sábado, 28 de fevereiro de 2015

Prefeitura renova convênio com a Sociedade de Beneficência

Valor do convênio sofreu pequeno aumento em relação ao repasse do ano passado

412h36

O convênio que dispõe sobre a administração do pronto-socorro foi renovado pela prefeitura. Gerido pela Sociedade de Beneficiência de Piraju, a unidade de urgência e emergência continuará sob a responsabilidade da entidade até fevereiro de 2016. Segundo informações, o valor do convênio sofreu um leve aumento.

FOTO: Expresso Piraju
Em 2014, o município repassou mensalmente R$ 257 mil à sociedade. No convênio desse ano, a subvenção subiu para R$ 273 mil por mês. De acordo com o Departamento de Saúde (DESAU), a majoração levou em conta apenas o índice da inflação.

Segundo a pasta, uma funcionária da SBP foi escalada para monitorar o atendimento prestado pelo pronto-socorro. A servidora está promovendo o levantamento das deficiências da unidade. Ela também está apurando por quais motivos muitos casos que poderiam ser tratados nas unidades do Programa Saúde da Família (PSF) ainda continuam desaguando no pronto-socorro.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Casos suspeitos de dengue aguardam confirmação

Até o momento, a cidade registrou dois casos importados da doença

421h01

O Departamento de Saúde (DESAU) aguarda o resultado de oito casos suspeitos de dengue. A informação foi prestada na noite de ontem, 26, durante reunião ordinária do Conselho Municipal da Saúde. Segundo a diretora da pasta e presidente do órgão, Cristiana Tonini, o município já conta com dois casos importados da doença.

Segundo o DESAU, a cidade está infestada do mosquito
transmissor da dengue e febre amarela (FOTO: Internet)
A responsável diz que, independente da confirmação dos casos, a população precisa ficar em estado de alerta. “Cada munícipe tem que estar consciente de que ninguém quer ficar doente. Cada um tem que olhar os seus quintais. Nós buscamos esse olhar crítico das pessoas”, diz.

Na reunião do CMS, um dos conselheiros sugeriu a realização de um mutirão de limpeza para eliminar os materiais inservíveis das residências da cidade. A proposta deve ser amadurecida nas próximas semanas.

Questionada se a prefeitura está omitindo a real situação da dengue no município, Tonini afirmou que há transparência na divulgação dos dados. Na oportunidade, ela desmentiu a notícia de que o Jardim Ana Cristina conta com um caso autóctone. 

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Associação denuncia suposto envenenamento no Jardim São Lourenço

Dois animais teriam ingerido uma substância ainda não identificada

418h43

A Associação Protetora dos Animais de Piraju (APRAPI) procurou a Polícia Civil para registrar a morte de dois animais de rua. De acordo com uma das voluntárias da entidade, tudo leva a crer que as mortes tenham sido provocadas por envenenamento.

Cisquinho, como era conhecido, foi encontrado morto
próximo a um gato; os dois viviam na rua  (FOTO: APRAPI) 
Segundo informações, os animais – um cachorro e um gato – foram encontrados dentro de uma residência localizada na Rua José Bernardo da Silva, Jardim São Lourenço. Eles estavam próximos um do outro. Não havia nenhum sinal de violência. Outro dado que reforça a tese de envenenamento é que os dois não tinham problemas de saúde.

Ainda de acordo com a voluntária, alguns moradores do bairro teriam afirmado que a presença dos animais estava incomodando a vizinhança.

OUTRO CASO

Na semana passada, um morador procurou a imprensa para denunciar um caso de envenenamento no Conjunto Augusto Morini (Teto 1). Segundo ele, um gato adulto ingeriu uma substância ainda não identificada. O socorro não pôde ser prestado porque o animal caiu numa boca de lobo, onde acabou morrendo. 

Maria da Penha coloca homem de 44 anos atrás das grades

Acusado fez uso de uma faca para ameaçar a ex-companheira

410h45

Na manhã de ontem, 25, um homem de 44 anos foi preso por violência doméstica na Rua 13 de Maio, Vila Pedreiro. Ele é acusado de ameaçar a ex-companheira com uma faca.

De acordo com a Polícia Civil, a mulher iria prestar declarações no inquérito em que o acusado aparece como autor de outro crime de violência doméstica praticado contra ela.

Ainda segundo a polícia, o homem responderá também pela prática de coação no curso do processo e porte de arma branca, além de injúria racial, já que ele teria ofendido a ex-companheira. A faca foi apreendida pelos policiais.

O acusado deve ser transferido ainda hoje para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Cerqueira César.

PORTE

A Polícia Militar flagrou um jovem de 19 anos, residente no Jardim Europa, fumando maconha na Rua Humberto Rufato, próximo ao campo do Vital Brasil, Jardim Jurumirim. Os militares apreenderam um cigarro e uma porção da mesma droga. O indiciado responderá em liberdade pelo crime de porte de entorpecente.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Vereador Brandini do Gás escapa de condenação

Ele foi acusado em 2009 de ofender ex-diretor do Departamento de Trânsito e Fiscalização

418h26

A 2ª Câmara Criminal Extraordinária do Tribunal de Justiça de São Paulo julgou extinta a pena imposta contra o vereador Brandini do Gás (PSD), acusado em 2009 de desacatar o ex-diretor do Departamento de Trânsito e Fiscalização (DETRAF), Luiz Antonio Alves de Almeida, que atualmente responde pelo Departamento de Cultura (DECULT).

