domingo, 31 de outubro de 2021

Campanha oferece atendimento a mais de 50 mulheres

Munícipes fizeram mamografia, Papanicolau e avaliação odontológica

DIEGO DOS REIS

As ações alusivas ao Outubro Rosa, campanha dedicada à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer do colo do útero, proporcionaram momentos especiais às mulheres que procuraram o Centro de Especialidades Médicas de Piraju.

FOTO: Arquivo pessoal

Na última sexta-feira, 29, a campanha foi encerrada com 53 atendimentos prestados no local. Ao longo do mês, as munícipes fizeram mamografia e Papanicolau, além de avaliação odontológica para prevenção do câncer bucal.

O Centro de Especialidades Odontológicas promoveu uma série de exames clínicos. Os profissionais constataram que a maior parte das pacientes apresentava necessidade de tratamento. Todos os casos foram agendados pela equipe.

Segundo os organizadores, o evento de encerramento contou com entrega de kit de escovação, sorteio de brindes e palestras.

Prefeitura não confirma presença da variante Delta em Piraju

Administração cita dados da GVE para dizer que notícia divulgada é improcedente

DIEGO DOS REIS

O Departamento de Saúde emitiu hoje, 31, um comunicado após a divulgação de que Piraju possui um caso da variante Delta. Segundo a pasta, a informação não é oficial e não consta na última relação de municípios do Grupo de Vigilância Epidemiológica de Botucatu que registraram as mutações da doença.

Imagem ilustrativa

Segundo o departamento, a relação foi enviada por e-mail ao município no dia 23 do mês passado. Os dados abrangem o período de 16 de setembro a 5 de outubro.

Por fim, a prefeitura informa que está “apurando o fato para melhores esclarecimentos”. A nota da administração foi publicada às 10h05 deste domingo.

Ontem, o site Itaponews divulgou a notícia de que Piraju possui um caso da variante. A informação está inserida como complemento de uma postagem sobre os registros da mutação em Itaporanga. Apesar da nota do Departamento de Saúde, a notícia ainda aparece no site.

A informação chegou a ser compartilhada por um assessor da prefeitura de Piraju. Marcos Fernandes publicou a notícia no seu perfil pessoal no Facebook. Ele apagou a postagem.

sábado, 30 de outubro de 2021

Extravio dos materiais recicláveis motiva mudança na coleta seletiva

Situação vem afetando o rendimento de famílias que dependem da venda dos produtos

DIEGO DOS REIS

A partir do dia 16 de novembro, a coleta dos materiais recicláveis será feita a partir das 7h em Piraju. A mudança visa reduzir o impacto provocado pela ação de atravessadores.

Galpão da cooperativa; espaço fica no distrito industrial
FOTO: Diego dos Reis/AEP

Até então, o serviço é feito no período da tarde. Às terças, quintas e sextas, a coleta é realizada pela cooperativa. Nos demais dias, a responsabilidade pela coleta é da Associação Planeta Vivo.

Com a antecipação do serviço, os catadores esperam dificultar o extravio dos recicláveis. De acordo com eles, os atravessadores estão prejudicando o andamento do programa da coleta seletiva e, sobretudo, o rendimento das famílias que dependem da venda dos materiais.

Em abril do ano passado, a cooperativa e a associação assumiram o programa de forma integral. Antes, a prefeitura recolhia os materiais e cedia as embalagens aos munícipes.

Adolescente está desaparecida em Taguaí

Ela disse que estava sendo perseguida por um indivíduo armado

DIEGO DOS REIS

A estudante Emili Gabrielly Cristiano, 16, está desaparecida desde o início da madrugada deste sábado, 30, em Taguaí. Ela foi vista pela última vez em um bar localizado na região central da cidade.

Segundo o irmão, Emili estava usando as roupas da foto quando desapareceu
FOTO: Arquivo pessoal

De acordo com o irmão dela, Nelson Cristiano Filho, a jovem estava acompanhada de amigos quando disse que precisava ir embora. Ela deixou o local sozinha e a pé.

Na sequência, a estudante entrou em contato via telefone com o irmão e com uma amiga informando que estava sendo perseguida por um desconhecido. Segundo ela, o homem portava uma faca.

Ainda segundo o irmão da jovem, Emili estava correndo e chorando quando fez as ligações. Desde então, o celular dela está indisponível.

A Polícia Militar foi acionada e continua atrás de pistas que possam levar ao paradeiro da estudante. Qualquer informação deve ser encaminhada ao 190 ou à família através do telefone (14) 98184-4161.

Emili reside na Rua Gabriel Pedro Gabriel, Bairro Meneguel, próximo ao recinto de festas de Taguaí.

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Família assume trailer de lanche para custear despesas

Pedidos podem ser feitos a partir das 19h; cardápio é variado

DIEGO DOS REIS

Os pais da bebê que ficou sequelada após cair em um balde com água em Piraju conseguiram um trailer de lanche para pagar as despesas da criança. As vendas estão sendo realizadas em frente à casa da família.

FOTO: Diego dos Reis/AEP

De acordo com o pai da pequena Ana Clara Silveira Andrade, os custos para manter a bebê giram em torno de R$ 1,7 mil por mês. Somente com fisioterapia, os gastos são de R$ 800,00. “Nós acreditamos que vamos conseguir tirar um extra por fora para manter a criança”, diz Paulo Roberto Ramos Andrade.

