da quarentena. O encontro contou com a presença de cerca de 90 empresários.

FOTO: Diego dos Reis/Expresso Piraju

A administração procurou justificar o alinhamento do município com o decreto do governador João Dória (PSDB) que estabelece a suspensão das atividades comerciais que não são consideradas essenciais à população. A quarentena se estenderá até o dia 7 de abril, com possibilidade de prorrogação.

O diretor clínico da Sociedade de Beneficência de Piraju, Reinaldo Barcalla, apresentou dados relevantes sobre os efeitos da quarentena, principalmente no pronto-socorro e nos postos de saúde. Segundo ele, as unidades registraram uma queda vertiginosa nos atendimentos.

Antes da quarentena, por exemplo, o pronto-socorro tinha uma rotina de aproximadamente 160 atendimentos por dia. Hoje, por conta das medidas de interdição, os atendimentos diários oscilam entre 50 e 60.

Barcalla disse que a diminuição é importante para não sobrecarregar a saúde e também para que o sistema tenha tempo para se estruturar caso o município enfrente um número de infectados de COVID-19 acima da capacidade de atendimento.

E essa preparação envolve também a capacitação dos profissionais de saúde, que ainda não têm conhecimento de todos os protocolos que cercam a doença.

“É preciso treinamento. Para treinar, é preciso de tempo. Para ter tempo, eu preciso de isolamento, distanciamento, pra que não venha tudo de uma vez. Se vier tudo de uma vez, nós vamos como se tivesse soltando bombas no meio da comunidade. Todo mundo correndo, batendo cabeça, dando trombada, um matando outro. Vai ser assim se isso não for feito de forma ordenada”, afirma.

O diretor informou que o hospital de Piraju conta com 70 leitos para adultos e apenas 3 respiradores em condições de uso. De acordo com ele, a estrutura é insuficiente para atender a população local e os municípios de Sarutaiá e Tejupá, que possuem convênio com o pronto-socorro.

Outro detalhe: o hospital não dispõe de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Por isso, a unidade espera que não haja necessidade de entubar paciente com coronavírus no próprio município. “Se isso acontecer, o caos já está estabelecido e vai morrer muita gente. Qual é a intenção de ter os respiradores? Tratar daquilo que não for COVID, mas que precise de respirador”, relata.

Ao expor a situação da pediatria, que conta apenas com 10 leitos, o médico disse que foi obrigado a isolar o setor por conta das dificuldades de diagnóstico de coronavírus em crianças. “Se eu tiver uma criança com síndrome gripal lá dentro e eu não isolá-la e se ela estiver com COVID, ela vai espalhar pra todo mundo”, explica.

Embora tenha demonstrado solidariedade aos comerciantes, Barcalla defendeu a manutenção da quarentena e das restrições que a medida impôs à sociedade e ao meio comercial.

O diretor finalizou sua fala dizendo que, por estarmos numa época de crise, todos estão dormindo pouco e com muitas incertezas. Contudo, todos devem trabalhar juntos para que os efeitos da pandemia sejam os menores possíveis.

No final, os comerciantes receberam a garantia, por parte da prefeitura, de que terão uma cadeira do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus.

domingo, 29 de março de 2020

Prefeito defende obediência irrestrita à quarentena

Chefe do Executivo relata falta de estrutura do hospital para atender pacientes

O prefeito José Maria Costa (DEM) publicou hoje, 29, uma série de argumentos para validar a importância da quarentena como forma de inibir a disseminação do coronavírus. As declarações foram feitas no Facebook.

Prefeito José Maria Costa
FOTO: Diego dos Reis/Arquivo Expresso Piraju

Escrita em caixa alta, a manifestação do chefe do Executivo é uma resposta ao grupo que defende a reabertura de todo o comércio, a despeito do prazo de vigência da quarentena municipal e estadual.

“Eu poderia mandar funcionar tudo, lavar minhas mãos, dar uma de Pôncio Pilatos e mesmo assim o comércio continuaria fechado pelo decreto estadual e pior ainda pois alguns casos específicos nós abrimos mão e o Estado não e todos seriam fiscalizados pelo Estado e as multas seriam altíssimas e com possibilidade de serem lacrados os que desobedecerem mas não sou de fugir da raia”, afirma.

Costa cita que o hospital de Piraju, por não dispor de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), não tem condições de atender “10 ou 20 casos ao mesmo tempo”. Além disso, o prefeito menciona o medo dos funcionários quanto ao risco de infecção caso tenham de retornar ao trabalho.

