quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Foragido da Justiça é preso na zona rural de Piraju

Segundo a polícia, criminoso passou os últimos anos usando a identidade do irmão

A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Avaré prendeu ontem, 29, Alan Tramontina Valente Cerqueira, 43. A prisão ocorreu numa propriedade localizada na zona rural de Piraju.

Momento em que Alan é conduzido por um dos policiais da DIG (FOTO: Jornal A Voz do Vale)

De acordo com a polícia, Alan estava sendo procurado por dois assassinatos. O primeiro caso ocorreu em 1994, em Santo André. À época, ele matou Leandro Henrique Scherner, 25, a pedido de um traficante.

Depois de praticar o homicídio, ele se mudou para São Vicente, onde passou a usar o nome do irmão. Em novembro de 2003, Alan assassinou o próprio sogro, o cabo da Polícia Militar Jorge Luiz da Silva.

Nos dois casos, o criminoso fez uso de arma de fogo para matar as vítimas.

Segundo a polícia, Alan estava morando em Piraju há pelo menos cinco anos. Junto com a sua atual esposa, que tem 33 anos, ele trabalhava como feirante. Desde o primeiro crime, o assassino nunca deixou de usar a identidade do irmão.

Alan aguarda decisão judicial na cadeia pública de Piraju. Ele responderá apenas pelo segundo homicídio, já que o primeiro prescreveu.

REPERCUSSÃO

Os assassinatos pautaram uma das edições do extinto programa Linha Direta, da TV Globo, que reconstituía crimes cujos autores estavam foragidos da Justiça. O programa foi ao ar no período de 1999 a 2007, e era exibido sempre às quintas-feiras.

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Moradores denunciam abuso de velocidade na Vila São José

Prefeitura diz que irá até o bairro para verificar o que pode ser feito

A aromaterapeuta Maria Luiza Cerveira resolver encabeçar um abaixo-assinado para que a prefeitura de Piraju adote medidas para coibir o abuso de velocidade na Rua João Lopes de Mello, Vila São José.

Rapidinhas do Expresso

MEMÓRIA – Vocês se lembram da cena protagonizada pelo prefeito de Piraju, José Maria Costa (PPS), durante as comemorações do Dia do Paranapanema? Ontem, ela completou um ano (confira o vídeo). À época, o chefe do Executivo quebrou uma caneta após afirmar que, enquanto estiver ocupando a cadeira de prefeito, não irá permitir que o rio receba mais uma usina hidrelétrica. Vale destacar que a empresa ECBrasil, que intenciona construir uma usina no município, continua pressionando a prefeitura para obter a certidão de uso e ocupação do solo, primeiro passo para o licenciamento ambiental do empreendimento.



EVENTO – No próximo sábado, 1º, a partir das 9h, a ONG Teyquê-Pê e a prefeitura de Piraju irão realizar uma série de atividades alusivas ao Dia do Rio Paranapanema. O evento estava programado para ocorrer ontem, porém, em virtude da previsão de chuva, os organizadores decidiram transferi-lo para o próximo final de semana. As atividades serão realizadas no Centro de Exposições Prefeito Cláudio Dardes (FECAPI). Confira a programação.

▪ Abertura com a fanfara do Colégio Lumen Objetivo
▪ Apresentação do projeto Geoparque Piraju
▪ Palestra “O Rio Paranapanema – Nossa Identidade Cultural”
▪ Abertura da Campanha de Conscientização do Lixo
▪ Show com Linda Vianna
▪ Limpeza das margens da Garganta do Diabo
▪ Descida de rafting e limpeza do trecho de corredeiras

domingo, 26 de agosto de 2018

Em Manduri, concurso público oferece cargo de nível fundamental

Candidatos têm até o dia 3 desse mês para efetivar a inscrição

A SAEMAN (Superintendência de Água e Esgoto de Manduri) está com inscrições abertas para o concurso público nº 01/2018 destinado à contratação de auxiliar de serviços gerais. Apenas uma vaga está sendo oferecida.


FOTO: SAEMAN

Segundo o edital, o ocupante do cargo receberá R$ 954,00 para uma jornada semanal de 40 horas. O contratado ficará sujeito a trabalhar em regime de plantão, inclusive aos feriados e finais de semana.

Ainda de acordo com o edital, o candidato precisa ter ensino fundamental completo e desembolsar R$ 40,00 a título de inscrição. A prova será objetiva e prática.

