sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Na Eduvale, Sahade justifica falta de seringas na rede pública

Diretor diz que empresa deve regularizar a situação na semana que vem

José Carlos Sahade (FOTO: Expresso Piraju)

A falta de seringas para aplicação de insulina gerou reclamações no decorrer dessa semana. Na rádio Eduvale FM, pacientes cobraram agilidade da prefeitura para resolver o problema. Joice Antunes, 25, moradora do Conjunto José Maria Arbex (Teto 2), disse à emissora que precisou comprar seringas para não comprometer o tratamento.

Procurado pela reportagem da rádio, o diretor do Departamento Municipal de Saúde (DESAU), José Carlos Sahade, informou que o estoque do material na rede pública deve ser normalizado na próxima segunda-feira, 2. A data é uma previsão apresentada pela empresa que venceu o processo licitatório para fornecer 10 mil seringas ao município.

Com relação ao atraso, Sahade disse que a empresa encontrou dificuldades para obter a matéria-prima utilizada na fabricação do material, motivo pelo qual não conseguiu entregar as seringas no prazo estipulado pela administração.

Segundo informações, a agulha das seringas que serão entregues possui uma circunferência um pouco maior do que a estipulada na licitação. O diretor do DESAU garantiu que a diferença não acarretará transtornos aos pacientes. De acordo com ele, uma amostra do produto foi avaliada por duas farmacêuticas da prefeitura. “Elas conversaram com usuários que aprovaram essa seringa”, afirma.

Sahade acredita que as 10 mil seringas conseguirão atender os pacientes até o final do ano.

Fim da angústia: pedreiro é encontrado em fazenda

Ele estava desaparecido há dois dias; familiares chegaram a procurar a polícia

O pedreiro Antonio Inácio Ferreira, 27, morador da Rua Zênia de Andrade Alves Bérgamo, Bairro Eldorado, foi encontrado na tarde desta sexta-feira, 29, numa fazenda localizada em Timburi. A propriedade pertence ao tio do rapaz.

Segundo informações, Antonio procurou a fazenda para espairecer a cabeça, pois está enfrentando problemas de ordem familiar. Ele abandonou a residência por volta das 23h30 da última quarta-feira, 27. De acordo com a mãe dele, o pedreiro disse que iria dar cabo da própria vida.

Antonio saiu a pé da sua residência com destino a essa fazenda. No meio do trajeto, ele foi abordado pela Polícia Rodoviária, que o levou até a propriedade.

A reportagem da rádio Eduvale FM foi informada que o pedreiro deverá passar o final de semana nesse local. Amanhã, 30, ele completará 28 anos.

Família procura rapaz desaparecido na última quarta-feira

Antes de fugir, ele disse que iria se matar; polícia já foi comunicada sobre o caso

Antonio Inácio Ferreira; a foto
acima foi tirada em 2010
Está desaparecido desde a última quarta-feira, 27, o pedreiro Antonio Inácio Ferreira, 27. Ele mora na Rua Professora Zênia Alves de Andrade, Vila Bérgamo. Segundo a mãe do rapaz, Maria de Lourdes da Silva Ferreira, 56, Antonio teve um surto por volta das 23h30. “Ele saiu na rua gritando, falando que iria se matar”, diz.

Antes de abandonar a residência, o pedreiro colocou uma corda e um cobertor dentro de uma mala preta. Ele fugiu a pé, sem prestar qualquer informação à família. O desaparecimento já foi comunicado à Polícia Civil.

Antonio, que completará 28 anos amanhã, tem um filho de dois anos. Segundo informações, o rapaz pode ter surtado em razão de problemas de ordem conjugal. A família disse à rádio Eduvale FM que ele estava com princípio de depressão.

O pedreiro possui parentes nas cidades de Chavantes, Campinas e Ribeirão Claro (PR). Uma testemunha teria visto Antonio entrando num táxi no terminal rodoviário de Piraju. A informação será confrontada com as imagens do circuito interno do local.

Mais informações podem ser obtidas no (14) 99679-8101, ou 99789-1216.

Rapidinhas do Expresso




DESACATO – Um vendedor ambulante, residente na Vila São Pedro, ameaçou e desacatou dois policiais militares no início da tarde de ontem, 28. Em depoimento, ele disse à polícia que estava “nervoso”. O delito aconteceu na Rua Major Mariano, Centro. Os PMs estavam dentro da viatura quando foram ameaçados. O homem responderá pelos crimes em liberdade.

RECOLHIMENTO – Horas mais tarde, a moto de um vendedor foi apreendida pela polícia. De acordo com a polícia, a documentação do veículo estava atrasada, e o condutor não tinha habilitação para dirigir. A infração de trânsito foi registrada na Rua João Antônio Neto, Vila Bérgamo.

EXPLOSIVO – Por volta das 21h de ontem, um morador encontrou um artefato aparentemente explosivo na Rua José Lança, Vila São Vicente, em Fartura. O artefato estava no chão. Segundo informações, a Polícia Militar entrou em contato com o GATE (Grupo de Ações Táticas Especiais) para que o explosivo fosse removido do local. A área precisou ser interditada.

VAGAS – O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) está oferecendo mais de 50 vagas nesta sexta-feira. O maior número de vagas é para caixa de supermercado. Há oportunidades também para interessados em trabalhar como assistente de escritório, cozinheiro, radialista, tratorista, vendedor, vigia noturno, entre outras. O posto fica na Rua Major Mariano, 986.

