domingo, 30 de dezembro de 2012

Moto furtada no Paraná é encontrada na zona rural de Piraju


O veículo estava escondido no meio de uma  plantação de cana

Na tarde deste domingo, 30, um trabalhador rural encontrou uma moto Honda CG-150, placa DOJ-2366, de Joaquim Távora (PR), abandonada numa plantação de cana localizada no Bairro Cascavel.

De acordo com a polícia, o veículo foi roubado no Paraná. Próximo à moto, o funcionário encontrou uma bolsa e um CPF em nome de Ronaldo Nunes. A moto e os objetos foram apreendidos pela polícia.

DESORDEM

Um homem de 46 anos, morador do Conjunto Augusto Morini (Teto 1), promoveu desordem no pronto-socorro. O caso aconteceu na noite de ontem, 29.

O homem, que estava sob efeito de álcool, não quis passar por atendimento. Segundo a PM, um dos dedos do morador estava cortado.

Mesmo sendo informado de que o ferimento precisava ser suturado, ele preferiu ofender os funcionários. Após ser ouvido pelos policiais, o homem foi liberado.

Além dessas ocorrências, a PM registrou duas infrações de trânsito, sendo uma na Rua Major Mariano, Centro, e outra na Rua Victor Pedroso, Vila São Pedro; um dano no cruzamento das Ruas Vasconcelos Spínola com a Delmiro Fernandes, Vila Cantizani; um mal súbito na Av. da Saudade, Centro; e um acidente de trânsito na Rua Major Mariano.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

‘A prefeitura deixará de ser o grande patrão de Piraju’, garante Damato


A afirmação foi feita ao vivo numa emissora de rádio; prefeito eleito garantiu que irá prestigiar o funcionalismo público

O prefeito eleito Jair César Damato (PMDB) e seu vice, Denilton Bergamini (PP), foram entrevistados ao vivo nesta sexta-feira, 28, na Rádio Paranapanema. Vários assuntos fizeram parte da pauta. Um deles diz respeito às áreas que receberão atenção especial da futura administração. Jair disse que os Departamentos de Saúde e de Educação serão tratados com prioridade.

Jair César Damato
FOTO: Arquivo Expresso Piraju
Ele afirmou que pretende acabar com a visão de que a prefeitura é a única capaz de gerar emprego à população. De acordo com Damato, a administração irá fomentar a geração de postos de trabalho. “A prefeitura deixará de ser o grande patrão de Piraju”, garante.

Em paralelo, o prefeito eleito reafirmou seu compromisso de “valorizar” o funcionalismo público. O principal instrumento para isso é o Plano de Carreira, lei que durante os últimos anos não conseguiu sair da mesa de discussão.

Conforme já divulgado na imprensa local, Daniel Magdalena assumirá o Departamento de Turismo, Indústria e Comércio. Segundo Damato, ele terá a missão de “correr atrás de investidores”. A pasta ainda contará com a assessoria da turismóloga Lucieda de Moraes Vianini Carriel, que já trabalhou na prefeitura de Águas de Santa Bárbara.

O prefeito eleito disse que “irá adotar um outro tipo de comportamento” para evitar que diretores entrem em conflito durante a sua gestão.

Damato falou ainda que não admitirá que os diretores passem os próximos quatro anos apresentando desculpas para não trabalhar em prol da população. “Não vamos perder tempo falando que você está pagando conta, que você está acertando a casa”, diz.

Questionado sobre os nomes que ainda não foram anunciados para compor a próxima administração, ele se limitou a falar que o restante da composição será divulgado no dia 2 de janeiro. Damato revelou que o número de departamentos foi reduzido de 15 para 12 pastas, e que há uma proposta para diminuir os cargos de confiança. 

Católicos realizam evento para ajudar jovens que participarão do JMJ 2013

Previsto para ocorrer na Praça Ataliba Leonel, evento terá várias barracas de comes-e-bebes

Cartaz do evento
clique na imagem para
ampliá-la
No dia 19 de janeiro, a partir das 20h30, a comunidade católica irá realizar a 3º edição do Canta Jovem. De acordo com os organizadores, o evento tem como objetivo ajudar os jovens que participarão da Jornada Mundial da Juventude 2013, agendada para ocorrer no Rio de Janeiro.

Na oportunidade, várias barracas estarão comercializando doces, pastéis, mini-pizzas e bebidas. Além disso, o público poderá acompanhar gratuitamente os shows das bandas Kalew, Grupo GimVi, Nova Chance (Ibirarema), Ministério Água Viva e Grupo TLC.

Mais informações podem ser obtidas com Paulo Ortiz, no (14) 8118-4137.

Saúde e turismo se destacam na opinião dos leitores


Enquete questiona internautas sobre as áreas que devem receber atenção especial da prefeitura

Continua em andamento a enquete realizada pelo blog Expresso Piraju. Os internautas ainda têm tempo para opinar. O blog quer saber qual é área da sociedade que o prefeito eleito de Piraju, Jair César Damato (PMDB), deve concentrar seus esforços.

