sábado, 30 de maio de 2020

Polícia Militar registra agressão na Vila Maria

Vítimas foram atendidas pelos bombeiros e levadas ao pronto-socorro

Na noite de ontem, 29, um homem foi preso lesão corporal e violência doméstica. O caso aconteceu na Rua Marcos Correa Vieira, Vila Maria.

FOTO: Diego dos Reis/Arquivo Expresso Piraju

Segundo a Polícia Militar, ele é acusado de agredir a ex-companheira, além do namorado da vítima e do filho dela. O homem fez uso de um canivete para cometer o crime.

Após praticar as agressões, o acusado fugiu do local. Ele foi preso logo em seguida pela polícia. O homem aguarda decisão judicial na cadeia pública de Piraju

As vítimas foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros e encaminhadas ao pronto-socorro. Todas já receberam alta.

Piraju chega a 40 casos positivos de coronavírus

Novos infectados são um casal de 34 e 70 anos

O Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus divulgou hoje, 30, que o município de Piraju registrou dois novos casos positivos da doença no município. Agora, a estância tem 40 registros confirmados da COVID-19.

FOTO: Pedro Henrique Gonçalves/Arquivo pessoal

De acordo com a prefeitura, os novos infectados são um homem de 34 anos e uma idosa de 70 anos. Ambos estão em isolamento domiciliar.

Além disso, o município tem agora cinco casos suspeitos, dois a mais em relação ao último boletim. O número atual de recuperados subiu de 31 para 32 nas últimas horas.

Trilha das Corredeiras: certame avança para fase de habilitação

Obra será executada com recursos do DADETUR

A prefeitura de Piraju habilitou a Euro Construtora na licitação destinada à contratação de empresa para construção da Trilha das Corredeiras. A empresa foi a única que apresentou proposta na tomada de preços nº 06/2020.


Obra deve facilitar acesso ao trecho de corredeiras do Rio Paranapanema
FOTO: Chega de Usina Piraju

De acordo com a administração, a proposta da Euro será examinada e rubricada pelos membros da Comissão Permanente de Licitações. A análise abrange o valor oferecido para execução do serviço e as condições apresentadas pela empresa.

Publicada na edição deste sábado, 30, do Diário Oficial Eletrônico, a fase de habilitação é passível de recurso. Os indeferimentos devem ser feitos em até cinco dias úteis contados a partir da publicação do edital.

A obra está orçada em R$ 810.794,04 e prevê a construção de estruturas de madeira (rampas, escadas e decks), iluminação e lixeiras no Centro de Fomento Turístico, Agropecuário e Industrial Pref. Cláudio Dardes (FECAPI), às margens do Rio Paranapanema.

O projeto é fruto de convênio celebrado em 2019 entre a prefeitura e o governo paulista. O recurso é proveniente do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR).

sexta-feira, 29 de maio de 2020

Com regras, comércio de Piraju reabre na próxima segunda

Decreto estabelece horário limitado de funcionamento

A prefeitura de Piraju publicou hoje, 29, o decreto municipal nº 6.135/2020, que estabelece regras de flexibilização às atividades comerciais que poderão funcionar a partir de segunda-feira, 1º.


Avenida Dr. Domingos Teodoro Gallo
FOTO: Diego dos Reis/Arquivo Expresso Piraju

Segundo o decreto, o comércio atacadista e varejista, bem como as concessionárias de veículos, atividades imobiliárias e escritórios, poderá abrir das 12h às 18h, de segunda à sexta. Aos sábados, o funcionamento deve ocorrer das 9h às 15h.

A regra também para barbearias e salões de beleza. Nesse caso, porém, os estabelecimentos devem atender os clientes com agendamento prévio, “prevendo intervalo suficiente entre marcações para higienização completa das estações de atendimento e utensílios”.

Os hotéis e pousadas poderão funcionar em horário normal. Já os bares, restaurantes e similares, o atendimento deve ocorrer até às 24h. “Nos casos de funcionamento no sistema self-service, os clientes deverão ser servidos por funcionário do estabelecimento especificamente designado para esta finalidade e de forma individualizada”, informa o decreto.

Em todos os casos, as empresas devem limitar a 40% a capacidade de pessoas no interior do estabelecimento, fornecer álcool em gel para funcionários e clientes na entrada e saída, manter distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas (se possível, com demarcação de espaço) e obrigar uso de máscaras por funcionários e clientes.