As inscrições ficarão abertas até às 23h59 do dia 3 de setembro e devem ser feitas apenas no site www.didaticaconsultoria.com.br.

sábado, 25 de agosto de 2018

Plano de Mobilidade Urbana de Piraju começa a ser discutido

Municípios com mais de 20 mil habitantes têm até abril de 2019 para aprovar o plano

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CDU) inicia na próxima quinta-feira, 29, a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (PMU).

Imagem ilustrativa

De acordo com edital publicado na edição deste sábado, 25, do Diário Oficial Eletrônico (DOE), o assunto será discutido na sede do Departamento de Engenharia, localizada na Avenida Vereador Eduardo Cassanho, 580.

Ainda segundo o edital, a primeira chamada da reunião está marcada para ocorrer às 16h. Caso não haja quórum, a segunda chamada ocorrerá às 16h15. O encontro é aberto a todos.

De acordo com o presidente do CDU, Samuel Maraia, o principal desafio de Piraju consiste em atender as necessidades de pessoas com mobilidade reduzida.

Vale destacar que já existe um esboço do plano, o qual foi disponibilizado à prefeitura pela AMVAPA (Consórcio Intermunicipal do Alto Vale do Paranapanema).

As discussões em torno do plano serão realizadas uma vez por semana, a exemplo do que vem ocorrendo com o Plano Diretor, Código de Obras e Lei de Uso e Ocupação do Solo.

Assim que a elaboração do PMU for concluída, o Executivo enviará um projeto de lei à Câmara Municipal.

PRAZO

Segundo a MP nº 818/2018, que alterou a lei nº 12.587/12 (Política Nacional de Mobilidade Urbana), os municípios com mais de 20 mil habitantes têm até abril de 2019 para aprovarem seus planos de mobilidade urbana.

Quem não apresentar o plano ficará impedido de receber verbas federais para investimentos na área.

Comarca de Piraju completa hoje 126 anos de existência

Subordinada à circunscrição de Ourinhos, região judiciária abrange seis municípios

A Comarca de Piraju comemora neste sábado, 25, seu 126º aniversário. Criada pela lei nº 80, assinada pelo então presidente do Estado de São Paulo, dr. Bernardino de Campos, a região abrange os municípios de Manduri, Óleo, Sarutaiá, Tejupá e Timburi.

Com uma população superior a 50 mil pessoas, segundo dados do IBGE, a Comarca pertence à Circunscrição Judiciária de Ourinhos.

Ao longo dos últimos 126 anos, mais de 40 juízes já passaram pela Comarca. Atualmente, a região conta com o dr. Acauã Müller Tirapani Ferreira como juiz titular.

No início da noite de ontem, 24, o magistrado concedeu entrevista ao Expresso Piraju sobre o aniversário da Comarca. “Pra mim é um grande orgulho fazer parte da história dessa cidade, que possui historicamente uma importância diferenciada no nosso Estado”, afirma.

Durante a entrevista, a reportagem questionou o juiz sobre outros assuntos. Confira o vídeo.

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Filhotes abandonados na Vila Tibiriçá são recolhidos pelo CCZ

Animais estarão disponíveis para adoção assim que passarem por avaliação veterinária

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) recolheu hoje, 24, cinco filhotes de cachorro. Os animais foram abandonados na Rua Antônio Césario Garcia, Vila Tibiriçá. Um sexto filhote continua desaparecido.


FOTO: Maria Gonçalves/Arquivo pessoal

Segundo o órgão, os cachorros serão colocados para adoção responsável assim que passarem por avaliação médica. Eles serão vermifugados e castrados.

De acordo com moradores, os cachorros foram deixados no local no dia 14 desse mês. Segundo eles, o responsável pelo crime estava conduzindo um automóvel verde.

Em menos de um mês, esse é o segundo caso de abandonado de cachorros no município. Na ocorrência anterior, seis filhotes foram deixados na Fazenda Ceres por um automóvel branco, possivelmente oriundo de Timburi.

Nos dois casos, a autoria do crime ainda é desconhecida.

MEDIDAS

Em reunião ocorrida com o prefeito José Maria Costa (PPS), a atual diretoria da Associação Protetora dos Animais de Piraju (APRAPI) defendeu a necessidade de conscientizar a população sobre posse responsável. A entidade também sugeriu a aplicação de multas para evitar que casos de abandono e maus tratos continuem existindo no município.

