domingo, 31 de agosto de 2014

Rapaz de 23 anos é baleado no braço

Ao todo, três disparos foram efetuados; autor do crime continua foragido

Um auxiliar de padeiro de 23 anos foi vítima de tentativa de homicídio por volta das 20h30 de ontem, 30. O crime aconteceu na Rua Davi Arruda Sobrinho, Conjunto Augusto Morini (Teto 1), próximo à casa da vítima.

Em depoimento prestado à polícia, o rapaz disse que um indivíduo alto e magro, trajando roupas escuras, efetuou três disparos. Um dos tiros atingiu o braço direito da vítima, que foi encaminhada por populares ao pronto-socorro de Piraju.

A Polícia Militar realizou patrulhamento pelo bairro, porém não conseguiu localizar o responsável pelo crime.

Segundo informações, o rapaz deve receber alta nas próximas horas. Na manhã deste domingo, 31, a rádio Eduvale FM tentou conversar com o auxiliar de padeiro, mas ele não quis atender a imprensa.

As causas da tentativa de homicídio ainda são desconhecidas. 

sábado, 30 de agosto de 2014

Traficante de Taguaí é preso em Piraju com maconha

Prisão aconteceu ontem à noite no Conjunto Augusto Morini

Um veículo Gol foi abordado pela Polícia Militar na Rua Pedro Barros Pinto, Conjunto Augusto Morini (Teto 1). A ocorrência foi registrada por volta das 21h de ontem, 29. Segundo informações, o automóvel estava parado na via. Dentro dele, os policiais encontraram três adultos e dois menores, ambos de Taguaí.

FOTO: Polícia Militar do Estado de São Paulo
Os indivíduos ficaram nervosos com a presença da polícia, fato que aumentou ainda mais a suspeita dos militares. Durante revista, a PM localizou 48 gramas de maconha (foto). 

Os policiais deram voz de prisão por tráfico de droga a J.G.B.S., 19, morador da Rua Arcanjo Gabriel, em Taguaí. Ele foi encaminhado à Cadeia Pública de Sarutaiá.

Os demais foram liberados após prestar depoimento na delegacia. Além do entorpecente, a polícia apreendeu o veículo e um aparelho celular.

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Moradora critica estacionamento de caminhões

Segundo ela, veículos estão proporcionando diversos transtornos

A escriturária Lúcia Martins, 46, entrou em contato na última quarta-feira, 27, com o blog Expresso Piraju para reclamar do estacionamento de caminhões na Rua Cel. Nhonhô Braga, Centro.

Segundo ela, os veículos ocupam boa parte das vagas existentes na via. “Meu filho estuda no Objetivo. Depois da abertura do novo supermercado [São Judas Tadeu] ficou trágica a condição das mães e professores, pois os caminhões ficam estacionados no lado direito de toda a rua. Quando chegamos para pegar nossos filhos, não tem onde estacionar”, relata.

Ainda de acordo com a moradora, os caminhões já chegaram a danificar veículos no local. “O motorista disse aos berros que, se ela não tirasse o carro, ele passaria por cima.” Além desse transtorno, Lúcia afirma que o barulho dos caminhões atrapalha as aulas.

Na mensagem enviada ao blog, a internauta apresenta uma saída para o problema. “Não poderia colocar uma placa de proibido estacionar caminhão ou permitido estacionamento depois das 18h?”, sugere.

O blog procurou o responsável pelo Departamento Municipal de Trânsito e Fiscalização (DETRAF), Reynaldo Caramaschi. Segundo ele, a prefeitura irá fazer um estudo para que a rua conte com um local de embarque e desembarque de alunos. Ainda de acordo com ele, outras intervenções só poderão ser feitas mediante uma “regulação geral”. “Nós não podemos pesos e medidas diferentes para as mesmas situações”, diz.

Iate Clube Piraju sedia show beneficente

Evento tem início às 22h desta sexta-feira

Carlos Bocuchy (FOTO: Expresso Piraju)
A banda Lobo Guará, formada pelos músicos Carlos Bocuhy e Herivelto Maraia, promove show beneficente às 22h de hoje, 29, no Iate Clube. O evento tem como propósito angariar fundos para a Associação de Combate ao Câncer de Piraju.


Ao todo, certa de 40 músicas fazem parte do cast do show. O repertório conta com hits de diversos estilos musicais (pop, rock, country, etc.) dos anos 60, 70 e 80.

Em entrevista à rádio Eduvale FM, Bocuhy diz o que o público pode esperar da banda.

Clique no player e confira a matéria completa.

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Radares entram em operação no próximo sábado

Inmetro realiza hoje aferição dos equipamentos

Os radares instalados nas Ruas Major Mariano e 13 de Maio, Centro, passarão a funcionar à 0h do próximo sábado, 30. A informação foi anunciada nesta quinta-feira, 28, pelo Departamento Municipal de Trânsito e Fiscalização (DETRAF). Os equipamentos foram colocados no lugar das lombadas educativas.

De acordo com o diretor da pasta, Reynaldo Caramaschi, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) está promovendo a aferição dos radares nesta quinta. O serviço deve ser concluído ainda hoje.

“Independente de radar ou não, eu acho que os motoristas têm que começar a seguir a velocidade indicada nas placas”, avisa o responsável. Segundo ele, a administração pretende implantar um novo dispositivo a partir de 2015. Trata-se de um radar móvel, que permitirá a fiscalização em diversos pontos da cidade.

A partir de sábado, Piraju passará a contar com três radares em funcionamento. O terceiro dispositivo está em operação desde o dia 7 de abril. Outro equipamento punitivo está instalado na ponte Eng. Nelson de Godoy (sentido bairro-centro).