CPI – A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), instaurada no dia 5 desse mês para apurar um suposto caso de superfaturamento de peças automotivas na prefeitura municipal, já requisitou documentos ao Executivo. Essa foi a primeira medida adotada pelos membros da comissão. Compõem a CPI os vereadores José Eduardo Pozza (presidente), Vinícius Garcia (relator) e Alex Villas Boas (membro). Até o momento, apenas uma reunião foi realizada. O próximo passo é definir as oitivas. Um dos convocados deverá ser o assessor Aparecido Donizete Cassanho, cujo apelido, “Lagarto”, deu nome à CPI. Ele é o principal alvo das investigações, uma vez que atua como responsável pela manutenção da frota de veículos do município.

BOATOS – O diretor do Departamento Municipal de Saúde, José Carlos Sahade, desmentiu os rumores de que está de malas prontas para abandonar a administração do prefeito Jair César Damato (PMDB). O dentista disse que não aceitou o convite para “morrer na praia”. Ele afirmou que fica na administração até o final do mandato do prefeito.

GRAVAÇÃO – Segundo informações, o diretor Cristiano Aro já concluiu as gravações do curta-metragem O segredo dos meus pais. A produção conta com atores profissionais e amadores. Um dos marinheiros de primeira viagem é Fiore Luiz, 68, radialista da Eduvale FM. Ele interpreta Agostinho, um dos personagens principais do filme. A produção deverá ser apresentada pela primeira vez no dia 20 de janeiro, por ocasião do aniversário de 134 anos do município de Piraju. 

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Rapidinhas do Expresso



FALECIMENTOS – Será enterrado às 15h desta quinta-feira, 28, o corpo da professora Maria Assaf, 86. Ela residia no Bairro Alto. O sepultamento ocorrerá no Cemitério Municipal Pe. Luiz Menezes Bueno.
Foi enterrado às 10h de hoje o corpo de Francisco Soares Arantes, 78, mais conhecido como Chico Carapina. Ele morava na Vila Nova América. O enterro aconteceu no mesmo cemitério. Condolências à família.

FUTEBOL – Terminam amanhã, 29, as inscrições para a escolinha de futebol do ex-jogador profissional Marcelo Rocha. Os interessados devem ter entre 6 e 12 anos. No ato da inscrição, os alunos receberão o uniforme da escola. As aulas serão realizadas no campo da Arena, localizado no Jardim Jurumirim. Segundo Rocha, a meta é garimpar talentos para o futebol profissional. Mais informações podem ser obtidas no (14) 99720-3451.

PALESTRA – O PSF que atende os Conjuntos Augusto Morini (Teto 1) e José Maria Arbex (Teto 2) promoverá palestra nesta quinta-feira, a partir das 19h. De acordo com a enfermeira Ana Paula Barbieri, o evento terá como propósito alertar o público masculino sobre câncer de próstata.

EXAMES – A Coordenadoria de Vigilância em Saúde informa que, no próximo sábado, 30, todas as unidades do PSF estarão abertas das 10h às 16h. Na oportunidade, os postos farão testes para detecção da AIDS. Os exames serão encaminhados ao Instituto Adolfo Lutz. A prefeitura garante que o exame é seguro e sigiloso.

Polícia apreende cigarros de maconha com jovem de 19 anos

Denúncia anônima levou a polícia até a usuária; um menor foi encaminhado ao plantão

Confira o áudio.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Rapidinhas do Expresso




ACIDENTE – Uma mulher de 70 anos ficou gravemente ferida na tarde de ontem, 26, após se acidentar na Rua 15 de Novembro, Centro. O veículo em que ela estava, um Fusca ano 1971, bateu numa árvore. O condutor do carro, que tem de 72 anos, disse à Polícia Militar que uma “falha no sistema de freios” causou o acidente. Segundo a PM, o motorista sofreu escoreações nas pernas. Já a passageira fraturou o fêmur direito. O casal foi atendido pelo Corpo de Bombeiros e levado ao pronto-socorro. As vítimas residem na Vila Cantizani.

CORREIÇÃO – No dia 9 de dezembro, às 13h, o juiz de direito da 1ª Vara da Comarca de Piraju e corregedor permanente do município fará correição geral na Delegacia de Polícia do Município e, às 15h do mesmo dia, no 1º Distrito Policial. Na oportunidade, a sociedade poderá apresentar reclamações e sugestões relacionadas ao trabalho da polícia.

INSCRIÇÕES – Continuam abertas até o dia 19 de dezembro as inscrições para mais uma edição da festa natalina promovida pelo advogado e vereador José Eduardo Pozza (PTB). Os brinquedos só serão destinados a crianças de 0 a 10 anos. Os interessados podem procurar o Escritório Agrícola Três Cantos, localizado na Av. Humberto Martignoni, 540, munidos da certidão de nascimento das crianças. Horário de atendimento: das 8h às 17h, de segunda à sexta. O evento será realizado no dia 22, às 12h.

FORMAÇÃO – O Departamento de Ação Social (DEASO) entregará na próxima sexta-feira, 29, às 20h, o certificado do curso de customização de chinelos. O evento ocorrerá no Clube 9 de Julho.

SUSPENSO – O atendimento do PROCON e da CDHU continua paralisado. O prédio onde está localizado os órgãos está passando por reforma. No local, a prefeitura pretende instalar o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). 

Vítima de grave acidente em Itapeva é enterrada em Piraju

Ela morreu no início da semana na rodovia que interliga Itapeva a Ribeirão Branco


A cabine onde estava Mauro  ficou completamente destruída (FOTO: Foco Edições)

Foi enterrado no início da tarde de ontem, 26, o corpo do caminhoneiro Mauro Monteiro Rodrigues, 67. Ele morava na Rua Francisco Garrote, Conjunto José Maria Arbex (Teto 2), em Piraju.

Segundo informações, Mauro morreu na Rodovia Pedro Rodrigues Aguiar (SP-249), entre Itapeva e Ribeirão Branco. O caminhão dele atingiu a frente de outro caminhão que transitava no sentido contrário da pista. O acidente foi registrado na segunda-feira, 25.