Ao todo, oito setores foram elencados: saúde, emprego, esporte, lazer, cultura, educação, transporte e turismo.

Até o momento, saúde e turismo estão empatados com 8% dos votos. Emprego está com 6%. Esporte, cultura e educação estão logo bem atrás, com 1%. As demais áreas não receberam votos.

A enquete terminará no dia 21 de janeiro.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Morador do Monte Belo é autuado pelo Centro de Controle de Zoonoses

De acordo com o CCZ, ele ainda pode apresentar apresentar recurso de defesa

Um morador do Loteamento Monte Belo foi multado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Na casa dele, os agentes do órgão encontraram focos do mosquito transmissor da dengue e da febre amarela.

Além desse problema, o munícipe não seguiu as orientações necessárias para evitar que sua residência apresentasse novos pontos de proliferação. Vários objetos propícios para a criação do mosquito foram encontrados descobertos.

Como não apresentou recurso de defesa em primeira instância, o morador foi autuado pelo CCZ a pagar uma multa de R$ 350,00. Ele ainda pode contestar a penalidade. Caso contrário, o morador tem a opção de pagar a multa com 20% de desconto no prazo máximo de 10 dias após o recebimento do auto de infração.

ABANDONO

Outro processo instaurado pelo CCZ diz respeito a um animal que foi adotado por uma moradora do Jardim São Lourenço. De acordo com o órgão, o animal foi abandonado pela responsável. A proprietária ainda será notificada via Correios para apresentar recurso de defesa.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Damato anuncia melhorias no Programa Saúde da Família

De acordo com ele, as unidades do PSF podem oferecer um número maior de atendimentos

O prefeito eleito Jair César Damato (PMDB) foi entrevistado pelo jornal Folha de Piraju. A matéria completa está na última edição do semanário. Várias áreas da administração pública foram tratadas por Damato. Uma delas é a da Saúde.

No caso do Programa Saúde da Família (PSF), ele prometeu cobrar dos profissionais o cumprimento da jornada de trabalho nas unidades médicas. Segundo ele, os contratados poderão até ser substituídos caso não aceitem essa condição. Vale destacar que o descumprimento da carga horária já foi objeto de duas denúncias ao Ministério da Saúde.

Outra medida diz respeito aos atendimentos no PSF. De acordo com Damato, que já atuou como médico no programa, é possível oferecer “30 bons atendimentos” por dia. Para livrar as unidades médicas da sobrecarga de pacientes, ele pretende mobilizar alguns departamentos para inibir o aparecimento de doenças. Uma das saídas é incentivar a prática de exercícios físicos.

O prefeito eleito também se comprometeu a melhorar o atendimento no pronto-socorro. Segundo ele, a qualidade será conquistada com “economia”. Damato acredita que as unidades do PSF precisam dispor de uma equipe suficiente para resolver os problemas que fogem da ossada do pronto-socorro. 

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Na Paranapanema, novo diretor de Cultura fala sobre ‘mudança de conceitos’


Nico de Almeida adiantou vários trabalhos que pretende realizar na pasta a partir de 2013

O ex-vereador e ex-diretor dos Departamentos de Saúde (DESAU) e de Trânsito, Fiscalização e Segurança (DETRAF) Luiz Antônio Alves de Almeida, mais conhecido como Nico, foi escolhido para conduzir o Departamento de Cultura (DECULT) na gestão do prefeito eleito Jair César Damato (PMDB). No jornal do meio-dia da Rádio Paranapanema, ele foi entrevistado ao vivo para falar sobre seus planos de trabalho. Para ele, “Piraju está precisando de uma mudança de conceitos”.

Nico de Almeida
FOTO: Arquivo Expresso Piraju
Ele garantiu que dará sequência ao Circuito Cultural Paulista, programa do governo paulista. Em Piraju, as atrações do programa foram preponderantes para a formação de um público interessado em cultura. O futuro diretor disse que a renovação do convênio com o Estado será sua primeira ação na pasta.

O segundo trabalho focará a situação dos funcionários que não pertencem ao quadro da Cultura. De acordo com ele, apenas a bibliotecária Maria da Penha não encontra-se em situação de desvio. “Os outros são agregados”, diz.

Além disso, Nico adiantou que irá formatar o Plano Municipal de Cultura, peça que precede a criação do Conselho Municipal de Cultura. Para isso, ele pretende entrar em contato com todos os segmentos artísticos do município. “Nós vamos primeiro fazer um diagnóstico da cidade”, conta.

ELOGIOS

Nico aproveitou o programa para enaltecer o ex-diretor do DECULT, Paulo Vigu, que cuidou da pasta nos dois últimos mandatos do prefeito Francisco Rodrigues (PP).