O decreto ainda proíbe o funcionamento de ar condicionado. Outra exigência consiste na manutenção do estabelecimento de forma arejada e, sempre que possível, determinar um local diferente de entrada e saída dos clientes, bem como adotar programa de higienização do espaço durante todo o expediente.

A prefeitura informa que os protocolos sanitários para cada uma das atividades estão disponíveis no site www.sp.gov.br. Os demais comércios, com exceção daqueles classificados como essenciais, devem permanecer fechados.

Após decisão judicial, prefeitura revoga decreto municipal

Medida foi alvo de Ação Direta de Inconstitucionalidade movida pelo TJ

A prefeitura de Piraju revogou ontem, 28, o decreto municipal nº 6.127, publicado no dia 14 de maio. A medida permitia o funcionamento de academias, barbearias e salões de beleza.

FONTE: Prefeitura de Piraju

Nesta sexta-feira, o diretor do Departamento Administrativo, Paulo Sara, enviou cópia do decreto nº 6.134/2020, que revoga o decreto anterior. De acordo com a prefeitura, a revogação se deve à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) movida pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Emitida no dia 27, a decisão da Justiça é resultado de representação encabeçada pela 1ª promotora de Justiça do Fórum da Comarca de Piraju, Mariana Ueshiba da Cruz Gouveia. No entendimento do TJ-SP, o decreto municipal afronta o decreto estadual nº 64.881/2020, que não considera as referidas atividades como essenciais no Estado de São Paulo.

Com a revogação, os estabelecimentos que voltaram a funcionar logo após a edição do decreto municipal devem ter suas atividades suspensas.

Comitê divulga novo caso positivo da COVID-19

Número de pacientes que receberam alta saltou de 27 para 31

O município de Piraju tem agora 38 casos confirmados da COVID-19. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 29, pelo Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus.

Imagem ilustrativa

De acordo com o comitê, a paciente tem 54 anos e está em isolamento domiciliar. Até o momento, não há nenhum munícipe internado por causa da doença.

Ainda segundo o comitê, Piraju tem atualmente 3 casos suspeitos (2 a menos em relação ao último boletim) e 31 pessoas que cumpriram a quarentena e já receberam alta médica. Na divulgação anterior, o município tinha 27 casos recuperados.

No Brasil, mais de 438.23 casos foram registrados pelo Ministério da Saúde. O número de mortos é de 26.754. O governo contabilizou ainda 177.604 pacientes se recuperaram da doença.

quinta-feira, 28 de maio de 2020

Justiça suspende efeitos de decreto da prefeitura de Piraju

Administração aguarda notificação da Justiça para revogar a medida

A Procuradoria Geral de Justiça do Estado de São Paulo julgou procedente a Ação de Direta de Inconstitucionalidade movida pelo Ministério Público, com pedido de medida liminar, contra o decreto municipal, que permitiu a reabertura de academias, barbearias e salões de beleza em Piraju.

Imagem ilustrativa

A representação foi movida pela 1º promotora de Justiça do Fórum da Comarca de Piraju, Mariana Ueshiba da Cruz Gouveia. Na decisão, a PGJ relata que o decreto municipal nº 6.127/2020 afronta o decreto estadual nº 64.881/2020.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, o município aguarda notificação da Justiça para revogar o decreto. De acordo com ele, assim que for intimado sobre a decisão, a administração irá editar um novo decreto.

Na nota enviada à página, a assessoria não informa se a prefeitura irá recorrer da decisão.
O decreto que se tornou alvo do MP foi publicado no dia 14 desse mês, menos de uma semana após o governo federal definir as atividades como essenciais durante a pandemia.

quarta-feira, 27 de maio de 2020

Piraju registra novo caso positivo de coronavírus

Considerado todos os registros confirmados da doença, 27 já receberam alta

Nesta quarta-feira, 27, o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus divulgou o 37º caso confirmado da doença em Piraju. Segundo a prefeitura, a paciente tem 37 anos e está em isolamento domiciliar.

Imagem ilustrativa

O comitê também anunciou que, dos 37 casos positivos, agora 27 estão recuperados. O número de casos suspeitos, que dependem de confirmação laboratorial, caiu de 12 para 5 nas últimas horas.