Vereador propõe reunião com a presidente da Sabesp

Segundo ele, a concessionária precisa resolver ‘cobranças antigas da população’

Na sessão dessa semana da Câmara Municipal de Piraju, o vereador Reginaldo Rodrigues (PSC) apresentou indicação endereçada ao prefeito José Maria Costa (PPS). O parlamentar sugere que o Executivo convide a presidente da Sabesp, Karla Bertocco Trindade, para uma reunião.


Karla Bertocco Trindade, presidente da Sabesp (FOTO: Arq.Futuro)

Ao falar sobre o assunto na tribuna, o parlamentar disse que o encontro se faz necessário por conta de “cobranças antigas da população” que ainda não foram resolvidas pela concessionária. Rodrigues não entrou em detalhes com relação a cada uma dessas queixas.

O vereador destacou que, pelo fato de ter frequentado carnavais em Piraju, a presidente da autarquia tem conhecimento do município. “É justo termos um bom relacionamento com a presidente da Sabesp”, afirma.

Formada em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas e bacharel em Direito pela PUC (Pontifícia Universidade Católica), Karla assumiu a Sabesp em maio desse ano após a saída de Jerson Kelman.

RENOVAÇÃO

Em maio desse ano, a Câmara Municipal autorizou a prefeitura a firmar convênio com a Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo) e Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Aprovado por 6 votos a 4, o convênio tem validade de 30 anos.

A anuência dos vereadores foi dada com a condição de que a Sabesp, ao longo do período de vigência do convênio, ofereça diversas contrapartidas ao município, como instalação de rede de água e esgoto no Loteamento Jorge Maluly e Bairro Enseada; construção de elevatória para captação de esgoto no Centro de Exposições Pref. Cláudio Dardes (FECAPI); destinação de R$ 350 mil em massa asfáltica; e redução de 50% no valor da conta de água dos prédios públicos e entidades do município.  

quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Casas da CDHU serão concluídas no final de setembro

Pavimentação asfáltica aguarda término da instalação elétrica

Em contato com a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano), a prefeitura de Piraju foi informada que a construção das casas do Conjunto Osvaldo Dearo Castilho será concluída no dia 28 de setembro.

Bandidos ameaçam motorista e roubam carga de pneus

Caso foi registrado no plantão policial; até o momento, ninguém foi preso

Um caminhoneiro de 44 anos, residente em Campinas, foi vítima de roubo em Piraju. O crime ocorreu por volta das 22h30 de segunda-feira, 20.

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Usuários do transporte circular voltam a enfrentar transtornos

Prefeitura informa que irá comunicar a empresa sobre o descumprimento do contrato

O transporte circular voltou a apresentar problemas na cidade de Piraju. Nesta segunda-feira, 20, dois ônibus da empresa Viação Riopardense precisaram ser substituídos.

Prefeito não descarta licitar concessão do transporte público

Medida, porém, só será adotada se atual concessionária não respeitar o contrato

O prefeito José Maria Costa (PPS) concedeu entrevista coletiva para divulgar as medidas que estão sendo adotadas pela administração por conta dos últimos problemas envolvendo a empresa que detém a concessão do transporte circular.

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Réus são condenados por crime ocorrido em 2013

Vítima foi entorpecida e esfaqueada; corpo foi queimado no dia seguinte

O Tribunal do Júri da Comarca de Piraju julgou ontem, 15, os réus acusados de matar Foze Pedro Felipe. Os três envolvidos no crime receberam penas diversas, todas a serem cumpridas em regime fechado.


Foze Pedro Felipe (FOTO: Arquivo pessoal)

Leandro Augusto de Oliveira foi condenado a 20 anos. Marcelo Aparecido Ferreira deverá cumprir 11 anos e 8 meses de prisão. O júri entendeu que a dupla não somente matou, como também queimou o corpo da vítima. Já Magno Aparecido Ferreira foi condenado a um ano de prisão por ocultação de cadáver.

O trio, que já estava preso, retornou ao sistema penitenciário.

CRIME

De acordo com o Ministério Público, Leandro e Marcelo simularam uma confraternização para deixar Foze sob efeito de drogas e bebidas. A reunião ocorreu em 2013, numa casa localizada na Rua Henrique Nardini, Vila Tibiriçá.

