domingo, 31 de maio de 2015

Mais de 800 funcionários da prefeitura recebem na próxima terça-feira

Restante dos servidores estará com dinheiro disponível na conta até o dia 10 desse mês

422h00

A crise financeira que assola os municípios obrigou a prefeitura de Piraju a escalonar o pagamento dos funcionários públicos. De acordo com a administração, o salário de maio será depositado na conta de 819 servidores – incluindo 24 pensionistas – na próxima terça-feira, 2. O contingente equivale a cerca de 80% do quadro de pessoal (confira a lista de cargos abaixo).

Ainda segundo a prefeitura, o restante dos funcionários receberá até o dia 10. Os ocupantes de cargos comissionados serão os últimos a receber.

A medida adotada pelo prefeito Jair César Damato (PMDB) é resultado da queda de repasse dos governos federal e estadual. Nos primeiros cinco meses desse ano, a receita oriunda de fontes externas teve um déficit de R$ 1,5 milhão. Até o repasse do FUNDEB ficou aquém do previsto, fato que obrigou a prefeitura a realocar dinheiro do tesouro para fazer frente ao pagamento dos docentes.

Em entrevista à rádio Eduvale FM, a corregedora municipal Érica Rocha Duran foi questionada sobre o pagamento das empresas que fornecem serviços e/ou produtos à prefeitura. De acordo com ela, as obrigações do município serão cumpridas assim que houver disponibilidade de recursos. “Tenham paciência. A prefeitura não vai deixar de pagar ninguém”, diz.

FUNCIONÁRIOS QUE RECEBERÃO NA TERÇA-FEIRA

- agentes comunitários de saúde
- auxiliares de serviços gerais
- desenhista técnico
- fiscais
- inspetores de alunos
- jardineiros
- motoristas
- operários
- padeiro
- professores
- protético
- serralheiros
- serventes de merendeira
- telefonistas
- turismólogo
- tratoristas

Vítima de maus tratos, cavalo precisará passar por cirurgia no olho

Animal foi resgatado por voluntários e levado para uma área particular

411h04

A Associação Protetora dos Animais de Piraju (APRAPI) resgatou um cavalo que estava sendo vítima de maus tratos no Loteamento Doretto. Segundo informações, a entidade recebeu diversas denúncias de moradores indignados com o caso.

Segundo a APRAPI, o proprietário estava cuidado por conta própria do ferimento no olho do
animal; nem mesmo a troca da faixa usada para cobrir a lesão estava sendo feita
com regularidade (FOTO: Expresso Piraju)

O animal foi encontrado numa situação bastante crítica. Um dos olhos do cavalo estava com um ferimento profundo. Após ser avaliado por um veterinário, o equino foi levado para a uma propriedade particular da cidade.

Em contato com o proprietário do cavalo, a APRAPI recebeu informações divergentes a respeito do que teria provocado o ferimento. O morador ainda não conseguiu comprovar que o animal estava sendo assistido por algum veterinário. Segundo a associação, ele será denunciado por maus tratos.

Ainda de acordo com a entidade, o cavalo precisará passar por cirurgia. Os custos ainda estão sendo levantados, porém o valor estimado foge das condições da associação, que já enfrenta dificuldades para assumir despesas com cães e gatos abandonados. Por isso, os voluntários contam mais uma vez com a sensibilidade das pessoas.

Quem quiser ajudar pode entregar qualquer quantia em dinheiro aos voluntários da APRAPI. Mais informações podem ser obtidas no (14) 99846-2420.

sábado, 30 de maio de 2015

Inscritos em processo seletivo serão avaliados no dia 7

De acordo com edital, a prova acontecerá na Escola Estadual Cel. Nhonhô Braga

421h19

A prefeitura definiu a prova do processo seletivo nº 01/2015 destinado à contratação de funcionários para o Projeto Esporte e Lazer da Cidade (PELC). Ao todo, 24 pessoas tiveram a inscrição deferida pela comissão organizadora.

Diversas atividades fazem parte da programação do PEC; no detalhe, moradores aprendem
noções básicas de artesanato (FOTO: Prefeitura da Estância Turística de Piraju)

Segundo informações, a avaliação será realizada no dia 7 de junho, no anexo da Escola Estadual Cel. Nhonhô Braga. Os candidatos devem chegar na unidade às 8h30, munidos de caneta esferográfica (azul ou preta), lápis e borracha, além de um documento de identidade original com foto. O exame contará com 40 questões de múltipla escolha.

A escola está localizada na Rua José Lourenço Alvarez, 66, Centro. Mais informações podem ser obtidas no mural existente no paço municipal e no jornal que publica os atos oficiais do Executivo.

O processo seletivo está oferecendo vagas de coordenador de núcleo e agente social recreativo.

Decreto proíbe acesso às redes sociais durante horário de trabalho

Servidor que descumprir a medida incorrerá em falta grave, informa prefeitura

420h04

A partir de agora, os funcionários da prefeitura devem ficar atentos ao decreto que disciplina a utilização de computadores e aparelhos de telefonia móvel nas repartições públicas municipais. Assinada pelo prefeito Jair César Damato (PMDB), a medida leva em consideração a “frequente constatação” de servidores que acessam as redes sociais e sites correlatos durante o expediente.