O município mantém o número de 3 óbitos provocados pela COVID-19.

Incêndio em vegetação atinge área de 6 mil m²

Proprietários dos terrenos queimados serão notificados pela prefeitura

Um incêndio atingiu dois terrenos particulares na Rua Dr. João Kristensen, Jardim Jurumirim. O caso aconteceu na tarde desta quarta-feira, 27.

FOTO: Diego dos Reis/EP

A proporção das chamas assustou moradores. Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio atingiu uma área de aproximadamente 6 mil m². O fogo foi extinto naturalmente, sem necessidade de intervenção dos bombeiros.

Funcionários do Setor de Trânsito e Fiscalização da prefeitura de Piraju estiveram no local. De acordo com eles, os proprietários serão notificados.

Segundo a lei municipal nº 4.102/2018, queimadas são proibidas no perímetro urbano de Piraju. O descumprimento é passível de multa.

De acordo com o artigo 20 da lei, mesmo que o autor da queimada não seja identificado, o proprietário do terreno responde solidariamente pela infração.

Outro ponto da lei trata da conservação dos terrenos localizados na cidade, os quais não podem contar com vegetação que ultrapasse 40 centímetros de altura.

PAT de Piraju anuncia vagas no setor de citricultura

Seleção dos candidatos ficará a cargo da empresa que recorreu ao posto

O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Piraju está intermediando 40 vagas para interessados em atuar na colheita de laranja. Os contratados irão trabalhar no município de Óleo.

Imagem ilustrativa

Segundo o posto, os interessados devem ter mais de 18 anos. Os candidatos precisam apresentar os seguintes documentos (original e cópia): RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho (além de cópia dos últimos três registros), certificado militar (somente para homens com menos de 45 anos) e carteira de habilitação.

Também é preciso apresentar cópia do comprovante de residência (somente conta de luz), certificado de escolaridade, Consulta Qualificação Cadastral, carteira de vacinação e certidão de nascimento e/ou casamento (incluindo RG e CPF da amásia e declaração de união estável).

Se o candidato for pai ou mãe, o contratante exige cópia da certidão de nascimento dos filhos. No caso de crianças acima de 8 anos, o interessado deve apresentar cópia do CPF do filho, carteira de vacinação (somente para crianças com idade inferior a sete anos) e comprovante de escolaridade (válido somente para filhos com mais de sete anos).

O postulante à vaga deve ainda apresentar número e certidão do PIS, além do número da conta corrente no Bradesco ou cópia do cartão de conta corrente na mesma agência.

Os documentos devem ser apresentados no posto às 13h desta quarta-feira, 27. O setor de Recursos Humanos da empresa ficará encarregado de selecionar os candidatos.

O PAT está localizado na Rua Esteves Kristensen, 175, Jardim Jurumirim. Contatos: (14) 3351-1886.

terça-feira, 26 de maio de 2020

Promotora pede ajuizamento de ação contra decreto da prefeitura

Petições virtuais mostram que assunto divide opiniões no município

A 1ª promotora de Justiça do Fórum da Comarca de Piraju, Mariana Ueshiba da Cruz Gouveia, expediu representação à Procuradoria Geral de Justiça contra o decreto da prefeitura de Piraju que permitiu o funcionamento de academias, barbearias e cabeleireiros.


Fórum da Comarca de Piraju
FOTO: Diego dos Reis/AEP

A representação visa provocar a PGJ para que esta instaure Ação Direta de Inconstitucionalidade em desfavor do decreto municipal nº 6.127/2020, publicado no dia 14 desse mês, menos de uma semana após o governo federal definir as atividades como essenciais durante a pandemia.

As informações constam na resposta enviada pela promotora ao vereador Érico José Tavares (SD). O parlamentar solicitou intervenção do Ministério Público para que a prefeitura fosse obrigada a interditar os acessos ao município.

A publicação do decreto municipal resultou em dois abaixo-assinados online: um favorável e o outro contrário à medida adotada pela prefeitura.

Até às 19h desta terça-feira, 26, 545 pessoas tinham assinado a favor do decreto. No mesmo horário, 486 assinaturas tinham sido contabilizadas na petição que pede a revogação do decreto.    