Batizado de “O Senhor é Nossa Luz”, o trailer está posicionado na Rua José Antonio Cerqueira, 131, Vila Laino. A mãe da criança é a responsável pelo preparo dos alimentos. Já o pai realiza as entregas. Essa é a primeira que o casal realiza esse tipo de trabalho.

As vendas ocorrem a partir das 19h. O cardápio conta com lanche, pastel, porção, pizza, refrigerante e cerveja. Os pedidos podem ser feitos pelo telefone (14) 99772-5835.

Ana Clara se acidentou no dia 29 de junho. Ela estava na residência da babá quando caiu em um balde com água. A bebê passou por atendimento médico no município e depois foi transferida em estado grave para Botucatu.

Ela enfrentou duas cirurgias. Apesar dos esforços médicos, a menor perdeu os movimentos em razão da falta de oxigênio gerada pelo acidente. Ela faz uso de traqueostomia e gastrostomia.

Conforme divulgado, a família decidiu recentemente procurar a Polícia Civil para registrar boletim de ocorrência. Os pais de Ana Clara querem saber se houve negligência antes da entrada da criança no pronto-socorro de Piraju.

quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Homem morre após cair do telhado no Jardim Jurumirim

Vítima estava pegando alguns brinquedos quando sofreu a queda

DIEGO DOS REIS

O Corpo de Bombeiros registrou hoje, 28, um acidente com vítima fatal na Rua José Barone, Jardim Jurumirim. Segundo o Corpo de Bombeiros, um homem de 39 anos morreu após cair do telhado.

FOTO: Diego dos Reis/AEP

De acordo com a corporação, a irmã da vítima informou que o homem subiu no telhado de sua casa para pegar alguns brinquedos. Por motivos ainda desconhecidos, o morador caiu do telhado. Ele foi encontrado pelos bombeiros no quintal da residência.

A perícia foi acionada e a Polícia Militar está preservando o local. O homem morava ao lado da residência da irmã.

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

EGP finaliza obras no canal de adução antes da piracema

Intervenção faz parte do projeto de ampliação do vertedouro da usina

DIEGO DOS REIS

A Enel Green Power realizou hoje, 27, o enchimento do canal de adução da Usina Hidrelétrica Paranapanema em Piraju. A estrutura precisou ser esvaziada para permitir o tratamento dos cavaletes que ficam sob a ponte Eng. Nelson de Godoy e a retirada de parte do fundo da lateral do canal.

FOTO: Arquivo pessoal

A recomposição do canal foi acompanhada de perto por cidadãos, que foram até o local para fotografar e filmar a liberação da água depois de aproximadamente dois meses de obras no local.

Conforme divulgado, a remoção do piso da estrutura teve como objetivo ajudar a preencher com água a área do vertedouro que está sendo construído ao lado do canal. Antes de promover o esvaziamento, uma equipe de biólogos e veterinários resgatou os peixes que estavam no canal.

Em agosto, a EGP emitiu uma nota à imprensa informando que o enchimento do canal iria ocorrer antes da piracema. O período de defesa começa na próxima segunda-feira, 1º, e se estenderá até 28 de fevereiro do ano que vem.

A ampliação do vertedouro da Usina Paranapanema é uma exigência da Política Nacional de Segurança de Barragens. A conclusão dos serviços está programada para o primeiro trimestre de 2022.

Ponto facultativo é estendido aos postos de saúde

Administração diz que atendimento aos pacientes não será prejudicado

DIEGO DOS REIS

O prefeito de Piraju, José Maria Costa (DEM), decretou hoje, 27, ponto facultativo em todas as unidades do Estratégia Saúde da Família (ESF) no dia 1º de novembro, véspera do Dia de Finados.

FOTO: Diego dos Reis/EP

Segundo a prefeitura, o arrefecimento da pandemia da Covid-19 permitiu que as unidades de saúde saíssem do rol de serviços considerados essenciais. “No nosso entendimento não há prejuízo nenhum em relação ao atendimento à saúde, já que os ESFs não atendem urgência e emergência”, explica ao diretor do Departamento de Administração, Paulo Sara.

Além desse ponto, a prefeitura levou em consideração o fato de as unidades geralmente enfrentarem desfalque de profissionais quando o ponto facultativo não é estendido para os postos de saúde.

O atendimento nas nove unidades do ESF será retomado na próxima quarta-feira, 3.

domingo, 24 de outubro de 2021

MP estabelece prazo para que prefeitura corrija funcionamento do sistema de controle interno

Principal apontamento da promotoria diz respeito à ocupação do cargo

DIEGO DOS REIS

O promotor de justiça Francisco Antonio Nieri Mattosinho expediu recomendação administrativa endereçada à prefeitura de Piraju para que a administração corrija as falhas verificadas pelo Tribunal de Contas no funcionamento do sistema de controle interno.

Trecho da recomendação expedida pelo promotor de justiça
DIVULGAÇÃO

Segundo o representante do MP, a fiscalização regional do TC constatou que o sistema, responsável por avaliar a execução dos gastos públicos, não possui regulamentação legal e que o responsável pela área ocupa cargo de confiança. Além disso, o órgão verificou que “as atividades de controle interno não contam com recursos humanos e/ou materiais em quantidade suficiente”.

Diante das irregularidades, o promotor estabeleceu prazo de um mês para que a prefeitura exonere o servidor comissionado, substituindo-o por servidor público com qualificação técnica e nível superior contratado por meio de concurso público específico para a função.