Provas do processo seletivo serão realizadas em escola estadual

Mais de 500 pessoas devem ser avaliadas; candidatos devem estar atentos ao edital

Já está disponível no site do Instituto Soler (clique aqui) o edital de convocação para as provas objetivas e recepção dos títulos do processo seletivo da prefeitura municipal de Piraju. Ao todo, 544 pessoas tiveram suas inscrições homologadas. A avaliação será realizada no dia 6 de janeiro, na Escola Estadual Cel. Nhonhô Braga.

As provas foram divididas em dois períodos. Os candidatos inscritos para os cargos de monitor de transporte escolar, professor I e professor II (Artes) serão avaliados às 9h. Às 13h será a vez dos inscritos para os cargos de professor de desenvolvimento infantil, professor II (Educação Física) e professor II (Inglês).

De acordo com o edital de convocação, os inscritos deverão estar no local das provas com 30 minutos de antecedência, portando documento oficial com foto.

domingo, 23 de dezembro de 2012

Apreensão de droga, invasão e roubo marcam o final de semana


A polícia também contabilizou um recolhimento de veículo e uma perturbação

Poucas ocorrências policiais foram registradas de sexta-feira, 22, até as últimas horas de ontem. Ao contrário do que ocorre geralmente, o final de semana foi tranquilo para a polícia militar.

Na Rua Augusto Garcia, Vila Tibiriçá, um morador de São Paulo foi flagrado com um grama de maconha. A droga estava no porta-luvas do veículo dele. Em depoimento, o homem disse que a droga e o carro não eram de sua propriedade.

Um morador da Vila Cantizani invadiu a residência da sua ex-esposa, localizada na Vila Tibiriçá. O caso aconteceu na madrugada de sábado, 23. A mulher apresentou uma decisão judicial que determina uma distância mínima entre ela e o ex-companheiro. Ela disse aos policiais que dias atrás o homem ameaçou atear fogo na cada dela. As partes envolvidas foram levadas ao plantão policial.

Um veículo com o licenciamento vencido desde 2008 foi guinchado na Rua Victor Pedroso, Vila São Pedro. O automóvel pertence a um morador da Vila Bérgamo.

Uma ocorrência de perturbação foi registrada na Rua Augusto Garcia, Vila Tibiriçá. No local, a polícia apreendeu um veículo que estava sendo conduzindo por uma pessoa sem habilitação. Ficou constatado também que havia excesso de passageiros no carro.

Por volta das 22h de ontem, um indivíduo ainda não identificado roubou R$ 50,00 de uma pessoa que tinha acabado de sair de uma agência bancária. A polícia realizou patrulhamento, mas não conseguiu encontrá-lo.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Morador da Tibiriçá é a mais nova vítima da doença do carrapato

Laudo contradiz as informações de que o morador teria morrido pelo uso de anabolizantes

O Instituto Adolph Lutz confirmou que o servente de pedreiro José Augusto Tancredo, 27 anos, morador da Vila Tibiriçá, não morreu em decorrência do uso de anabolizantes, mas sim de febre maculosa, mais conhecida como doença do carrapato. O jovem faleceu no dia 14 do mês passado.

José Augusto Tancredo morava na Vila Tibiriçá e
trabalhava como servente de pedreiro
FOTO: Facebook
De acordo com a responsável pela Vigilância Epidemiológica de Piraju, Tânia Machado, a evolução da doença foi muito rápida. Ainda segundo ela, nenhum carrapato foi encontrado no corpo do morador. “Mesmo assim, ele tinha contato com um cavalo, que era dele mesmo, e com uma chácara que fica na beira da água”, diz. A propriedade fica às margens do Rio Paranapanema.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) tomou as medidas necessárias para alertar as pessoas que conviviam com o jovem, principalmente aquelas que frequentam locais onde há capivaras. Vale dizer que o animal é um dos hospedeiros preferidos do carrapato.

José Augusto é a quarta pessoa que morreu de febre maculosa no município de Piraju. A última vítima faleceu em agosto. Ela tinha 38 anos, morava na Vila São Pedro e trabalhava numa empresa de reflorestamento. 

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

‘Eu sabia que Boinha é duro no braço’, diz Reginaldo


Atleta venceu o pirajuense após aplicar uma guilhotina logo no primeiro round

O atleta pirajuense Luciano Lopes, o Boinha, da equipe Chute Boxe, foi derrotado na 46ª edição do Jungle Fight, um dos maiores eventos de MMA (Mixe Martial Arts) da América Latina. Realizada no ginásio Mané Garrincha, em São Paulo, a competição reuniu 14 lutadores.

Atletas se encaram na pesagem; à direita, o pirajuense
FOTO: Jungle Fight
Nenhum combate foi para o terceiro round ou para a decisão dos árbitros. No final, os juízes contabilizaram cinco finalizações e dois nocautes.