No dia 21 desse mês, o colunista Rogério Gentile, do UOL, noticiou que o Tribunal de Justiça derrubou 18 decretos de prefeitos do interior paulista que, a despeito do decreto estadual, ampliaram a lista de atividades consideradas essenciais.

Jardim Jurumirim tem praça que não é praça

Área tem servido como ponto de descarte de todo tipo de lixo

A Praça Celia Maria Pietro Parucci fica na esquina das Ruas Arthur José dos Reis com a Padre Adalto, no Jardim Jurumirim. O local é definido com praça pública apenas no papel, já que não oferece um banco sequer à população.


FOTO: Diego dos Reis/EP

A reportagem visitou a praça e constatou que o espaço está ocioso, servindo como ponto de descarte de todo tipo de material inservível. O cenário encontrado pela página permanece há muito tempo alheio aos olhos da prefeitura.

A área, em suma, está longe de propiciar convivência, lazer e recreação aos munícipes.

O artigo 99 do Código Civil define praça como um bem público de uso comum do povo, a exemplo das estradas e rios. O que se vê, porém, no caso da Praça Celia Parucci, foge completamente daquilo que se espera do município, que tem o dever constitucional de garantir pleno acesso aos espaços públicos.

O local sequer conta com placa alertando que, à luz da legislação municipal, é proibido qualquer tipo de descarte. Enfim, a praça só existe no papel e numa tímida placa que avisa a todos que ali existe algo que, na realidade, não existe.

E a prefeitura? A reportagem procurou a assessoria de imprensa da administração nesta terça-feira, 26. A resposta do município foi categórica: não existe, até o momento, nenhum projeto para transformar o espaço em praça.

Por outro lado, a assessoria informou que “regularmente a limpeza é feita no local, mas algumas pessoas insistem em jogar lixo na praça”. A prefeitura disse ainda que, nos próximos dias, as árvores da praça serão podadas.


FOTO: Diego dos Reis/EP

Piraju registra aumento dos casos suspeitos de coronavírus

Agora, município tem 12 registros aguardando confirmação laboratorial

O Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus divulgou na manhã desta terça-feira, 26, que Piraju tem novos casos suspeitos da doença.

Imagem ilustrativa

De acordo com o comitê, a estância tem agora 12 casos aguardando confirmação do Instituto Adolfo Lutz. Desde a última sexta-feira, o município tinha 8 casos.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, os novos suspeitos são três homens, um de 5, outro de 44 e um idoso de 86 anos, além de uma mulher de 31 anos. Com exceção do idoso, que está internado em Piraju, os demais encontram-se em isolamento domiciliar.

Os demais dados da pandemia seguem inalterados: 36 casos confirmados, dos quais 25 estão recuperados. Há ainda 3 óbitos provocados pela doença.

segunda-feira, 25 de maio de 2020

CEF presta cerca de 100 atendimentos durante o feriado

Pagamentos do auxílio emergencial serão retomados nesta terça

De acordo com a gerência da Caixa Econômica Federal de Piraju, cerca de 100 atendimentos foram prestados nesta segunda-feira, 25, feriado antecipado do Dia da Revolução Constitucionalista. O banco funcionou das 8h às 14h.

Caixa Econômica Federal de Piraju
FOTO: Diego dos Reis/Arquivo EP

Segundo a agência, metade dos atendimentos abrangeu o pagamento do auxílio emergencial. Amanhã, o governo irá liberar a 1ª parcela do auxílio para os novos aprovados nascidos em setembro. 

Já os nascidos em novembro e dezembro poderão, a partir desta terça-feira, efetuar o depósito da segunda parcela em poupança social digital da Caixa. Nessa mesma data será creditado o auxílio aos beneficiários do Bolsa Família com número do NIS terminado em 7.

Por fim, a CEF informa que o saque e transferência da poupança social estarão liberados a partir do dia 30 de maio, conforme o calendário abaixo.


FONTE: Caixa Econômica Federal

Homem usa arma caseira para tirar a própria vida

Vítima foi atendida no pronto-socorro de Piraju, mas morreu logo em seguida

Um homem de 27 anos morreu após desferir um tiro na própria cabeça. O caso aconteceu na noite de ontem, 24, no Bairro de Águas Virtuosas, em Tejupá.

FOTO: Polícia Militar do Estado de São Paulo

De acordo com a Polícia Militar, uma ambulância do município encaminhou a vítima ao pronto-socorro de Avaré, onde permaneceu internada em estado grave. Por conta da gravidade dos ferimentos, o homem não resistiu e faleceu.