O MP também recomenda que o exercício da função seja feito com exclusividade, “respeitando o princípio da segregação de funções”, e que o profissional tenha condições humanas e materiais suficientes para atuar no cargo.

A prefeitura ainda deve providenciar plano operativo anual para fins de planejamento prévio das atividades do controle interno; critérios de risco para o desenvolvimento das ações de controle interno; execução das atividades indicadas no artigo 74 da Constituição Federal; e divulgação de relatórios de controle interno com conclusões e recomendações obtidas por meio do exercício das atividades indicadas no mesmo artigo da Carta Magna.

No mesmo despacho, o promotor requisita a manifestação da prefeitura sobre o assunto no prazo de 48 horas, e que o não acatamento da recomendação ensejará no ajuizamento de ação civil pública.

Ele também informa que encaminhou a representação à Procuradoria Geral do Estado de São Paulo para análise de eventual instauração de Ação Direta de Inconstitucionalidade contra as leis municipais que tratam do assunto.

Aulas presenciais obrigatórias têm início nesta segunda

Na semana passada, as famílias dos alunos foram orientadas sobre a medida

DIEGO DOS REIS

A retomada obrigatória das aulas presenciais na rede municipal de Piraju começa nesta segunda-feira, 25. A medida abrange as 21 unidades mantidas pela prefeitura.

FOTO: Diego dos Reis/AEP

Segundo o Departamento Municipal de Educação, as famílias dos 3,2 mil alunos matriculados na rede já foram orientadas a respeito da obrigatoriedade. As informações foram prestadas pelas escolas no período de 18 a 22 desse mês.

De acordo com a prefeitura, as unidades deverão planejar e realizar as atividades em consonância com os protocolos sanitários. Além de evitar aglomerações, as escolas deverão ficar atentas à propagação da Covid-19, informando o Departamento de Saúde sempre que for constatado algum caso suspeito.

Os alunos que estão inseridos no grupo de pessoas suscetíveis à doença estão dispensados das aulas presenciais. Nesses casos, a família do estudante deverá justificar a dispensa mediante a apresentação de atestado médico à direção da escola.

Caso não consiga garantir o distanciamento de um metro, a escola deverá adotar o sistema de revezamento entre os alunos e manter as atividades remotas de forma a não prejudicar o cumprimento da carga horária anual obrigatória, que é de 800 horas para o ano letivo de 2021.

Segundo o artigo 24 da Lei de Diretrizes e Bases, a frequência mínima exigida para o ano letivo em curso é de 75% da carga horária anual.

Conselho Municipal de Segurança será reativado em Piraju

Polícias Civil e Militar irão analisar o perfil dos interessados em compor a diretoria

DIEGO DOS REIS

A Câmara de Piraju sediou na última quinta-feira, 21, um encontro para tratar da reativação do Conselho Municipal de Segurança (Conseg). A reunião ocorreu no plenário da Casa de Leis e contou com a presença de autoridades e representantes de vários setores da comunidade.

Delegado Adriano Leite de Assis
FOTO: Diego dos Reis/EP

A retomadas das atividades do conselho é fruto de indicação do vereador Paulo Rogerio Cardoso, o Policial Paulinho (DEM). O pedido foi apresentado ao Executivo em maio desse ano. Na justificativa da indicação, o parlamentar cita que o Conseg proporciona a interação dos munícipes com as forças de segurança como foco na tomada de decisões.

De acordo com o diretor do Departamento de Administração, Paulo Sara, a reativação do Conseg só não foi feita antes porque o município estava sem delegado de polícia. Até pouco tempo, o cargo estava sendo ocupado por profissionais de outras delegacias. No mesmo passado, Adriano Leite de Assis assumiu a Polícia Civil.

Ao final do encontro, os participantes foram convidados a fazer parte da nova diretoria do Conseg. Mais de 10 fichas de inscrição foram preenchidas. Os nomes serão avaliados pelas Polícias Civil e Militar com base nos requisitos que devem ser obedecidos para nomeação dos membros.

O vereador Paulo Rogerio Cardoso espera que, com a reativação do conselho, suas reivindicações na área da segurança pública possam encontrar apoio e, com isso, sensibilizar o Poder Público. Uma delas é a instalação de câmeras de monitoramento em toda a cidade.

“Nós temos vários tipos de crimes na cidade que são solucionados hoje através das câmeras, que identificam pessoas e veículos. Isso quem ganha é o munícipe, o morador o bairro, o comerciante. A sensação de segurança aumenta”, relata.

O sargento Luiz Carlos Soares Junior, que na reunião representou o comandante da 2ª Cia do 53º Batalhão de Polícia Militar do Interior, foi questionado sobre o principal problema existente no município. “O nosso problema maior, em questão social, é o tráfico de drogas e o próprio uso das substâncias entorpecentes.” 

O delegado Adriano Leite de Assis garante que o conselho irá trabalhar no sentido de oferecer sempre uma resposta às demandas do município. “O Conseg vai trazer os problemas da sociedade, a gente vai fazer uma análise e depois a gente vai colocar em prática o que a gente precisa fazer”, afirma.

O diretor do Departamento de Administração, Paulo Sara, destaca que a relevância do conselho para que a prefeitura consiga combater os problemas que envolvem a área da segurança pública. “Pra nós do Poder Executivo, para o prefeito José Maria e para nós da administração, com certeza o Conseg será um grande aliado a ajudar a resolver as questões da segurança pública”, diz.