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

‘Se alguém fica doente, morre ali’, afirma morador do Condomínio Santo Antônio

Prefeitura alega que está fazendo a manutenção do loteamento

Um grupo de moradores do Condomínio Santo Antônio (foto) procurou a rádio Eduvale FM para reclamar das condições do local. O loteamento fica na divisa entre os municípios de Piraju e Tejupá.

Um dos transtornos refere-se à falta de regularização do
condomínio, afirmam os moradores (FOTO: Expresso Piraju)
Segundo o aposentado Antônio Ribeiro, o condomínio não conta com infraestrutura. “Nós não temos água, nem poço artesiano. A prefeitura não faz nada. Outra dificuldade é a estrada. Temos que dar uma volta no Bairro dos Pereira para chegar na cidade. Se alguém fica doente, morre ali. Outra dificuldade é para regulamentar os terrenos”, conta.

Os moradores alegam que a prefeitura não cumpriu o acordo firmado no dia 11 de fevereiro no fórum de Piraju, data na qual a administração assumiu o compromisso de, num período de seis meses, “colocar piçarra [cascalho] nas vias e ruas principais do loteamento”, “realizar coleta de lixo no loteamento” e “reparar o lado artificial existente no loteamento”.

O acordo foi estabelecido numa audiência de conciliação, que também contou com a presença da Colonizadora Planalto Paulista, empresa responsável pelo condomínio.

A empresa também saiu da audiência com o seguinte compromisso: regularizar o condomínio em duas etapas (a primeira no período de três anos) e, num segundo momento, providenciar a implantação de asfalto, guias, luz, água e esgoto, bem como a construção de creche, escola e uma unidade médica.

RESPOSTA

Procurado para comentar a reclamação, o diretor do Departamento Jurídico da prefeitura de Piraju (DEJUR), Marcos Tonon, informou que as exigências firmadas na audiência estão sendo parcialmente cumpridas. “Segundo informações do Setor de Limpeza Pública, prestadas por Érico Tavares, o serviço de coleta de lixo estaria sendo prestado uma vez por semana. Além disso, existe instalado num determinado ponto do loteamento um local para que seja depositado o lixo pelos moradores. Ainda de acordo com Érico, a conservação das ruas principais está sendo realizada, tanto que o caminhão conseguiria transitar por essas vias”, esclarece.

Sobre o lago, o diretor disse que “existe ainda a necessidade de regulamentação de determinadas circunstâncias pelo Departamento de Meio Ambiente para que isso seja executado”.

A rádio procurou a diretora do Departamento de Engenharia (DEENG). Questionada sobre a regulamentação do condomínio, Flávia Barcala informou que até o momento a empresa não deu entrada na documentação. Segundo ela, serviços dessa natureza devem passar impreterivelmente pela pasta.

Familiares e amigos acompanham votação de projeto que homenageia Denilson Bellucci

Próxima e última deliberação deverá acontecer na terça que vem

Aconteceu ontem, 26, na Câmara Municipal de Piraju, a primeira votação do projeto que denomina uma das ruas do futuro Conjunto Osvaldo Dearo Castilho com o nome de Denilson Bellucci, falecido em novembro de 2010 aos 18 anos. O jovem morreu durante um culto evangélico em decorrência de problemas de saúde.

Ao centro. os pais de Denilson durante a sessão de ontem
(FOTO: Expresso Piraju)
A matéria é de autoria do vereador Brandini do Gás (PSD). Realizado de forma secreta, o escrutínio contou com 10 votos favoráveis e um em branco.

Familiares e amigos do homenageado acompanharam a deliberação do projeto. Após a votação, os pais de Denilson conversaram com a reportagem da rádio Eduvale FM. 

Emocionada, Ivone de Araújo parabenizou a iniciativa do vereador. “A gente fica feliz e ao mesmo tempo triste por ter que fazer uma homenagem assim. Vai ficar lembrado pra sempre. Ele foi um rapaz que construiu muita amizade aqui em Piraju. Nesses 18 anos, ele só faltou concluir os estudos”, diz.

O pai do jovem, José Aparecido Bellucci, destaca a presença dos amigos de Denilson na sessão de ontem. “Todos os amigos que trabalharam com ele vieram aqui para dar uma força”, conta.

De acordo com informações, a segunda e última votação do projeto deverá acontecer no dia 2 de setembro.  

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Prefeitura diz que está analisando limitação da energia elétrica usada na Feira da Lua

Informação foi lida na sessão desta terça-feira da Câmara Municipal

O vereador Carlinhos Pneus (PT) recebeu resposta da prefeitura sobre diversos assuntos concernentes à Feira da Lua. Assinado pelo diretor do Departamento de Trânsito e Fiscalização (DETRAF), Reynaldo Caramaschi, o ofício foi lido na sessão desta terça-feira, 26, da Câmara Municipal.

Diretor do DETRAF, Reynaldo Caramaschi
(FOTO: Expresso Piraju)
De acordo com a resposta, a prefeitura está “realizando estudos para limitar a energia utilizada pelos feirantes, a fim de termos um controle mais específico da carga necessária a cada um, evitando dessa maneira a sobrecarga no sistema instalado”.

No requerimento que ensejou a manifestação do departamento, o vereador questiona se, no ato da liberação de espaço ao feirante, a prefeitura promove algum tipo de avaliação da capacidade energética da Praça Ataliba Leonel, justamente para evitar panes no sistema.

Ainda segundo a prefeitura, alguns comerciantes abriram mão do uso de equipamentos movidos a gás quando do “estudo e implantação de sistema elétrico para atender a demanda existente dos feirantes”, realizado no início da atual administração. Vale destacar que, desde a gestão passada, a energia é oferecida sem ônus aos comerciantes.

A prefeitura ainda informa que o espaço utilizado pelos feirantes não é delimitado, e que não há qualquer limitação dos produtos que podem ser comercializados na feira. Sobre este último item, o vereador justificou seu questionamento dizendo que a venda de produtos por parte de vendedores de outras cidades está trazendo “prejuízos” para os feirantes locais (leia mais).