Restrição leva em conta os sucessivos casos de uso indiscriminado da internet
(IMAGEM ILUSTRATIVA)

Segundo a administração, o funcionário que desrespeitar o decreto estará sujeito às punições previstas no estatuto municipal que rege os servidores. A prefeitura alega que o acesso à internet para fins particulares provoca “desconcentração” no funcionário.

De acordo com um dos artigos da medida, “a chefia ou o servidor que tiver conhecimento da utilização de computadores e celulares em desacordo com o decreto deverá comunicar o fato à corregedoria geral da administração para as providências cabíveis, sob pena de conivência”.

O decreto restringe não somente o acesso particular da internet por meio de aparelhos da prefeitura, mas até mesmo através daqueles que pertencem aos funcionários. 

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Estreante no MMA, Pedro Vaz finaliza luta no primeiro round

Confronto aconteceu em Macatuba; adversário foi derrota em menos de um minuto

407h16

No último domingo, 24, atletas do Centro de Treinamento Boinha (CTB), cuja sede fica em Piraju, participaram de mais uma competição de MMA. Dessa vez, a equipe competiu na segunda edição do Demolidor Fight, em Macatuba.

Pedro Vaz comemora vitória ao lado do mestre Boinha (FOTO: Demolidor Fight)

Os lutadores Claudio Berto, 21, e Pedro Vaz, 17, representaram o CTB no confronto. Claudio fez a sua sétima luta de MMA. Ele finalizou a luta com um triângulo no terceiro round. Já Pedro Vaz derrubou seu adversário aos 45 segundos do primeiro round.

De acordo com o mestre Boinha, presidente da equipe, os lutadores que integram o grupo participarão de diversas competições nas próximas semanas. Um dos desafios acontecerá no Paraná.

Satisfeito com a projeção do CTB, a começar pela fundação de unidades em vários municípios do Estado, Boinha diz que os lutadores estão ganhando espaço no mundo das artes marciais. “Graças a Deus a equipe está representando muito bem a cidade de Piraju”, diz.

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Vereador diz que praça está ocupada pelo ‘Partido Comunista do Corotinho’

Marcão da Ambulância espera resposta imediata da prefeitura para resolver o problema

400h32

Preocupado com a permanência de alcoolistas na Praça Benedito Silveira Camargo, o vereador Marcão da Ambulância (DEM) espera que o Departamento de Ação Social (DEASO) tome alguma medida para evitar que o local seja mais um ponto de aglomeração de dependentes.

Marcão da Ambulância (FOTO: Expresso Piraju)
Na sessão dessa semana da Câmara, o parlamentar concedeu entrevista à imprensa após discursar sobre o tema na tribuna da Casa. Em tom de brincadeira, Marcão disse que a praça passou a sediar o “Partido Comunista do Corotinho”, trocadilho com a sigla de uma facção criminosa que atua nos presídios de São Paulo.

“Eu acho que a Ação Social vai tirar essas pessoas de lá. Não pode deixar agrupar muito”, diz. Segundo ele, a presença dos dependentes tem proporcionado transtornos às famílias que residem no entorno da praça, a começar pelos pedidos de esmola que são feitos diretamente nas residências e em horários inapropriados.

Marcão também está apreensivo com os dependentes que não residem em Piraju. De acordo com ele, os órgãos competentes devem tomar as medidas necessárias antes que os alcoolistas passem a integrar os grupos que já são acompanhados pela prefeitura. 

Moradores do Bairro Enseada exigem conclusão de serviço iniciado em 2013

Falta de água tratada é o problema mais sério enfrentado pelas famílias

408h24

Cerca de vinte moradores do Bairro Enseada participaram de uma reunião no gabinete do prefeito Jair César Damato (PMDB). O encontro teve como objetivo discutir a falta de saneamento básico que aflige o bairro há 30 anos. Em meio a diversos problemas apresentados, a falta de água tratada é o item que mais preocupa os cidadãos.

Jair Damato durante reunião com os moradores (FOTO: Expresso Piraju)

Em 2013, a Sabesp realizou a perfuração de um poço artesiano no local. A obra foi recebida com muito entusiasmo pelos moradores. Contudo, o serviço não foi concluído. A concessionária alega que, no momento, não dispõe de recursos por conta da crise hídrica que afeta a região metropolitana de São Paulo.

A situação obrigou alguns moradores a adquirir cisternas. Outros, porém, ainda dependem da água captada do Rio Paranapanema.

Durante a reunião, Damato entrou em contato com o superintendente da Sabesp de Itapetininga, Ivan Sobral. O responsável disse que a conclusão do serviço está estimada em R$ 700 mil, e que há mais de 40 obras paradas em outros municípios da área atendida pela superintendência. A pedido do prefeito, Sobral deverá visitar o bairro na semana que vem.