A colisão aconteceu na altura do quilômetro 68. Devido à gravidade da batida, Mauro morreu no local. De acordo com a TV Tem, chovia no momento do acidente.

O trecho da rodovia precisou ser interditado por duas horas.

A segunda vítima, Massagi Takahashi, 60, residente na região central de Fartura, permanece internada na Santa Casa de Itapeva. A reportagem do blog Expresso Piraju entrou em contato com o hospital na manhã desta quarta-feira, 27, para saber a situação atual da vítima. Segundo a instituição, o estado de saúde do caminheiro é considerado estável.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Diabética procura vereador para reclamar da falta de seringas

Prefeitura alega que falta do produto se deve a uma falha da empresa que ganhou a licitação

Serginho da Rádio (FOTO: Expresso Piraju)

Sensível ao apelo de uma paciente, o vereador Serginho da Rádio (PMDB) procurou o diretor do Departamento Municipal de Saúde (DESAU), José Carlos Sahade, para apurar a falta de seringa para diabéticos na rede pública.

O parlamentar foi informado que a administração já promoveu a compra das seringas, porém a empresa que venceu a licitação não enviou o produto à prefeitura. Segundo informações, não há uma data para que a situação seja normalizada.

De acordo com Serginho, a paciente chegou a comprar seringas por conta própria. “Ela usa três seringas por dia. Cada uma custa R$ 25,00”, diz. Ainda segundo o vereador, a prefeitura chegou a oferecer um outro tipo de seringa, porém o produto acarretou dores à paciente.

Em entrevista à rádio Eduvale FM, Serginho disse que cabe à prefeitura entrar em contato com a empresa para agilizar a entrega das seringas, pois, segundo ele, outros pacientes devem estar passando pelo mesmo problema.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Viação Piraju alega que coletivo passou por ‘revisão periódica’

Empresa culpa topografia da cidade e estado das ruas pelo desgaste dos veículos

Um dos passageiros fotografou o ônibus após o acidente (FOTO: Marcos Paulo de Oliveira)

Em nota enviada à imprensa, a Viação Piraju, empresa que possui a concessão para explorar o transporte público na cidade, esclarece que o acidente envolvendo um de seus veículos foi uma “fatalidade causada por falha mecânica”. O acidente deixou três pessoas feridas e dezenas de passageiros apreensivos no final da manhã da última terça-feira, 19.

Conforme já divulgado pelo Expresso Piraju, uma das rodas do veículo se despreendeu, fazendo com que o coletivo parasse bruscamente na Av. Dr. Celso Galdino Fraga, Vila Tibiriçá. As vítimas foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros e levadas ao pronto-socorro.

A Viação Piraju informa que o ônibus “havia passado por uma revisão periódica na segunda-feira, 18, e estava em perfeito estado mecânico e em condições de prestar serviços à população". Ainda segundo a empresa, “mesmo realizando constantes revisões, há um desgaste demasiado dos ônibus devido à topografia da cidade, além de ter que trafegar por ruas extremamente danificadas e até mesmo alguns trechos sem asfalto”.

Logo após o acidente, a Polícia Civil determinou a apreensão do veículo. Um dos pneus do veículo estava liso. Além disso, a polícia constatou que não havia cinto de segurança a todos os passageiros. Na nota, a empresa diz que, de acordo com a legislação vigente, “veículos destinados ao transporte de passageiros em percurso que seja permitido viajar em pé estão dispensados do uso deste item”.

O acidente repercutiu nas redes sociais. Muitos internautas criticaram o transporte público, alegando que regularmente os ônibus apresentam problemas mecânicos. O coletivo que se acidentou na semana passada tem 21 anos, idade que, para muitos usuários, já deveria motivar a “aposentadoria” do veículo. A nota redigida pela empresa não faz qualquer menção ao assunto.

Em contato com o chefe do Setor de Trânsito e Fiscalização (SETRAF), Reynaldo Caramaschi, a reportagem foi informada que a concessão do transporte público não determina a idade máxima dos veículos, embora haja na lei a expressão “idade média”.

Segundo informações, o contrato com a Viação Piraju expira em 2015.

domingo, 24 de novembro de 2013

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Prefeitura demite funcionária por falsificação de documento

Agora, a polícia deverá instaurar inquérito para apurar o crime cometido pela servidora

O caso da ex-funcionária da prefeitura de Piraju, denunciada por falsificação do documento, será investigado agora pela Polícia Civil. Por unanimidade, os membros da comissão instaurada a pedido do prefeito Jair César Damato (PMDB) decidiram encaminhar o resultado da apuração à polícia. Também foi aprovada por consenso a demissão da indiciada. A decisão foi acatada pelo prefeito.

Eles constataram que a denunciada praticou crime contra a administração pública, uma vez que fraudou a declaração de conclusão de curso de Pedagogia para atuar na rede pública.

Segundo a comissão, a ex-servidora atuou ilegalmente durante sete meses numa escola municipal depois de ter sido aprovada no último processo seletivo promovido pelo Departamento Municipal de Educação (DEDUC). O crime veio graças a uma denúncia anônima encaminhada ao setor de recursos humanos da prefeitura.

Conforme já divulgado pelo blog Expresso Piraju, a faculdade confirmou que ela não concluiu o curso de licenciatura “devido a mesma não ter efetuado a integralização da grade curricular, e que estaria impedida de participar dos procedimentos do ato de colação de grau”.

De acordo com um dos advogados que acompanhou o caso, a mulher é acusada de dois crimes, ambos previstos no Código Penal: usurpação de exercício da função pública (art. 328) e falsificação de documento (art. 301).