Segundo o MP, Leandro, que à época era traficante, forneceu droga gratuitamente a Foze “com o intuito de demonstrar uma falsa simpatia e amizade pela vítima”. Consta nos autos do processo que, antes de sair do imóvel, Leandro pediu para a dona da residência não deixar Foze ir embora, pois ele tinha denunciado sua avó, também traficante, para a polícia.

“Ao retornar, Leandro continuou a fornecer a Foze mais drogas e bebidas alcoólicas, simulando que ingeria bebida alcoólica também, mas na verdade só Foze se encontrava sob efeito de drogas e bebidas”, afirma o MP.

Na sequência, Leandro se valeu de uma faca e convidou a vítima para consumir crack numa mata situada próximo à residência. “[...] aproveitando-se da distração de Foze, Leandro e Marcelo mataram Foze a facadas”, diz a Justiça.

Por fim, no dia seguinte, Leandro, Marcelo e Magno Luis Floriano foram até a mata e atearam fogo no corpo da vítima. 

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Comissão inicia fiscalização do transporte circular

Em menos de duas semanas, três veículos da concessionária foram apreendidos

O prefeito de Piraju, José Maria Costa (PPS), nomeou hoje, por decreto, os membros da comissão criada para acompanhar e fiscalizar a concessão do transporte circular.

Motorista do transporte circular usa cassetete para intimidar condutor


Prefeitura diz que irá notificar a empresa que detém a concessão do serviço

Câmeras de segurança flagraram ontem, 14, uma discussão na Avenida Dr. Domingos Teodoro Gallo, região central de Piraju.

FOTO: Arquivo pessoal

O desentendimento envolveu um motorista da Viação Riopardense, empresa responsável pelo transporte circular, e o condutor de um automóvel.

As imagens mostram um veículo vermelho estacionando do lado esquerdo da avenida. Na sequência, o coletivo para no meio da via pública. O condutor do ônibus sai do veículo em direção ao outro motorista. Nesse momento começa a discussão.

Uma outra filmagem, dessa vez feita por celular, mostra o condutor da Viação Riopardense segurando um cassetete. Nas imagens é possível ver o funcionário erguendo o objeto duas vezes enquanto discute com o motorista.

Após mandar o motorista calar a boca, o condutor do ônibus volta ao coletivo e deixa o local. Nesse momento é possível observar a quantidade de veículos que permaneceu atrás do ônibus durante essa discussão.

Nas redes sociais, o funcionário da Viação Riopardense pediu perdão pelo ocorrido. Ele disse que o condutor do automóvel estava parado no ponto de ônibus, e que apenas buzinou para que ele saísse da vaga. O motorista do coletivo relatou ainda que foi ofendido pelo condutor.

A reportagem foi informada que o caso seria comunicado à polícia, porém, em contato com a Polícia Civil por volta das 11h de hoje, nenhum boletim de ocorrência tinha sido registrado.

A situação compromete ainda mais a imagem da Viação Riopardense no município de Piraju. Essa não é a primeira vez que os motoristas da empresa são vistos tendo mal comportamento durante a prestação do serviço.

A prefeitura informou que, por conta desse episódio, irá notificar a empresa. A administração também disse que o prefeito de Piraju, José Maria Costa, assinou hoje o decreto que cria a comissão que irá acompanhar de perto o transporte circular.

terça-feira, 14 de agosto de 2018

Morador cobra recapeamento em via pública

Prefeitura diz que estuda ‘alternativa’ para melhorar o trânsito no local

O bancário Marcelo Negrão resolveu fazer um abaixo-assinado para que a prefeitura de Piraju realize melhorias no trecho que interliga os Bairros Eldorado e Morada do Sol.

Reportagem visita asilo de Piraju após o Dia dos Pais

Atualmente, mais de 40 homens e mulheres vivem na instituição

Como os idosos do Asilo São Vicente de Paulo de Piraju passaram o Dia dos Pais? Ontem, 13, a reportagem visitou a entidade para conferir como a data foi comemorada pelos assistidos.

FOTO: Diego dos Reis/Expresso Piraju

Segundo a direção do asilo, 18 homens vivem atualmente na instituição, dos quais 11 não têm filhos. Dos 7 restantes, apenas 4 receberam visita de seus familiares – a maioria filhos – no último domingo.