JUSTIÇA

O caso do Bairro Enseada integra a denúncia protocolada pela Câmara Municipal em janeiro desse ano no Ministério Público (leia mais). No entendimento dos vereadores, a Sabesp vem demonstrando “total desinteresse em investir no município de Piraju”. Até o momento, o MP não se manifestou a respeito da denúncia, segundo informações do presidente da Casa, Carlinhos Pneus (PT).

terça-feira, 26 de maio de 2015

Prefeito afirma que Parque do Dourado abrigará animais da Vila Tibiriçá

Damato diz que abrigo localizado na Av. Dr. Simão está numa condição ‘insuportável’

420h40

O prefeito Jair César Damato (PMDB) afirmou num programa de rádio que os cães e gatos que estão abrigados na Av. Dr. Simão, Vila Tibiriçá, serão transferidos para o Parque Municipal do Dourado. As declarações foram feitas após uma moradora questionar os trabalhos da administração, a começar pela atenção dada aos animais abandonados.

Em janeiro desse ano, membros da APRAPI e diretores da prefeitura estiveram no parque
para avaliar as condições do local (FOTO: Expresso Piraju)

Em resposta, Damato disse que “a situação da Vila Tibiriçá é insuportável”. Além de admitir que o local não é salubre, o prefeito falou que qualquer incentivo à adoção dos animais do abrigo esbarra na falta de estrutura para recepcionar as pessoas.

De acordo com ele, o parque oferece todas as condições para atender os animais. Entretanto, a mudança depende da anuência do conselho gestor da unidade. Segundo informações, a maioria dos membros do conselho já teria concordado com a proposta, com a condição de que a permanência dos cães e gatos seja provisória.

Na entrevista, Damato demonstrou convicção ao falar sobre a transferência. Ao ser questionado por uma moradora que não acredita na possibilidade de o parque ser cedido para esse fim, o prefeito respondeu: “Eu tenho certeza que vai dar certo. Nós vamos trabalhar pra que isso aconteça”.

Conforme estabelecido em reunião entre a administração e membros da Associação Protetora dos Animais de Piraju (APRAPI), o parque precisará passar por adequação antes de receber os cães e gatos.

COMPROMISSO

Ainda na mesma reunião, a prefeitura garantiu que reservará um recurso específico para fazer frente à construção do canil e gatil. Numa estimativa preliminar, a obra demandaria R$ 200 mil. Segundo Damato, a destinação do recurso fará parte do orçamento do ano que vem.

Detalhe de um dos espaços usados pelos animais abrigados na Vila Tibiriçá; prefeito admite
que o imóvel não propicia uma vida digna aos cachorros e gatos (FOTO: Expresso Piraju)

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Gastos com pessoal impedem realização de concurso, explica Antonio Rufato

Índice de gasto com pessoal está próximo do limite previsto em lei

408h08

A prefeitura de Piraju decidiu suspender o concurso público nº 01/2015, destinado à contratação de jardineiro, técnico de enfermagem, fiscal de rendas e tributos e médico veterinário. O edital resumido do concurso chegou a ser divulgado no site da empresa Exitus Concursos. De acordo com a publicação, as inscrições estariam abertas a partir de ontem, 24.

Antonio Rufato, diretor do DEAD (FOTO: Expresso Piraju)
Procurado para comentar o assunto, o diretor do Departamento Administrativo (DEAD), Antonio Rufato, informa que as contas da prefeitura não permitem que o concurso seja realizado nesse momento. “Os municípios podem aplicar até 54% da sua receita com pessoal. Em função da redução de repasses, esse índice se eleva. Esse é o nosso caso”, diz. Atualmente, a prefeitura gasta 53,9% do orçamento com a folha de pagamento.

Ainda de acordo com ele, a reabertura do concurso será feita tão logo a prefeitura consiga reduzir o comprometimento com pessoal. A expectativa é de que isso aconteça daqui a quatro meses. “Nós não estamos fazendo nenhuma reposição de funcionários”, conta. A administração não descarta fazer cortes nos cargos comissionados. 

domingo, 24 de maio de 2015

Garçom ameaça atear fogo na própria residência

Ele foi preso por violência doméstica; vítima é esposa do acusado

421h52

A Polícia Militar registrou uma violência doméstica na Vila São José. O caso aconteceu na noite de ontem, 23. De acordo com informações, um garçom de 23 anos é acusado de agredir a própria esposa. A violência aconteceu após uma briga entre o casal.

Em depoimento prestado à polícia, a vítima disse que o marido cogitou atear fogo na residência. Segundo ela, o companheiro fez uso de uma garrafa com combustível para fazer as ameaças. A mulher ainda informou que foi ameaçada de morte pelo esposo.

O garçom foi encontrado pela polícia nas imediações de um bar. Com ele, os militares encontraram um canivete. O morador confirmou que brigou com a esposa, mas negou que tivesse ameaçado queimar o imóvel. Não consta no boletim de ocorrência se algum tipo de combustível foi localizado com o homem.