Brandini do Gás (FOTO: Arquivo Expresso Piraju)
Publicada na última segunda-feira, 23, a sentença diz que os magistrados “deram parcial provimento ao recurso do réu a fim de reduzir as penas para seis meses de detenção e, em consequência, julgaram extinta a punibilidade do apelante [...] em razão da prescrição da pretensão punitiva”. Em outras palavras, o Estado perdeu o direito de punir o parlamentar em razão do tempo transcorrido desde a abertura do processo.

Em entrevista à rádio Eduvale FM, Brandini atribuiu o desfecho do caso à sua equipe de advogados. “A gente conheceu um grupo de advogados muito bom de São Paulo. Como eu sou humilde e não posso pagar, esse grupo ajudou a gente. Graças a Deus, a gente ficou livre do processo. A gente não vai perder o cargo. Se tiver coisa errada em Piraju, o Brandini vai denunciar mesmo”, diz.

ENTENDA O CASO

Em abril de 2009, Brandini acompanhou um empresário da cidade cujo estabelecimento foi fechado pelo DETRAF. Segundo as investigações, os dois procuram o diretor da pasta com o objetivo de anular o embargo da prefeitura.

Almeida disse à Justiça que foi ofendido pelo vereador, o qual teria pedido a “retirada imediata do lacre [do estabelecimento] e disse estar na defesa do interesse da população”.

O vereador, por seu turno, informou que não solicitou a reabertura do estabelecimento, muito menos proferiu ofensas contra o diretor. Ele disse apenas que “queria averiguar ‘o caminho mais fácil’ para reabrir” a empresa. Além disso, Brandini afirmou que o diretor “descontrolou-se”, uma vez que são “adversários políticos”.

Brandini foi denunciado pelo Ministério Público por desacato e crime de advocacia administrativa (patrocinar interesse privado perante a administração pública). Ele chegou a ser condenado, porém conseguiu o redimensionamento da pena. Se a condenação não tivesse prescrito, o parlamentar estava sujeito à perda do cargo eletivo na Câmara Municipal.

João Fernando José é o novo porta-voz do Executivo na Câmara

Ele deve exercer a função até o término do mandato da atual administração

411h28

O ex-presidente da Câmara Municipal de Piraju, João Fernando José (PMDB), foi escolhido para assumir a função de porta-voz do Executivo na Casa de Leis. O anúncio oficial foi feito na sessão ordinária de ontem, 24.

João Fernando José durante entrevista à rádio Eduvale FM (FOTO: Expresso Piraju)

Até então, a função estava sob a responsabilidade do também peemedebista Luciano Louzada, que, durante os últimos dois anos, demonstrou muita habilidade para representar a prefeitura na Câmara, sobretudo nos casos que exigiram apreciação emergencial.

João José assume a condição de porta-voz num momento politicamente delicado para a administração. Sem a maioria na Casa, a prefeitura já está enfrentando, desde a posse de Carlinhos Pneus (PT) como presidente do Legislativo, uma oposição bem mais ativa do que aquela que predominou em 2013 e 2014, a começar pelos discursos contundentes contra a administração feitos na tribuna.

Questionado sobre isso, o vereador diz que está disposto a esclarecer eventuais distorções relacionadas à atual gestão. “Não temos unanimidade no apoio à administração. Agora, você colocar em pauta assuntos controversos, é simples, fácil. Cabe ao porta-voz, no caso, a contrapartida, ou seja, mostrar que os problemas não são da maneira como que são apresentados”, diz.

Segundo informações, o parlamentar deve exercer a função até o final da administração do prefeito Jair César Damato (PMDB).

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Conselheiros discutem Conferência Municipal de Saúde

Evento está previsto para ocorrer no mês de julho

422h05

O Conselho Municipal de Saúde de Piraju (CMS) realizará reunião ordinária na próxima quinta-feira, 26. Marcado para ocorrer às 19h nas dependências da Policlínica, o encontro discutirá diversos assuntos, dentre os quais a Conferência Municipal da Saúde.

No final do ano passado, a presidente Dilma Rousseff (PT) publicou decreto no qual define a 15ª Conferência Nacional de Saúde, evento previsto para acontecer no período de 23 a 26 de novembro. As etapas municipais e estaduais serão realizadas em julho e setembro, respectivamente.  

Segundo o decreto, o tema desse ano da conferência é “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas”, cujo eixo é “direito do povo brasileiro”.

Pauta cheia marca sessão de hoje da Câmara Municipal

Um dos destaques é o número de respostas fornecidas pela prefeitura

420h43

FOTO: Expresso Piraju
Está ocorrendo nesse exato momento a quarta sessão ordinária do ano da Câmara Municipal de Piraju. De acordo com a Casa, a pauta da reunião conta com 15 respostas de requerimento, dois projetos de lei, nove requerimentos e quatro indicações. Dado o volume de trabalhos, a sessão já ultrapassou os dez minutos de duração da última reunião. Na platéia, seis cidadãos estão acompanhando a sessão. 