O anúncio dos membros da nova diretoria do Conseg será feito no dia 4 de novembro na Câmara Municipal.

sábado, 23 de outubro de 2021

Peça teatral será apresentada amanhã em Piraju

Espetáculo da Associação Cultural Soarte está percorrendo a região

DIEGO DOS REIS

A Praça dos Expedicionários, localizada no Conjunto José Maria Arbex em Piraju, recebe neste domingo, 24, o espetáculo teatral Maria Peregrina, da Associação Cultural Soarte. Com texto de Luis Alberto de Abreu, a peça será apresentada às 16h.

FOTO: Carlos Reis

O espetáculo conta a história de Maria Peregrina, personagem que, além de fazer parte do folclore paulista, é venerada como santa em São José dos Campos, município onde viveu até seus últimos dias.

De acordo com a sinopse, Maria Peregrina é encontrada completamente desmemoriada por um romeiro à beira de uma estrada. Solidário, o devoto se dispõe a ajudar a mulher. A peça apresenta três histórias que, apesar de distintas, contribuem para que Maria Peregrina recupere as lembranças de sua vida.

Neste sábado, às 16h, a atração será encenada na Praça Quintino Bocaiúva, em Bernardino de Campos. No dia 30, às 20h30, o grupo estará na Praça Deputado Leônidas Camarinha, em Santa Cruz do Rio Pardo. Por fim, Maria Peregrina estará na Praça Melo Peixoto, em Ourinhos, às 16h do dia 31.

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Rapidinhas do Expresso

DIEGO DOS REIS

RETOMADA – O arrefecimento da pandemia da Covid-19 permitiu a retomada dos mutirões odontológicos em Piraju. No dia 29 desse mês, as mulheres que forem até o Centro de Especialidades Médicas (Postão) para fazer exame de mamografia terão a oportunidade de passar pelo dentista. De acordo com a responsável pela área de cirurgia oral e estomatologia, Vanessa Hunziker Caetano de Souza, as interessadas poderão contar com exames clínico, tratamentos emergenciais e encaminhamentos. No dia 6 de novembro, o setor irá realizar extração dentária. Ao todo, 50 vagas estão sendo oferecidas. Se a demanda for maior, uma lista de espera será organizada pela equipe para que todos os casos excedentes possam passar por atendimento em outra data. 

BAZAR – O bazar da Associação Protetora dos Animais de Piraju (APRAPI) estará aberto neste sábado, 23, das 10h às 16h. Segundo a entidade, roupas, calçados e acessórios serão comercializados a preços acessíveis. Toda a renda do bazar será destinada ao pagamento de clínicas veterinárias e na aquisição de ração para cães e gatos. As vendas irão ocorrer na Avenida das Acácias, 100, Jardim Ana Maria. 

ATENDIMENTO – Os postos de saúde de Piraju estarão abertos neste sábado, 23, para realização de exames de Papanicolau. Segundo o Departamento Municipal de Saúde, o atendimento irá ocorrer das 8h às 12h. As unidades também darão sequência à vacinação contra a Covid-19. Conforme divulgado, o governo paulista reduziu o aprazamento da Pfizer de oito semanas para 21 dias após a aplicação da primeira dose. Em caso de dúvida, os munícipes podem entrar em contato com a sua unidade de saúde (contatos abaixo). 

ESF Cantizani: (14) 3351-7116

ESF Centro/Rural: (14) 3351-5610

ESF Eldorado: (14) 3351-7790

ESF Jurumirim: (14) 3351- 7299

ESF São José: (14) 3351-7663

ESF São Pedro: (14) 3351-3351-7442

ESF Teto: (14) 3351-7886

ESF Tibiriçá 1: (14) 3351-7533

ESF Tibiriçá 2: (14) 3351-8096

Jovem de 19 anos é preso por tráfico de drogas

Na casa da mãe dele, a polícia encontrou maconha, cocaína e crack

DIEGO DOS REIS

A Polícia Civil realizou hoje, 22, uma operação nos municípios de Piraju e Manduri. Ao todo, seis mandados de busca domiciliar foram cumpridos.

FOTO: Polícia Civil

De acordo com a polícia, um jovem de 19 anos foi preso por tráfico de drogas em Piraju. Na residência da mãe dele, que fica na zona rural do município, a equipe encontrou 400 gramas de maconha, 100 gramas de cocaína e 45 gramas de crack.

A polícia também apreendeu no endereço duas balanças digitais e apetrechos usados no acondicionamento de entorpecentes. O indivíduo assumiu a responsabilidade pelos objetos.

A localização das drogas ocorreu com ajuda do cachorro Thor (imagem abaixo), que passou a fazer parte da Polícia Civil de Piraju. A ação também contou com a ajuda de cães farejadores da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP).

A operação resultou ainda na prisão de uma pessoa em Manduri. Segundo a polícia, outras duas pessoas foram detidas por porte de entorpecente e suspeita de envolvimento com arma de fogo. Elas foram ouvidas e liberadas.

A operação contou com apoio de uma equipe de Manduri, além de policiais da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) e da DISE (Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes) de Avaré. As investigações seguem em andamento e podem culminar em novas prisões.

FOTO: Polícia Civil

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Animais tutelados pela prefeitura aguardam adoção responsável

Maior parte dos animais é da espécie canina e com mais tempo de vida

DIEGO DOS REIS

Atualmente, mais de 90 cachorros e gatos estão sob a responsabilidade da prefeitura de Piraju. A maior parte dos animais está abrigada no Centro de Controle de Zoonoses, órgão vinculado ao Departamento Municipal de Saúde.