Boinha foi o primeiro a lutar. Ele enfrentou o atleta Reginaldo Vieira, da Furação e da Bolado Team. Para azar do pirajuense, o adversário finalizou a luta com uma guilhotina aos 2 minutos e 38 segundos do primeiro round.

Esse foi o primeiro combate de Boinha após o confronto com o italiano Alessandro Campagna, ocorrido no dia 14 de abril. Na oportunidade, o pirajuense recebeu um golpe contundente no maxilar, fato que custou longos meses de recuperação.

Após a luta, Reginaldo falou sobre as dificuldades para finalizar o combate.

Confira.


Porte de arma: moradora da Vila Cantizani é liberada depois de pagar fiança


Na casa dela, a polícia encontrou um revólver calibre 32

Na madrugada desta quinta-feira, 20, a polícia militar apreendeu um revólver calibre 32 numa residência da Vila Cantizani. Uma mulher se apresentou como proprietária da arma. Ela pagou fiança de R$ 200,00 e foi liberada. Segundo informações, a moradora se recusou a falar sobre o assunto à polícia, alegando que só irá depor em juízo.

Além dessa ocorrência, a PM registrou um acidente de trânsito com vítima na Vila Nova América. A condutora de um automóvel Gol perdeu o controle do veículo e não conseguiu evitar a colisão contra uma árvore. Uma pessoa ficou ferida, mas passa bem.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Responsável por loteamento irregular pode ser multado pela Vigilância Sanitária


Por ser reincidente, loteador corre o risco de pagar quase R$ 160 mil de multa

Pela segunda vez, o responsável pelo loteamento Jorge Maluly, localizado no Jardim Jurumirim, foi autuado pela Vigilância Sanitária (VISA). De acordo com o chefe do órgão, Márcio de Oliveira, o conjunto é “desprovido de infraestrutura de habitação”. Em outros termos, o local não possui rede de esgoto, água potável, asfalto e rede elétrica.

Na foto, Márcio de Oliveira, chefe da VISA
FOTO: Expresso Piraju
Na primeira autuação, cujo processo começou em fevereiro, o proprietário foi multado em R$ 40 mil. Como não conseguiu regularizar o loteamento, ele corre o risco de ser penalizado em quase R$ 160 mil. Segundo o órgão, o autuado tem até o final desse mês para apresentar defesa. “Se for o caso, segue-se para penalidade e depois encaminha-se para o Ministério Público”, diz Oliveira.

Questionado sobre as justificativas apresentadas pelo loteador, o chefe da VISA disse que “ele alega que está providenciando a legalização ou acerto daquilo lá [da propriedade] junto aos órgãos competentes”. 

A história do loteamento é antiga. Desde 2006, as famílias aguardam o desfecho do caso na Justiça. 

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Jovem se recupera depois de levar facadas em praça municipal


Duas pessoas participaram da tentativa de homicídio; vítima está no pronto-socorro

No último final de semana, um jovem de 28 anos, morador do Conjunto Ovídio Rodrigues Tucunduva Júnior, foi esfaqueado na Praça Benedito Silveira Camargo. Ele levou oito facadas. De acordo com testemunhas, a vítima foi cercada por duas pessoas. O jovem foi levado ao pronto-socorro, onde permanece internado.

As motivações dessa tentativa de homicídio tem relação com a morte de Romário Moreira da Conceição do Amaral, 22 anos, morto após ser jogado do paredão de pedra localizado na Rua Augusto Garcia, Vila Tibiriçá.

Parentes do jovem que foi esfaqueado alegam que os agressores quiseram vingar a morte de Romário. A polícia civil prendeu quatro pessoas envolvidas no crime, ocorrido no final do mês de janeiro.

Em entrevista ao repórter Marcos Fernandes, da Rádio Paranapanema, a mãe da vítima afirmou que seu filho não participou do homicídio. “Ele não estava nesse dia de jeito nenhum”, diz.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Responsável pelo Ana Carolina 2 dispensa acordo com a prefeitura municipal


Enquanto o caso tramita na Justiça, moradores pagam pelo preço do descaso

As ruas do Jardim Ana Carolina 2 continuam precárias. Apesar dos serviços paliativos realizados pela prefeitura municipal, a qualidade da pavimentação fica a cada dia mais comprometida. Quem reside no local aguarda o desfecho de uma ação movida pela prefeitura contra o loteador. Recentemente, o caso ganhou mais um desdobramento na Justiça.

Imagem mostra o estado precário de um dos pontos do
bairro; quem reside no local faz o que pode para
não ser penalizado pelo abandono
FOTO: Arquivo Expresso Piraju
De acordo com o diretor do Departamento Jurídico (DEJUR), Gustavo Albanezi, o responsável pelo loteamento dispensou qualquer tipo de compromisso na audiência promovida pelo juiz da 2ª Vara Judicial. “Essa ação seguirá para efeito de apreciação. A prefeitura aguarda essa decisão judicial para que possa forçar a empresa a cumprir com o que foi acordado contratualmente”, diz.