“Nessa hora não tenho desafetos, nem partidos políticos, em âmbito federal ou estadual, muito menos penso em política ou eleição. Minha preocupação é com todos indistintamente e seja feita a vontade de Deus e que nos dê forças juntamente com vocês para sairmos dessa praga juntos”, finaliza.

Conforme divulgado, um grupo de empresários já planeja a reabertura do comércio antes do fim da quarentena. Nesta segunda-feira, os comerciantes irão se reunir com a prefeitura e com o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus para tratar do assunto.

A despeito da quarentena, ACIP discute reabertura do comércio

Entidade cobra união dos empresários frente aos impactos do fechamento

Nesta segunda-feira, 30, representantes do comércio de Piraju irão se reunir com a prefeitura e com o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus. O encontro está programado para ocorrer no Centro de Convenções.

FOTO: Diego dos Reis/Arquivo Expresso Piraju

Organizada pela ACIP (Associação Comercial e Industrial de Piraju), a reunião irá tratar da situação dos estabelecimentos comerciais que estão impedidos de abrir por força da quarentena adotada pelos governos estadual e municipal.

Nas redes sociais, a associação divulgou que a pauta do encontro versa sobre o “planejamento de retorno das atividades comerciais”. A entidade ainda estendeu o convite a todos os empresários do município, sejam eles associados ou não.

“Precisamos nos unir. Sua presença é indispensável! #compartilhe #juntosomosfortes”, diz a ACIP no post publicado na última sexta-feira, 27.  

No Estado, a quarentena irá até o dia 7 de abril. Já no município, a medida vigora até o dia seguinte. Em ambos os casos, o período de interdição poderá ser prorrogado.


Post da ACIP divulgado no dia 27; no detalhe, objetivo traçado pela entidade

Com suspeita de coronavírus, mulher de 55 anos morre em Botucatu

Hospital aguarda contraprova dos exames; unidade conta com 12 casos suspeitos

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu divulgou, por meio de nota, que uma mulher de 55 anos morreu neste domingo, 29, com suspeita de COVID-19.

Hospital das Clínicas de Botucatu
FOTO: HCFMB/Arquivo pessoal

Residente em Arandu, a paciente estava há três dias na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Segundo o hospital, a mulher estava respirando com ajuda de aparelhos.

De acordo com a nota, o HC aguarda a contraprova dos exames do Instituto Adolfo Lutz. Em paralelo, as pessoas com as quais a paciente manteve contato estão sendo monitoradas e em isolamento domiciliar.

Esse é o segundo óbito com suspeita de coronavírus registrado na unidade. Com 12 casos suspeitos, sendo 8 da região e 4 de Botucatu, o HC conta ainda com uma paciente internada na UTI com suspeita de COVID-19. A mulher está sob ventilação mecânica.

Campanha arrecada alimentos para famílias carentes

Medida se deve aos reflexos da pandemia de COVID-19

O Departamento de Ação Social de Piraju iniciou uma campanha de arrecadação de cesta básica. Segundo a pasta, os alimentos serão destinados a famílias que podem enfrentar desabastecimento por conta da pandemia de coronavírus.

Sede do Departamento de Ação Social
FOTO: Diego dos Reis/Arquivo Expresso Piraju

As doações podem ser deixadas na sede do departamento, que fica na Rua Irma Ferreira Bonametti, 4, Vila Laino. A pasta está atendendo três dias por semana (segunda, quarta e sexta). Horário de atendimento: das 8h às 12h.

A centralização da campanha no Departamento de Ação Social é estratégica para garantir que as doações serão encaminhadas efetivamente para famílias necessitadas. Mais informações podem ser obtidas no (14) 3351-7545.

ESCLARECIMENTO

O departamento emitiu nota de esclarecimento sobre comentários críticos em relação à campanha. Segundo a pasta, a proposta “visa unir forças entre o Poder Público e a iniciativa privada, pois pessoas físicas e jurídicas entraram em contato com o departamento para oferecer ajuda, como temos visto em todo o país, e porque reconhecimento que o departamento tem conhecimento da demanda existente”.

Por fim, a pasta informa que está à disposição para indicar famílias que estejam precisando de ajuda ou que venham a enfrentar desabastecimento caso o doador queira entregar a cesta pessoalmente.

quarta-feira, 25 de março de 2020

Prefeitura de Piraju volta atrás e mantém serviço de mototáxi

Decisão baseia-se no fato de que a cidade já está desprovida do transporte circular

O prefeito de Piraju, José Maria Costa (DEM), publicou hoje, 25, um novo decreto que estabelece medidas contra a pandemia de coronavírus, sobretudo no âmbito das atividades comerciais do município.