Moradores do Ovídio Tucunduva podem perder imóvel, informa agente da CDHU

Mutuários devem procurar a companhia para tentar reverter a situação

419h14

O agente municipal da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano), Nelson Aparecido Brisolla concedeu entrevista ao blog Expresso Piraju para comentar a situação de mais de 40 mutuários do Conjunto Ovídio Rodrigues Tucunduva Júnior que estão sujeitos a perder o imóvel.

Nelson Aparecido Brisolla, agente municipal da CDHU (FOTO: Expresso Piraju)

Segundo Brisolla, os moradores desrespeitaram o contrato celebrado com a companhia, que proíbe, entre outras coisas, a locação do imóvel.

Entregue em 2010, o conjunto conta com 299 moradias. No passado, a comercialização de casas foi tema de inúmeras matérias na imprensa. Em meados de 2011, até uma funcionária pública foi acusada de intermediar as vendas.

Confira abaixo a transcrição dos principais trechos da entrevista. Na oportunidade, Brisolla foi questionado sobre outros assuntos.

Expresso Piraju – As situações apuradas pela CDHU podem resultar na suspensão do bônus previsto na prestação das casas?

Brisolla – Todos sabem que a CDHU está promovendo uma fiscalização em todo o Estado. Essa fiscalização é efetuada para verificação de irregularidades durante o financiamento no descumprimento das cláusulas contratuais (como não ceder, não emprestar e não vender). Os mutuários correm o risco de perder o bônus que a CDHU concede na prestação.

EP – Há como o mutuário recuperar o subsídio?

Brisolla – Tem que procurar a CDHU. Os mutuários tem que fazer uma justificativa para explicar por que não estão residindo no imóvel. O documento pode ser redigido de próprio punho. Nos casos de venda, nós ajudamos na transferência de titularidade para a pessoa que comprou a casa, desde que atenda o perfil da CDHU.

EP – É possível que novas irregularidades contratuais sejam descobertas?

Brisolla – Sim, é possível. Quero deixar bem claro que a fiscalização não é feita pela prefeitura e muito menos solicitada pelo prefeito. Tudo é feito pelo Estado. Eles vêm, não marcam o dia nem a hora, e percorrem as casas fazendo o levantamento.

EP – Dois casos de deslizamento de terra foram registrados no início desse mês no Ovídio. A companhia está acompanhando esses casos?

Brisolla – Esses casos estão sendo apurados. Inclusive a Defesa Civil já enviou um laudo técnico à CDHU. Isso tudo está em análise. O que está sendo pleiteado é a seguradora estar contratando uma empresa para efetuar a construção de muro de arrimo.

EP – O que deve ser feito quando o mutuário falece?

Brisolla – O contrato da CDHU prevê um seguro. Se o mutuário falecer, a família tem que procurar a companhia para que um processo seja aberto e encaminhado à CDHU de Bauru. A comunicação do óbito tem que ser feita em até 12 meses.

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais recebe R$ 315 mil do Estado

Parte da verba será utilizada no pagamento dos docentes que atuam na entidade

418h17

No último sábado, 21, o governo paulista firmou convênio com as APAEs (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) da região de Itapeva, que abrange os municípios de Angatuba, Buri, Capão Bonito, Fartura, Guapiara, Itaberá, Itaporanga, Itararé, Paranapanema, Piraju, Riversul e Taquarituba.

Juntos, os convênios são superiores a R$ 3 milhões. A APAE de Piraju recebeu R$ 315 mil. De acordo com o Estado, os recursos serão empregados no custeio de professores, diretores e coordenadores pedagógicos, bem como no pagamento de despesas com manutenção.

Ainda segundo o governo, os repasses beneficiam os estudantes que não podem ser incluídos no ensino regular da rede estadual.

Homem é preso por falta de pagamento de pensão

Prisão aconteceu na madrugada de hoje; condenado aguarda decisão judicial em Tejupá

417h29

A Polícia Militar prendeu na madrugada desta terça-feira, 24, um homem de 32 anos, morador do Conjunto Sergio Garcia, por falta de pagamento de pensão alimentícia. A ocorrência foi registrada na Rodovia Geraldo Martins de Souza, próximo ao Conjunto José Ribeiro.

Antes de ser encaminhado para a Cadeia Pública de Tejupá, o condenado passou por atendimento médico no pronto-socorro, uma vez que apresentou escoriações num dos braços.

De acordo com a legislação, a pena para esse tipo de crime é de até 90 dias em regime fechado.

PAT ainda conta com vagas para curso de instalador hidráulico

Aulas terão início no próximo mês; curso não oferece remuneração ao aluno

417h06

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) continua recebendo inscrições de pessoas interessadas em participar do curso de instalador hidráulico. Ministrado pelo SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), o curso tem 160 horas de duração e não oferece remuneração.

Para efetuar a matrícula, a pessoa precisa apresentar cópia do RG e CPF, além de comprovante de residência. Ao contrário do que tinha sido divulgado inicialmente, o interessado precisa ser maior de 16 anos.