Moradora do Jardim Jurumirim cobra melhorias na área da saúde mental

Ela tem um irmão que há quase vinte anos apresenta sérios distúrbios 

Maria de Fátima Rodrigues (FOTO: Expresso Piraju)

A aposentada Maria de Fátima Rodrigues, 60, residente no Jardim Jurumirim, procurou a rádio Eduvale FM para cobrar o retorno das visitas domiciliares por parte do médico psiquiatra que atende pacientes da rede pública. Segundo ela, o serviço deixou de ser oferecido com regularidade em razão do aumento da demanda de casos.

Maria é irmã de João Bosco Silveira, 42, que há 19 anos sofre de esquizofrenia psicótica. Ele reside com outra irmã na Rua Antonio Francisco Machado, no mesmo bairro. João precisa tomar mais de 20 comprimidos por dia para controlar a doença. Mesmo tomando os remédios corretamente, o homem apresenta quadros de surto.

De acordo com a aposentada, o atendimento médico é prestado uma vez por mês. Ela alega que, pela gravidade do estado de saúde do seu irmão, o psiquiatra deveria reservar mais dias na agenda para as visitas. 

Maria já presenciou pessoas revoltadas no Centro de Especialidades Médicas (Postão) por conta da morosidade dos atendimentos. Ela afirma que o problema tem a ver com o fato de a rede pública dispor de apenas um médico psiquiatra.

PREFEITURA

Procurado para comentar o assunto, o prefeito Jair César Damato (PMDB) reconheceu a deficiência. “A demanda aumentou bastante, o que tem dificultado bastante a cobertura. Assumimos o compromisso de, na semana que vem, estar retomando esse atendimento”, diz. 

Damato aproveitou a entrevista para anunciar que o município contará com uma unidade do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). De acordo com o Portal da Saúde, página mantida pelo Ministério da Saúde, uma das funções do centro é “acolher e atender as pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, procurando preservar e fortalecer os laços sociais do usuário em seu território”.

O prefeito informou que a instalação do CAPS “está em fase final”.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Vítima de bala perdida é enterrada

Origem do projétil que atingiu comerciante ainda é desconhecida

Angelo estava trabalhando no momento da troca de tiros (FOTO: Facebook)

O corpo do comerciante Angelo Evangelista, 59, foi enterrado no final da tarde de ontem, 20, no Cemitério Municipal Pe. Luiz Menezes Bueno. 

Confira a reportagem completa.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Passageiros ficam feridos após ônibus apresentar problemas mecânicos

Corpo de Bombeiros conduziu as vítimas ao pronto-socorro

Momento em que os passageiros já tinham saído do coletivo

Um ônibus da empresa Viação Piraju deixou dezenas de passageiros apreensivos no final da manhã desta terça-feira, 19. Segundo informações, uma das rodas do coletivo se desprendeu, fazendo com que o veículo parasse bruscamente.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente deixou três adultos (dois homens e mulher) com ferimentos leves. As vítimas foram encaminhadas ao pronto-socorro.

A Polícia Militar compareceu no local para orientar o trânsito até a remoção do ônibus. Os militares constataram que um dos pneus traseiros estava liso, e que não havia cinto de segurança para os passageiros. A Polícia Civil solicitou a apreensão do coletivo para perícia.

CRÍTICAS

No Facebook, o caso gerou inúmeros protestos. Uma internauta cobrou explicações da empresa. “Cadê os novos ônibus? Será que eles estão de enfeite?”, questiona. O acidente também repercutiu na sessão de hoje da Câmara Municipal. O vereador Marcão da Ambulância (DEM) disse na tribuna que, “se fosse no horário de pico, a coisa seria pior”.

José Eduardo Pozza (PTB) falou que “cabe à prefeitura exigir que a empresa tenha veículos em perfeito estado, antes que venha a ter uma tragédia maior”. 

Assaltante da joalheria já matou três pessoas; primeiro crime foi aos 12 anos

Aparecido é considerado um criminoso de alta periculosidade

Na foto, Aparecido aparece dormindo numa cama hospitalar (FOTO: PMESP)
 
Um dos integrantes da quadrilha que assaltou uma joalheria na última quinta-feira, 14, possui várias passagens pela polícia. Além de envolvimento com tráfico de drogas, Aparecido Mendes, 33, possui três passagens por homicídio. Segundo informações, ele cometeu o primeiro assassinato aos 12 anos. As circunstâncias do crime não foram divulgadas.

Todos da quadrilha residem em Sorocaba, porém em bairros distintos. Gustavo Franco Micarelli, 26, que até então estava com a ficha limpa, possui parentes na cidade de Piraju, e é apontado como responsável pelo fornecimento de informações a respeito do horário de fechamento da empresa. 

Gustavo Franco Micarelli (FOTO: PMESP)

Também participou do crime Levi Alencar Machado, 26. O criminoso possui passagens por tráfico e roubo.

Durante a troca de tiros com a polícia, Aparecido rendeu uma família do Jardim Ana Cristina que estava dentro de um veículo na Rua Carlos de Campos. Uma mulher de 53 anos ficou na mira de um revólver 38 até ser liberada pelo bandido no trevo de Itaí. Antes de se entregar, o assaltante tentou roubar um caminhão.

Levi Machado Alencar (FOTO: PMESP)

Com exceção de Gustavo, todos os criminosos foram baleados. Aparecido levou um tiro na perna, mas passa bem. Por outro lado, Levi continua sob cuidados médicos. De acordo com informações, ele foi atingido na coxa direita. O disparo comprometeu seriamente o fêmur do bandido.

RECUPERAÇÃO

A troca de tiros deixou também um civil ferido. Trata-se de um morador do Bairro Codespaulo. A vítima, que tem 59 anos e trabalha como comerciante numa lanchonete, foi atingida no olho por um projétil. Levado às pressas para a UNESP de Botucatu, onde passou por cirurgia para remover a bala, o homem continua internado em estado grave. A origem do projétil ainda é desconhecida.