Em momentos como esse, os idosos que não recebem visita geralmente acabam recebendo atenção das pessoas com as quais não possuem laços consanguíneos. O inverso também acontece, ou seja, os próprios assistidos se aproximam das visitas para fugir da rotina.

E é justamente essa rotina que precisa chegar ao conhecimento de todos. Com exceção do fluxo de pessoas em datas comemorativas ou nos eventos realizados pela entidade, o asilo transborda carência afetiva.

Essa deficiência, frise-se bem, não é por culpa dos voluntários e profissionais que ali depositam seus esforços 24 horas por dia, mas sim dos familiares, sobretudo, e da comunidade de uma forma geral.

Se pudéssemos colocar tudo isso num gráfico, veríamos que os idosos têm picos de abundante visitação (nos eventos, por exemplo) e uma linha contínua de visitas que não suprem a sede de afeto de cada um dos 42 homens e mulheres que vivem no asilo.

Esse foi o cenário que a reportagem encontrou após o Dia dos Pais. A entidade estava imersa num silêncio gritante. Alguns idosos estavam tomando sol. Outros estavam dormindo como crianças.
A presença da reportagem no pátio do asilo despertou atenção de vários homens. Um deles emitiu um “oi” bastante intenso, como se quisesse, a partir daquela vocalização, expressar sua alegria com a presença de alguém estranho.

É triste visitar o asilo, porém é mais triste a situação dos idosos que não têm outra opção senão ficar ali, à espera do último suspiro. Os dias devem ser pesados pra quem não tem nenhum familiar por perto, apenas pessoas compartilhando o mesmo espaço e as mesmas saudades. Os dias não passam de uma repetição do dia anterior.

Se você, leitor, ficou sensibilizado com esse relato, dedique uma hora do seu dia para trocar um dedo de prosa com os idosos. A entidade fica aberta ao público todos os dias da semana, das 8h às 18h. 

FOTO: Diego dos Reis/Expresso Piraju

domingo, 12 de agosto de 2018

Rapidinha do Expresso

VIOLÊNCIA – Uma mulher foi vítima de violência doméstica no Conjunto Sergio Garcia. O crime ocorreu na noite deste domingo, 12. A vítima foi atendida pelo Corpo de Bombeiros e levada, juntamente com seus dois filhos, para o pronto-socorro. Ela disse aos bombeiros que levou um soco na testa. O acusado pela agressão não foi encontrado pela Polícia Militar.

FOTO: Diego dos Reis/Expresso Piraju

Polícia Militar esclarece furto de veículo na Vila São José

Acusado usou uma chave mixa para praticar o crime

Um homem de 43 anos, morador da Vila Campos, foi preso na manhã deste domingo, 12. Ele é acusado de furtar um veículo que estava estacionado na Rua Esaldivar Serra Braga, Vila São José.

Acusado pelo crime aguarda decisão judicial na cadeia pública de Piraju
FOTO: Diego dos Reis/Arquivo Expresso Piraju

Segundo a Polícia Civil, o indivíduo fez uso de uma chave mixa para entrar no veículo. Logo na sequência, ele fez uma ligação direta.

Durante diligência na Rodovia Geraldo Martins de Souza, que interliga os municípios de Piraju a Manduri, a Polícia Militar se deparou com o veículo parado no acostamento.

Os policiais encontraram o homem dormindo dentro do veículo. Antes de ser preso, ele apresentou versões discordantes sobre o ocorrido.

O indivíduo, que já tem passagens pela polícia, passará por audiência de custódia na tarde de amanhã. 

Rapidinha do Expresso

ACIDENTE – Uma motorista de 61 anos, residente na Vila Nova América, em Piraju, foi vítima de acidente de trânsito na manhã deste domingo, 12 (confira o vídeo). A ocorrência foi registrada na Rodovia Eng. Tomaz Magalhães (SP-287), em Piraju. Por motivos ainda não divulgados, ela capotou o automóvel numa das curvas existentes na rodovia. A idosa, que estava sozinha, foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros e levada ao pronto-socorro. A vítima passa bem. Os bombeiros precisaram voltar ao local do acidente para espalhar pó de serra, uma vez que o veículo apresentou vazamento de óleo. 

UBS Sebastião Ferreira dos Reis ficará fechada até quarta-feira

Medida se deve ao curso de humanização que integra o programa Saúde em Ação

A partir desta segunda-feira, 13, não haverá funcionamento na UBS Sebastião Ferreira dos Reis, localizada no Conjunto Ovídio Rodrigues Tucunduva Junior. O atendimento será normalizado na quinta-feira.