Como não pagou a fiança de cinco salários mínimos arbitrada pela Polícia Civil, o garçom foi levado para a cadeia pública de Sarutaiá. 

Rapaz é flagrado com maconha e crack no Jardim Europa

Ele aguarda decisão judicial na cadeia pública de Sarutaiá

420h38

Um ajudante geral de 21 anos, residente no Jardim Jurumirim, foi preso por tráfico de drogas no início da tarde de ontem, 23. O caso aconteceu na Rua Antonio Gomes de Almeida, Jardim Europa.

FOTO: Polícia Militar do Estado de São Paulo
Segundo a Polícia Militar, o acusado foi surpreendido com nove porções de maconha e seis de crack. Todas as drogas estavam embaladas para venda. Além do entorpecente, a polícia apreendeu R$ 32,00, um celular e um relógio.

Após ser apresentado no plantão policial, o ajudante foi levado para a cadeia pública de Sarutaiá. 

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Associação procura a polícia para denunciar moradora por maus tratos

Entidade alega que proprietária descumpriu acordo firmado após animal receber alta

418h20

A Associação Protetora dos Animais de Piraju (APRAPI) procurou a Polícia Civil nesta sexta-feira, 22, para denunciar um caso de maus tratos. Segundo a entidade, uma moradora deixou de prestar os cuidados a uma cadela que foi atropelada há cerca de quatro meses.

O animal passou por uma cirurgia delicada em Ourinhos. Em função da gravidade do acidente, uma das patas da cadela precisou receber uma placa especial. Após receber alta, a cachorra voltou à residência, com a condição de que a dona respeitasse o termo de responsabilidade redigido pela APRAPI, bem com as orientações do veterinário que atendeu o animal.

Quatro dias depois da entrega, a associação visitou a casa. Na oportunidade, a cadela foi encontrada numa situação preocupante. De acordo com a entidade, o animal estava mancando (provavelmente por ter tido contato com uma superfície acidentada) e exposto num ambiente que poderia comprometer o pós-operatório.

No mesmo dia, a associação encaminhou a cadela para uma nova avaliação veterinária. Até o momento, o animal continua sendo assistido por um profissional. Vale destacar que, mesmo não tendo verba para esse tipo de situação, a entidade assumiu todas as despesas do atendimento.

Em paralelo, a APRAPI decidiu, após consenso entre seus membros, que o caso deveria ensejar uma denúncia na Polícia Civil. Na semana que vem, o boletim de ocorrência será apresentado ao delegado Alberto Bueno Correa, que já demonstrou interesse em resolver o caso de forma a garantir uma vida digna ao animal.

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Em junho, público poderá conferir teatro de sombras no Cinemax

Atração será apresentada no Cinemax; população terá acesso gratuito

408h39

A próxima atração do Circuito Cultural Paulista em Piraju acontecerá no dia 20 de junho, a partir das 20h. De acordo com a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o espetáculo será apresentado no Cinemax, localizado na Rua Washington Osório de Oliveira, 640, Centro.

FOTO: Cia Lumiato

Na oportunidade, a Cia Lumiato encenará a peça “Iara – O Encanto das Águas”. Segundo o site do programa paulista, a atração conta a história de um índio que sonha com uma mulher sobrenatural. “Ao acordar, procura o sábio Pajé para tentar entender quais são os mistérios dessa mulher, descobrindo assim a história de Iara. No encantamento da sereia brasileira, o protagonista mergulha com ela nas profundezas do seu próprio destino.” Ainda de acordo com a página, a peça procura sensibilizar o público infanto-juvenil sobre a sabedoria popular.

Com duração de 40 minutos, a atração possui classificação livre. O público deverá comparecer no Cinemax com meia-hora de antecedência para retirar os ingressos. Mais informações podem ser obtidas no (14) 3351-3622.

HISTÓRIA

Criada em 2008, em Buenos Aires, Argentina, a Cia Lumiato é o primeiro grupo a pesquisar, produzir e difundir o teatro de sombras na região Centro-Oeste do Brasil. Os fundadores – Thiago Bresani e Soledad Garcia – possuem formação como bonequeiros pela Universidade de San Martin. O objetivo da companhia é o fomento da pesquisa do teatro de sombras contemporâneo no País.

Processo seletivo oferece vagas de coordenador e agente social

Marcada para o dia 7 de junho, a avaliação terá 40 questões de múltipla escolha

407h59

A prefeitura de Piraju abriu processo seletivo simplificado para contratação de coordenador de núcleo e agente social recreativo. Os admitidos farão parte do Projeto Esporte e Lazer da Cidade (PELC). Ao todo, a administração está oferecendo uma vaga para cada função.

De acordo com o edital, o período de inscrição ficará aberto até às 16h do dia 28 desse mês. O interessado deve procurar o setor de recursos humanos da prefeitura, localizado na Praça Ataliba Leonel, 173, Centro. A inscrição é gratuita.