A reportagem do blog Expresso Piraju foi informada que as quatro armas utilizadas pela Polícia Militar foram encaminhadas para perícia.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Terrenos sem conservação geram transtornos a morador

Prefeitura acolhe reclamação e se compromete a entrar em contato com o proprietário dos lotes

O segurança Vagner Luiz Virgílio procurou a rádio Eduvale FM para reclamar da situação de dois terrenos localizados na Rua Sebastião Carlos Simões, Jardim São Lourenço. De acordo com o morador, o mato alto existente nesses lotes tem contribuído para o aparecimento de animais peçonhentos. Na última sexta-feira, 15, o morador flagrou uma cobra no local.

Vagner alega que só procurou a imprensa porque não foi devidamente atendido pela prefeitura. “Eu até ameacei colocar fogos nesses terrenos. O fiscal [da prefeitura] não deu bola nenhuma.”, diz.

A emissora encaminhou a reclamação ao Setor de Trânsito e Fiscalização (SETRAF). O responsável pela pasta, Reynaldo Caramaschi, se comprometeu a notificar o proprietário dos terrenos. Ele espera que a limpeza dos lotes seja feita nas próximas duas semanas.

ESTUDO

Em paralelo, Executivo e Legislativo estudam reformular a lei que dispõe sobre conservação de terrenos no perímetro urbano de Piraju. A lei atual não assegura uma ação eficiente por parte dos fiscais da prefeitura, fato que tem gerado muita insatisfação, principalmente a moradores que são vizinhos de lotes sem manutenção.

Segundo informações, a revisão da lei tem enfrentado dificuldades para sair do papel, a começar pela proposta que prevê a diminuição do tempo entre a notificação e a limpeza, bem como o valor das sanções em caso de descumprimento.

O vereador Luciano Louzada (PMDB), por exemplo, defende a tese da proporcionalidade, segunda a qual o prazo de regularização e as penalidades devem acompanhar o tamanho dos lotes.

Espera-se que o assunto entre na pauta da sessão ordinária dessa semana da Câmara Municipal. Por ora, a discussão está na agenda das comissões permanentes da Casa.

sábado, 16 de novembro de 2013

Mulheres confessam participação no assalto à joalheria

De acordo com a PM, elas iriam ser recompensadas pelos bandidos

Momento em que as integrantes da quadrilha são presas pela polícia (FOTO: Expresso Piraju)

  
Uma mulher de 31 anos, moradora de Sorocaba, foi presa por formação de quadrilha na manhã de ontem, 15. A prisão aconteceu na Rodovia Geraldo Martins de Souza.

Aparecida de Souza confessou participação no roubo que resultou em três pessoas baleadas no início da noite de anteontem (veja mais). 

O roubo aconteceu numa joalheria localizada na Rua Carlos de Campos, Centro. Dois bandidos foram e um morador do Bairro Codespaulo foram baleados. Segundo informações, apenas o morador corre risco de morte. Ele está internado em estado grave na UNESP de Botucatu. A vítima tem 59 anos.

Aparecida estava esperando a quadrilha atrás da Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Conjunto Sergio Garcia. Ela estava na companhia de uma menor de idade, também residente em Sorocaba. Segundo a polícia, as duas receberiam dinheiro para participar do crime.

A polícia apreendeu uma Parati (foto abaixo) que seria usada na fuga dos bandidos. O veículo estava parado no acostamento da rodovia. 

Após prestar depoimento no plantão policial, Aparecida foi encaminhada para a Cadeia Pública de Pirajuí. A menor foi liberada ao Conselho Tutelar.

FOTO: Expresso Piraju

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Troca de tiros termina com três pessoas baleadas

Assaltantes tentaram roubar uma joalheira na região central da cidade

Um dos bandidos foi atingido na perna
FOTO: Sergio Prates
No início da noite de ontem, 14, três bandidos de Sorocaba assaltaram uma joalheria localizada na Rua Carlos de Campos, Centro. Segundo informações da Polícia Militar, os criminosos surpreenderam duas funcionárias no momento em que o estabelecimento estava sendo fechado. As vítimas foram trancadas em um cômodo da empresa.

O crime foi registrado pelo circuito interno de monitoramento da joalheria.

Quando a PM chegou no local, os bandidos recepcionaram os militares com tiros. Dois bandidos foram alvejados pela polícia e acabaram presos minutos depois.

Um homem de 59 anos, morador do Bairro Codespaulo, foi atingido no olho. Ele estava a cem metros da joalheria. As últimas notícias apontam que a vítima está em estado grave na UNESP de Botucatu.

Durante a troca de tiros, uma viatura da PM e dois veículos foram atingidos.

O terceiro criminoso rendeu uma família do Jardim Ana Cristina que estava dentro de um automóvel. De acordo com a polícia, o ladrão assumiu a direção do veículo e, mediante ameaça, conduziu as vítimas até o trevo de Itaí.

Nesse trecho da rodovia Raposo Tavares, o assaltante desembarcou do carro e, com arma para a cabeça de uma mulher de 53 anos, tentou roubar um caminhão. Como não conseguiu, ele manteve a vítima no acostamento. Depois de cinco minutos de negociação com a polícia, o bandido resolveu se entregar.


FOTO: Folha de Piraju

Levi Alencar Machado, 26, Aparecido Mendes, 33, e Gustavo Franco Micarelli, 26, responderão em regime fechado pelo crime de roubo. O trio reside em bairros distintos de Sorocaba. Segundo a PM, Levi e Aparecido foram baleados. Eles estão hospitais da região, e não correm risco de morte. Já Diego foi levado para a Cadeia Pública de Sarutaiá.