Programado para começar em março, o curso será realizado das 14h às 17h, de segunda à sexta, na sede da AMVAPA (Consórcio Intermunicipal do Alto Vale do Paranapanema). Mais informações podem ser obtidas na Rua Major Mariano, 986, Centro. Contatos: (14) 3351-1886.

CERTIFICAÇÃO

Na tarde de ontem, 23, o SENAI certificou 36 alunos dos cursos de operador de costura industrial e assistente administrativo. A entrega dos certificados aconteceu na AMVAPA, e contou com a presença do recém nomeado diretor de Indústria e Comércio, Antonio Porto, e do prefeito Jair César Damato (PMDB), além do assistente administrativo do SENAI, Thiago Alexandre Rosa.

Thiago Rosa e Antonio Porto durante entrega de certificado a uma das alunas do último
curso oferecido pelo SENAI (FOTO: Prefeitura de Piraju)

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Departamento de Indústria e Comércio está nas mãos de Antonio Porto

Pasta estava sendo conduzida de forma interina por Gustavo Albanezi

413h05

O advogado Antonio Augusto Porto, 47, foi nomeado pelo prefeito Jair César Damato (PMDB) para conduzir o Departamento de Indústria e Comércio (DEICO), pasta que até então estava sob a direção interina do também advogado Gustavo Albanezi.

Antonio Porto e Jair Damato durante reunião no gabinete (FOTO: Prefeitura de Piraju)

Presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), Porto assume o departamento há menos de dois anos do término da gestão de Damato. De acordo com a prefeitura, a escolha do advogado vem ao encontro das necessidades da administração em estreitar as relações com o governo federal por meio de parlamentares petistas.

Alvo de constantes críticas na época do ex-diretor Daniel Magdalena, a pasta tem demonstrado avanços isolados. Um dos pontos positivos é o volume de intermediações realizadas pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT). Nos próximos dias, o posto deve anunciar as contratações que foram geradas no decorrer da atual administração.

Por outro lado, algumas promessas de campanha ainda não saíram do papel, como a ampliação e remodelação do Distrito Industrial José Ramos Arantes e a oferta de incentivo (“redução do IPTU”) aos lojistas interessados em mudar a fachada dos estabelecimentos.

ELEIÇÕES 2016

Questionado pelo jornal Folha de Piraju se sua escolha tem a ver com uma possível aliança entre PT e PMDB nas próximas eleições municipais, Porto disse que a coligação não está descartada. “Ainda é muito cedo pra gente falar que é isso é uma aliança política. Mas pode acontecer, e por que não? Um sinal disso é que a gente está chegando à administração”, conta.

Embora não tenha sido anunciada publicamente, a candidatura oficial de Damato à reeleição é dada como certa. Se o apoio petista for uma realidade em 2016, o prefeito terá mais chances de conquistar o segundo mandato. 

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Departamento de Cultura confirma reabertura de exposição

Mais de trinta peças de cerâmica poderão ser vistas pelo público

423h45

A exposição “Origens – Um resgate de nossas raízes” será reaberta na próxima terça-feira, 24. A informação é do Departamento de Cultura (DECULT). Segundo a pasta, a exposição continuará no salão multiuso da Praça Benedito Silveira Camargo (Praça da Brasilinha).

FOTO: Departamento de Cultura (DECULT)
Com mais de 30 peças de cerâmica, todas alusivas ao período da escravidão brasileira, o projeto é encabeçado por artistas do grupo Ubuntu, de Caraguatatuba. Um dos ceramistas é o pirajuense Carlo Cury.

Ainda de acordo com o departamento, o público poderá conferir gratuitamente os trabalhos de terça à sexta, sempre das 9h às 16h30 e das 19h30 às 21h30. Aos sábados e domingos, a visitação estará aberta das 13h30 às 17h. Mais informações podem ser obtidas no (14) 3351-3622.

Preso por violência doméstica, homem causa lesão em policial

Ele aguarda decisão da Justiça em Sarutaiá; militar foi atendido no pronto-socorro

422h20

Um homem de 42 anos foi preso por violência doméstica na Rua Washington Osório de Oliveira, Centro. O caso aconteceu às 20h deste domingo, 22. Segundo informações, ele é acusado de agredir a própria esposa, que tem 51 anos.

De acordo com a Polícia Militar, o indiciado investiu contra a guarnição no momento da abordagem. Durante a prisão, ele lesionou a mão de um dos policiais. O militar e a esposa passaram por atendimento no pronto-socorro.

O acusado pelo crime foi encaminhado para a Cadeia Pública de Sarutaiá. Além do crime de violência doméstica, ele responderá por resistência e lesão corporal.

Polícia Militar aborda usuários de maconha

Eles foram flagrados em pontos distintos da cidade

421h50

No sábado, 22, dois usuários de maconha foram abordados pela Polícia Militar em bairros diferentes da cidade. A primeira ocorrência aconteceu na Praça dos Expedicionários, Conjunto Augusto Morini. Com um rapaz de 29 anos, a PM encontrou uma porção e um cigarro de maconha. Ele disse que adquiriu o entorpecente de um morador da cidade de Jacarezinho (PR).