Para concorrer ao cargo de coordenador, a pessoa precisa possuir curso de Educação Física (licenciatura plena, licenciatura ou bacharelado) e registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF). O salário oferecido é de R$ 1.300,00 para uma jornada de 40 horas semanais.

Já para a função de agente social recreativo, o interessado precisa possuir ensino médio completo e experiência comprovada em atividades de arte, teatro e dança. O salário é de R$ 600,00 para uma jornada de 20 horas por semana.

As provas estão marcadas para o dia 7 de junho, em local e horário a serem divulgados pela administração. Ainda segundo o edital, a avaliação contará com 40 questões de múltipla escolha. Mais informações podem ser obtidas no site da prefeitura (clique aqui).

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Execução de programa federal deve ficar para o segundo semestre, informa prefeito

Interessados em adquirir as moradias já procuraram a prefeitura; número de inscritos superou o de casas oferecidas

419h38

A construção das 650 moradias do programa federal Minha Casa, Minha Vida ainda não conta com anuência do Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais do Estado de São Paulo (GRAPROHAB). Segundo o prefeito Jair César Damato, o parecer do órgão depende de algumas regularizações, como a que garantirá oferta de água e esgoto ao conjunto.

Jair César Damato (FOTO: Expresso Piraju)
Ainda de acordo com Damato, a previsão é de que a obra saia do papel no segundo semestre desse ano. No ano passado, a prefeitura realizou o levantamento das famílias interessadas em participar do programa. O número de inscritos superou a demanda, fato que deve motivar a construção de um novo lote de casas.

Financiadas pela Caixa Econômica Federal, as moradias destinam-se a famílias com renda a partir de dois salários mínimos. O conjunto será construído numa área localizada às margens da Rodovia Geraldo Martins de Souza, nas imediações da Vila Tibiriçá.

terça-feira, 19 de maio de 2015

CRAS Tibiriçá passa a funcionar no Conjunto Sergio Garcia

Coordenadora diz que novo endereço oferecerá mais comodidade à população

423h40

A prefeitura de Piraju inaugurou na manhã desta terça-feira, 19, a nova sede do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da Vila Tibiriçá e bairros adjacentes. Depois de cinco anos funcionando no Jardim das Figueiras, a unidade foi transferida para o Conjunto Sergio Garcia.

A diretora do Departamento de Ação Social (DEASO),
Erinete Dognani, e o prefeito Jair César Damato
participaram do evento (FOTO: Expresso Piraju)
De acordo com a coordenadora do CRAS, Alexandra Rodrigues de Oliveira, as novas instalações propiciarão mais conforto ao público. “Nós vamos passar a atender as pessoas com mais eficácia”, diz. Segundo ela, o prédio está localizado numa área com pouca incidência de barulho, fato que deve melhorar as ações que são promovidas dentro da unidade.

Além de efetuar o cadastro de famílias carentes em programas assistenciais, o CRAS promove cursos e palestras. A unidade fornece ainda hortifrutigranjeiros destinados a pessoas com problemas de saúde. Atualmente, o espaço conta com inscrições abertas para os cursos de pintura, manicure e crochê.

Segundo a prefeitura, o prédio do Jardim das Figueiras será usado para abrigar a extensão do PSF Tibiriçá, que até então atende os pacientes numa sala da igreja do Perpétuo Socorro. A previsão é de que o local passe a receber os moradores a partir da semana que vem.

Tiozzo confirma interesse em disputar a cadeira de prefeito

Experiência como presidente de bairro fez com que o morador aceitasse o desafio

418h17

O autônomo Ricardo Carlos Tiozzo, 35, procurou a rádio Eduvale FM para anunciar sua pré-candidatura a prefeito de Piraju pelo Partido Republicado Brasileiro (PRB).

Ricardo Carlos Tiozzo (FOTO: Expresso Piraju)
Conhecido na cidade por ter atuado à frente da Associação de Amigos de Bairro do Conjunto José Ribeiro e Adjacências, Tiozzo demonstrou entusiasmo com a ideia de participar do pleito de 2016. “Como presidente da associação, eu via a grande dificuldade da gente ser atendido. Isso me motivou a disputar o cargo”, diz.

Ricardo admite que a caminhada rumo às eleições do ano que vem não será nada fácil, uma vez que há nomes fortes e influentes desejando ocupar a cadeira de prefeito. O prefeito Jair César Damato (PMDB), por exemplo, já confirmou sua pré-candidatura à reeleição. Recentemente, o ex-vice-prefeito José Maria da Costa (sem partido) também anunciou que pretende participar da corrida.

“Eu sei que a dificuldade é grande, mas eu acredito em Deus, na população e nas pessoas que estarão comigo nessa empreitada,” revela. Em breve, Ricardo dará início a uma série de encontros com os eleitores – a começar pelos funcionários da prefeitura – para expor seus projetos e ouvir as reivindicações da sociedade.