O aposentado Bris Catalá, que possui mais um de um terreno no local, está revoltado. Segundo ele, “o que entristece muito é o descaso com que os responsáveis pela cidade está tratando o assunto”. “Vamos fazer a obrigação de cada um porque vai ser melhor pra todo mundo”, exige.

Ainda de acordo com o morador, a administração não procurou os moradores para dar qualquer tipo de satisfação sobre o abaixo-assinado elaborado no mês de maio desse ano. Mais de 150 pessoas assinaram o documento.

domingo, 16 de dezembro de 2012

Menor é estuprado por guarda-noturno no Conjunto José Maria Arbex

O crime aconteceu dentro da casa do homem; durante o ato, ele forçou a criança a ver filme pornográfico

Na tarde da última sexta-feira, 14, a polícia militar registrou um estupro na Rua Professora Regina Helena Napolitano, Conjunto Augusto Morini (Teto 1). Uma criança de quatro anos foi abusada por um homem de 59 anos, que trabalha como guarda-noturno. O crime aconteceu na casa do homem.

Segundo o que foi relatado à PM, o acusado colocou um filme pornô e depois obrigou a criança a praticar sexo oral. Quando a polícia chegou até o endereço, o homem estava semi-nu. Ele confessou o crime. Após prestar depoimento ao delegado Alberto Bueno Correa Filho, ele foi levado para a Cadeia Pública de Tejupá.

PORTE

Um estudante de 18 anos, morador de Curitiba (PR), foi flagrado com 12 gramas de maconha na Rua Augusto Garcia, Vila Tibiriçá. O caso aconteceu na madrugada de sábado, 15. Em depoimento, o jovem confessou que a droga é sua, e que comprou o entorpecente por R$ 30,00 de uma “pessoa desconhecida”. A droga foi apreendida.

FURTO

Um marceneiro de 25 anos foi furtado na Av. Dr. Simão, Vila Tibiriçá. Ele foi chamado para conversar no banheiro de um estabelecimento comercial quando um homem pegou R$ 10,00 da sua carteira. O criminoso, que fugiu antes da chegada da polícia, ainda não foi identificado.

Além dessas ocorrências, a PM contabilizou uma direção de veículo sem habilitação na Rua Major Mariano, Centro; dois acidentes de trânsito, sendo um no cruzamento das Ruas Major Mariano com Cel. Nhonhô Braga, Centro, e outro na Rua Antonio Cesário Garcia, Vila Tibiriçá; e uma desinteligência na Rua 19, Conjunto José Maria Arbex (Teto 2).

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

‘Quem não me paga e cruza meu caminho tem que morrer’, diz infrator


Ele confessou a morte de um jovem de 17 anos na noite da última terça-feira

Guilherme Costa Machado, 16 anos, confessou ter matado Washington Vieira Pinto de Souza, 17 anos. O crime ocorreu na noite da última terça-feira, 11, no Conjunto José Maria Arbex (Teto 2). A vítima foi baleada no peito por um revólver Taurus, furtado de uma residência do Jardim Jurumirim.

A PM encontrou dinheiro, drogas e celulares na casa
de Guilherme Costa Machado
FOTO: Polícia militar
De acordo com a polícia militar, três pessoas ajudaram o menor a praticar o crime. Douglas Ramos Palhari, 19 anos, ficou responsável por atrair a vítima até o local do assassinato. Alex Gustavo da Silva e Walter Felipe Vieira, ambos com 20 anos, ficaram encarregados de esconder a arma.

Em menos de 24 horas, a PM esclareceu o assassinato. Durante as diligências, os militares encontraram, na casa de Guilherme, drogas, dinheiro e celulares, além de uma lista com a movimentação financeira do tráfico.

O autor do homicídio demonstrou bastante frieza ao narrar o episódio. Além de ter confessado a morte do jovem, ele fez questão de afirmar seu modo de conduzir a ‘boca’. “Fui eu que dei um tiro no Washington. Ele é muito safado, por isso matei ele. Não me arrependo. A droga é minha mesmo... o dinheiro, a balança. Eu vendo drogas. Quem não me paga e cruza meu caminho tem que morrer”, diz.

Revólver usado no homicídio
FOTO: Polícia Militar
Guilherme foi levado para a Fundação Casa. Os demais continuam presos na Cadeia Pública de Sarutaiá.

Todos os envolvidos, inclusive a vítima, têm passagem pela polícia por tráfico de drogas e porte ilegal de arma.

Estudante pirajuense morre atropelado em Assis


Ele tinha acabado de sair do trabalho; nas redes sociais, a morte sensibilizou amigos

FOTO: Facebook
O jovem pirajuense Mário Aparecido Pilegi Júnior, 20 anos (foto), morreu atropelado no Jardim Paraná, em Assis. De acordo com o portal Assis City, o acidente aconteceu ontem, 13, por volta das 18h30. A vítima tinha acabado de sair do trabalho. Mário foi atingido no abdômen por um caminhão Mercedez Benz, conduzido por um homem de 31 anos.