FOTO: Diego dos Reis/EP

Segundo a administração, 62 animais – cachorros, em sua maioria – estão nas baias do CCZ. Parte dos animais está em tratamento médico. Há ainda dois cães paraplégicos.

No imóvel que fica em frente ao órgão, construído por força de uma ação civil pública ajuizada em 2015 pelo Ministério Público, 30 cachorros são mantidos pelo Departamento de Agricultura, Meio Ambiente e Defesa Animal.

Ainda de acordo com a prefeitura, os animais adultos lideram a ocupação das duas unidades. E tudo isso tem uma explicação: a idade do animal tem influência decisiva no processo de adoção. Infelizmente, filhotes despertam mais interesse.

Para adotar, o interessado precisa ter, além de responsabilidade, mais de 18 anos e ir até o CCZ munido de RG, CPF e comprovante de residência. O órgão fica na Avenida Luiz Martignoni, 810, próximo ao Cemitério Pe. Roberto Beduschi. Horário de funcionamento: das 7h30 às 17h.

Mais informações podem ser obtidas no (14) 3305-9029 ou 99731-5602.

Assentamento de Piraju é alvo de fiscalização fundiária

Mais de 70 lotes estão sendo identificados por agentes do governo

DIEGO DOS REIS

Desde segunda-feira, 18, o Ministério Público Federal está promovendo uma ação de fiscalização na Fazenda Ceres em Piraju. O trabalho visa identificar os ocupantes dos imóveis e a exploração da área.

FOTO: Diego dos Reis/EP

Segundo o coordenador geral do Fundo de Terras do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Hebert Rodrigues Pereira (foto abaixo), a fiscalização está sendo feita individualmente nos mais de 70 lotes que existem na propriedade. A iniciativa conta com apoio da Polícia Federal e de outras forças de segurança.

FOTO: Diego dos Reis/EP

De acordo com o MPF, a ação também tem como objetivo verificar as situações que estão impedindo o desmembramento dos imóveis e o pagamento da dívida do assentamento com a União. O passivo gira em torno de R$ 15 milhões.

“Além desse trabalho em campo, a gente está fazendo um trabalho junto à Procuradoria Geral da Fazenda para tentar equalizar o valor da dívida para que, após a regularização do quadro social da associação, esses agricultores possam regularizar sua dívida perante a União e tocar sua vida”, explica Pereira.

Segundo o coordenador, os moradores que estejam ocupando a fazenda de forma irregular, mas que se enquadram no perfil exigido pela política social de acesso à terra, poderão ser regularizados.

Ainda de acordo com o representante do governo federal, um relatório será elaborado no final da fiscalização. O documento será apresentado ao MPF. Os assentados que estiveram em situação irregular serão notificados e terão um prazo de 15 dias para apresentar defesa.

Adquirida em 2001 pela Associação de Agricultores Familiares Força da Terra de Piraju, a Fazenda Ceres foi financiada com verba proveniente de um programa de crédito do Ministério da Agricultura.

O MPF e a Procuradoria Regional de Ourinhos apuram uma série de supostas irregularidades na negociação que resultou na compra da propriedade. De acordo com as investigações, há indício de superfaturamento superior a R$ 1 milhão.

Com o passar do tempo, a falta de formalização dos lotes individuais impediu que os assentados fossem responsabilizados pela dívida. A situação também abriu espaço para a venda irregular das terras.

FOTO: Diego dos Reis/EP


domingo, 17 de outubro de 2021

Recém nascida é desengasgada pela Polícia Militar

Criança foi submetida a manobras de desobstrução das vias aéreas

DIEGO DOS REIS

Uma equipe da Polícia Militar foi acionada na manhã de ontem, 16, por uma mulher de 32 anos na Vila Tibiriçá em Piraju. Com a filha recém nascida nos braços, a moradora informou aos militares que a criança não estava respirando.

FOTO: Polícia Militar

Desesperada com a situação, a mãe entregou a bebê para um dos policiais. Após avaliar o caso e verificar que a criança estava engasgada, o militar realizou manobras de desobstrução das vias aéreas.

O procedimento conseguiu fazer com que a recém nascida de apenas 42 dias voltasse a respirar. Na sequência, a mãe e a criança foram encaminhadas ao pronto-socorro, sendo liberadas logo depois pela equipe médica.

sábado, 16 de outubro de 2021

Rapidinhas do Expresso

DIEGO DOS REIS

MEDIDAS – A partir deste sábado, 16, os estabelecimentos comerciais de Piraju que funcionam no período noturno poderão atender seus clientes sem restrição de horário. Até então, bares, lanchonetes e similares tinham que encerrar o expediente às 2h. De acordo com a prefeitura, a flexibilização se deve ao controle da pandemia da Covid-19. Contudo, as empresas devem manter os protocolos sanitários, como uso de máscara e distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas, além de garantir que o espaço esteja sempre higienizado e arejado. A administração orienta ainda que os estabelecimentos adotem, se possível, um espaço distinto de entrada e saída dos clientes.  