APOIO

Uma mulher de 31 anos, moradora de Brasília, e uma menor de 15 anos, residente também em Sorocaba, foram abordadas na manhã desta sexta-feira, 15, atrás da Igreja de Nossa do Perpétuo Socorro, Conjunto Sergio Garcia. As duas disseram aos policiais que ganhariam uma quantia em dinheiro para participar da fuga dos bandidos.

De acordo com a polícia, elas estavam esperando o desfecho do assalto para fugir com os bandidos. Dois dos criminosos têm relacionamento com as acusadas. A PM descobriu que os cinco iriam fugir numa Parati. O veículo estava parado desde ontem no acostamento da Rodovia Geraldo Martins de Souza.

Segundo informações, o objetivo era abandonar o veículo usado no crime – um Renault, produto de furto em Sorocaba – e embarcar no outro carro, que pertence a um dos ladrões. As duas estão nesse momento prestando depoimento no plantão policial.

Todos os objetos roubados pelos bandidos foram recuperados e devolvidos à joalheria.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

TC emite aprovação parcial das contas de 2011 da prefeitura

Parecer faz ressalva a itens que serão analisados à parte pelo órgão

As contas referem-se ao penúltimo ano da administração de Pipoca (foto)
Expresso Piraju

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo aprovou parcialmente as contas de 2011 do ex-prefeito Chico Pipoca (PP). De acordo com o parecer publicado no Diário Oficial do Estado, o órgão instaurou três autos apartados para examinar itens relacionados à “formalização das licitações, dispensas e inexigibilidade e falhas de instrução”, “quadro de pessoal” e “eventual acumulação remunerada de cargos públicos pelo vice-prefeito”.

Na época, o cargo de vice estava nas mãos do atual prefeito do município, Jair César Damato (PMDB). A acumulação a que o TC se refere diz respeito ao fato de Damato ter prestado serviço como médico em Tejupá.

Procurado pela rádio Eduvale FM, o diretor do Departamento Jurídico, Marcos Tonon, demonstrou tranquilidade ao falar sobre o assunto. Segundo informações, a suposta acumulação já foi objeto de questionamento por parte do Ministério Público.

De acordo com o diretor, o processo foi arquivado após a administração apresentar as justificativas que ensejaram na atuação do médico na cidade vizinha.

“Naquela ocasião, ele [Damato] chegou a trabalhar durante alguns meses na área da Saúde no município de Tejupá.Foi um atendimento em caráter excepcional, haja vista a saída do anterior profissional que realizava o serviço naquele município. Em função dessa eventual acumulação de cargos públicos – a de vice-prefeito em Piraju e a de médico em Tejupá – é que houve esse questionamento pelo Tribunal de Contas”, explica.
Segundo informações, cada um dos itens será apreciado individualmente. Para cada caso apontado a prefeitura deverá prestar esclarecimentos ao TC.

CÂMARA

Na sessão dessa semana da Câmara Municipal, os vereadores aprovaram por unanimidade as contas de 2011. As ressalvas do tribunal não motivaram nenhum comentário por parte dos vereadores.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Moradores se reúnem hoje para discutir melhorias

Encontro contará com a participação de uma vereadora

Nancy espera que a prefeitura seja solícita às reivindicações
FOTO: Expresso Piraju

Moradores do Conjunto Ovídio Rodrigues Tucunduva Júnior e bairros adjacentes (Jardim das Figueiras e Conjuntos José Ribeiro e Sergio Garcia) se reunirão nesta quarta-feira, 13, na residência da dona de casa Nancy Nunes de Almeida.

O encontro terá início às 19h, na Rua Pedro Garcia Gimenez, 61, Conjunto Ovídio.

De acordo com Nancy, a reunião objetiva elencar os principais problemas dos bairros e, num segundo momento, apresentá-los à vereadora Ivana Pinterich (PSDB), que acompanhará o encontro. A parlamentar se dispôs a encaminhar as reivindicações à prefeitura municipal. “A gente vai ver até que ponto ela pode ajudar a gente”, diz Nancy.

Uma das queixas dos moradores refere-se à área médica. Segundo a dona de casa, os funcionários do PSF da Vila Tibiriçá, responsável pelo atendimento dos quatro bairros, estão “saturados”. “Quando a gente chega, eles já fazem cara feia e atendem com má vontade”, conta.

Outro problema diz respeito à manutenção dos bairros, a começar pelos serviços de limpeza e capina.

Tucano substitui Brandini em comissão investigativa

Nova composição da CPI conta agora apenas com membros da oposição

O vereador Alex Vilas Boas (PSDB) foi sorteado para substituir Brandini do Gás (PSD) na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada na semana passada para investigar um suposto caso de superfaturamento de peças automotivas na prefeitura de Piraju.

Dois dias depois da constituição dos membros da CPI, Brandini protocolou requerimento na Casa solicitando seu desligamento da comissão. O parlamentar argumentou que, por ser primo do principal investigado, sua participação no caso poderia gerar “dúvida”.

De acordo com o jornal Folha de Piraju, o presidente da CPI, José Eduardo Pozza (PTB), iria pedir a saída do vereador. A alegação do petebista era a de que ele “poderia não manter o sigilo das informações”.
Após ser acatado pelo presidente João Fernando José (PMDB), o pedido de Brandini gerou um novo sorteio. A escolha aconteceu na sessão ordinária de ontem, 12.

Outro membro da comissão é o democrata Marcão da Ambulância, que protagonizou uma série de comentários e críticas contra o responsável pela manutenção da frota da prefeitura, Aparecido Donizete Cassanho, cujo apelido, Lagarto, deu nome à CPI. O assessor é o principal alvo da comissão.