Com relação à iluminação da praça, o diretor do DETRAF esclarece que há um estudo “em fase de orçamento para aquisição dos materiais necessários”.

domingo, 24 de agosto de 2014

Comerciante frustra jovem que estava tentando furtar loja na Humberto Martignoni

Após deter o criminoso, a vítima acionou a Polícia Militar

Um morador da Rua Pérsio Carlos Barbosa, Codespaulo, é acusado de tentativa de furto. C.S.S., 18, foi surpreendido no telhado de um estabelecimento comercial localizado na Av. Humberto Martignoni, Centro. O caso aconteceu por volta das 7h de ontem, 23.

O acusado pela tentativa de furto apresentou algumas
lesões em função da queda (FOTO: Facebook)
Segundo informações, o proprietário da loja flagrou o jovem enroscado no telhado. Quando viu o comerciante, o indiciado caiu dentro da empresa. De imediato, a vítima deteve o criminoso até a chegada da Polícia Militar.

A ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil. Ele responderá em liberdade pelos crimes de dano e averiguação de tentativa de furto.

OUTROS REGISTROS

Além desse caso, a PM registrou três acidentes de trânsito sem vítima, sendo um na Av. Augusto Piacenza, Jardim Jurumirim, outro no cruzamento das Ruas Joaquim Teotônio de Araújo com a Praça Ataliba Leonel, Centro, e o terceiro na Rua Joaquim Teotônio de Araújo, Centro; um recolhimento de veículo na Av. Dr. Simão, Vila Tibiriçá; uma desinteligência no Condomínio Boa Vista, Vila Nova América; e um mal súbito na rodovia Piraju-Manduri, Distrito Industrial José Ramos Arantes.

sábado, 23 de agosto de 2014

Auxiliar de serviços gerais morre em acidente de trânsito na Rodovia Tomaz Magalhães

Vítima estava conduzindo uma moto; ela foi atropelada depois de cair do veículo

A funcionária pública municipal Rosely Oliveira, 47 (foto), morreu após ser atropelada na Rodovia Thomaz Magalhães (SP-287), sentido Piraju-Sarutaiá. O acidente aconteceu por volta das 21h30 de ontem, 22.

Rosely de Oliveira (FOTO: Facebook)
Segundo informações da Polícia Rodoviária de Ourinhos, a vítima estava conduzindo uma moto CBX Strada quando, por motivos desconhecidos, perdeu o controle do veículo e caiu na pista.

Ainda de acordo com a polícia, logo depois da queda, a mulher foi atropelada por um Santana com placas de Fartura. Rosely morreu no local. O motorista do automóvel saiu ileso do acidente.

O corpo da funcionária pública foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Avaré (IML). Segundo o serviço funerário, o enterro será realizado neste sábado, 23, às 17h30, no Cemitério Municipal Pe. Luiz Menezes Bueno.

Rosely morava na Rua José Maria de Góes, Conjunto Augusto Morini (Teto 1) e trabalhava como auxiliar de serviços gerais na EMEI Elza Camargo Lopes, Jardim São Roque. 

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

‘Vamos salvar a vida primeiro e depois faz a ficha’, diz vereador Serginho da Rádio

Parlamentar critica exigência do pronto-socorro nos casos emergenciais

O vereador Serginho da Rádio (PMDB) colocou em xeque o atendimento prestado no pronto-socorro de Piraju. As declarações foram feitas na sessão dessa semana da Câmara Municipal.

Serginho da Rádio (FOTO: Expresso Piraju/ arquivo)
Motivado por um caso ocorrido na última sexta-feira, 15, quando um paciente chegou infartado no local, o parlamentar disse na tribuna da Casa de Leis que, em certas situações, o socorro deixa de ser oferecido com urgência por conta do preenchimento da ficha de atendimento. “Gente, tem que socorrer primeiro. Vamos salvar a vida primeiro e depois faz a ficha. Eu ainda vou procurar saber qual é o critério para fazer a ficha. É por isso que tem muita reclamação”, conta.

Ainda na tribuna, o vereador disse que, no caso do paciente infartado, o atendimento foi agilizado por um enfermeiro que considerou a situação do morador bastante delicada. “A vida da pessoa se perde por um segundo. Então, gente, tem que ser esperto. É assim que se trabalha, é assim que se faz.”   

Procurado para comentar as declarações do vereador, o responsável pelo pronto-socorro, Osvaldo Aloma, informou que desconhece o caso do paciente. “Se isso aconteceu, foi feita alguma coisa errada. Se alguém da família ou até mesmo o vereador entrar em contato com a gente, vamos elucidar, abrir um processo e ver o que foi feito de errado nesse caso”, explica.

“Quando o paciente chega com um quadro de urgência, ele já entra diretamente na sala de emergência, onde tem um respirador, desfibrilador e um monitor cardíaco. Isso é rotina. A família se encarrega de fazer a ficha”, afirma o responsável.

CLASSIFICAÇÃO

A partir do dia 1º de setembro, os pacientes que derem entrada no pronto-socorro passarão a ser classificados a partir de cores. Segundo informações, o atendimento será feito com base no quadro de risco de cada paciente. A avaliação ficará a cargo dos funcionários do PS, que já estão sendo treinados para fazer essa triagem. Aloma garantiu que, antes da implantação desse sistema, a população será avisada através da imprensa.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Curso da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho oferece R$ 330,00 e alimentação

Matrículas estão sendo feitas no Posto de Atendimento ao Trabalhador

O Programa de Qualificação e Requalificação Profissional (PEQ), oferecido pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, está com vagas abertas para dois cursos na cidade de Piraju: operador de caixa e soldador. Ao todo, cada curso conta com 30 vagas. As aulas têm duração de dois meses, cinco vezes por semana.