O motorista estava fazendo uma manobra de conversão quando tudo aconteceu. Pessoas que presenciaram o ocorrido alertaram o condutor sobre o acidente. Mário chegou a ser socorrido com vida, mas, em função dos graves ferimentos, não resistiu e faleceu.

O jovem, que trabalhava numa loja de calçados, estava no terceiro ano do curso de História da Unesp.

FOTO: Jornal da Segunda
O corpo será enterrado às 17h de hoje, 14, no Cemitério Municipal Pe. Roberto Beduschi. O velório está sendo feito na Igreja Batista, localizada na Vila Bérgamo.

Nas redes sociais, familiares, amigos e conhecidos lamentaram a perda do universitário.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Prefeitura solicitará estudo antes de aprovar projeto de reforma da cadeia


Conhecida como EIV, a avaliação traduzirá os impactos da obra no entorno do prédio

A Delegacia Seccional de Avaré pretende reformar o prédio onde fica a Cadeia Pública de Piraju. Orçado em mais de R$ 1 milhão, o projeto foi apresentado recentemente a um grupo de cidadãos preocupados com o futuro do local. Os moradores alegam que a cadeia poderá gerar os mesmos transtornos do passado.

O projeto foi elaborado pela arquiteta Carol Miranda
FOTO: Expresso Piraju
Essa é a opinião do professor Rafael Drummond. “A minha preocupação maior é com a superlotação dos Centros de Detenção Provisória”, diz.

Embora os responsáveis pelo projeto tenham garantido de que as celas abrigarão presos transitórios, representantes de diversas entidades acreditam que a falta de vagas nas unidades prisionais poderá comprometer as declarações do delegado Jorge Cardoso de Oliveira, que responde pela Delegacia Seccional.

De acordo com Oliveira, o destino dos presos será o CDP de Cerqueira César, cujas obras estão em fase de conclusão. “O preso vai permanecer durante o período noturno. No dia seguinte, ele já vai para o CDP. Nos casos de finais de semana, no primeiro dia [útil] ele estaria sendo transferido”, relata.

Em contato com o diretor do Departamento de Engenharia (DEENG), Ricardo Cury, a reportagem do Expresso Piraju foi informada que a prefeitura municipal irá solicitar dos responsáveis um estudo para avaliar o impacto da reforma no entorno do prédio. “Antes da análise final do projeto, será solicitado esse estudo. Eu acho que é uma peça técnica importante”, conta.

A avaliação que será requerida pela administração é conhecida pela sigla EIV (Estudo Prévio de Impacto de Vizinhança), um dos instrumentos de política urbana previstos na Lei nº 10.257. O estudo leva em consideração diversos impactos, como econômico, social e urbanístico.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Em menos de 24 horas, polícia esclarece assassinato


De acordo com as investigações, o crime foi premeditado; envolvidos atraíram a vítima até o local

Quatro pessoas participaram do assassinato do jovem Washington Vieira Pinto de Souza, 17 anos. O crime aconteceu ontem à noite na Rua Waldomiro Antonio de Arruda, José Maria Arbex (Teto 2). De acordo com a polícia militar, a vítima morreu após ser atingida por um disparo de arma de fogo. O tiro foi desferido contra o peito do menor.

Segundo a polícia, o assassinato foi cometido por um adolescente de 16 anos. A vítima foi atraída até o endereço por dois homens. No local, o menor desferiu o tiro. Vizinhos relataram aos militares que ouviram dois disparos.

Todos os envolvidos já foram localizados pela polícia. Os maiores estão presos na Cadeia Pública de Sarutaiá, ao passo que o menor aguarda, em Manduri, uma vaga na Fundação Casa. 

Na casa do menor, a polícia encontrou drogas e aparelhos para pesagem do entorpecente.

Tanto a vítima quanto os criminosos têm passagem pela polícia por tráfico de drogas e porte ilegal de arma.

O corpo de Washington foi velado nesta quarta-feira, 12, na cidade de Arandu.

As motivações do assassinato ainda não foram divulgadas.

Caminhão carregado com ferragens atinge veículo na Rua 7 de Setembro


Condutor disse que não conseguiu fazer a curva porque havia um automóvel parando em local proibido

Um caminhão da cidade de Boituva atingiu um veículo Monza que estava regularmente estacionado na Rua 7 de Setembro, Centro (veja as imagens). O acidente foi registrado foi por volta das 10h30 desta quarta-feira, 12. Em depoimento, o motorista disse aos policiais que não conseguiu fazer a curva porque havia um veículo estacionado na esquina da Rua Major Mariano.

MONTAGEM: Expresso Piraju
O caminhão, que estava carregado com ferragens, atingiu a lateral do carro. O trânsito de veículos no local ficou interditado por alguns minutos. Ninguém se feriu.