VOTAÇÃO – A Câmara de Piraju decidiu adiar a votação do projeto de lei que dispõe sobre abertura de crédito de até R$ 200 mil para aquisição de imóveis visando a ampliação do acesso à ponte Eng. Nelson de Godoy. Na semana passada, a Comissão de Finanças e Orçamento, formada pelos vereadores Erico José Tavares (SD), Paulo Rogerio Cardoso (DEM), Fernanda Carrara (PTB), Genival Borges (PP) e Léia Jacob (DEM), emitiu parecer contrário ao projeto. Por unanimidade, a comissão justificou o parecer alegando que, no momento, a preocupação da Câmara é com a construção do centro de hemodiálise, e que a abertura do crédito é “desproporcional”. Os membros também entenderam que a prefeitura não apresentou o valor total da obra, muito menos capacidade de execução do serviço. Durante a discussão do parecer, o plenário da Casa deliberou pelo adiamento da tramitação da matéria, fato que desagradou sobremaneira Fernanda Carrara. A parlamentar foi a única que votou contra. Na tribuna, a vereadora disse que o projeto não tem relevância, já que há inúmeras situações que precisam ser resolvidas no município. Ao todo, nove problemas foram elencados por ela: instalação do centro de hemodiálise, melhorias no pronto-socorro, contratação de médicos, melhorias na pavimentação asfáltica, atendimento a animais abandonados, instalação de câmeras de segurança, manutenção das estradas rurais, limpeza do Ribeirão Boa Vista e conserto de equipamento odontológico do ESF São José. Fernanda também citou a necessidade de melhorias no terminal rodoviário.  

CAMPANHA – Os postos de saúde de Piraju ficarão abertos até às 16h deste sábado, 16, para realização da Campanha Nacional de Multivacinação. O atendimento começou às 8h. As unidades estão atualizando a carteira de vacinação de crianças e adolescentes de 0 a 15 anos. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, a campanha está oferecendo 16 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças. Segundo o Departamento Municipal de Saúde, os postos estão aplicando a segunda dose da Coronavac (28 dias após a primeira dose), Pfizer (oito semanas após a primeira dose) e AstraZeneca (12 semanas após a primeira dose). As pessoas com mais de 12 anos que não receberam a primeira dose e os idosos e profissionais de saúde que não tomaram a terceira dose também podem procurar as unidades, desde que tenham sido imunizadas com a segunda dose há mais de seis meses. O público-alvo deve levar os documentos pessoais e a carteira de vacinação.

AUDIÊNCIA – No dia 18 desse mês, a Câmara Municipal de Piraju irá realizar audiência pública para apresentação do projeto de lei que trata do orçamento de 2022. De acordo com o presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Serviços Públicos, Érico José Tavares (SD), a reunião irá ocorrer às 19h30 no plenário da Casa de Leis.

CONTRATA – A Sociedade de Beneficência de Piraju está contratando médico para atuar no Programa Estratégia Saúde da Família (ESF). Segundo a entidade, o interessado precisa ter ensino superior completo e estar ativo com o registro no Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo. Ainda de acordo com a SBP, a contratação será feita e regime CLT. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais. Os candidatos devem entrar em contato no (14) 3351-1333 ou pelo e-mail gerenciaos@hospitaldepiraju.com.br.

quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Com exceções, aulas presenciais passam a ser obrigatórias

Outras mudanças serão adotadas a partir do dia 3 de novembro

DIEGO DOS REIS

A partir da próxima segunda-feira, 18, será obrigatória a retomada dos estudantes às aulas presenciais em todo estado de São Paulo. A medida foi anunciada nesta quarta-feira, 13, pelo governador João Dória (PSDB).

Imagem ilustrativa

Segundo o governo, a retomada abrange as redes estadual, municipal e privadas atreladas ao Conselho Estadual de Educação. Até o final desse mês, os protocolos sanitários serão mantidos, bem como o revezamento baseado na capacidade física da escola.

De acordo com o governo, a não obrigatoriedade do distanciamento de um metro e a descontinuidade do revezamento entre os alunos, assim como outras mudanças, passarão a vigorar em todo estado no dia 3 de novembro.

O principal motivo pelo qual o governo decidiu estabelecer a obrigatoriedade diz respeito à imunização dos profissionais da educação, que é de 97%. O percentual corresponde ao esquema vacinal completo. Já a vacinação (primeira dose) dos adolescentes com idade entre 12 e 17 anos é de 90%.

A medida traz exceções à obrigatoriedade. Crianças menores de 12 e jovens com mais de 12 anos que integram o grupo de risco e que estejam com o esquema vacinal completo poderão permanecer no ensino remoto. Também estão dispensadas as jovens gestantes e puérperas, assim como estudantes, mesmo que vacinados, comprovadamente suscetíveis à Covid-19.

terça-feira, 12 de outubro de 2021

Lei municipal sancionada em 2017 continua no papel

Prefeitura foi questionada a respeito do assunto, porém não se manifestou

DIEGO DOS REIS

Por mais um ano consecutivo, a prefeitura de Piraju deixa de cumprir a lei municipal nº 3.971, que trata da Política de Estímulo à Adoção de Animais Domésticos. A medida foi sancionada em junho de 2017 pelo prefeito José Maria Costa (DEM).

FOTO: Diego dos Reis/AEP

Além de autorizar o Executivo a instituir a política (que ainda inexiste), a lei obriga a administração a promover, sempre na primeira semana de outubro, “palestras que visem à conscientização da população com relação ao tratamento que deve ser dispensado aos animais”; “palestras com temas voltados à transmissão de doenças, epidemiologia, patogenia, controle e prevenção de doenças relacionadas aos animais domésticos”; e “divulgação e obrigatoriamente realizar uma feira de adoção de animais”.

A lei permite ainda ao Executivo “manter cadastro com informações de doadores e donatários dos animais”.