Segundo informações, o próximo passo da Câmara é definir o relator da CPI. Rumores apontam que a relatoria ficará nas mãos do vereador Vinícius Garcia (PV), que tem demonstrado sintonia com o presidente da comissão.

A nova composição da CPI cria um cenário favorável à oposição. Ao contrário do que poderia acontecer caso Brandini participasse da apuração, agora os vereadores terão mais privacidade para esclarecer o caso sem que haja vazamento de informações, um dos receios de Pozza.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Decreto define comitê do Plano de Saneamento Básico

Grupo conta com representantes de diversos setores da sociedade

Peça imprescindível para o recebimento de recursos federais, o Plano Municipal de Saneamento Básico deve ser elaborado por todas as prefeituras do Brasil até 2014. Em Piraju, o assunto está sob os cuidados do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente (DEAMA), que já promoveu encontros intermunicipais para tratar do tema, mais particularmente de resíduos sólidos, um dos itens que compõe o plano.

O mais recente passo rumo à elaboração da lei resultou na constituição do Comitê de Coordenação do Plano de Saneamento Básico. Assinado pelo prefeito Jair César Damato (PMDB), o decreto conta com representantes das esferas federal, estadual e municipal, além de pessoas da sociedade civil e dos conselhos municipais. Ao todo, 20 nomes foram escolhidos.

Em paralelo, o prefeito já definiu os membros do comitê executivo, que conta com nove nomes, cinco dos quais não estão na lista do comitê de coordenação.

Segundo o decreto, Damato ficará encarregado da coordenação dos trabalhos.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Baianinho perde título brasileiro no Wako Gran Prix

Decisão dividida resultou na vitória do mineiro Édipo Lima

Édipo e Baianinho se encaram durante pesagem
FOTO: WGP

O lutador de kickboxing Marcus Vinícius Teixeira, 31, mais conhecido como Baianinho, participou da 16ª edição do WGP (Wako Gran Prix), ocorrido no ginásio Baby Barioni, em São Paulo. Atleta do CTB (Centro de Treinamento Boinha), Baianinho enfrentou Édipo Herbet Lima, 24, de Minas Gerais.

Os dois disputaram o título brasileiro de low kicks (categoria 66,8 kg). Ambos lutaram com muita garra, prova de que estavam sedentos pelo cinturão. O combate chegou ao quinto round. Apesar do esforço, porém, Baianinho saiu derrotado após decisão dividida dos árbitros.

No final do terceiro round, o atleta enfrentou um soco na região dos olhos, golpe que acarretou um pequeno sangramento no supercílio. Mesmo assim, o lutador não deu o braço a torcer, mantendo firme seu desempenho do começo ao fim do combate.

A luta fez parte do card principal do evento. Transmitido ao vivo pelos canais Bandsports e Esporte Interativo, o evento contou ainda com outras três disputas de título brasileiro, sendo duas na categoria k-1 rules.

Alunos apresentam projetos em feira tecnológica

Aberto ao público, evento acontecerá na ETEC; público poderá conferir os trabalhos

Entre os dias 12 e 14 desse mês, a ETEC Waldyr Duron Júnior realizará a VII Feira Tecnológica. O evento será realizado às 19h30, nas dependências da escola, que fica na Rodovia Raposo Tavares, km 316/318.

De acordo com o diretor da unidade, Alexandre Luis Lopes, a feira contará com a exibição dos projetos desenvolvidos pelos alunos do Ensino Médio e dos cursos técnicos. Segundo ele, o evento é aberto ao público.

Mais informações podem ser obtidas no (14) 3351-7602.

domingo, 10 de novembro de 2013

Condutor embriagado é liberado após pagar fiança

Ele estava dirigindo um automóvel na Vila Cantizani

Um pedreiro de 38 anos, residente no Jardim Boa Vista, foi encaminhado ao plantão policial depois de ter se envolvido num acidente de trânsito. Segundo a Polícia Militar, o homem estava dirigindo um automóvel na Av. São Sebastião, Vila Cantizani, quando atingiu a traseira de um carro que estava devidamente estacionado. O caso aconteceu no início da tarde de sábado, 9.

Quando chegou no local, a PM constatou que o motorista estava sob efeito de álcool. A suspeita foi confirmada pelo bafômetro.

De acordo com a polícia, o pedreiro pagou fiança e foi liberado. Já o veículo dele foi encaminhado ao pátio permissionário do DETRAN.

Em depoimento, o motorista disse que “estava subindo a São Sebastião quando um motoqueiro me fechou. Perdi o controle e bati na traseira de outro carro que estava estacionado”.

OUTROS CASOS

Além dessa ocorrência, a polícia registrou dois recolhimentos de veículo na Rua Major Mariano, Centro; um acidente de trânsito sem vítima na Praça Ataliba Leonel, Centro; uma agressão na Rua Jairo Gomes Lopes, Conjunto José Maria Arbex (Teto 2); e um acidente de trânsito com vítima na Av. Vereador Eduardo Cassanho, Centro.

Neste último caso, uma professora de 35 anos, moradora da Vila Tibiriçá, perdeu o controle do automóvel e não conseguiu evitar a colisão contra uma peça de concreto que estava em cima da calçada.

Ela disse aos policiais que teve uma discussão com o passageiro, e por isso teve dificuldades para conduzir o carro. Uma menina de 5 anos também estava no veículo. Os três foram encaminhados ao pronto-socorro pelo Corpo de Bombeiros.

Por causa do impacto, o veículo ficou impossibilitado de circular, razão pela qual a polícia acionou o guincho para removê-lo.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Ofício pede desligamento de vereador da CPI do Lagarto

Motivação tem a ver com parentesco do parlamentar com o pivô do caso

José Carlos Brandini
FOTO: Expresso Piraju

O vereador Brandini do Gás (PSD) protocolou requerimento na Câmara Municipal de Piraju para solicitar sua saída da CPI criada para investigar um possível caso de superfaturamento na prefeitura.