FOTO: Diego dos Reis/Arquivo Expresso Piraju

A administração ampliou os tipos de estabelecimento que podem funcionar durante a quarentena. Agora, a permissão abrange borracharias, peixarias, quitandas, oficinas mecânicas de motocicletas, oficinas mecânicas de maquinários agrícolas, lojas de petshop, lojas de comercialização de ração animal, lojas de comercialização de gás de cozinha e água mineral e estabelecimentos congêneres.


Segundo a prefeitura, casas agropecuárias e lojas de construção civil e comercialização de materiais elétricos devem adotar o sistema de revezamento e escalonamento dos funcionários em até 50%. Nesses estabelecimentos, o atendimento deve ocorrer somente de segunda à sexta, das 8h às 12h.

Já os hotéis e pousadas devem suspender suas atividades. A interdição exclui os hóspedes mensalistas já estabelecidos e esporádicos que se encontram comprovadamente hospedados antes da publicação do decreto.

O novo decreto limita o funcionamento de restaurantes e trailers apenas com serviço delivery ou com retirada do produto diretamente na empresa.

Outra mudança diz respeito ao serviço de mototáxi. Horas antes de publicar as novas medidas, a prefeitura chegou a divulgar – também via decreto – que a atividade seria suspensa.

Contudo, após “algumas ponderações junto com o prefeito José Maria Costa e em face das medidas já adotadas por outros municípios”, a administração decidiu manter o serviço. Uma das justificativas reside no fato de que a população já está desprovida de transporte circular.

Também consta no decreto a prorrogação para mais um ano do mandato dos integrantes da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), suspensão da Semana Interna de Prevenção de Acidente no Trabalho, autorização do trabalho home office aos funcionários municipais, suspensão do expediente nas repartições municipais e suspensão dos prazos processuais de sindicâncias e processos administrativos.

O decreto traz ainda a possibilidade de a Caixa Econômica Federal realizar atendimento interno para pagamento de benefícios sociais e saque do FGTS apenas a clientes que não têm o cartão do cidadão.
O decreto começa a vigorar nesta quinta-feira, 26, e tem validade de 10 dias.

Presos de Pilar do Sul serão trazidos para Piraju

Medida se deve à interdição da carceragem; cidades pertencem ao DEINTER 7

A cadeia pública de Piraju irá receber presos de Pilar do Sul. A informação foi confirmada pelo delegado Alberto Bueno Correa Filho, responsável pela unidade.

FOTO: Diego dos Reis/Arquivo Expresso Piraju

De acordo com ele, somente condenados por falta de pagamento de pensão alimentícia serão remanejados para o município. “Não existe nada de oficial ainda. Existe só uma informação que nós tivemos através da Seccional da Polícia de Avaré, de que houve uma interdição da cadeia pública de Pilar do Sul. Essa cadeia recebe os presos por mandado de prisão civil – no caso, descumprimento de pagamento de pensão. Esses presos que iriam para essa cadeia seriam trazidos pra cá. Não são presos criminosos, mas de natureza civil”, explica.

Mais de 180 km separam Pilar do Sul de Piraju. Os municípios pertencem à circunscrição do DEINTER 7 de Sorocaba.

Reinaugurada em 2015, após passar por uma ampla reforma, a cadeia tem capacidade para 40 presos. A carceragem fica no mesmo prédio do plantão policial.

terça-feira, 24 de março de 2020

Empresa ‘adota’ vendedor ambulante durante a quarentena

Trabalhador irá receber 60% do salário mínimo ao longo de três meses

Sensível aos impactos econômicos da pandemia de coronavírus, a farmácia Drogacentro resolveu ajudar um autônomo durante a quarentena. O beneficiado é o sorveteiro Herivelto Zampieri.

Herivelto Zampieri
FOTO: Carlos Alberto Francisco/Arquivo pessoal

Segundo o proprietário da drogaria, Carlos Alberto Francisco, a empresa tomou conhecimento do caso após ver uma postagem do trabalhador nas redes sociais. “Agora é hora da gente se colocar na pele das pessoas. Eu acho que o momento é de se pensar na sociedade”, diz o empresário.

De acordo com Francisco, o sorveteiro terá seus direitos trabalhistas assegurados por três meses e ainda uma ajuda de custo mensal de 60% do valor do salário mínimo.

“A empresa tomou essa iniciativa pelo motivo que não terá as atividades interrompidas, por ser de ramo essencial e os ambulantes não poderem trabalhar ou não terem pra quem vender na rua”, explica.

Na semana passada, o governo federal anunciou que irá subsidiar os trabalhadores informais de baixa renda que não recebem nenhum tipo de benefício assistencial. A previsão é de que cada autônomo receba cerca de R$ 200,00 por mês durante 90 dias.