Por e-mail, a reportagem cobrou uma resposta da prefeitura às 9h da última sexta-feira, 8. Até o fechamento desta matéria, a administração não se manifestou sobre o caso. O Departamento de Agricultura, Meio Ambiente e Defesa Animal também foi procurado, porém preferiu não comentar o assunto.

Em janeiro de 2019, a Associação Protetora dos Animais de Piraju realizou um protesto pacífico em frente à prefeitura para exigir, entre outras coisas, o cumprimento irrestrito da medida (foto abaixo). De acordo com a entidade, outras obrigações previstas em lei municipal continuam sendo negligenciadas pela atual administração.

FOTO: Diego dos Reis/AEP


Moradores distribuem doces em bairro de Piraju

Entrega irá ocorrer de forma delivery, informa organizadores

DIEGO DOS REIS

A Comissão de Moradores do Conjunto Osvaldo Dearo Castilho irá distribuir doces às crianças do bairro. A ação está programada para começar às 16h.

Agnaldo Pizoni
FOTO: Diego dos Reis

De acordo com o presidente da comissão, Agnaldo Pizoni, a entrega dos doces será feita na casa de todas as crianças do conjunto. Ao todo, 160 sacolas com doces foram confeccionadas para a ação.

Ainda segundo Pizoni, a entrega delivery foi adotada pela comissão por conta da pandemia do novo coronavírus. Ele espera que, com o avanço da imunização contar a doença, o grupo possa voltar a realizar eventos no bairro.

domingo, 10 de outubro de 2021

Protetores visitam feira para conscientizar a população

Trabalho teve como pano de fundo o Dia Mundial dos Animais

DIEGO DOS REIS

Voluntários da Associação Protetora dos Animais de Piraju (APRAPI) estiveram na Feira da Lua para divulgar informações sobre posse responsável. Durante a ação, os associados distribuíram panfletos a comerciantes e consumidores.

FOTO: APRAPI

De acordo com a entidade, a conscientização foi motivada pelo Dia Mundial dos Animais, comemorado anualmente no dia 4 de outubro. Nessa mesma data, a comunidade católica comemora o Dia de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais.

“Infelizmente, os casos de maus tratos e abandono de animais ainda persistem em Piraju. Nosso trabalho é muito limitado. O Poder Público continua surdo a tudo isso. A prefeitura segue ignorando a elaboração de políticas públicas voltadas aos animais”, diz o presidente da APRAPI, Diego dos Reis de Oliveira.

Segundo a associação, várias demandas foram apresentadas pela população durante a panfletagem. As situações abrangem desde castração até denúncias de animais em situação de abandono na cidade. As informações coletadas pelos voluntários serão protocoladas na prefeitura.

FOTO: APRAPI

Vítima de disparo segue internada em estado grave

Até ontem, condutor estava intubado; quadro é estável, informa polícia

DIEGO DOS REIS

A Polícia Civil informou hoje, 10, que o motorista de 40 anos baleado na noite da última sexta-feira continua hospitalizado em estado grave. Segundo a polícia, o projétil atingiu o ombro, transfixou o pulmão e ficou alojado na coluna da vítima.

FOTO: Diego dos Reis/AEP

Devido a gravidade do ferimento, o homem precisou ser transferido para Avaré, onde permanece até o momento. A reportagem foi informada que a vítima iria ser encaminhada para Botucatu por conta de problemas no tomógrafo do pronto-socorro de Avaré.

Até ontem, o condutor estava intubado. Segundo a polícia, o quadro dele, apesar de grave, é estável.

CASO

Conforme divulgado, o homem foi baleado durante uma abordagem realizada por dois policiais civis em Piraju. O caso ocorreu no início da noite de sexta-feira, 8, na Avenida Humberto Martignoni.

De acordo com o SIG (Setor de Investigações Gerais), o disparo ocorreu de forma acidental. Os policiais estavam em diligência quando se depararam com o automóvel conduzido pela vítima.

Segundo o SIG, o condutor é apontado como responsável pelo furto de um capacete de moto ocorrido há cerca de duas semanas no estacionamento de um supermercado.

O automóvel foi acompanhado pelos policiais até a Rua Rodrigo Vasconcelos Spínola, onde foi emparelhado pela viatura. De acordo com o SIG, a arma do policial que estava no banco do passageiro acabou disparando antes mesmo do agente sair do veículo para realizar a abordagem.  

Segundo a polícia, assim que foi baleado, o condutor bateu o veículo em um muro localizado a cerca de cinco metros do local do disparo.

Na sequência, os policiais acionaram o Corpo de Bombeiros, que encaminharam a vítima ao pronto-socorro. Por conta da gravidade do ferimento, o motorista foi transferido para Avaré. O estado de saúde dele é delicado.  A esposa do condutor não se feriu.

A perícia foi acionada e a arma do policial foi apreendida. O caso será investigado pela Corregedoria da Polícia Civil.

Processo seletivo oferece 30 vagas e cadastro de reserva

Aplicação da prova está prevista para o dia 21 de novembro

DIEGO DOS REIS

A prefeitura de Piraju abriu processo seletivo para contratação de monitor de transporte escolar e professor. Os interessados poderão se inscrever no período de 11 e 22 desse mês.

FOTO: Diego dos Reis/AEP

De acordo com a administração, os candidatos ao cargo de monitor devem ter ensino médio completo. O salário é de R$ 1.107,45 para uma jornada de 40 horas semanais. Ao todo, 30 vagas estão sendo oferecidas. A taxa de inscrição é de R$ 25,00.