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Futura ‘unidade de transição’ de presos ficará pronta em julho

Delegado Jorge Cardoso de Oliveira informa que a obra está na fase de acabamento

417h29

A reinauguração da cadeia pública de Piraju foi transferida para julho. Agendado para ocorrer nesta segunda-feira, 18, conforme cronograma divulgado pela Delegacia Seccional de Avaré, o evento precisou ser prorrogado a pedido da empresa que foi contratada para realizar a obra. 

Segundo a Polícia Civil, a reativação da carceragem fará com que as cadeias
de Sarutaiá e Tejupá sejam desativadas (FOTO: Expresso Piraju)

Clique no player e confira a matéria completa

domingo, 17 de maio de 2015

Morador do José Maria Arbex é preso depois de agredir a própria esposa

Acusado pela violência foi levado para Sarutaiá porque não pagou fiança de um salário

422h56

Um homem de 29 anos foi preso por violência doméstica na Rua Conrado Belmiro Blanco, Conjunto José Maria Arbex. O caso aconteceu na noite da última sexta-feira, 15. Segundo informações relatadas pela Polícia Militar, a vítima é esposa do acusado. A violência ocorreu após uma discussão.

Em depoimento, a mulher disse que o marido é usuário de drogas, e que no dia do desentendimento o companheiro exigiu dinheiro para comprar entorpecente. As agressões foram comprovadas através de exame de corpo de delito.

O caso foi apresentado à Polícia Civil, que arbitrou fiança de um salário mínimo para liberar o acusado. Como não pagou o valor determinado pela autoridade policial, o homem foi encaminhado para a cadeia pública de Sarutaiá.

OUTROS REGISTROS

Além dessa ocorrência, a polícia registrou um porte de entorpecente na Rua 15 de Novembro, Bairro Alto; uma desinteligência na Rodovia Raposo Tavares, zona rural; e um acidente de trânsito na Rua Major Mariano, Centro.

sábado, 16 de maio de 2015

Professores grevistas aproveitam visita do governador para exigir melhorias

Alckmin diz que o governo precisará ‘suar a camisa’ para reajustar o salário dos docentes

423h47

Em visita à região, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) foi mais uma vez pressionado por professores grevistas ligados à subsede da APEOESP (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) de Piraju. Segundo informações, os protestos – todos pacíficos – aconteceram nas cidades de Taguaí e Tejupá.

No detalhe, protesto ocorrido na cidade de Tejupá
(FOTO: Adilson Carlos Lima)
Munidos de cartazes, os docentes reforçaram a pauta de reivindicações, que inclui, entre outras coisas, majoração salarial de 75,33%. Em Taguaí, Alckmin reconheceu que a classe merece um vencimento maior. “Vai ter reajuste, vamos suar a camisa e fazer o máximo que pudermos porque os professores merecem”, afirma.

Na última quarta-feira, 13, a Secretaria de Estado da Educação encaminhou ofício à direção da APEOESP com cinco propostas ao magistério paulista. O sindicato demonstrou insatisfação com o ofício, alegando que a resposta do governo ficou “aquém” das reivindicações.

Os grevistas decidiram manter a paralisação. Uma nova assembleia está marcada para ocorrer na capital. O encontro acontecerá na próxima sexta-feira, 22, no MASP.

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Jovens ainda podem se inscrever para participar de capacitação gratuita

Realizado em parceria com a AMVAPA, evento terá outras etapas ao longo do ano

A Fundação Konrad Adenauer (FKA), sediada na Alemanha, realizará uma série de encontros ao longo desse ano. O primeiro deles acontecerá no dia 23 desse mês, no Hotel Farol do Lago, em Piraju. Pautado no tema juventude, cidadania e comunidade municipal, o evento terá sete horas de duração.

Segundo informações, os encontros serão promovidos pela Escola Konrad Adenauer de Jovens Líderes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por jovens de 15 a 24 anos que moram, trabalham ou estudam nos municípios integrantes da AMVAPA (Consórcio Intermunicipal do Alto Vale do Paranapanema).

“Os participantes são convidados a integrar um programa onde vão aprender mais sobre política, vida comunitária e sobre o papel da juventude no cotidiano de suas próprias cidades. São jovens que vão ouvir, falar, ensinar e aprender a elaborar projetos, construindo novas maneiras de participar da política e dos processos de cidadania de sua própria região”, informa a FKA.

Ao todo, os encontros terão 35 horas de duração. Ainda de acordo com a fundação, os participantes receberão certificado apenas se participarem de todos os eventos. Segundo a programação da escola, as próximas capacitações acontecerão em julho, agosto, setembro e dezembro. Mais informações podem ser obtidas no e-mail eder@oficinamunicipal.org.br ou no telefone (11) 3032-4330.