Já a segunda foi registrada na Av. Dr. Domingos Teodoro Gallo, Centro. Em abordagem realizada num veículo ocupado por dois moradores de Sarutaiá, os militares encontraram uma porção de maconha e um dichavador. Um jovem de 18 anos admitiu a responsabilidade pela droga.

Em ambos os casos, os indivíduos responderão em liberdade pelo crime de porte de entorpecente.

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Cidade contará com obras financiadas pelo BID

Cessão de áreas é a única contrapartida exigida pelo banco

411h36

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) financiará três obras na cidade de Piraju. De acordo com informações, os gastos serão cobertos integralmente pelo banco. A título de contrapartida do município, o banco exige apenas que a prefeitura autorize a cessão das áreas onde as obras serão realizadas.

Conclusão dos serviços está
prevista para 2016
Em contato com a diretora do Departamento de Saúde (DESAU), Cristiana Tonini, a reportagem do Expresso Piraju foi informada que o contrato com o BID prevê a construção de duas unidades do Programa Saúde da Família (PSF) no Conjunto José Maria Arbex e Jardim das Figueiras, além de uma unidade do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) no Jardim Europa.

Segundo Tonini, a conclusão das obras está prevista para o ano que vem. “Depois de pronto, isso tudo só vai agregar para o município”, revela.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Piraju conta com dois casos importados de dengue, informa Departamento de Saúde

De acordo com a prefeitura, os pacientes não correm nenhum tipo de risco

418h14

Até o momento, o município de Piraju conta apenas com dois casos importados de dengue. A informação é da diretora do Departamento de Saúde (DESAU), Cristiana Tonini. Segundo ela, os pacientes que contraíram a doença passam bem.

Cristiana Tonini, diretora do DESAU (FOTO: Expresso Piraju)
Apesar do número baixo de casos, principalmente se compararmos com a situação de outros municípios do interior, a responsável alerta a sociedade para um possível surto da dengue. “Já que nós temos casos importados, é possível que a gente tenha casos autóctones. O mosquito está aí. A gente feito um apelo para que a população não deixe água parada. Tem muito mosquito em Piraju.”, diz.

A título de exemplo, Tonini cita o caso de uma residência no Bairro Monte Belo que pode estar servindo de criadouro do mosquito transmissor da doença. De acordo com a diretora, o imóvel conta com piscina. “Eu vou ter que entrar em contato com a imobiliária para ver se lá tem água parada”, conta.

Ainda segundo a responsável, os agentes do Programa Saúde da Família (PSF) e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) enfrentam muitas dificuldades para realizar vistorias domiciliares. Tonini espera que os moradores entendam a importância dessas inspeções. “A gente não está indo para prejudicar ninguém, mas sim para ajudar. Cada um tem que ter consciência daquilo que tem em sua casa”, finaliza.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

‘Todo mundo estava no embalo do carnaval’, diz presidente da Câmara Municipal

Carlinhos Pneus cogita mudar o regimento interno da Casa de Leis

417h29

Questionado sobre a duração da sessão ordinária de ontem, 18, o presidente da Câmara Municipal, Carlinhos Pneus (PT), disse que o período de festas carnavalescas comprometeu a pauta de trabalhos.

Carlinhos Pneus, presidente da Casa (FOTO: Expresso Piraju)
Conforme já divulgado, apenas dois projetos foram apreciados pelos parlamentares (leia mais). A pauta também contou com uma indicação do democrata João Luciano da Silva. Todos os assuntos foram tratados no decorrer de apenas dez minutos.

Em entrevista à assessoria de comunicação da Casa, Carlinhos adianta que o regimento interno poderá sofrer alterações. “Pelo fato de terça-feira ter sido feriado, a sessão foi transferida para o dia seguinte. Nesse meio fica difícil porque tem poucas proposituras e requerimentos. Todo mundo estava no embalo do carnaval. Já está tendo uma movimentação para que a gente retifique o regimento interno pra que, quando o feriado cair na terça-feira, a sessão seja transferida para a próxima semana”, diz.

Vale destacar que a 11ª sessão ordinária desse ano será realizada no dia 21 de abril, feriado de Tiradentes. Assim como aconteceu no carnaval, a data cairá numa terça-feira.   

Em sessão rápida, vereadores aprovam destinação de terreno para o PSF Teto

Outro projeto apreciado pela Casa diz respeito ao quadro de pessoal da prefeitura

411h02

A sessão de ontem da Câmara Municipal de Piraju durou apenas dez minutos. De acordo com informações da Casa, apenas dois projetos – ambos de autoria do Executivo – e uma indicação foram apresentados. Nenhum dos onze parlamentares fez uso da tribuna.

FOTO: Expresso Piraju (arquivo)
O primeiro projeto altera o quadro de pessoal da prefeitura. A matéria foi lida e encaminhada às comissões permanentes, que devem exarar parecer na próxima semana. Já o segundo projeto versa a destinação de um imóvel para abrigar a nova unidade do Programa Saúde da Família (PSF) que atenderá os moradores dos Conjuntos Augusto Morini e José Maria Arbex. Aprovado em última votação, a matéria segue agora para sanção do prefeito Jair Damato (PMDB).

De autoria do vereador João Luciano da Silva (DEM), a indicação nº 10/15 sugere melhorias na sinalização da Rua Major Mariano, mais precisamente no trecho que antecede o radar. Na justificativa, o democrata diz que os motoristas são “surpreendidos” com o equipamento devido à falta de sinalização. 