Ainda segundo a polícia, o irmão do homem entregou a arma usada pela vítima: uma espingarda calibre 22 com uma cápsula deflagrada.

A arma foi apreendida pela Polícia Civil.

domingo, 24 de maio de 2020

Quadro da pandemia em Piraju permanece sem alterações

Município segue com 36 casos confirmados da doença

Até às 21h04 deste domingo, 24, o boletim do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus apresentava os mesmos dados da última atualização, quando o município saltou de 1 para 8 casos suspeitos.

Avenida Dr. Domingos Teodoro Gallo
FOTO: Diego dos Reis/Arquivo EP

Assim, a estância segue com 36 casos confirmados, dos quais 25 estão recuperados. De acordo com o Polo COVID-19, o restante está em isolamento domiciliar, juntamente com os casos suspeitos.

O município registrou ainda três mortes provocadas pela doença. O último óbito ocorreu na madrugada de sexta-feira, 22. O paciente tinha 60 anos e morava no Conjunto Ovídio Rodrigues Tucunduva Junior.

FONTE: Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus

Caixa Econômica Federal estará aberta nesta segunda

Atendimento ao público será prestado das 8h às 14h

Visando “evitar a sobreposição de calendários de pagamento e aglomerações”, a Caixa Econômica Federal irá atender os beneficiários do auxílio emergencial nesta segunda-feira, 25, apesar da antecipação do feriado do Dia da Revolução Constitucionalista.


Agência da CEF de Piraju
FOTO: Diego dos Reis/Arquivo EP

De acordo com a CEF, amanhã será o início do pagamento da ajuda aos assistidos pelo programa Bolsa Família com NIS (Número de Identificação Social) final 6. Também será feito o pagamento da primeira parcela aos nascidos em agosto.

Segundo a prefeitura, o atendimento na agência de Piraju será das 8h às 14h. O banco está localizado na Rua Major Mariano, 150, Centro. Mais informações podem ser obtidas no (14) 3305-9240.

OUTROS BANCOS

Em nota, a FEBRABAN (Federação Brasileira dos Bancos) informa que, nesta segunda, “seus bancos associados manterão suas atividades operacionais inalteradas para assegurar a prestação de serviços bancários à população, inclusive a continuidade de crédito da segunda parcela do auxílio emergencial”.

A entidade solicita que os clientes e usuários da rede bancária evitem ir até as agências, já que estas estarão funcionando de “forma contingenciada, com equipes reduzidas e horários restritos de funcionamento”.

FONTE: Federação Brasileira dos Bancos

Filhotes de cachorro são vítimas de abandono

Crime será apresentado pela APRAPI à Polícia Civil

Dois filhotes de cachorro foram encontrados em situação de abandono no Jardim Paulista, localizado na Avenida Milton Spínola, em Piraju.


FOTO: Vanessa Hailer/Arquivo pessoal

Uma cidadã que passava no local viu os animais e acionou a Associação Protetora dos Animais de Piraju. A entidade orientou a munícipe a ligar no plantão do Centro de Controle de Zoonoses e solicitar o recolhimento dos filhotes, conforme determina a lei municipal nº 3.057/2007.

Na sequência, a associação pediu foto dos animais para divulgação do caso nas redes sociais, mais especificamente na página da APRAPI no Facebook.

Em resposta à cidadã, o CCZ informou que não poderia recolher os animais. O órgão se limitou a também divulgar o caso nas redes sociais. No momento, os filhotes estão sob os cuidados da munícipe, que, apesar de já ter outros seis cachorros, não poupou esforços para abraçar o caso.

Os animais – ambos do sexo masculino – têm cerca de dois meses e estão disponíveis para adoção responsável. Mais informações podem ser obtidas no (14) 99846-2420.

De acordo com a APRAPI, a situação configura crime de abandono. O caso será apresentado formalmente à Polícia Civil para que se descubra a autoria do delito. A entidade informa que está à disposição para receber informações que possam elucidar o caso.


FOTO: Vanessa Hailer/Arquivo pessoal

Referência para Piraju, Avaré decreta estado de calamidade pública

Município aguarda agora reconhecimento da Assembleia Legislativa de São Paulo

A edição de ontem, 23, do Semanário Oficial traz o decreto nº 5.835/2020 através do qual a prefeitura de Avaré declara estado de calamidade pública no município por conta da pandemia do novo coronavírus.