Antonio José Sanches (FOTO: Expresso Piraju/arquivo)
Destinado a pessoas a partir de 16 anos (desde que tenham ensino fundamental completo), pessoas em situação de baixa renda e com dificuldades para acessar a qualificação profissional, pessoas com deficiência e autônomos, o curso oferece bolsa-auxílio de R$ 210,00, vale-transporte de R$ 120,00 e alimentação.  

As matrículas estão sendo feitas na sede do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), localizada na Rua Major Mariano, 986, Centro. Os interessados devem apresentar foto 3X4 e cópias do RG, CPF, carteira de trabalho e comprovante de endereço.

De acordo com o responsável pelo PAT, Antônio José Sanches, a seleção dos matriculados levará em conta a situação sócio-econômica dos inscritos. Ainda segundo ele, as aulas serão realizadas no Centro de Exposições Pref. Cláudio Dardes (Recinto da FECAPI), provavelmente no mês que vem.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Prefeitura inicia cadastramento de produtores rurais

Segundo a administração, os ruralistas estão sendo notificados

A prefeitura de Piraju está cadastrando todos os produtores rurais do município. De acordo com o fiscal de rendas e tributos, Valberto Zanata, a administração está notificando os ruralistas para que procurem o quanto antes a prefeitura e apresentem as informações exigidas no cadastramento.

Valberto Zanata (FOTO: Expresso Piraju)
“Nós sabemos que o município de Piraju tem mais de mil produtores rurais, porém, até então, a prefeitura não tem um cadastro das atividades desses produtores. O prefeito, assessorado por uma equipe que tem dado um apoio aos municípios aqui da nossa região, nos solicitou o cadastro de todos os produtores rurais. Nós emitimos as notificações, que já estão sendo entregues aos produtores”, diz.

Segundo Zanata, o cadastramento tem como objetivo incentivar os produtores a fazerem a Declaração para Índice de Participação dos Municípios (DIPAM), peça fundamental no cálculo do ICMS (Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação) repassado do Estado aos municípios.

Zanata conta que, em 2013, a prefeitura conseguiu aumentar o número de declarações. “Nós atingimos mais ou menos 68 produtores. O resultado disse deu em torno de R$ 8 milhões. Esse montante fez parte do valor adicionado para fazer o cálculo do nosso percentual. Se nós não tivéssemos ido em busca desses produtores, o DIPAM não teria sido feito”, diz.

terça-feira, 19 de agosto de 2014

João Luciano recebe resposta da prefeitura sobre obras em unidades do PSF

Serviço será realizado com recursos oriundos do Ministério da Saúde

Na sessão desta terça-feira, 19, da Câmara Municipal de Piraju, o vereador João Luciano da Silva (DEM) recebeu resposta da prefeitura sobre obras de reforma e ampliação em algumas unidades do Programa Saúde da Família (PSF).

João Luciano da Silva (FOTO: Expresso Piraju)
De acordo com a resposta, o serviço será realizado nos PSFs Teto, São Pedro e São José. As obras custarão mais de R$ 390 mil. A verba é proveniente do Ministério da Saúde, e será executada por uma empresa do município.

Ainda segundo a administração, o PSF Teto receberá a maior parte da verba: R$ 199 mil. O serviço terá duração de seis meses, dois meses a mais do que o tempo previsto para as demais obras.

Projeto de vereador homenageia jovem de 21 anos falecido em igreja evangélica

Parlamentar pretende denominar rua de conjunto habitacional da CDHU com o nome do rapaz

O vereador Brandini do Gás (PSD) apresentou projeto no qual denomina a Rua 2 do futuro Conjunto José Dearo Castilho com o nome de Denilson José Bellucci, falecido em novembro de 2010 após passar mal numa igreja evangélica localizada no Jardim Ana Carolina 2. Ele tinha 18 anos.

Denilson José Bellucci faleceu durante um culto
(FOTO: Denise Bellucci)
Como a família não autorizou o encaminhamento do corpo para autópsia, até hoje é desconhecida a causa da morte. À época, aventou-se a notícia de que Denilson sofreu um aneurisma.

O projeto de Brandini foi lido na sessão desta terça-feira, 19, da Câmara Municipal. A matéria será apreciada pelas comissões permanentes da Casa.

O Conjunto José Dearo Castilho ainda está em fase de construção. Ao todo, 641 residências serão edificadas através de recursos oriundos de convênio celebrado entre o município e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Eleito para presidir parlamento regional, Pozza não vê problemas perante a OAB

Provável desrespeito às regras da ordem partiu de um morador

O vereador e advogado José Eduardo Pozza (PTB) foi questionado por um morador da cidade a respeito da sua posição enquanto presidente do parlamento regional da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (UVESP).

José Eduardo Pozza (FOTO: Expresso Piraju)
Na última quarta-feira, 13, em reunião ocorrida na Câmara Municipal, Pozza foi eleito por unanimidade de votos para presidir o parlamento, que abrange mais de 15 municípios, inclusive Piraju. A frente tem como propósito, entre outras coisas, ampliar e qualificar a integração dos vereadores de outras Casas de Leis.

Em contato com a rádio Eduvale FM, o morador disse que, perante a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Pozza não poderia assumir o parlamento. A reportagem da emissora tentou falar na manhã desta segunda-feira, 18, com a presidente da subseção de Piraju, Jana Damato, mas ela não foi encontrada.