FOTO: Diego dos Reis/Arquivo Expresso Piraju

Segundo o Departamento Municipal de Saúde, todos os funcionários da UBS passarão por curso de humanização, a exemplo do que aconteceu na UBS Farid Abrahão José Pedro entre os dias 8 e 10 desse mês.

O curso faz parte do programa Saúde em Ação, do governo do Estado de São Paulo em parceria com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Ainda de acordo com a prefeitura, os usuários da UBS deverão procurar o pronto-socorro durante o período de fechamento do posto de saúde.

Prefeitura visita concessionária do transporte circular

Administração cobra empresa para que garanta a segurança dos usuários

O diretor do Departamento Administrativo, Paulo Sara, visitou na última quinta-feira, 9, a garagem da Viação Riopardense, responsável pelo transporte circular em Piraju.

sábado, 11 de agosto de 2018

Vítima de espancamento morre no hospital de Piraju

Autoria do crime ainda está sendo investigada para a Polícia Civil

Após oito dias internado no hospital de Piraju, Salvador Aparecido dos Santos, 42, não resistiu aos ferimentos e morreu na madrugada deste sábado, 11. Cowboy, como era mais conhecido, foi vítima de espancamento.


Salvador Aparecido dos Santos tinha 42 anos (FOTO: Arquivo pessoal)

O crime ocorreu na noite do dia 3, na Rua José Del’Agnollo, Conjunto José Ribeiro. Segundo o Corpo de Bombeiros, Salvador foi encontrado inconsciente na calçada e com ferimentos graves na cabeça. Os bombeiros precisaram colocar uma cânula para permitir que a vítima continuasse respirando.

Salvador deu entrada no pronto-socorro com quadro de traumatismo craniano. A vítima chegou a ser transferida, porém retornou ao município por falta de vaga através da CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde).

Nos últimos dias, Cowboy estava se recuperando num quarto comum do hospital depois de permanecer sob cuidados médicos na unidade semi-intensiva do hospital.

Salvador morava na Rua Messias do Nascimento, Conjunto Ovídio Rodrigues Tucunduva Junior. O sepultamento será realizado em Itaporanga.

INVESTIGAÇÃO

A Polícia Civil tomou conhecimento do caso dois dias após Salvador ter sido resgatado pelos bombeiros. Segundo o delegado Antonio Carlos Correa, a polícia esperava a recuperação da vítima para obter mais informações sobre o crime.

Embora até o momento ninguém tenha sido preso, os investigadores já possuem pistas sobre a autoria do espancamento.

sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Autoridades retomam discussão sobre queimadas e conservação de terrenos

Elevação do valor das multas é um dos objetivos do grupo que estuda o assunto

Um grupo formado por representantes da prefeitura, Câmara e Corpo de Bombeiros retomou ontem, 9, as discussões em torno das leis municipais que dispõem sobre queimadas, manutenção de terrenos e calçadas. O debate está sendo coordenado pelo vereador Antonio Carlos Correa (MDB).

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Prefeitura notifica Riopardense e exige cumprimento de contrato

A partir da semana que vem, uma comissão passará a acompanhar o serviço

Em nota enviada à imprensa, a prefeitura informa que notificou a empresa Viação Riopardense logo após a apreensão dos dois ônibus da empresa, ocorrida na tarde desta quarta-feira, 6.


No detalhe, um dos ônibus que foi apreendido pela PM

Segundo a administração, a concessionária foi intimada a cumprir “imediatamente com as obrigações que lhe foram impostas pelo contrato firmado entre a prefeitura e a empresa, sob pena de sujeitar-se às cominações [penalidades] legais”.

Na nota, a prefeitura relata que tomou conhecimento do caso após apurar as “notícias veiculadas na imprensa local”.

Por fim, a administração informa que uma comissão será criada para a acompanhar a concessão do transporte circular a partir da próxima segunda-feira, 13.

CASO

Durante patrulhamento na Praça Ataliba Leonel, a Polícia Militar, por meio da ROCAM, constatou irregularidades em dois ônibus da empresa, como pneus carecas, tacógrafos sem aferição e licenciamento vencido. Além disso, os condutores não apresentaram habilitação específica para condução de coletivo.