No caso do cargo de professor, o seletivo visa formar cadastro de reserva. As vagas abrangem o cargo de professor 1, professor de arte, professor de educação física e professor de inglês. A remuneração é de R$ 19,92 por hora/aula. A jornada semanal é de 48 horas e os candidatos precisam desembolsar R$ 35,00.

Ainda segundo a prefeitura, a previsão é de que as provas sejam aplicadas no dia 21 de novembro. O local e o horário serão definidos pela administração. O edital completo do seletivo estará disponível no www.omconsultoria.com.br.

sábado, 9 de outubro de 2021

Investigado por furto é baleado durante abordagem

Vítima foi transferida em estado grave para Avaré

DIEGO DOS REIS

Um homem de 40 anos foi baleado no ombro durante uma abordagem realizada por dois policiais civis em Piraju. O caso ocorreu no início da noite de ontem, 8, na Avenida Humberto Martignoni.

FOTO: Diego dos Reis/AEP

De acordo com o SIG (Setor de Investigações Gerais), o disparo ocorreu de forma acidental. Os policiais estavam em diligência quando se depararam com o automóvel conduzido pela vítima.

Segundo o SIG, o condutor é apontado como responsável pelo furto de um capacete de moto ocorrido há cerca de duas semanas no estacionamento de um supermercado.

O automóvel foi acompanhado pelos policiais até a Rua Rodrigo Vasconcelos Spínola, onde foi emparelhado pela viatura. De acordo com o SIG, a arma do policial que estava no banco do passageiro acabou disparando antes mesmo do agente sair do veículo para realizar a abordagem.  

Segundo a polícia, assim que foi baleado, o condutor bateu o veículo em um muro localizado a cerca de cinco metros do local do disparo.

Na sequência, os policiais acionaram o Corpo de Bombeiros, que encaminharam a vitima ao pronto-socorro. Por conta da gravidade do ferimento, o motorista foi transferido para Avaré. O estado de saúde dele é delicado.  A esposa do condutor não se feriu.

A perícia foi acionada e a arma do policial foi apreendida. O caso será investigado pela Corregedoria da Polícia Civil.

segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Piraju segue apenas com casos ativos em isolamento

Dados divulgados no início da noite de hoje trazem ainda 10 registros suspeitos

DIEGO DOS REIS

O município de Piraju tem 13 casos ativos do novo coronavírus. Segundo o Departamento de Saúde, todos os infectados estão em isolamento domiciliar.

FOTO: Diego dos Reis

Os dados foram divulgados por volta das 20h desta segunda-feira, 4. O boletim traz ainda 10 casos suspeitos que dependem de resultado de exame. Não há nenhum caso que tenha exigido hospitalização.

Desde o início da pandemia, a estância registrou 3.652 casos positivos. Deste total, 3.554 estão recuperados e 85 resultaram em óbito.

Pais decidem procurar a polícia para esclarecer acidente com bebê

Informações desencontradas resultaram na elaboração de um boletim de ocorrência

DIEGO DOS REIS

Três meses após o acidente que deixou sequelas graves na pequena Ana Clara Silveira Andrade, os pais da criança resolveram registrar boletim de ocorrência na Polícia Civil de Piraju.

FOTO: Diego dos Reis

Na semana passada, Paulo Roberto Ramos Andrade conversou com a reportagem para falar sobre o caso da sua filha. Ainda abalado com o ocorrido, o entregador de lanches relatou como a família vem se mantendo para cuidar da bebê. “A saúde dela vai ser essa assim e não tem reversão para o caso dela. Só o fato dela estar aqui com a gente já é uma grande vitória”, diz.

No dia 29 de junho, Ana Clara caiu em um balde com água. Ela estava sob os cuidados de uma babá quando tudo aconteceu. Na sequência, a criança foi encaminhada ao ESF Centro-Rural e, logo depois, ao pronto-socorro.

Por conta da gravidade do caso, a criança foi transferida para a UNESP de Botucatu, onde permaneceu até meados de agosto. Na unidade, a bebê enfrentou duas cirurgias.

Além de ter perdido os movimentos em razão da falta de oxigênio gerada pelo acidente, Ana Clara faz uso de traqueostomia e gastrostomia. Todos os dias, ela é acompanhada por uma fisioterapeuta particular. A bebê ainda viaja semanalmente para avaliação em Botucatu.

A decisão de procurar a polícia foi motivada pelo desencontro de informações sobre o caso e pela suspeita de que o encaminhamento da criança ao pronto-socorro não ocorreu de forma célere. “Nós queremos saber realmente o que aconteceu. Nós sabemos que o acidente ocorreu em um balde. Nós queremos saber porque houve tanta demora. Ela ficou quase uma hora para depois chegar no hospital. Acidentes acontecem, e nós não culpamos ninguém por isso”, diz Andrade.

O pai da criança quer saber como foi a atuação do ESF Centro-Rural quando Ana Clara deu entrada na unidade. “Se no momento em que ela [a babá] levou a Ana no posto a bebê tivesse sido atendida às pressas, não teria acontecido todas as lesões no cérebro”, afirma.

Enquanto aguarda uma resposta convincente a respeito do acidente, a família vem lutando para garantir o máximo de conforto e saúde à bebê. Os interessados em ajudar podem ligar ou enviar mensagem no (14) 99768-4976.