RECLAMAÇÃO

Preocupados com a passagem de veículos pesados no local, moradores da Rua 7 de Setembro protocolaram um abaixo-assinado na prefeitura municipal. No documento, aproximadamente 300 pessoas, incluindo pessoas de outros bairros, pedem que o trânsito de caminhões seja proibido nessa rua.

De acordo com Reinaldo Caramaschi, um dos articuladores do pedido, a resposta da prefeitura não foi convincente. “Disseram que não poderiam fazer nada porque seria simplesmente transferir esse problema de um local para outro”, relata.

Os moradores gostariam que os veículos fizessem uso do acesso construído entre a Vila Ferreira e a estrada velha Piraju-Sarutaiá.

Menor morre baleado no Conjunto José Maria Arbex


A vítima foi encontrada caída ao lado de uma moto; polícia investiga a autoria do crime

Um menor de 17 anos foi morto ontem à noite na Rua Waldomiro Antonio de Arruda, Conjunto José Maria Arbex (Teto 2). O crime aconteceu por volta das 23h. Washington Vieira Pinto de Souza morreu depois de levar um tiro no peito. O jovem foi encontrado caído ao lado de uma moto. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos.

O corpo foi encaminhado ao Instituto Medido Legal (IML) de Avaré. O velório será feito em Arandu, onde a vítima tem familiares.

Washington morava na Rua Arthur Dias da Motta, Conjunto Augusto Morini (Teto 1).

Vizinhos relataram à polícia que ouviram dois disparos. Até o momento, o autor do homicídio ainda não foi identificado.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Por telefone, Corpo de Bombeiros consegue salvar criança

As instruções foram seguidas à risca pelos pais do bebê

O caso não é recente, mas vale a pena divulgá-lo. Na noite do dia 25 de novembro, uma moradora do Loteamento Doretto entrou em contato com o Corpo de Bombeiros após seu filho engasgar com leite materno. Na linguagem médica, a criança teve um refluxo, quando alimentos e sucos gástricos voltam do estômago em direção à boca.

O sargento Sidney (foto) foi um
dos responsáveis pelas orientações
FOTO: Expresso Piraju
Durante o atendimento via telefone, o militar acionou a guarnição para que se deslocasse até o endereço. O bombeiro orientou pacientemente os pais da criança. Depois de várias tentativas, o bebê, que tem 6 meses, foi reanimado. 

Quando os militares chegaram na residência da família, o refluxo já tinha sido resolvido, graças às instruções dos bombeiros e a calma dos pais.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Aparelho usado para roubar dados de clientes é encontrado em agência bancária

De acordo com a polícia, nenhum cliente caiu no golpe dos bandidos

Um aparelho conhecido como ‘chupa-cabra’ (foto) foi encontrado na agência do Santander, localizada na Rua Carlos de Campos, Centro. A ocorrência foi registrada na tarde de sábado, 8. 

FOTO: TV Tem
 O objeto é usado para roubar informações de clientes. O vigilante do banco acionou a polícia militar após verificar que havia uma tela colocada sobre o visor de um dos caixas eletrônicos.

A PM interditou o caixa e entrou em contato com os responsáveis pela agência. De acordo com o boletim de ocorrência, nenhum cliente caiu no golpe.

EMBRIAGUEZ

Um morador da Codespaulo foi resgatado pela polícia próximo à Chácara Juliana, Jardim Jurumirim. Ele estava dentro do seu veículo às margens do Rio Paranapanema. A PM constatou que ele estava sob efeito de álcool, e que tinha se envolvido num acidente de trânsito em outro ponto da cidade. O carro foi encaminhado ao pátio do permissionário do DETRAN.

QUEDA

Uma jovem alterada, moradora do Conjunto José Maria Arbex (Teto 2), caiu do paredão de pedra localizado na Rua Cezário Garcia, Vila Tibiriçá. Ela sofreu um grande corte na cabeça. A vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros.

PORTE

Na manhã de ontem, 9, a polícia apreendeu 3 gr. de maconha na Rua Eng. Nelson de Godoy, Vila Tibiriçá. O entorpecente estava com um jovem de 20 anos, morador do Jardim das Figueiras. Em depoimento, ele disse aos militares que a droga estava para seu próprio consumo.

O usuário precisou ser algemado porque estava muito alterado. Ele foi levado ao plantão policial e depois liberado.

Além dessas ocorrências, a polícia registrou seis acidentes de trânsito. O caso mais grave aconteceu na Rua 13 de Maio, Centro. Um motociclista bateu na porta de um carro. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado ao pronto-socorro. A vítima apresentou uma lesão no braço esquerdo. A moto precisou ser recolhida por estar com o licenciamento irregular.

Aluno com dificuldades para escrever conquista notebook


Ele pertence à rede municipal de ensino; a cessão do aparelho é por tempo indeterminado

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) aprovou a aquisição de um notebook para um aluno da Escola Municipal Profa. Maria Virgínia Moreira Simões. O estudante possui limitações de coordenação na escrita.