FONTE: Prefeitura da Estância Turística de Avaré

Ao justificar a medida, o prefeito Jô Silvestre (PTB) cita a Declaração de Emergência em Saúde Pública Internacional, os decretos estaduais nº 64.862/2020 e nº 64.879/2020 e a situação de emergência declarada via decreto municipal nº 5.777/2020.

Outro ponto sobre o qual a declaração está apoiada consiste no “aumento de casos, em curto espaço de tempo, do número de casos suspeitos de COVID-19 no município, bem como o atual número de leitos disponíveis para atendimento da população de Avaré e das 17 cidades a qual o município é referência”.

O Executivo menciona ainda que as finanças públicas e as metas fiscais “poderão restar gravemente comprometidas no município, assim como as metas de arrecadação de tributos, pela redução da atividade econômica”.

Segundo o artigo 3º do decreto, a prefeitura irá enviar mensagem sobre a declaração à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A comunicação visa obter o reconhecimento da Casa, conforme estabelece o artigo 65 da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Com o reconhecimento do Legislativo, a prefeitura pode dispensar temporariamente o cumprimento de metas e efetuar gastos além dos previstos no orçamento.

sábado, 23 de maio de 2020

Vereadores pedem guard-rail em avenida desde 2017

Indicações citam que estrutura é uma forma de evitar acidentes graves

Na madrugada deste sábado, 23, mais um acidente de trânsito foi registrado no trecho de subida da Avenida Dr. Simão, Vila Tibiriçá. Um automóvel com placas de Piraju caiu numa ribanceira e ficou preso na vegetação.

Vegetação foi decisiva para segurar o automóvel
FOTO: Nagila Camargo, Arquivo pessoal

O acidente ocorreu na mesma área onde outros veículos já caíram. O local fica logo após a primeira curva da avenida, do lado direito da via.

A reportagem apurou que o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar não foram acionados, e que nenhuma pessoa vítima de acidente de trânsito deu entrada no pronto-socorro.

Desde 2017, primeiro ano da administração José Maria Costa (DEM), até hoje, a Câmara Municipal já apresentou três indicações para que um guard-rail seja instalado na avenida.

A primeira (nº 240/2017) partiu do vereador Leonardo Tonon (PSD). No pedido, o parlamentar justificou dizendo que a proteção visa “evitar acidentes mais graves, como já ocorreram no local”, garantindo “proteção e segurança de vidas daqueles que por ali transitam”.

No ano seguinte, José Carlos Nunes (SD) apresentou a mesma indicação o (nº 168/2018). Ele também usou os mesmos argumentos do seu colega de Casa para embasar o pedido.

Dois anos depois, mais precisamente em fevereiro de 2020, Nunes reforçou a sugestão numa indicação (nº 16/2020) que abrange outras demandas do bairro e de regiões adjacentes. Ao justificar o pedido, o vereador relatou que “as referidas solicitações se fazem necessárias para melhor atender os usuários dos locais”.

Metas fiscais e diretrizes orçamentárias pautam audiência pública

Em ambos os casos, encontros serão realizados no período noturno

Nos próximos dias, duas audiências públicas serão realizadas na Câmara Municipal da Estância Turística de Piraju.


FOTO: Diego dos Reis/Arquivo Expresso Piraju

De acordo com a prefeitura, a primeira audiência, agendada para o dia 26, visa apresentar as metas fiscais relativas aos primeiros quatro meses desse ano. A reunião está marcada para ocorrer às 20h30.

A segunda audiência está programada para ocorrer no dia 1º de junho. A reunião tem como pauta as diretrizes orçamentárias para o ano que vem.

Segundo o presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Serviços Públicos, vereador Érico José Tavares (SD), a audiência terá início às 19h45.

Monte Belo e São Pedro passam a ter casos positivos de COVID-19

Um caso da zona rural foi excluído porque o paciente não reside no município

O Departamento de Saúde de Piraju divulgou ontem, 22, o novo mapa epidemiológico do coronavírus. Agora, 13 bairros do município têm casos confirmados da doença.