Confira abaixo a programação do encontro que será realizado em Piraju

8h às 8h30
– welcome coffee e recepção dos participantes

8h30 às 8h45
– abertura
– oficina municipal
– AMVAPA

8h45 às 10h
– palestra com a professora Maria Stela Graciani, da PUC-SP. Tema: "O perfil da juventude brasileira e seus desafios”

10h às 10h30
– diálogo com a palestrante

10h30 às 10h45
– coffee break

10h45 às 12h
– palestra com a professora, mestre em Sociologia e jornalista Patrícia Lânes Araújo de Souza. Tema: “Participação da juventude em políticas públicas: caminhos possíveis”

12h às 12h30
– diálogo com a palestrante

12h30 às 13h30
– almoço

13h30 às 14h30
– palestra com o doutor em administração e mestre em administração pública José Mário Brasiliense Carneiro. Tema: “O município e a vida em comunidade”

14h30 às 15h30
– oficina

15h30 às 15h45
– coffee break

15h45 às 17h
– apresentação dos grupos e orientação para “lição de casa” 

Campanha do Agasalho desse ano mobilizará 200 voluntários

Reunião marcada para o mês que vem deve organizar a logística do evento

408h11

O Fundo Social de Solidariedade de Piraju definiu a data da Campanha do Agasalho 2015. Segundo informações da prefeitura, a coleta acontecerá no dia 13 de junho. A saída está prevista para ocorrer às 8h, na sede do Fundo Social, localizada na Rua São Vicente de Paula, 277, Centro.

Voluntários durante a campanha realizada em 2014
(FOTO: Expresso Piraju)
Na última terça-feira, 12, a primeira-dama do município e presidente da repartição, Sabrina Damato, reuniu representantes de diversas entidades para discutir o mutirão, que deverá contar com 200 participantes. A logística da coleta pautará uma nova reunião, agendada para o início do mês que vem.

Em 2014, o trabalho resultou na arrecadação de 150 mil peças. As doações foram encaminhadas para o galpão multiuso do Centro de Exposições Pref. Cláudio Dardes (FECAPI) antes de serem distribuídas em oito pontos estratégicos espalhados pela cidade.

Segundo Sabrina, a campanha desse ano ainda contará com a entrega de cobertores, os quais serão confeccionados pelo Fundo Social.

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Bandidos de Sorocaba pretendiam furtar empresas de Piraju e região

No celular de um deles, a polícia encontrou a foto de uma empresa que possivelmente seria invadida

414h17

Quatro moradores de Sorocaba foram presos pela Polícia Militar na última segunda-feira, 11. Segundo informações, os indivíduos pretendiam furtar empresas da região. A ação rápida da polícia conseguiu evitar a prática dos crimes.

Policiais vistoriam veículo do traficante preso na Rodovia Raposo Tavares
(FOTO: Polícia Militar do Estado de São Paulo)

A primeira prisão aconteceu após a polícia perseguir um automóvel que fugiu em alta velocidade ao ser visto na Rua Washington Osório de Oliveira, Centro. O condutor, um homem de 33 anos, seguiu sentido Manduri, onde conseguiu despistar os militares. O sargento José Maurício Jeffery, que estava de folga no dia, fez uso do seu carro particular para perseguir o criminoso. Cerca de duras horas depois, o traficante foi cercado por duas viaturas na Rodovia Raposo Tavares, no trevo de acesso à rotatória João de Moraes.

No carro dele, a PM encontrou 18 porções de maconha. Além da droga, o motorista portava uma serra, um mapa rodoviário e um aparelho celular. De acordo com informações, o mapa estava com um mapa no município de Piraju. Já no celular, a polícia encontrou a foto da fachada de uma empresa localizada na Rua Carlos de Campos, Centro.

Porções de maconha foram encontradas no carro
apreendido em Piraju (FOTO: PMESP)
O morador foi preso em flagrante por tráfico de drogas. Ele aguarda decisão judicial na cadeia de Sarutaiá. O veículo dele foi apreendido.

O restante das prisões aconteceu em Bernardino de Campos. De acordo com a polícia, os três homens estavam foragidos da Justiça. Com eles, a PM encontrou inúmeros objetos, como furadeira, alicate e chaves de fenda.

Segundo informações, o trio já estava na cidade de Piraju com o objetivo de furtar o comércio, porém, com a notícia de que o primeiro membro do grupo estava sendo perseguido pela polícia, os criminosos teriam acionado uma mulher de Sorocaba para levá-los até Bernardino de Campos, onde acabaram sendo surpreendidos pela polícia.

A PM descobriu que os três estavam sendo procurados pela Justiça. Dois deles possuem passagem por homicídio, furto e tráfico de drogas. Eles foram levados para a cadeia de São Pedro do Turvo. A mulher foi liberada. Ainda segundo a polícia, dois veículos foram apreendidos em Bernardino. 

Inúmeros objetos foram encontrados pela polícia em Bernardino de Campos (FOTO: PMESP)

Damato aproveita visita de secretário para fazer cobrança

Representante do governo paulista diz que pedido do prefeito receberá atenção especial

407h34

O secretário de Estado do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), José Luiz Ribeiro, visitou a cidade de Piraju na última terça-feira, 12. Na oportunidade, ele participou do aniversário de dois anos do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e dos dez anos do Banco do Povo Paulista.