Procurado para comentar o assunto, o advogado informou que, até onde tem conhecimento, não há qualquer impeditivo por parte da ordem. Contudo, ele fez questão de dizer que, se houver, imediatamente abrirá mão da presidência. “A OAB impede sim de eu assumir a mesa da Câmara, mas, quanto a participar de uma entidade específica voltada para vereadores, eu desconheço nenhum impedimento”, diz.

domingo, 17 de agosto de 2014

Condutores serão multados se velocidade atingir 48 km/h, afirma Departamento de Trânsito

Fiscalização ocorrerá nas Ruas 13 de Maio e Major Mariano

Conforme anunciado pela prefeitura de Piraju, as lombadas educativas instaladas nas Ruas 13 de Maio e Major Mariano, Centro, foram substituídas por radares. A medida foi adotada a pedido de vereadores e membros do Conselho Municipal de Trânsito, em reunião ocorrida em abril desse ano.

No detalhe, radar instalado na Rua 13 de Maio
(FOTO: SSPMP)
De acordo com o jornal Observador, que divulgou o assunto na edição desse final de semana, os radares ainda estão desativados. “Os equipamentos devem começar a operar em breve”, diz o semanário. 

Ainda segundo o jornal, os aparelhos registrarão a multa apenas se o motorista atingir 48 km/h, já que, a contar da velocidade máxima permitida – que será de 40 km –, o condutor terá 7 km a mais de tolerância.

Em entrevista ao semanário, Luiz Francisco de Souza, funcionário do Departamento Municipal de Trânsito e Fiscalização (DETRAF), diz que, por mês, a cidade de Piraju contabiliza cerca de 300 multas. A metade das infrações é cometida por condutores locais.

DIVULGAÇÃO

Espera-se que os meios de comunicação, a exemplo do que aconteceu quando do funcionamento do radar da Avenida São Sebastião e do avanço de sinal da ponte Eng. Nelson de Godoy, sejam previamente avisados pela prefeitura sobre o início de operação dos radares.

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Jovem é condenada a prestar serviço comunitário na Associação Protetora dos Animais

Durante três meses, a condenada fará a limpeza do abrigo localizado na Vila Tibiriçá

A juíza Marcela Dias de Abreu Pinto Coelho, responsável pelo Juizado Cível e Criminal da Comarca de Piraju, condenou uma moradora do Bairro Morada do Sol a prestar serviço comunitário na Associação Protetora dos Animais de Piraju (APRAPI). Segundo informações, a mulher tem 22 anos e trabalha como faxineira.

No detalhe, uma das baias do abrigo (FOTO: APRAPI)
Em 2013, a jovem foi denunciada à Polícia Civil após vizinhos constatarem que o cachorro dela não estava recebendo os devidos cuidados. A polícia comprovou a negligência e encaminhou o caso à Justiça.

Na semana passada, o presidente da APRAPI, Diego dos Reis de Oliveira, definiu o local onde os serviços serão cumpridos. Durante três meses, oito horas por semana, a mulher trabalhará no abrigo de cães e gatos localizado na Av. Dr. Simão, Vila Cantizani, promovendo a limpeza das baias das centenas de animais que residem no local. Iniciada essa semana, a prestação de serviços está sendo monitorada pela entidade.

“Esperamos que esse caso iniba a ocorrência de novos crimes. Parabenizamos a juíza pela sentença e torcemos para que a moradora reflita sobre tudo o que aconteceu durante o cumprimento da pena. O ser humano precisa despertar para os direitos dos animais. Contamos nessa batalha com a ajuda da comunidade, pois as denúncias são fundamentais para que cheguemos aos criminosos”, diz o presidente. 

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Diretor do DEAMA diz que interdição do Parque Municipal do Dourado é parcial

Segundo ele, o município já apelou ao governo para resolver a incidência da febre maculosa no local

O diretor do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente (DEAMA) concedeu entrevista à rádio Eduvale FM para esclarecer os motivos da mais recente interdição do Parque Municipal do Dourado. De acordo com Toni Meira, o fechamento se deve à presença do carrapato estrela, transmissor da febre maculosa.

No detalhe, área de lazer localizada às margens do Rio
Paranapanema (FOTO: Expresso Piraju)
Segundo ele, a interdição abrange apenas a área frequentada por capivaras, hospedeiro predileto da febre maculosa. “Deixo claro que lá é uma área de refúgio de capivaras, que é um animal em extinção. Portanto, o parque vem cumprindo com seu dever. Isso está acontecendo apenas onde as capivaras se refugiam”, explica.

O diretor fez questão de esclarecer que o parque é “preferencialmente” uma unidade de preservação e conservação. “É evidente que o uso turístico está sendo equacionado e estudado de modo a não gerar nenhum risco à saúde pública”, diz.

DÚVIDAS

Na sessão dessa semana da Câmara Municipal, o vereador Luciano Louzada (PMDB) apresentou requerimento no qual questiona a prefeitura sobre as justificativas da interdição do parque. Na tribuna, o parlamentar foi enfático ao dizer que não descansará enquanto não ver o local desinterditado.

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Vereador Eduardo Pozza diz que criação de laticínio é ‘totalmente inviável’

Ele afirma que há pouca produção de leite no município

Preocupado com a notícia de que a prefeitura está empenhada em instalar um pequeno laticínio na cidade, o vereador José Eduardo Pozza (PTB) elaborou requerimento endereçado à administração. O ofício foi apresentado na sessão de ontem, 12, da Câmara Municipal.

José Eduardo Pozza (FOTO: Expresso Piraju)
Pozza acredita que o projeto está fadado ao insucesso. “Isso é totalmente inviável. Todo mundo sabe que o município de Piraju tem pouca produção de leite. Além do mais, quem já está na atividade tem a sua produção direcionada a algum laticínio da nossa região, como em Cerqueira César”, diz. O parlamentar acredita que a prefeitura deveria fazer uma pesquisa para verificar a aplicabilidade do empreendimento.

O vereador também acredita que as exigências para a instalação do laticínio não são favoráveis do ponto de vista financeiro. “Em Fartura, onde a bacia de leite é grande, isso não foi possível”, argumenta.