Por ter se mostrado participativo e comunicativo, ele conseguiu sensibilizar os responsáveis pelo conselho. O computador foi adquirido com recursos de um fundo criado para atender as necessidades de crianças e jovens do município.

De acordo com o decreto assinado pelo prefeito Francisco Rodrigues (PP), o equipamento irá “possibilitar a adaptação de novas estratégias para que o ensino [do aluno] se torne o mais adequado e proveitoso possível”.

A cessão do notebook foi feita a título gratuito e por tempo indeterminado.

Assistente social confirma identidade do corpo encontrado na FECAPI

O cadáver estava deitado de barriga para baixo; laudo médico ainda não está pronto

No dia 2 desse mês, um morador chamou a polícia militar depois de avistar um cadáver no Centro de Exposições Pref. Cláudio Dardes (Recinto da FECAPI). O corpo estava deitado sobre um amontoado de feno. Ninguém foi encontrado no local. O serviço funerário levou o corpo ao Instituto Médico Legal de Avaré. O laudo necroscópico deve ser divulgado nos próximos dias.

FOTO: Expresso Piraju
A identidade da pessoa demorou para ser confirmada. As notícias só foram confirmadas no dia seguinte. Em contato com a assistente social Rosa Carbonari, a reportagem do Expresso Piraju foi informada de que o corpo era de Celso de Almeida Sobrinho, 54 anos, mais conhecido como “Cheira Gás”.

Segundo Carbonari, o homem freqüentava a Casa Apoio Vida Nova, espaço mantido pela prefeitura para atender dependentes. “Ele era uma pessoa que fez uso de drogas por muitos anos e de bebida também. Ele teve a oportunidade de ficar internado em clínicas, mas nunca correspondeu”, relata. Antes de entrar no vício, Celso trabalhava como funileiro.

A assistente social disse que o homem sempre recusou ajuda da família.

Vereadores favoráveis à usina sofrem mais uma baixa na Câmara Municipal

Após apelo da população, projetos que objetivavam facilitar a construção do empreendimento foram retirados

Os três projetos que intencionavam abrir caminho para a construção de mais uma usina hidrelétrica no Rio Paranapanema, em Piraju, foram retirados na sessão da última terça-feira, 4. De autoria do vereador Rubens Alves de Lima (PSB), as proposituras receberam parecer contrário da Comissão de Justiça e Redação (CJR), presidida pelo vereador José Eduardo Pozza (PTB). 

FOTO: José Carlos Garcia
Rubens não fez objeção ao parecer da CJR. Durante a apreciação do assunto, ele solicitou a retirada dos projetos. A decisão foi comemorada pelas pessoas que estavam acompanhando a sessão. Os cidadãos que estavam no auditório gritaram repetidamente “Arra, urru. O Panema é nosso.”.

A sessão que sacramentou a vitória dos ambientalistas foi bastante tumultuada. Dos cerca de 400 manifestantes que estavam na Câmara Municipal, apenas 100 puderam entrar. A restrição partiu do presidente da Casa, José Carlos Brandini (PSD), que levou em consideração os excessos registrados na sessão anterior (veja mais). Assim como na vez passada, a polícia militar foi chamada para reprimir eventuais abusos.

Em maio, uma situação semelhante foi registrada na Câmara Municipal. Na oportunidade, o projeto encabeçado por Brandini foi retirado da pauta após parecer contrário do então procurador jurídico José Silvestre. A matéria tinha o mesmo objetivo: atender os interesses da ECBrasil, empresa do Rio Grande do Sul que ainda pretende construir uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH) no Paranapanema.

APAGÃO

Uma sabotagem no sistema de iluminação deixou o prédio do Legislativo às escuras. De acordo com o que foi apurado, uma pessoa ainda não identificada retirou os fusíveis da caixa de energia. O apagão durou 40 minutos. No decorrer da semana, uma pessoa foi apontada como responsável pelo crime. Em entrevista à rádio Piratininga, Brandini afirmou que os fusíveis foram retirados por Danilo Caramaschi. “Os vizinhos daqui em frente à Câmara viram que era ele. Ele tirou os fusíveis e saiu correndo. É uma falta de respeito um caboclo até meio estudado fazer uma bagunça dessa”, diz.

A declaração repercutiu. Na mesma emissora, Caramaschi disse que irá procurar os meios legais para responsabilizar o presidente da Casa. Ele contou que estava fazendo um serviço de manutenção no Cinemax quando a energia foi desligada.

Indignado com o desfecho do caso, Brandini, declarado defensor do empreendimento, irá acionar judicialmente cerca de vinte pessoas que estavam na sessão. “[Na democracia] tem que ter os contra e os a favor, desde que seja uma democracia no silêncio. O que eles fizeram foi uma palhaçada.”