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Jovem usava a própria casa como ponto de tráfico de droga

Com ele, a PM localizou vários papelotes de maconha

414h19

FOTO: Polícia Militar do Estado de São Paulo
Um jovem de 18 anos foi preso por tráfico de drogas na manhã desta quarta-feira, 18. A prisão aconteceu na casa do indiciado, que fica na Rua Ermínia Sierra Fernandes Garrote, Conjunto José Maria Arbex (Teto 2).

Segundo denúncias anônimas encaminhadas à Polícia Militar, o jovem usava a própria casa para comercializar entorpecente. Com ele, os policiais encontraram 18 gramas de maconha divididos em 12 papelotes (foto). Parte da droga estava no quarto do traficante.

O criminoso aguarda decisão da Justiça na Cadeia Pública de Sarutaiá.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Acusado de homicídio será julgado em maio

Crime aconteceu 2013; vítima tinha 62 anos

423h21

Denunciado pelo Ministério Público pela morte do pedreiro Antonio Aparecido Lopes, 62, mais conhecido como Gabiru, Adão Inácio Simão será julgado às 10h do dia 6 de maio, no fórum de Piraju. O assassinato ocorreu na madrugada do dia 8 de junho de 2013.

Conforme divulgado pelo Expresso Piraju, a vítima estava na casa de Antonio quando tudo aconteceu. O MP apurou que, no dia do ocorrido, Antonio e Adão estavam consumindo bebida alcoólica na residência do acusado. “Em dado momento, a vítima pegou o dinheiro da carteira do denunciado e lhe avisou que iria comprar mais cachaça para continuarem bebendo, tendo saído rapidamente do local. Acontece que o denunciado não gostou da atitude da vítima”, relata a Justiça com base no inquérito da Polícia Civil.

Ainda segundo as investigações, Adão foi agredido violentamente por Antonio, que estava munido de uma cadeira de metal. Os golpes atingiram a cabeça, braços, mãos e tórax do idoso. “[...] o denunciado entrou na sua casa e adormeceu, tendo deixado a vítima prostrada no chão, no quintal de sua residência”, diz o MP.

Em concordância com o inquérito policial, o Ministério Público entende que Adão assumiu o risco de matar, uma vez que os golpes atingiram a cabeça da vítima. O inquérito constatou que as motivações do crime foram fúteis.

Adão foi preso horas depois do crime. No interrogatório conduzido pela Polícia Civil, ele negou as acusações. O indiciado disse que “interpelou a vítima a devolver o dinheiro, oportunidade em que esta sacou de uma faca dizendo que não havia pegado o dinheiro. Nesse momento, pegou uma cadeira e atirou contra a cabeça da vítima quando esta caiu e tentou levantar-se e pegar a faca”. Adão ainda disse que, “se não tivesse dado a cadeirada, teria morrido nas mãos da vítima”.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Segurança é agredido na madrugada desta segunda

Vítima estava trabalhando numa casa noturna quando foi surpreendida pelo agressor

419h01

A Polícia Militar registrou uma agressão na Praça Benedito Silveira Camargo (Praça da Brasilinha). O caso aconteceu na madrugada desta segunda-feira, 16. Segundo informações, um homem de 29 anos é acusado de desferir dois socos no rosto de um segurança.

De acordo com a PM, a agressão aconteceu após o agressor ter sido colocado para fora de uma casa noturna. A vítima, que estava trabalhando no local, foi surpreendida pelo acusado, que ofereceu resistência ao ser contido pela polícia. Os militares precisaram fazer uso de algemas para detê-lo.

O caso foi encaminhado ao plantão policial.

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Prefeitura abre licitações para ME e EPP

Todas serão realizadas na modalidade pregão; contratos são de 12 meses

423h45

Já estão disponíveis no site da prefeitura os editais de três licitações destinadas exclusivamente a microempresas (MEs) e empresas de pequeno porte (EPPs). Realizados na modalidade pregão, os certames estão previstos para ocorrer em março.

Segundo a administração, o período de vigência dos contratos é de 12 meses. Mais informações podem ser obtidas no site www.estanciadepiraju.com.br. Confira abaixo os detalhes de cada uma das licitações.

s Registro de preços para prestação de serviços de gramados e canteiro; corte e poda de arbustos e árvores; e controle de ervas daninhas nas unidades escolares e setores do Departamento Municipal de Educação (DEDUC). Modalidade: pregão presencial. Dia e hora: 2 de março, às 10h.

s Registro de preços de eletrodomésticos destinados a diversos setores e departamentos da prefeitura. Modalidade: Pregão eletrônico. Dia e hora: 2 de março, às 14h.

s Registro de preços para eventual prestação de serviços com cessão de uma van e um ônibus destinados ao transporte de pacientes atendidos pelo Departamento Municipal de Saúde. Modalidade: Pregão presencial. Dia e hora: 3 de março, às 10h.