Assim que passar a valer, a ajuda deverá atingir mais de 38 milhões de pessoas no país.

Concessionária usa cloro para desinfectar unidades de saúde

Concentração do produto é superior à dosagem que chega nas casas

A Sabesp iniciou hoje, 24, a aplicação de cloro no entorno das unidades de saúde de Piraju. A medida é uma forma de neutralizar a ação do coronavírus.

FOTO: Prefeitura de Piraju/Reprodução

De acordo com o gerente da concessionária, Márcio Luiz de Castro, a quantidade de cloro que está sendo usada é 100 vezes maior do que a dosagem existente na água que chega nas residências. Ainda segundo ele, o produto não é nocivo à saúde humana e animal.

A aplicação do produto é feita por uma mangueira acoplada num caminhão-pipa. Os funcionários usam equipamentos de proteção individual por conta do período de exposição ao produto.

Nessa primeira etapa, a concessionária realizou a desinfeção no hospital, pronto-socorro e Centro de Especialidades Médicas (Postão). A próxima fase irá atingir as nove unidades do Programa Estratégia Saúde da Família.

Dados atualizados do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus em Piraju mostram que o município segue com apenas um caso suspeito da doença.

segunda-feira, 23 de março de 2020

Reunião define parceria entre polícia e fiscais da prefeitura

Administração oferece canais para encaminhamento de denúncias

Representantes das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros participaram da reunião de hoje, 23, do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus em Piraju. Na pauta, a definição de ações de orientação e fiscalização durante a quarentena.   

FOTO: Diego dos Reis/Expresso Piraju

Segundo o comitê, a PM se dispôs a acompanhar os fiscais da prefeitura no cumprimento do decreto municipal que estabelece o fechamento dos estabelecimentos que não considerados essenciais à população.

As denúncias podem ser encaminhadas via telefone (99878-4909), WhatsApp (99702-2120 ou e-mail (covid@estanciadepiraju.sp.gov.br).

Outra medida adotada pela prefeitura é a ronda nos espaços públicos, como praças e quadras esportivas. O serviço está sendo feito das 9h às 19h.

No Estado de São Paulo, a quarentena começa nesta terça-feira e se estenderá até o dia 7 de abril. Segundo o governo paulista, quem não respeitar as determinações poderá responder por crime de infração de medida sanitária preventiva e, se for o caso, desobediência a ordem de funcionário público.

Campanha contra a gripe enfrenta falta de vacinas

Estoque deve ser regularizado na próxima quinta-feira

O estoque de vacinas para atender idosos e funcionários da saúde acabou no primeiro dia de campanha contra a gripe em Piraju. O desabastecimento atingiu as nove unidades do programa Estratégia Saúde da Família.

FOTO: Diego dos Reis/Expresso Piraju

De acordo com a prefeitura, a reposição do estoque está programada para a próxima quinta-feira, 26. Assim que a situação for normalizada, a campanha será retomada no município.

Para cumprir a meta estabelecida pelo governo federal, os postos de saúde adotaram estratégias para atingir o público-alvo da campanha. Quem explica é a enfermeira Milena Fávaro, da UBS Sebastião Ferreira dos Reis. “Mediante uma lista, a gente vê quem ainda não tomou a vacina. Se a gente vê que determinado idoso não veio no posto, a agente de saúde vai até a casa”, diz.

Milena destaca que os idosos acamados ou com dificuldade para se locomover podem ficar tranquilos. “Esse serviço será feito a domicílio. Outra opção é a aplicação da vacina no carro, sem que o idoso precise entrar no posto” garante.

Por fim, a enfermeira demonstra preocupação com a frequência de pessoas na unidade de saúde no primeiro dia de quarentena no município de Piraju. “O pessoal continua saindo muito de casa sem que haja extrema necessidade. A gente pede só pra ficar em casa. O fluxo de pacientes está sendo muito grande.”

sábado, 21 de março de 2020

Decreto estabelece fechamento do comércio por 15 dias

Prefeitura oferece canais para envio de denúncias

Por conta do avanço do coronavírus, o prefeito José Maria Costa (DEM) decretou o fechamento do comércio a partir da próxima segunda-feira, 23. Válida por 15 dias, a medida foi anunciada ontem e publicada no Diário Oficial Eletrônico.

Paço Municipal Pref. Francisco Rodrigues
FOTO: Diego dos Reis/Expresso Piraju

Segundo o decreto, o fechamento abrange todos os comércios varejistas, além de casas noturnas, boates, academias de ginástica, teatros, cinemas, casas de eventos, clubes, associações recreativas, playgrounds, salões de festas e piscinas.