O diretor do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente (DEAMA), Toni Meira, foi procurado pelo blog Expresso Piraju para comentar as declarações do edil. Segundo ele, o objetivo da prefeitura é “induzir uma cadeia leiteira que está se acabando em Piraju”. De acordo com Meira, o investimento será feito em parceria com recursos do Ministério da Agricultura. “Já estamos cadastrando os produtores de leite que têm interesse.”

Ainda segundo o responsável pela pasta, o leite será destinado a idosos do município através de um programa sugerido pelo prefeito Jair César Damato (PMDB). 

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Prefeitura divulga chamada pública para aquisição de gêneros alimentícios

Produtos serão usados na merenda dos alunos da rede pública municipal de ensino

A prefeitura de Piraju está recebendo propostas de agricultores interessados em vender gêneros alimentícios ao município. De acordo com o edital da chamada pública nº 02/2014, os produtos devem ser oriundos da agricultura familiar ou do empreendedor familiar rural.

REPRODUÇÃO: Prefeitura Municipal de Piraju 
Ao todo, 12 itens compõem a lista elaborada pelo Departamento Municipal de Educação (DEDUC). Subsidiados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), os produtos serão usados na merenda dos alunos da rede pública municipal. 

Ainda segundo o edital, o fornecimento será feito por um período de três meses a contar da data da assinatura do contrato ou até a entrega completa dos produtos.

As propostas devem ser apresentadas no dia 2 de setembro, às 10h, na sede do DEDUC, localizada na Rua Carlos Ferreira, 137, Vila São José. Mais informações podem ser obtidas no (14) 3305-9006, ou diretamente no Setor de Licitações, que fica na Praça Ataliba Leonel, 173, das 8h às 17h.

Confira abaixo a lista dos produtos que integram a chamada pública.

Condutor de moto desrespeita ordem de parada da polícia

Ele só parou depois de perder o controle do veículo na rotatória João de Moraes

Após ultrapassar a viatura da Polícia Militar na ponte Eng. Nelson de Godoy – o que é proibido segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) –, o condutor de uma moto desrespeitou o sinal de parada da polícia. Durante a fuga, ele cometeu várias infrações de trânsito, colocando em risco a segurança de pedestres e motoristas.

Segundo informações, o condutor só parou depois de perder o controle do veículo na rotatória João de Moraes. Ele foi encaminhado ao pronto-socorro, uma vez que apresentou uma lesão no braço direito.

No plantão policial, o delegado responsável determinou que apenas medidas administrativas fossem tomadas contra o motociclista. Ele foi liberado após prestar depoimento.

O caso aconteceu por volta das 15h de ontem, 11.

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

DETRAN promove leilão de veículos na sexta-feira

Interessados podem inspecionar os bens um dia antes do evento

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (DETRAN) realizará leilão de sucatas e veículos (carros e motos) na próxima sexta-feira, 15, a partir das 11h. Ao todo, 102 lotes estão sendo oferecidos.

No detalhe, algumas motos que poderão ser arrematadas
FOTO: Sumaré Leilões
A lista completa pode ser conferida no site da empresa Sumaré Leilões (clique aqui), contratada pelo governo paulista para promover a hasta pública. Na página, o internauta pode visualizar a foto de cada um dos objetos.

Segundo o DETRAN, o leilão ocorrerá no Auto-Socorro Rossyl, localizado na Rua Jonas Marques da Silveira, 285, Codespaulo. Os interessados podem conferir os bens um dia antes do evento, das 9h às 17h.

Dos mais de cem itens que serão leiloados, apenas oito possuem documentação.

domingo, 10 de agosto de 2014

Final de semana com poucas ocorrências policiais

Apenas um acidente sem vítima, uma ameaça e duas infrações de trânsito foram registrados

A Polícia Militar de Piraju registrou apenas quatro ocorrências nesse final de semana. Felizmente, nenhum caso grave. No início da tarde da última sexta-feira, 8, uma Strada atingiu um Pálio no cruzamento das Ruas Alexandre Balbino Catalá com a Major Mariano, Centro. Segundo informações, o condutor da camionete abandonou o local do acidente sem esperar a presença da polícia. O acidente não deixou vítimas.

Por volta das 16h de sábado, 9, uma moto foi apreendida pela PM por estar com o licenciamento vencido desde 2011. O caso aconteceu na Av. Dr. Simão, Vila Tibiriçá. Horas mais tarde, uma dona de casa foi ameaçada pelo próprio esposo na Av. Francisco Alves de Almeida, Vila Nova América. Os familiares da mulher também foram ameaçados. De acordo com a polícia, o homem negou as acusações.

Na madrugada deste domingo, 10, uma outra moto foi apreendida pela PM. Dessa vez, a ocorrência foi registrada na Rua Jonas Marques da Silveira, Vila Bérgamo. O licenciamento do veículo também estava vencido desde 2011. 

sábado, 9 de agosto de 2014

Polícia flagra traficantes da São Pedro vendendo droga para menor de 16 anos

Campana foi montada para observar a comercialização de entorpecentes em bairro vizinho


Atualizado às 10h21

Dois traficantes foram presos pela Polícia Militar de Piraju no final da noite de ontem, 8. A prisão aconteceu na Rua Mário Rueda, Vila Bérgamo. De acordo com informações, uma denúncia anônima levou a polícia até o local.

FOTO: Polícia Militar do Estado de São Paulo

Sob o comando do capitão Marcelo José Messias, os militares montaram campana para observar a movimentação de dois moradores da Vila São Pedro. Eles foram vistos vendendo droga para um menor de 16 anos, residente na Rua 13 de Maio, Centro.

Depois de constatada a comercialização de entorpecente, a PM abordou os traficantes e o menor. Foram apreendidos 19 gr. de cocaína, 14 gr. de maconha, 1 gr. de crack, um dixavador (usado para preparar a droga antes do consumo), R$ 119,00 em dinheiro e um aparelho celular.