Na última terça-feira, 5, os vereadores sortearam os membros da comissão. Dos três integrantes, dois assinaram o pedido de abertura da CPI. A investigação foi motivada por José Eduardo Pozza (PTB), após analisar um dado publicado no Portal Transparência referente à compra de peças automotivas.

No ofício, Brandini deixa claro que seu interesse em sair da comissão tem como objetivo evitar que “paire qualquer dúvida”, uma vez que é primo do assessor Aparecido Donizete Cassanho, mais conhecido como lagarto, apontado como suposto responsável pela aquisição das peças.

Outra justificativa diz respeito aos comentários de Pozza proferidos na última sessão. O petebista disse que a participação de Brandini na CPI poderia ser tendenciosa. Pozza foi enfático ao afirmar que seu colega de Casa “vai do lado que é vantajoso pra ele”.

O pedido de Brandini foi encaminhado ao presidente da Câmara, João Fernando José (PMDB). Segundo informações, a substituição deve ser apreciada na próxima terça-feira, 12.

RELATORIA

A reportagem do blog Expresso Piraju entrou em contato com a secretaria da Casa para saber se os parlamentares já definiram o relator da comissão. Segundo informações, o nome ainda não foi escolhido.

CDHU promove mutirão neste sábado

Atendimento objetiva regularizar a situação dos mutuários junto à companhia

Neste sábado, 9, mutuários em dívida com a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) poderão regularizar a pendência. Das 10h às 15h, representantes da companhia farão um mutirão na cidade. Na ocasião, outros assuntos de ordem financeira poderão ser tratados.

Segundo Gustavo Micarelli, representante da CDHU no município, mutuários de cidades vizinhas estão convidados para aproveitar a oportunidade.

De acordo com ele, os mutuários já foram notificados pela companhia através de correspondência.

O atendimento será prestado na Rua João Hailer, 837, Centro. Mais informações no (14) 3351-2598.

INADIMPLÊNCIA

Questionado se é alto o índice de inadimplência no município, Micarelli diz que, em Piraju, há alguns mutuários que não têm mantido em dia o pagamento das mensalidades. “Existem dívidas que precisam ser renegociadas. Só que nós não convocamos as pessoas. Elas vêm por livre e espontânea vontade”, diz.

Cerimônia abre Copa de Ginástica Rítmica

Evento estadual deve reunir diversas equipes até amanhã

A cidade de Piraju sediará mais uma etapa da Copa de Ginástica Rítmica do Estado de São Paulo. Promovido pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ), o evento está na sexta edição.

Segundo informações, a cerimônia de abertura está programada para ocorrer às 18h desta sexta-feira, 8, no ginásio Jacy Clodoaldo Albanesi, localizado na Rua Major Diogo Goulart, s/nº, Jardim Jurumirim. O evento deve terminar amanhã, 9.

De acordo com a SELJ, a copa abrange quatro categorias (da pré-infantil à adulta) divididas em provas individuais e coletivas.

Em agosto, as ginastas de Piraju participaram de uma competição em São Roque. Na oportunidade, as atletas faturaram medalhas de bronze e prata. O bom desempenho da equipe deve se repetir na copa, confirmando o favoritismo do município nesse tipo de modalidade.  

Expresso Piraju: precocidade marcada por ambições

Diego dos Reis

Imagem: Internet
Com mais de 150 mil acessos desde que foi criado, o que leva a um número superior a 600 acessos por mês, o blog Expresso Piraju comemorará dois anos de existência no dia 17 desse mês. A página foi elaborada com o intuito de facilitar o contato dos internautas com os principais fatos do município, sempre de forma rápida e bem apurada.

Por ser independente (não há, por exemplo, contratos disciplinando o que deve ser publicado), o blog não abre mão de respeitar alguns princípios, como o de não dar espaço para eventos que exploram animais. Outro princípio diz respeito à promoção da cidadania, sobretudo quando esta faz aliança com a crítica.

Ciente de que a cidadania é o pilar da democracia, a página procura incentivar a participação da sociedade no direcionamento da res publica. Apesar do esforço, porém, é nítido o esvaziamento do homem nas decisões que envolvem o presente e o futuro da comunidade.

O Expresso Piraju é um diário de notícias. Diário porque procura, a cada novo dia, publicar pelo menos uma matéria, sempre primando pela relevância do assunto e, é claro, pelo impacto que a notícia pode causar nos leitores. Nesse caso, vale dizer, o público do blog tem se mostrado mais atento a notícias de cunho policial. Considerando o número de acessos, é indiscutível que um homicídio desperte mais curiosidade do que uma deliberação política, a não ser que esta acarrete algum prejuízo efetivo.

De modo geral, a natureza da pauta determina seu nível de repercussão antes mesmo da publicidade propriamente dita.

Não é o momento adequado para insistirmos nesse diagnóstico. O que está em evidência aqui é o aniversário do blog. Em que pese o sucesso da página, não discordamos quanto ao descompasso do Expresso Piraju em relação aos fatos que, por alguma razão (falta de oportunidade é o argumento mais adequado), não são se transformam em notícia. Trabalho sozinho, e isso já é um fator que penaliza demais a atuação do blog em todas as ocorrências.

A precocidade cronológica do blog (dois anos de caminhada é muito pouco) não impede que a página tenha ambições. Uma delas é encurtar o intervalo existente entre a publicação de uma notícia e outra. Outra meta é dar atenção a setores pouco prestigiados, como o da cultura, vítima de uma indiferença escancarada.

Aproveito a oportunidade para agradecer os internautas pelo voto de confiança. Espero que, no futuro, o blog tenha novos motivos para justificar seu sucesso. Obrigado mais uma vez!