Também estão inclusos nessa medida as agências bancárias (com exceção dos terminais de autoatendimento), bares, parques públicos, banheiros públicos e atrativos turísticos, como a Prainha e Pedrinha. O decreto determina ainda a suspensão do transporte circular e das feiras livres.

A medida adotada pela prefeitura e referendada pelo Comitê de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus permite o funcionamento dos estabelecimentos considerados essenciais ao atendimento das necessidades da população: postos de combustíveis, casas lotéricas, oficinas mecânicas, lojas de autopeças, supermercados, mercados, mercearias, padarias, confeitarias, açougues, lanchonetes, farmácias, hospitais, clínicas e laboratórios.

De acordo com a prefeitura, todos os estabelecimentos deverão funcionar com número reduzido de clientes no interior da loja; não permitir a venda de mercadorias em quantidade superior à normal; adotar medidas para evitar aglomeração e aproximação de clientes; e aplicar outras medidas já divulgadas pelos órgãos de saúde.

Restaurantes, trailers e similares podem atender o público no próprio estabelecimento, desde que façam a higienização constante do espaço e de todos os objetos. A prefeitura orienta que todos optem pelo serviço delivery.

A administração recomenda que as empresas adotem o escalonamento de funcionários, de forma a evitar aglomerações. O decreto alerta a população para que só saia de casa se houver necessidade.
A medida faculta ao cidadão o encaminhamento de denúncias caso o decreto não seja respeitado. Os canais são os seguintes: (14) 99878-4909 ou no link da “Ouvidoria Geral do Município” existente no site da prefeitura (www.estanciadepiraju.sp.gov.br).

De acordo com o último boletim do comitê, o município de Piraju permanece com apenas um caso suspeito de coronavírus. O paciente está em isolamento domiciliar e segue sendo monitorado.

Repartições municipais terão atendimento reduzido

Funcionários devem adotar regime de escala para evitar aglomeração

A partir de segunda-feira, 23, as repartições municipais de Piraju irão funcionar das 8h às 12h. A redução do expediente é uma das medidas adotadas pela prefeitura como forma de prevenção ao novo coronavírus.

FOTO: Diego dos Reis/Arquivo Expresso Piraju

Segundo a administração, os funcionários municipais devem adotar o regime de escala, com permanência máxima de até 50% da equipe em cada setor. A redução do horário de expediente, contudo, não pode prejudicar o cumprimento de prazos e a prestação de serviços essenciais à população.

Ainda de acordo com a prefeitura, o pagamento de hora extra está suspenso até a vigência do decreto publicado ontem pelo prefeito José Maria Costa (DEM), que é de 15 dias.

Escola municipal é definida como QG contra o COVID-19

Local servirá como ponto de orientação à sociedade pirajuense

A prefeitura de Piraju designou a Escola Municipal de Educação Infantil Presbítero Ademar Monteiro como sede do Polo de Apoio ao Enfrentamento da COVID-19.

FOTO: Diego dos Reis/Arquivo Expresso Piraju

A unidade, que fica na Rua Padre Gualter Faria Negrão, Jardim Jurumirim, é uma das escolas da rede municipal que está com atividades suspensas por conta da pandemia do novo coronavírus.

O local passará a ser o quartel general do Comitê de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus, grupo formado por força de decreto assinado pelo prefeito José Maria Costa (DEM).

Até então, os membros do comitê estão se reunindo no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial). O polo também deve servir como central de orientação à sociedade, a exemplo do que está sendo feito em outros municípios brasileiros.

quinta-feira, 19 de março de 2020

Sabesp suspende cobrança da tarifa social

Mais de 500 mil famílias devem ser atingidas com a decisão

A partir do dia 1º de abril, a Sabesp irá suspender a cobrança da tarifa social de água. A medida foi anunciada nesta quinta-feira, 19, e tem como objetivo amenizar os impactos da pandemia de coronavírus no orçamento das famílias.

FOTO: Diego dos Reis/Arquivo EP

Em todo Estado, mais de 500 mil famílias estão enquadradas nessa situação. O benefício é destinado a consumidores com renda familiar de até três salários mínimos e residentes em habitação subnormal com área útil de até 60 m².

Outros critérios abrangem o consumo de energia elétrica, que deve ser de até 170 kwh por mês, ausência de débito imobiliário, atestado de enquadramento na tarifa social, consumo de 15 metros cúbicos de água e inexistência de demissão por justa causa.

Segundo o governo, o período de suspensão da cobrança se estenderá até junho.