T.H.M.F., 22, e Y.H.M.S., 18, que são irmãos uterinos, foram presos em flagrante e encaminhados à Cadeia Pública de Sarutaiá. Um dos indiciados saiu há menos de três meses da penitenciária de Hortolândia, onde cumpriu pena por tráfico de drogas.

O menor foi liberado a um responsável. 

OUTRA PRISÃO

No dia 6, a PM prendeu um morador da Rua José Pedro Neto, Conjunto Augusto Morini (Teto 1) pelo mesmo crime. Com ele, os policiais encontraram mais de 70 gr. de maconha. De acordo com informações, o traficante estava vendendo o entorpecente próximo à EMEI Maria Aparecida Barbieri. Ele também foi levado para Sarutaiá.

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Fiéis participam de caminhada na madrugada de domingo

Participantes terão refeição garantida

No detalhe, café da manhã servido na caminhada ocorrida
no ano passado (FOTO: José Carlos/ Garcia/ Facebook)
No próximo domingo, 10, fiéis de Piraju e região participarão da tradicional caminhada até a capela do Bairro Águas do Cágado. Segundo os organizadores, a saída ocorrerá às 4h, na Paróquia São Francisco de Assis. Os participantes contarão com equipe de apoio e café da manhã. Após a caminhada, a capela do Cágado realizará missa campal. Na sequência, almoço especial em homenagem ao Dia dos Pais. O evento faz parte da Festa em Louvor ao Senhor Bom Jesus, iniciada no último domingo, 3. Mais informações podem ser obtidas no (14) 3351-5829.

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Caso Sorriso: CCZ reconhece equívoco de funcionário que elaborou orientação

De acordo com órgão, agente ‘se atrapalhou na hora de passar a informação’

A notícia sobre um cachorro de rua que poderia ser eutanasiado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) repercutiu nas redes sociais. Publicada pelo blog Expresso Piraju, a matéria rendeu inúmeros comentários. Internautas se manifestaram contra a medida, alegando que o animal, chamado Sorriso, é manso e não oferece risco à população.

Morador do Jardim Jurumirim fez questão de registrar
em vídeo o comportamento dócil do animal; clique aqui
De acordo com uma orientação destinada aos moradores que alimentam o animal, o CCZ poderá eutanasiar o cachorro caso duas novas agressões sejam confirmadas. Ainda segundo o documento, assinado no dia 17 de julho, o órgão observará o animal por um prazo de 10 dias.

Outra informação discriminada na orientação diz respeito à lei nº 3.057/07, cujo artigo 7º diz que “serão apreendidos os cães mordedores viciosos, condição essa constatada por autoridade sanitária, devidamente fundamentada, ou comprovada mediante dois ou mais boletins de ocorrência policial, podendo ser liberados se, no prazo estipulado pela referida autoridade, o proprietário providenciar os meios para manter o animal em local seguro para as pessoas, assinando termo de responsabilidade”.

Em nota, o órgão disse inicialmente que o Expresso Piraju se equivocou ao ter redigido a notícia. “Em momento algum o CCZ disse que esse animal seria recolhido para eutanásia. O que pode ter havido foi uma falha na interpretação de quem procurou o blog e de quem escreveu a matéria”, diz.

Numa outra mensagem, o CCZ diz que o agente responsável pela orientação “errou” ao ter colocado a informação de que o animal poderia ser eutanasiado. De acordo com o órgão, o funcionário deveria ter se limitado a colocar o artigo 7ª da lei. “Errar é humano. Sendo funcionário novo e com pouco tempo na área, ele se atrapalhou na hora de passar a informação. Faltou colocar que seria mediante a dois ou mais boletins de ocorrência policial”, afirma.

A veterinária Samanta Garbelotti, que pertence à equipe do CCZ, também participou da discussão nas redes sociais. Ele se posicionou contra a possibilidade de o cachorro ser morto. “Sou completamente contra eutanásia em animais sadios. Acredito e muito que um animal de rua só ataca pessoas (e quando ataca, pois é raro), para se proteger. Às vezes, as pessoas vêm com pedras e paus na mão. É lógico que o coitado vai ficar com medo e vai se proteger, né? Eu não falei em momento algum que iria fazer eutanásia no Sorriso, e nem farei porque sei que ele é dócil”, relata.

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Presidente da Câmara defende licitação dos serviços de água e esgoto

Contrato com a Sabesp está vencido desde 2009

O presidente da Câmara de Piraju, João Fernando José (PMDB), apresentou uma sugestão para resolver o impasse entre o município e a Sabesp. Segundo informações, o contrato de concessão dos serviços de abastecimento de água e coleta de esgoto expirou em 2009.

João Fernando José (FOTO: Expresso Piraju)
De lá pra cá, várias negociações para renovação do contrato foram feitas, mas nenhuma se mostrou vantajosa. Atualmente, a concessão está sendo feita através de “contratos emergenciais”.

Impulsionado por um problema que resultou na emissão de esgoto no Ribeirão Boa Vista, o parlamentar fez uso da tribuna da Casa de Leis para discursar sobre o assunto. A explanação aconteceu na sessão ordinária de ontem, 5. João José acredita que o município deve colocar os serviços em licitação.

“Está muito cômodo para a Sabesp. Eles não fazem investimento com a justificativa de que não há contrato firmado. Só que eles recebem dos trabalhos que são realizados no município”, diz. De acordo com ele, Executivo e Legislativo poderiam, numa discussão em conjunto, discriminar na licitação todas as obras que precisarão ser realizadas na cidade durante o período de exploração.

O vereador disse ainda que o município pode exigir da futura concessionária a execução dos serviços em prazos previamente delimitados.