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Rapaz de 21 anos é surpreendido com cocaína

De acordo com a polícia, ele estava traficando no centro da cidade

414h11

Um rapaz de 21 anos foi conduzido à delegacia após ser flagrado traficando cocaína na Rua Carlos de Campos, Centro. O caso aconteceu na madrugada deste sábado, 14. De acordo com a Polícia Militar, responsável pelo atendimento da ocorrência, G.G.F.C. foi abordado com sete pinos de cocaína e R$ 106,00 em dinheiro (foto).

FOTO: Polícia Militar do Estado de São Paulo
Antes de ser abordado, o indiciado tentou se dispersar no público que acompanhava o carnaval de rua. Com apoio de uma viatura, os policiais da ROCAM (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas) conseguiram detê-lo.

O rapaz recebeu voz de prisão em flagrante por tráfico de drogas. No plantão policial, o delegado Antonio Carlos Correa liberou o indiciado, que deverá responder por porte de entorpecente.  

CARNAVAL

Desde a noite de ontem, 13, a região central da cidade está sediando mais uma edição do Folia na Praça, evento realizado pela prefeitura. Segundo o Departamento de Turismo (DETUR), a festa está programada para terminar na próxima terça-feira, 17.

QUEIXA

Em conversa com o Expresso Piraju, alguns foliões reclamaram da falta de iluminação em alguns pontos da Praça Ataliba Leonel. Segundo eles, a existência de pontos escuros no local contribui para a permanência de traficantes e usuários de drogas. 

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Polícia Ambiental é acionada para resgatar garça ferida em ponto turístico

Linha usada por pescadores estava enroscada numa das patas da ave

415h11

A pedido da Associação Protetora dos Animais de Piraju (APRAPI), a Polícia Ambiental esteve na tarde de ontem, 12, na Pedrinha, um dos pontos turísticos mais frequentados do município, para resgatar uma garça.

Segundo informações de uma moradora que procurou a associação, uma linha de anzol provocou ferimento numa das patas do animal. A entidade ainda foi informada que a linha estava enroscada na ave.

Embora não tenham conseguido prender a garça para avaliar a lesão, a polícia constatou que a linha não estava mais no corpo do animal. Se o ferimento não cicatrizar por conta própria, as tentativas de resgate serão retomadas.

Estimada por todos que visitam a Pedrinha, a garça costuma ficar na mesma área usada pelos banhistas, que já se habituaram com a presença do animal.

Projeto altera classificação de terreno que abrigará nova unidade do PSF

Matéria está em análise na Câmara Municipal

415h07

Em análise na Comissão de Justiça e Redação, o projeto de lei nº 05/2015, de autoria do Executivo, altera a classificação de um terreno localizado na Rua Aníbal Cesário Garcia, Conjunto José Maria Arbex (Teto 2). Se a matéria for aprovada, a área, que atualmente é de lazer, passará a ser institucional. 

A mudança tem como objetivo adequar o terreno ao convênio que dispõe sobre a construção de uma unidade de saúde no local, destinada a atender o Programa Saúde da Família (PSF). 

Na sessão dessa semana da Câmara Municipal, o projeto foi lido e encaminhado à CJR, que deve, nos próximos dias, emitir parecer sobre o assunto.

Câmeras de segurança registram furto em estabelecimento comercial

Vítima divulgou as imagens nas redes sociais; polícia investiga o caso

414h43

Um menor de 15 anos é apontado como responsável pelo furto ocorrido numa lanchonete da Rua João Hailer, Centro. Segundo informações, o crime aconteceu na manhã da última quarta-feira, 11. O estabelecimento comercial estava fechado.

Momento em que o adolescente entra na lanchonete; ele
não teve dificuldades para abrir o cadeado do portão
As câmeras de monitoramento da empresa flagraram toda a ação do suposto infrator. Divulgadas pela vítima nas redes sociais, as imagens mostram um adolescente entrando sem nenhuma dificuldade pelo portão que dá acesso aos fundos da lanchonete. A ação durou menos de dez minutos.

Antes de ingressar na área de atendimento, ele usa um pano de chão para encobrir o rosto. Logo em seguida, o suspeito vai até o caixa. De acordo com o proprietário da lanchonete, o adolescente furtou R$ 200,00 em dinheiro e aproximadamente o mesmo valor em mercadorias. Depois do crime, o adolescente aparece saindo da lanchonete sem levantar suspeitas.

O furto foi registrado na Polícia Civil. 

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Prefeitura disponibiliza telefone para atender consumidores

Atendimento será feito até a contratação de uma empresa para assumir a iluminação pública

417h05

O prefeito Jair César Damato (PMDB) foi procurado pelo Expresso Piraju para esclarecer como a administração está lidando com a resolução nº 410/10, da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que transferiu aos municípios a responsabilidade pela manutenção da iluminação pública.

Jair César Damato (FOTO: Expresso Piraju)
Em vigência desde janeiro, a medida não está sendo efetivamente cumprida pela prefeitura. Ciente de que a administração não tem condições de assumir o serviço, Damato já confirmou a adesão de Piraju na licitação coletiva que está sendo encampada pela AMVAPA (Consórcio Intermunicipal do Alto Vale Paranapanema). A ideia é terceirizar a manutenção. 

Caso a licitação não prospere, Damato pretende contratar uma empresa em caráter emergencial.