ACIP se manifesta sobre funcionamento do comércio

Entidade deve participar da reunião de amanhã do comitê contra o COVID-19

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Piraju, Thiago Interlichia, gravou um vídeo nesta quinta-feira, 19, para divulgar a posição da entidade em relação aos impactos da pandemia de coronavírus no comércio local.

Segundo ele, a associação não irá interferir no funcionamento das lojas. “Cada comerciante é soberano para decidir sobre seu comércio. Nós recomendamos que sejam tomadas medidas de prevenção que estão sendo amplamente divulgadas nos sites e meios de comunicação pela OMS [Organização Mundial da Saúde]. Se o comerciante achar que deve fechar suas portas, ele fecha. Se ele achar que não tem condições de fechar, pode mandar aberto”, diz.

“Até que haja uma decisão do Poder Público que impeça a abertura do comércio na cidade, tudo continua como está”, relata.

Amanhã, a ACIP enviará um representante na terceira reunião do Comitê de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus. O encontro deverá contar com representantes do Sindicato dos Comerciários e do Conselho Gestor do Distrito Industrial.

Conforme divulgado, funcionários do comércio redigiram uma carta anônima endereçada à prefeitura. O documento traz a preocupação dos colaboradores com o avanço da doença e os riscos apresentados àqueles que lidam com o público.

Comitê discute amanhã situação do comércio frente à pandemia

Funcionários do comércio enviaram uma carta anônima à prefeitura

Nesta sexta-feira, 20, o Comitê de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus irá debater a situação dos estabelecimentos comerciais e industriais diante da pandemia de COVID-19.

Avenida Dr. Domingos Teodoro Gallo, principal corredor comercial de Piraju
FOTO: Diego dos Reis/Arquivo Expresso Piraju

Na reunião de hoje, o grupo definiu que irá convidar representantes da Associação Comercial e Industrial, Sindicato dos Comerciários e Conselho Gestor do Distrito Industrial para discutir o assunto e propor medidas contra o avanço da doença.

Segundo o diretor do Departamento Administrativo, Paulo Sara, a prefeitura recebeu uma carta anônima de funcionários do comércio preocupados com a situação.

Nas últimas horas, algumas empresas de Piraju anunciaram que irão suspender o atendimento por causa da pandemia. Outras divulgaram que já estão atendendo os consumidores a domicílio.

Em Avaré, a prefeitura expediu decreto recomendando que o comércio suspenda as atividades por 15 dias contados a partir de hoje. A administração sugere ainda que empresas com grande número de funcionários também fechem suas portas como medida de contenção.

Dória promulga lei que homenageia político pirajuense

Chico Bragança atuou como vereador e presidente da Câmara

O governador do Estado de São Paulo, João Dória (PSDB), promulgou ontem, 18, a lei nº 17.250, que dá o nome de Francisco José Bragança ao trevo que liga a rotatória João de Moraes à Rodovia Raposo Tavares (SP-270).

João Dória, governador de SP
FOTO: Internet

A lei é fruto de projeto do deputado estadual Ricardo Madalena (PR). A propositura foi apresentada em abril do ano passado.

Mais conhecido como Chico Bragança, o homenageado nasceu em Piraju em 1950. Formado em contabilidade pelo Colégio Técnico Rui Barbosa, Bragança trabalhou como assessor em prefeituras da região.

Falecido em 2015, ele também atuou como vereador por três mandados e já ocupou a presidência da Câmara Municipal de Piraju.

quarta-feira, 18 de março de 2020

Feira da Lua enfrenta baixa presença de consumidores

Situação se deve ao avanço dos casos suspeitos do coronavírus

A Feira da Lua de hoje, 18, registrou um número de consumidores muito aquém do que se costuma ver às quartas-feiras. Por conta disso, vários comerciantes deixaram a Praça Ataliba Leonel antes do horário de encerramento da feira.

FOTO: Diego dos Reis/Expresso Piraju

Em conversa com uma feirante, a reportagem foi informada que a queda de consumidores foi superior a 50%. As barracas que comercializam hortifrutigranjeiros foram as primeiras a deixar o local.

A situação é reflexo do avanço dos casos suspeitos de coronavírus. No final da manhã de hoje, o Comitê de Prevenção e Enfrentamento da doença divulgou que há duas notificações da COVID-19 no município.

A ausência de consumidores pode ser vista em vários pontos da cidade. Se por um lado o cenário é desfavorável aos vendedores, por outro indica que a população está observando as recomendações de isolamento social, uma das medidas preventivas contra o vírus.

Fotos mostram falta de higienização no transporte circular

Contrato estabelece que coletivo deve estar em perfeito estado de conservação

Usuários da linha urbana 1 (Vila Tibiriçá) alegam que o ônibus não está recebendo manutenção permanente da empresa responsável pelo serviço. Ontem, 17, a reportagem recebeu várias fotos que ilustram a queixa dos passageiros.