RESCISÃO

João José esclareceu que, caso o município rescinda o contrato com a Sabesp, o ressarcimento será feito com base nos investimentos dos últimos cinco anos. “Existe a degradação do que foi investido. Isso é calculado com base nos últimos cinco anos. Eu não vi investimento de porte nenhum aqui no município. E isso também pode ser colocado num edital que a empresa arque com esse ressarcimento à Sabesp”, afirma.

Reparo deixa 13% da cidade de Piraju sem água

Concessionária espera resolver o problema ainda nesta quarta

Desde às 7h de hoje, 6, parte da cidade está sem água nas torneiras. Segundo informações, a Sabesp está promovendo a troca de um registro na Rua José Cury, Vila Tibiriçá. Ao todo, nove bairros e o distrito industrial estão sem água.

Em contato com a concessionária, o blog Expresso Piraju foi informado que o problema será solucionado às 18h desta quarta-feira, porém o abastecimento será normalizado integralmente às 5h de amanhã.

Ainda segundo a Sabesp, a falta de água atinge 13% da cidade. Os bairros que estão sem água são os seguintes: Vila Tibiriçá, Conjunto José Ribeiro, Conjunto Sergio Garcia, Conjunto Ovídio Rodrigues Tucunduva Júnior, Vila Paraíso, Vila Saens, Vila Santo Antonio, Conjunto José Maria Arbex (Teto 2) e o distrito industrial.

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Monza atinge veículo estacionado no Bairro Morada do Sol

Depois da colisão, motorista fugiu sem se importar com os prejuízos

Por volta das 21h do último domingo, 3, um Chevette foi atingido por um outro automóvel no Bairro Morada do Sol. Segundo testemunhas, a colisão foi provocada por um Monza branco. O motorista do carro que causou o acidente fugiu logo após a batida.

FOTO: Facebook
“A gente ainda gritou para o motorista parar. Ele acelerou e deu ré. Não conseguimos pegar a placa”, diz a proprietária do Chevette, Mariana Aparecida dos Santos. Ela espera que alguém entre em contato com a polícia para fornecer informações que possam levar ao paradeiro do veículo.

De acordo com Mariana, o caso foi registrado na Polícia Civil. Vale destacar que o Chevette estava devidamente estacionado na rua.

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Cachorro de rua corre o risco de ser eutanasiado

Animal está sendo monitorado pelo Centro de Controle de Zoonoses

Um cachorro de rua identificado como Sorriso (foto) foi denunciado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) após morder uma pessoa. Por conta desse ataque, o órgão está monitorando o animal. Caso sejam confirmadas mais duas agressões, o cachorro será eutanasiado pelo CCZ.

FOTO: Internet
De acordo com a lei municipal nº 3.057/2007, “serão apreendidos os cães mordedores viciosos, condição essa constatada por autoridade sanitária, devidamente fundamentada, ou comprovada mediante dois ou mais boletins de ocorrência policial, podendo ser liberados se, no prazo estipulado pela referida autoridade, o proprietário providenciar os meios para manter o animal em local seguro para as pessoas, assinando termo de responsabilidade”.

A notícia pegou de surpresa alguns moradores que cuidam do animal. Considerado cão comunitário, Sorriso frequenta há anos os Jardins Jurumirim e Europa. Segundo informações, uma família tentou recolher o cachorro, mas ele não se adaptou ao ambiente fechado.

Preocupado com o futuro de Sorriso, um internauta entrou em contato com o blog Expresso Piraju para pedir ajuda. Segundo ele, o ataque atribuído ao cachorro não corresponde à natureza de Sorriso. Ele espera que algum adotante responsável se disponha a ficar com o animal, desde que possa oferecer um espaço amplo, preferencialmente afastado da cidade.

Quem se interessar em ficar com o cachorro pode ligar no seguinte telefone: (14) 99846-2420.

Revisão do plano diretor de Piraju começa amanhã

Início dos trabalhos está marcado para às 19h30

A revisão do plano diretor de Piraju, bem como das leis correlatas (lei de uso e ocupação do solo e código de obras), terá início nesta terça-feira, 5, a partir das 19h30.

Segundo edital publicado pela presidente do Conselho de Desenvolvimento Urbano (CDU), Flávia Barcala, as discussões serão realizadas na Av. Vereador Eduardo Cassanho, 580, mais precisamente na sede do Departamento de Turismo (DETUR).

Ainda de acordo com o edital, as deliberações só poderão ser feitas se a maioria absoluta dos membros do conselho estiver presente na reunião.

No dia 24 do mês passado, o CDU promoveu o Fórum de Desenvolvimento Urbano nas dependências da Câmara Municipal, evento que praticamente marcou o início da revisão do plano. O fórum contrariou as expectativas da presidente do conselho, uma vez que apenas três cidadãos compareceram e seis propostas foram apresentadas.

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Traficante é flagrado comercializando porções de maconha

Ao todo, 28 porções de maconha foram apreendidas

Um jovem de 18 anos foi preso por tráfico de drogas pela Polícia Militar de Piraju. A prisão aconteceu às 13h desta sexta-feira, 1º, na Praça Maria Hungria Buckler, Conjunto Augusto Morini (Teto 1).

FOTO: POLÍCIA MILITAR DO ESTADO
DE SÃO PAULO
Segundo informações, a polícia estava fazendo patrulhamento pelo bairro quando flagrou o rapaz vendendo drogas em frente ao portão principal da Escola Estadual Mônica Bernabé Garrote. Com ele, a PM encontrou quatro porções de maconha, todas embaladas para venda. O entorpecente estava no bolso dele.

Na casa do indiciado, a polícia encontrou, dentro de um balde, 24 porções da mesma droga. Após prestar depoimento na Polícia Civil, o jovem foi encaminhado à Cadeia Pública de Sarutaiá.

Trabalharam na ocorrência os policiais Zanette e Motta.