Ribeiro durante conversa com Damato; prefeito espera que secretário tenha "sensibilidade"
para viabilizar benfeitorias ao município (FOTO: Expresso Piraju)

Além de representantes da prefeitura e da Câmara, o evento contou com a presença do coordenador de operações e da diretora regional da SERT de Botucatu, Helder Bovo e Sônia Nunes, respectivamente.

Após a solenidade, Ribeiro concedeu entrevista à imprensa local. “É com alegria que nós estamos aqui. O prefeito e os vereadores têm nos apoiado para que o PAT continue gerando políticas de emprego e renda pra toda a região. Deixo a secretária à disposição para novos projetos”, diz. O secretário fez questão de destacar os mais de R$ 4 milhões oferecidos pelo Banco do Povo ao longo dos últimos anos.

Durante o evento, o prefeito Jair César Damato (PMDB) foi enfático ao cobrar do governo paulista a oferta de bolsas da Frente de Trabalho, programa que qualifica e remunera pessoas desempregadas por um período de até nove meses (confira o vídeo). “Nós estamos realmente no Estado mais rico da União, mas a nossa região é pobre, é uma região que precisa mais. Então, as frentes de trabalho são muito bem vindas. Gostaria de contar com a sensibilidade do secretário nesse momento”, diz.


Em resposta, o secretário reconheceu a importância da cobrança e garantiu que, a partir do segundo semestre, a pasta abrirá novas frentes em todo o território paulista. “A gente vai olhar com muito carinho esse pedido do prefeito”, afirma.

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Voluntários encontram égua maltratada em área da Sabesp

Flagrante aconteceu após denúncia encaminhada à entidade

418h08

Uma denúncia anônima levou a Associação Protetora dos Animais de Piraju (APRAPI) até a lagoa de tratamento de esgoto da Sabesp.  Segundo informações, a entidade recebeu a informação de que uma égua estava abandonada e com vários ferimentos pelo corpo.

FOTO: Expresso Piraju
Em visita ao local, a associação constatou a procedência da denúncia. De acordo com a APRAPI, o animal ainda estava magro e exalando mau cheiro em decorrência das feridas.

Após registrar a denúncia, a entidade entrou em contato com alguns moradores para levantar informações sobre o proprietário da égua. A associação foi orientada a procurar uma residência no Bairro Eldorado, onde localizou o irmão do proprietário. Ele ficou surpreso com a denúncia, alegando que desconhecia o caso.

No dia seguinte, o morador encaminhou a égua para uma propriedade da família. Segundo ele, o animal está sendo bem cuidado. A APRAPI continuará acompanhando o caso. Se os maus tratos persistirem, a entidade oferecerá denúncia aos órgãos competentes.

No detalhe, ferimento encontrado numa das orelhas do animal (FOTO: EP)

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Traficante é surpreendido com maconha próximo à unidade de ensino

Ele foi flagrado com várias porções do entorpecente; criminoso está em Sarutaiá

419h02

Um jovem de 19 anos, egresso da Fundação Casa, foi preso por tráfico de droga na tarde desta segunda-feira, 11, na Rua dos Padeiros, Conjunto José Ribeiro. Com ele, a Polícia Militar encontrou 21 porções de maconha e R$ 20,00 em dinheiro. O entorpecente estava escondido na roupa do jovem.

FOTO: Polícia Militar do Estado de São Paulo
A abordagem ocorreu durante patrulhamento da polícia pelo bairro. Os militares desconfiaram de quatro indivíduos e, por conta disso, promoveram a abordagem.

Após prestar depoimento na delegacia, jovem foi encaminhado para a cadeia pública de Sarutaiá.  Se for condenado, a pena pode ser agravada pelo fato de o indiciado ter sido flagrado vendendo droga nas imediações de uma unidade escolar.

domingo, 10 de maio de 2015

Comissão indefere seis inscrições de candidatos a conselheiro tutelar

Organizadores do processo seletivo publicam alterações em três itens do edital anterior

415h44

Clique no player e confira a matéria completa

sábado, 9 de maio de 2015

Bombeiros usam desencarcerador para socorrer adolescente

Menor ficou com a perna presa num bueiro; ele apresentou escoreações leves

420h42

Momento em que bombeiro utiliza o equipamento para alargar as barras de ferro do bueiro
(FOTO: Tatiane Alves Barbosa)

Um adolescente de 15 anos sofreu um acidente na Av. Dr. Domingos Teodoro Gallo, Centro. O caso aconteceu no final da manhã deste sábado, 9. Segundo informações, o jovem escorregou enquanto caminhava pela calçada. Ao cair, ele ficou com uma perna presa na grade de um bueiro.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para socorrer o adolescente. O resgate só possível com a ajuda de um desencarcerador, uma espécie de alicate de alta pressão usado para cortar ferragens. Depois de alguns minutos, o jovem foi encaminhado ao pronto-socorro. De acordo com os bombeiros, o jovem alegou dores no joelho e no tornozelo.

A ocorrência chamou a atenção de inúmeros curiosos que estavam fazendo compras na região comercial da cidade. A Polícia Militar foi acionada para evitar que o trânsito de veículos ficasse comprometido.