Questionado se a prefeitura disponibilizou algum canal para atender os consumidores, já que a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) deixou de prestar esse tipo de serviço por força da resolução, Damato informou que qualquer tipo de reclamação deve ser encaminhada através do telefone (14) 3351-1988.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Reuniões abrem espaço para a população opinar sobre saneamento básico

Encontros serão realizados em diversos pontos da cidade

423h19

A partir desta quinta-feira, 12, a população de Piraju poderá apresentar sugestões para o plano municipal de saneamento básico. As reuniões foram divididas de acordo com a área de atendimento das unidades do Programa Saúde da Família (PSF). O primeiro encontro acontecerá na Loja Maçônica Cavalheiros do Sul.

Na manhã de hoje, o diretor do DEAMA prestou informações
à imprensa a respeito das reuniões (FOTO: Expresso Piraju) 
Segundo o diretor do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente (DEAMA), Toni Meira, os apontamentos da sociedade serão registrados e depois apresentados em audiência pública. Cumpridas essas etapas, a prefeitura abrirá licitação dos serviços que até então estão sob os cuidados da Sabesp.

As reuniões devem fazer uma radiografia mais exata das demandas do município, de modo a melhorar o plano de saneamento oferecido pelo governo paulista em 2014. Considerado superficial, o plano foi redigido a partir de consultas realizadas diretamente com a prefeitura.

PROGRAMAÇÃO

F12/02 – 19h
PSF Centro/ Rural: Loja Maçônica Cavalheiros do Sul

F 19/02 – 19h
PSF São José: Loja Maçônica Cavalheiros do Sul

F 20/02 – 19h30
PSF Jurumirim: Centro de Lazer Dr. Luiz Ferreira de Oliveira

F 23/02 – 19h
PSF Eldorado: na própria unidade

F 24/02 – 19h
PSF Cantizani: Centro de Lazer Dr. Luiz Ferreira de Oliveira

F 25/02 – 19h
PSF Teto: Poliesportivo Elias José

F 26/02 – 19h
PSF São Pedro: quadra da Escola Municipal Vereador José Domingues dos Santos

F 27/02 – 19h
PSF Tibiriçá: Igreja de Santo Antonio

F 02/03 – 19h
Extensão do PSF Tibiriçá: Igreja do Perpétuo Socorro 

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Futuro das árvores da Av. Dr. Domingos Teodoro Gallo ainda continua incerto

Nova reunião foi acertada para discutir a permanência de duas sibipirunas e uma palmeira

419h12

Na manhã de hoje, 10, representantes do grupo responsável pelo ato em defesa das árvores da Av. Dr. Domingos Teodoro Gallo participaram de reunião com funcionários do Departamento de Engenharia (DEENG). O encontro aconteceu no gabinete do prefeito Jair César Damato (PMDB).

Momento em que os funcionários do DEENG expõem os
detalhes do projeto (FOTO: Expresso Piraju)
Depois de muita discussão, os moradores concordaram com uma sugestão apresentada pela prefeitura. Na próxima quinta-feira, 12, os manifestantes estarão na sede do DEENG com o objetivo de estudar uma saída para manter as três árvores no canteiro da avenida.

Conforme já divulgado, o projeto de revitalização do centro comercial não prevê a permanência das árvores. A obra contempla apenas o plantio de outras árvores e a colocação de vasos ao longo da área que receberá as intervenções.

LAJOTAS

Outra reivindicação discutida no encontro diz respeito às lajotas. O projeto elaborado pela prefeitura intenciona recapear todo o trecho que será revitalizado. Apesar da insistência dos moradores quanto à importância histórica e urbanística das lajotas, a prefeitura reafirmou que não há mão de obra para esse tipo de pavimentação e que, do ponto de vista financeiro, as lajotas custam duas vezes mais do que massa asfáltica.

COMTUR

O encontro ainda serviu para expor a situação atual do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). De acordo com informações, o conselho não tem se mostrado ativo, a começar pela dificuldade em constituir quórum para as reuniões. Como consequência, o órgão deixa de apresentar propostas ou apreciar adequadamente os projetos oriundos da prefeitura. 

PAT disponibiliza oportunidades para homens e mulheres

Vagas podem ser alteradas ou canceladas a qualquer momento

413h27

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) está oferecendo diversas oportunidades nesta terça-feira, 10. Mais informações podem ser obtidas na Rua Major Mariano, 986, Centro. Horário de atendimento: das 8h às 16h (sem pausa para almoço). Contatos: (14) 3351-1886. E-mail: patpiraju@hotmail.com.

Segundo o posto, as vagas estão sujeitas a alterações ou cancelamentos sem aviso prévio. Confira abaixo as oportunidades.

- ajudante de cozinha (m)
- ajudante de padeiro (h)
- aplicador de insulfim (h)
- atendente de balcão (m)
- auxiliar de recursos humanos (m)
- caixa de supermercado (m)
- costureira de malhas (m)
- dentista (m/m)
- estagiário (h/m)
- garçom (h)
- garçonete (m)
- instrutor de Educação Física (h/m)
- pizzaiolo (h)
- repositor em supermercado (h)
- técnico em eletrônica (h/m)
- técnico em informática (h/m)
- vendedor externo (h/m)