FOTOS: Arquivo pessoal

As imagens (acima) mostram um exaustor com sinais de curto-circuito e parte do piso com resquícios de vômito, além de uma barra de apoio com a pintura comprometida pela sujeira.

De acordo com o contrato celebrado entre a prefeitura e a concessionária, a empresa é obrigada a manter os coletivos “em perfeito estado de conservação, limpeza e segurança”. O contrato ainda estabelece que a execução do serviço deverá ser acompanhada pelo Setor de Trânsito e Fiscalização.

A situação registrada pelos usuários não conflita apenas com o contrato, mas também com as recomendações para que o transporte público siga as medidas de contenção contra o avanço do coronavírus.

Nesta quinta-feira, 19, o comitê criado pelo prefeito José Maria Costa (DEM) deve definir medidas em relação ao transporte circular.

Morador reclama de lixo em terreno na Vila Paraíso

Situação conflita com as determinações previstas no Código de Posturas

Um cidadão procurou a reportagem para denunciar acúmulo de lixo num terreno localizado na Rua Professora Otília Pereira de Freitas, Vila Paraíso.

FOTO: Arquivo pessoal

Segundo ele, embora tenha sido roçada pelo proprietário, a área conta com muita sujeira, fato que está gerando mau cheiro e atraindo moscas.

O morador foi orientado pela reportagem a procurar o Setor de Trânsito e Fiscalização e registrar a denúncia.

De acordo com o artigo 142 do Código de Posturas de Piraju (lei nº 722/70), “os terrenos situados nas áreas urbana e de expansão urbana deste município deverão ser, obrigatoriamente, mantidos limpos, capinados e isentos de quaisquer materiais nocivos à vizinhança e à coletividade”.

Piraju registra dois casos suspeitos de COVID-19

Pacientes seguem sendo monitorados e estão em isolamento domiciliar

O Comitê de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus realizou hoje, 18, a primeira reunião para discutir medidas em relação à pandemia de coronavírus. O encontro ocorreu no gabinete do prefeito José Maria Costa (DEM).

Imagem ilustrativa

Segundo boletim divulgado às 12h, o município conta com dois casos suspeitos de COVID-19. De acordo com o grupo, uma das pessoas apresentou febre e problemas respiratórios após ter retornado de viagem fora do Brasil. No outro caso, o paciente alega ter tido contato domiciliar com um caso confirmado nos últimos 14 dias.

De acordo com o comitê, os casos seguem sendo monitorados e as pessoas estão em isolamento domiciliar, conforme determina o protocolo do Ministério da Saúde.

Constituído por tempo indeterminado, o grupo irá se reunir diariamente no período da manhã. Os boletins serão divulgados logo após os encontros.

terça-feira, 17 de março de 2020

Homem usa máscara cirúrgica para praticar assalto

Criminoso pediu para o funcionário colocar o dinheiro do caixa numa sacola

Um homem ainda não identificado tentou assaltar uma farmácia localizada na Rua Major Mariano, em Piraju. O crime ocorreu por volta das 20h desta terça-feira, 17.

Rua Major Mariano
FOTO: Diego dos Reis/Arquivo EP

Segundo a Polícia Militar, o indivíduo fez uso de uma máscara cirúrgica para praticar o crime. O assaltante foi até o caixa e pediu para o funcionário colocar todo o dinheiro numa sacola plástica.  

Uma funcionária que também estava no caixa se assustou com a situação e acionou um outro colaborador que estava no balcão. Na sequência, o homem desistiu do crime e abandonou o estabelecimento sem levar nada.

De acordo com a polícia, o indivíduo possivelmente fez uso de uma faca para praticar o assalto. O caso foi registrado na Polícia Civil e segue sob investigação.

Nesta quarta-feira, a polícia deve receber as imagens do circuito interno de monitoramento.

Prefeitura cria comitê de enfrentamento ao coronavírus

Grupo fará reuniões diárias para definir medidas relacionadas à pandemia

Decreto assinado nesta terça-feira, 17, pelo prefeito José Maria Costa (DEM) cria o Comitê de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus. Ao todo, 17 membros fazem parte do grupo.

Pronto-socorro de Piraju
FOTO: Diego dos Reis/Arquivo Expresso Piraju

Os participantes representam diversos setores da prefeitura, Sociedade de Beneficência de Piraju, Conselho Municipal de Saúde, CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), Defesa Civil e instituições de ensino particular.

Segundo o artigo 2º do decreto, o comitê se reunirá diariamente para “avaliar ações em conjunto com os departamentos municipais e articular as ações do plano de enfrentamento e contingência para doença”.