Após a aplicação das multas correspondentes a cada uma das infrações, a PM determinou o recolhimento dos ônibus ao pátio permissionário do DETRAN.

TRANSFERÊNCIA

No dia 31 desse mês, a transferência da concessão da Viação Piraju para a Viação Riopardense completará um ano. Embora tenha sido elogiada nos primeiros meses, a empresa não conseguiu manter a qualidade do serviço, muito menos levar adiante algumas propostas que tinham sido anunciadas no ano passado, como bilhetagem eletrônica e Wi-Fi em todas as linhas.

Polícia Militar apreende ônibus da Viação Riopardense

Falta de licenciamento foi uma das infrações constatadas pela polícia

A Polícia Militar apreendeu na manhã de hoje, 8, dois ônibus da empresa Viação Riopardense, responsável pelo transporte circular em Piraju. A apreensão ocorreu durante patrulhamento da ROCAM na Praça Ataliba Leonel, Centro.

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Rapidinhas do Expresso

ATRIBUIÇÃO – O Departamento Municipal de Educação de Piraju realizará às 9h desta terça-feira, 7, atribuição de classes e/ou aulas. De acordo com a pasta, a atribuição é destinada aos professores classificados no concurso público nº 01/2016 e abrange três unidades escolares: Profa. Balbina Marques Galvão, Profa. Carolina M. Barros e Presbítero Ademar Monteiro. A atribuição ocorrerá na sede do departamento, que fica no prédio da antiga estação ferroviária, Vila Tibiriçá. O edital completo (imagem) está disponível na última edição do Diário Oficial Eletrônico de Piraju.

FONTE: Diário Oficial do Município de Piraju

CAMPANHA – No último sábado, 4, as unidades de saúde de Piraju aplicaram 570 doses da vacina contra poliomielite e sarampo. A informação foi divulgada hoje pela coordenadora do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), Juliana Vetrone. Segundo ela, a meta do município é imunizar 1.450 crianças de 1 a 5 anos até o dia 31 desse mês, quando termina a campanha. No dia 18, das 8h às 17h, os postos ficarão novamente abertos para o segundo Dia D de vacinação.

domingo, 5 de agosto de 2018

Campanha de vacinação contra raiva começa nesta segunda-feira

Cachorros e gatos com idade superior a três meses podem tomar a vacina

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) inicia nesta segunda-feira, 6, a Campanha de Vacinação contra Raiva Animal. De acordo com o órgão, a imunização de cães e gatos ocorrerá inicialmente na zona urbana.

FOTO: Diego dos Reis/Arquivo Expresso Piraju

Até o dia 18 desse mês, as equipes do CCZ percorrerão diversos pontos da cidade (confira a programação abaixo). A campanha destina-se a cães e gatos com, no mínimo três meses de vida.

Quem não puder comparecer nos locais de vacinação, pode levar o animal até a sede do CCZ, que fica na Avenida Luiz Martignoni, próximo ao Cemitério Municipal Pe. Roberto Beduschi. O atendimento será realizado até o dia 17, das 8h às 16h30, exceto aos sábados e domingos.

Segundo o órgão, a imunização na zona rural está programada para ocorrer no período de 13 a 15 de agosto. Mais informações podem ser obtidas no (14) 3512-2076.

PROGRAMAÇÃO


❏ 6 de agosto
8h às 11h – Cemitério Municipal Pe. Luiz Menezes Bueno, Centro
8h30 às 16h30 – Praça Ataliba Leonel e pátio da igreja católica da Vila Nova América
12h30 às 16h30 – Praça Teófilo Mendes Martins, Vila Cantizani


❏ 7 de agosto
8h30 às 16h30 – Praça João de Freitas Barreiros, Codespaulo e Praça João Medaglia Kristensen, Jardim Jurumirim
8h30 às 11h – Escola Estadual Cel. Nhonhô Braga
12h30 às 16h30 – Diretoria Regional de Ensino, Vila São José


❏ 8 de agosto
8h30 às 16h30 – Praça do Conjunto José Ribeiro, quadra do Conj. Ovídio R.T. Junior e igreja católica da Vila Tibiriçá


❏ 9 de agosto
8h30 às 16h30 – Praça Manoel Domingues Cardoso (Três Cantos) e praças do Conj. Augusto Morini


❏ 10 de agosto
8h30 às 16h30 – Praça Benedito Silveira Camargo, praça do Bairro Eldorado e Centro Comunitário do Jardim Ana Cristina