Imagem ilustrativa

No mapa anterior, divulgado no dia 15, quando a estância contava com 30 casos positivos, 11 bairros registraram a presença do vírus. No mapa atual, duas regiões da cidade passaram a integrar a lista: Monte Belo e São Pedro (dados abaixo).

Outra mudança diz respeito aos casos da zona rural. Até então, 8 pacientes tinham testado positivo para a doença. Um dos casos foi excluído após o departamento constatar que o infectado não reside no município.

De acordo com o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus, em boletim divulgado às 10h10 de hoje, Piraju tem 36 casos confirmados, dos quais 25 estão recuperados. Há ainda 3 óbitos e 8 casos aguardando confirmação do Instituto Adolfo Lutz.

Segundo o Polo COVID-19, todos os munícipes com quadro confirmado e suspeito – 13 ao todo – estão em isolamento domiciliar.

CASOS POSITIVOS

Bairro Eldorado – 2
Bairro Monte Belo – 1
Conjunto José Maria Arbex – 3
Conjunto Osvaldo Dearo Castilho – 4
Conjunto Ovídio R. Tucunduva Junior – 1
Jardim Ana Cecília – 1
Jardim das Figueiras – 1
Vila Ana Maria - 1
Vila Cantizani – 2
Vila Jurumirim – 4
Vila São Pedro – 1
Vila Tibiriçá – 5
Zona rural – 7

TOTAL: 33 casos

ÓBITOS

Conjunto Ovídio Rodrigues Tucunduva Junior – 1
Jardim das Figueiras – 2

TOTAL: 3 mortes

sexta-feira, 22 de maio de 2020

Ministério Público responde vereador sobre pedido de interdição

Na resposta, promotora diz que medida compete apenas à prefeitura

A 1ª promotora de Justiça do Fórum da Comarca de Piraju, Mariana Ueshiba da Cruz Gouveia, enviou hoje, 22, resposta ao vereador Érico Tavares (SD) sobre a interdição dos acessos ao município como forma de evitar a disseminação do coronavírus.


Erico José Tavares
FOTO: Diego dos Reis/Arquivo EP

A manifestação da representante do Ministério Público ocorreu um dia após o parlamentar enviar ofício à promotora. No documento, Tavares solicita “pedido de providências com relação ao fechamento e controle sanitário dos acessos ao município da Estância Turística de Piraju durante o feriado prologando”.

O parlamentar pediu para a promotoria “compelir” a prefeitura a tomar tais atitudes “enquanto perdurar o estado de calamidade pública, a fim de evitar a disseminação da COVID-19 e, por consequência, o iminente colapso do sistema de saúde municipal e regional”.

Ao justificar o pedido, Tavares cita que Piraju tem “números altíssimos” de casos confirmados de coronavírus, e que o quadro se compara a municípios de grande porte, como Assis e Marília. Ele também destaca as limitações da rede pública de saúde municipal e o comprometimento dos leitos nos hospitais de referência.

Outro argumento apresentado pelo vereador diz respeito aos dois primeiros óbitos provocados pela doença no município. De acordo com ele, os falecimentos “estão intimamente ligados a visitas de familiares vindos, na maioria, da região da capital”.

Tavares classifica como “leniente” a posição da prefeitura em relação ao assunto, demonstrando “recusa a tomar medidas para interromper o fluxo de turistas em nossa estância turística, com o objetivo de retardar a propagação da doença, o que contraria as recomendações dos órgãos da saúde”.
Em resposta, a promotora menciona que, desde o dia 20 de março, “tem acompanhado de maneira muito próxima as ações e serviços de vigilância epidemiológica e de saúde adotadas pela prefeitura em relação à COVID-19”.

Sobre o pedido do vereador, a representante do MP informa que a interdição e o controle sanitário são medidas que competem única e exclusivamente à prefeitura, salvo se houver estudo comprovante que, sem essas ações, haverá “incremento significativo do número de casos confirmações de coronavírus e, consequentemente, o colapso do sistema de saúde municipal”.

Por fim, Mariana deixa claro que uma eventual recomendação administrativa e/ou ação judicial “demandaria a existência de maiores informações, notadamente, a comparação entre a quantidade de turistas que costuma visitar a cidade em finais de semana normais e em feriados prolongados”.