A constituição do grupo se soma ao decreto publicado na manhã de ontem. Conforme divulgado, o decreto estabelece várias medidas em relação à pandemia, como suspensão gradual das aulas na rede municipal e cancelamento de toda atividade ou evento com aglomeração de pessoas.

Coronavírus: PS não está preparado para atender casos

Prefeitura irá avaliar possibilidade de ampliar a carga horária de médicos

O médico Leonel Morales Ponce expôs ontem, 16, sua preocupação com a estrutura atual do pronto-socorro de Piraju para atender pacientes com quadro suspeito de coronavírus.

Leonel Morales Ponce
FOTO: Diego dos Reis/Expresso Piraju

As declarações foram feitas durante reunião organizada pelo Departamento Municipal de Saúde. O encontro ocorreu no Centro de Convenções e contou com a presença de diretores, representantes da Sociedade de Beneficência de Piraju e entidades.

Ponce disse que, em dias normais, já há superlotação no pronto-socorro. O médico afirmou que, havendo a confirmação do primeiro caso suspeito da doença no município, a unidade de emergência ficará ainda mais sobrecarregada.

O profissional entende que é imprescindível a presença de dois médicos no pronto-socorro 24 horas por dia. Hoje, a unidade conta com dois profissionais apenas 16 horas por dia.  O médico também demonstrou preocupação com a falta de leitos para atender casos suspeitos do Covid-19.

O diretor do Departamento Municipal de Saúde, Márcio Bergamini, diz que as reivindicações do médico serão analisadas pela prefeitura. “Isso é muito pertinente. Na medida do possível, com certeza a gente vai atender, ainda que seja em caráter emergencial”, relata.

Bergamini orienta a população a procurar inicialmente as unidades do programa Estratégia Saúde da Família, de forma a evitar sobrecarga no atendimento do pronto-socorro. “Procure a unidade básica de saúde. Ela está lá pra isso. Estamos estudando a possibilidade de atendimento estendido nas unidades para pelo menos oferecer uma pré-avaliação”, conta.   

Até o momento, o município não tem nenhum caso suspeito de coronavírus. Segundo o Departamento de Saúde, todas os moradores que estiveram recentemente fora do Brasil estão em isolamento domiciliar, conforme preconiza o Ministério da Saúde.

Nesta terça-feira, a prefeitura emitiu nota na qual classifica como fake news o áudio compartilhado no WhatsApp sobre quatro casos confirmados de coronavírus em Piraju.

Ainda na data de hoje, a prefeitura publicou edição extra do Diário Oficial Eletrônico com o decreto que estabelece uma série de medidas por conta da pandemia de coronavírus.

As ações incluem suspensão gradual das aulas na rede municipal, com paralisação geral a partir do dia 23 e atendimento nas creches apenas para “casos excepcionais”; suspensão de toda atividade e evento com aglomeração de pessoas; suspensão das férias dos funcionários da Saúde até o dia 15 de maio; suspensão da emissão de alvarás de diversões públicas; e desativação dos bebedouros nas repartições municipais.

Emina Gonçalez assume definitivamente UBS Teto

Contratação coloca ponto final no desfalque de médicos nos postos

A UBS Farid Abraão José Pedro (UBS Teto) está desde ontem, 16, com médico fixo. A unidade estava sendo atendida por profissionais de outros postos desde o final de janeiro.

FOTO: Diego dos Reis/Arquivo Expresso Piraju

De acordo com a Sociedade de Beneficência de Piraju, responsável pela gestão do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), Emina Sena Gonçalez é a nova médica da UBS. Ele assume o cargo deixado por Elder de Paula Fernando.

Com a contratação, a SBP coloca um ponto final no desfalque de médicos permanentes nas nove unidades do ESF existentes no município.

Motorista sofre acidente após cair em ribanceira na Vila Tibiriçá

Vítima foi retirada do veículo e encaminhada ao pronto-socorro

Um Fusca caiu numa ribanceira de aproximadamente sete metros na Avenida Dr. Simão, Vila Tibiriçá. O acidente ocorreu por volta das 7h desta terça-feira, 17.

FOTO: WhatsApp/Arquivo pessoal

Segundo o Corpo de Bombeiros, a motorista disse à corporação que enfrentou dificuldades para manter a direção do veículo.

A motorista ficou presa no automóvel. Após ser resgatada, ela foi levada para o pronto-socorro. De acordo com os bombeiros, a vítima não ficou ferida.

Residente no Bairro Shangrillá, a condutora tem 36 anos e estava sozinha no momento do acidente.