❏ 11 de agosto
10h às 15h – Praças dos Conjuntos José Ribeiro e Augusto Morini e Praça Ataliba Leonel


❏ 18 de agosto
10h às 15h – Praça João Medaglia Kristensen, Praça Manoel Domingues Cardoso (Três Cantos) e praça do Bairro Eldorado

Vítima de espancamento aguarda transferência há dois dias

Testemunha afirma que mais de uma pessoa provocou as agressões

O homem de 48 anos que foi encontrado inconsciente no Jardim das Figueiras continua internado no hospital de Piraju. Ele deu entrada na unidade na noite da última sexta-feira, 3.

Hospital de Piraju (FOTO: Diego dos Reis/Expresso Piraju)

De acordo com uma testemunha ouvida pelo Corpo de Bombeiros, Salvador Aparecido dos Santos, mais conhecido como Cowboy, residente no Conjunto Ovídio Rodrigues Tucunduva Junior, foi vítima de espancamento. Segundo ela, agressão foi praticada por indivíduos ainda não identificados.

A vítima, que estava deitada numa calçada quando foi resgatada pelos bombeiros, apresentou quadro de traumatismo craniano, além de diversas escoriações, hematomas e sangramento no rosto.

Durante o resgate, os bombeiros precisaram usar uma cânula para permitir a passagem de ar. No trajeto entre o bairro e o pronto-socorro, a vítima recebeu oxigênio.

Em contato com o hospital, a reportagem foi informada que, em função da gravidade do caso, o morador precisará ser transferido para uma unidade de alta complexidade. A transferência, porém, defende da disponibilidade de vaga através da CROS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde).

A autoria do crime ainda é desconhecida. Até ontem, o caso não tinha sido registrado na Polícia Civil.

sábado, 4 de agosto de 2018

Em Piraju, Kassab acerta pontos de instalação da banda larga

Serviço faz parte do programa federal Internet para Todos; investimento é de R$ 3 bi

Em visita à cidade de Piraju na manhã de ontem, 3, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, divulgou a segunda e última fase do programa Internet para Todos.
A visita ocorreu no gabinete do prefeito José Maria Costa (PPS) e contou com a presença de representantes de aproximadamente 20 municípios.

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Rapidinhas do Expresso


INSCRIÇÕES - O polo do Projeto Guri em Piraju está com inscrições abertas para o segundo semestre. O interessado deve ter entre 6 e 18 anos e, no ato da matrícula, apresentar certidão de nascimento ou RG escolar (original e cópia); comprovante de matrícula escolar e/ou declaração de frequência escolar; RG do responsável (original e cópia); e comprovante de endereço. O polo oferece cursos gratuitos de contrabaixo acústico, luteria, viola erudita, violino e violoncelo. De acordo com a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o projeto não exige conhecimento prévio de música. Também não é preciso ter instrumento ou participar de teste seletivo. As inscrições ficarão abertas até o dia 24 desse mês e devem ser feitas na Rua Vicente Laino, 416, Vila Laino. Contatos: (14) 3351-1361.

VISITAO ministro da Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicações Gilberto Kassab (PSD), estará em Piraju às 10h30 desta sexta-feira, 3. A informação foi divulgada ontem pelo diretor do Departamento Administrativo, Paulo Sara. De acordo com ele, o ministro será recepcionado no gabinete do prefeito José Maria Costa (PPS). O encontro deve contar com a presença de mais de 30 prefeitos ligados ao Consórcio Intermunicipal do Alto Vale do Paranapanema (AMVAPA) e União dos Municípios da Média Sorocabana (UMMES). Segundo a administração, a pauta da visita diz respeito ao Internet para Todos, programa federal que leva internet de banda larga a regiões isoladas do país. Cerca de 3 mil municípios brasileiros, incluindo Piraju, já assinaram a adesão ao programa. Além de Kassab, o município receberá a visita de José Formoso Martínez, presidente da Embratel.


quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Por maioria de votos, Câmara arquiva denúncia contra o prefeito

Relator da CP diz que irá enviar o caso ao Ministério Público e Tribunal de Contas

A Câmara Municipal de Piraju arquivou o relatório que pedia a cassação do mandato do prefeito José Maria Costa (PPS). Realizada na segunda-feira, 30, a sessão de julgamento durou cerca de sete horas.