Conforme divulgado, a prefeitura declarou que não irá interditar os acessos por entender que a medida fere o direito de ir e vir previsto na Constituição Federal. Já sobre as barreiras, a prefeitura informou que esse tipo de ação é ineficaz e dispendiosa (leia mais).

Novo boletim mostra aumento de casos suspeitos em Piraju

Exames foram encaminhados para análise do Instituto Adolfo Lutz

Nove horas após divulgar o boletim desta sexta-feira, 22, o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus emitiu novos números da pandemia no município de Piraju.

FOTO: Diego dos Reis/Arquivo EP

No boletim anterior, publicado às 12h04, a estância tinha apenas um caso suspeito. Agora, o município tem 8 casos. Os dados foram divulgados às 2h09. Segundo o comitê, os exames foram enviados para o Instituto Adolfo Lutz.

Os demais dados permanecem inalterados: 36 casos confirmados, 3 óbitos e 25 casos recuperados. O boletim pode ser conferido no link colocado na página inicial do site da prefeitura.


FONTE: Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus

Piraju registra 3ª morte provocada pelo coronavírus

Paciente morreu quatro dias depois de dar entrada no PS de Avaré

O Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus divulgou hoje, 22, o terceiro óbito provocado pela doença no município. Segundo o Polo COVID-19, o paciente tinha 60 anos e contraiu o vírus na capital.

Diego dos Reis/EP

Morador do Conjunto Ovídio Rodrigues Tucunduva Junior, o idoso deu entrada no pronto-socorro de Piraju no dia 15 desse mês. Na última segunda-feira, ele foi transferido em estado grave para Avaré, onde acabou falecendo quatro dias depois.

Conforme divulgado, os óbitos anteriores foram registrados no início do mês. As vítimas – uma mulher de 72 anos e um homem de 60 anos, que eram irmãos e residiam no Jardim das Figueiras – também passaram pela unidade de urgência de Piraju e morreram no pronto-socorro de Avaré.

Além desses casos, o município registrou o 36ª caso confirmado de COVID-19. A paciente tem 48 anos e está em isolamento domiciliar.

O boletim mostra ainda que houve, nas últimas 24 horas, diminuição do número de casos suspeitos, de 3 para 1. Já a quantidade de pessoas recuperadas passou de 24 para 25.

quinta-feira, 21 de maio de 2020

Corpo de aposentado é encontrado no Jardim Ana Carolina 2

Local fica a dois quarteirões da residência do idoso

O corpo do aposentado José Maria Cardoso, 66, foi encontrado no início da tarde desta quinta-feira, 21, em Piraju. Ele estava desaparecido desde o dia 9 de maio.


Idoso morava na Rua Himelino Martins Filho
FOTO: Arquivo pessoal

Segundo a Polícia Militar, o corpo estava numa valeta existente num terreno localizado na Avenida Álvaro Schmidt Gallo, Jardim Ana Carolina 2. O local fica a dois quarteirões da residência do idoso.

A Polícia Científica de Avaré foi acionada para periciar o local. A remoção do corpo, que estava numa profundidade de mais de dois metros, ficou a cargo dos bombeiros.  

De acordo com a família, o corpo está sob os cuidados de uma empresária funerária, aguardando encaminhamento para o IML (Instituto Médico Legal) de Avaré.

O horário do velório e do enterro ainda não estão definidos.

CASO

No dia do desaparecimento, Cardoso saiu sozinho de sua residência no Jardim Ana Carolina 2 com destino a uma barbearia localizada na Rua José Maria de Góes, Conjunto Augusto Morini.

Ele fez o trajeto duas vezes seguidas. Na primeira, o idoso se deparou com a barbearia fechada. Cerca de uma hora e meia depois, o aposentado retornou ao local após sua sobrinha agendar atendimento com o profissional. Cardoso foi atendido e, logo após sair da barbearia, nunca mais foi visto.

Desde então, familiares percorreram vários pontos do município atrás de informações que pudessem esclarecer o desaparecimento. As buscas também foram feitas em municípios da região.

Natural de Cerqueira César, o aposentado morava com familiares na Rua Himelino Martins Filho. Ele tinha esquizofrenia. Cardoso era solteiro e não deixa filhos.


No dia do desaparecimento, Cardoso foi filmado pelo circuito interno de
monitoramento de um posto de combustíveis a poucos metros do local
onde ele foi encontrado
IMAGEM: Arquivo pessoal