sábado, 31 de outubro de 2015

Rio Paranapanema continua sendo poluído por esgoto

Emissão atinge local frequentado por canoístas; ambientalistas exigem providências

O movimento Panema Vivo denunciou novamente o descarte de esgoto no Rio Paranapanema, em Piraju. Segundo os ambientalistas, a poluição está ocorrendo na área usada pelos alunos da escola de canoagem slalom.


Imagens divulgadas pelo movimento não deixam dúvida quanto à poluição

A denúncia foi registrada em vídeo e publicada na página do movimento no Facebook (veja abaixo). As imagens mostram uma tubulação lançando esgoto no Paranapanema. “Enquanto levantam obeliscos bizarros, se omitem em relação ao rio.”, escreve o grupo. A menção aos obeliscos diz respeito à instalação de painéis publicitários em duas áreas da cidade.

Em dezembro do ano passado, o Expresso Piraju publicou a denúncia de um internauta que também flagrou descarte de esgoto no mesmo trecho (leia mais). Na oportunidade, o gerente da Sabesp, Edson de Almeida, informou que a poluição era oriunda de 800 residências cujo esgoto não estava sendo mandado para a estação de tratamento por conta da ausência de uma estação elevatória no Centro de Exposições Pref. Cláudio Dardes (FECAPI).

Almeida disse ainda que a obra estava dependendo do acerto de alguns “entraves burocráticos”. À época, o gerente preferiu não falar em prazo para a solução do problema.

A denúncia do Panema Vivo vem ao encontro de uma petição online que está coletando assinaturas para que o prefeito Jair César Damato (PMDB) e a Câmara Municipal, bem como a Sabesp, acabem definitivamente com a poluição (clique aqui).




Prefeitura promete apurar divergência entre editais

Publicações referem-se ao processo seletivo para contratação de professor e monitor

A reportagem do Expresso Piraju constatou uma diferença de 24 candidatos entre o edital do processo seletivo nº 02/2015 publicado no jornal que divulga os atos oficiais do Executivo e o edital anunciado pela empresa Exitus Concursos. A seleção objetiva contratar professor e monitor de transporte escolar.

Na publicação feita na edição de ontem do periódico, a prefeitura informa que 829 candidatos estão aptos a participar da prova. Já no site da Exitus, o número de pessoas habilitadas é de 853. A reportagem não encontrou divergências nos locais de aplicação de prova.

A diretora do Departamento de Educação (DEDUC), Maria Helena de Oliveira Soares, foi alertada pelo blog. Ela informou que irá apurar o assunto na próxima terça-feira, 3. A responsável disse ainda que, se for necessário, fará com que o edital seja novamente publicado.

Tudo leva a crer que o jornal deixou de receber o edital anunciado pela Exitus. A publicação feita pela empresa conta com o termo “retificado” e com uma lista maior de candidatos aptos a participarem da avaliação.

A prova será realizada nos dias 14 e 15 desse mês, nas Escolas Municipais Balbina Marques Galvão e Vereador José Domingues dos Santos. Por conta do número de inscrições, os candidatos foram distribuídos em dias e horários diferenciados.

Mais informações no www.exitusconcursos.com.br.

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Ataliba Leonel e Moreira Porto terão ciclo único em 2016

Governo diz que, do ponto de vista pedagógico, mudança só traz benefícios

A Secretaria da Educação de São Paulo divulgou a lista das escolas que, a partir do ano que vem, passarão a oferecer ciclo único. Segunda a pasta, a mudança atingirá 340 mil alunos. O anúncio foi feito após reunião com representantes das 91 diretorias de ensino do Estado.

Equipe que cuidou da reorganização na Diretoria Regional de Ensino de Piraju: Adélia Silva
(supervisora de ensino), Elaine Kaizer (supervisora de ensino), Magaly Bérgamo (diretora
técnica) e Maria Ignez Carlin Furlan (dirigente de ensino)
(FOTO: Expresso Piraju)

De acordo com a secretaria, a reorganização escolar criará 754 escolas com apenas um segmento, fixando, com isso, em 2.197 o número de unidades em todo o Estado que implantarão o sistema. As escolas que atualmente oferecem dois ciclos serão reduzidas em 18%.

Esse é o caso das duas únicas unidades da Diretoria Regional de Ensino de Piraju que, em 2016, enfrentarão a mudança. As escolas Ataliba Leonel e Joaquim Guilherme Moreira Porto, ambas localizadas na região central de Piraju, deixarão de atender, ao mesmo tempo, alunos do fundamental e ensino médio.

Em entrevista concedida à imprensa, a dirigente Maria Ignez Carlin Furlan disse que a Moreira Porto contará apenas com os anos finais do fundamental (do 6º ao 9º anos), ao passo que a Ataliba Leonel atenderá estudantes do ensino médio.

Segundo ela, a mudança atingirá dois professores dessas duas unidades. “Os únicos professores que terão que se movimentar são os professores de disciplinas específicas, que no caso é o professor de Ciências do Ataliba, que terá que ir pro Moreira, e uma professora de química do Moreira, que terá para o Ataliba”, explica.  

A dirigente informou que, no dia 15 do mês que vem, os pais de alunos de todas as escolas que abrangem a Diretoria Regional (Fartura, Manduri, Óleo, Piraju, Sarutaiá, Taguaí, Tejupá e Timburi), participarão de uma reunião nas unidades. De acordo com Furlan, o encontro terá como objetivo esclarecer todas as dúvidas a respeito da reorganização escolar.

JUSTIFICATIVAS

Consta no site do governo paulista que a reorganização terá um impacto positivo na vida dos estudantes. “Os alunos terão uma escola mais preparada para as demandas de cada etapa escolar e atenta à nova realidade de cada faixa etária. O processo favorecerá também na gestão das unidades e possibilitará a adoção de estratégias pedagógicas focadas na idade e fase de aprendizado dos alunos.”

TRANSPORTE

Questionada sobre a cessão de transporte aos alunos da cidade, a dirigente disse que, a partir do ano que vem, o governo paulista garantirá o serviço apenas aos estudantes da zona rural.

Segundo ela, a restrição já está prevista em lei. “A Secretaria da Educação disponibilizou um meio para cadastrar os alunos no georeferenciamento. Todos os alunos foram identificados. Dessa forma, ficaram definidos quais alunos precisam de transporte. Até o ano passado, quando não havia isso, houve uma abertura para transporte aluno dentro da área urbana”, informa.

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Administração presta esclarecimentos sobre painéis

Informações foram apresentadas a pedido da Câmara

O vereador Vinícius Garcia (PV) recebeu resposta da prefeitura sobre os painéis publicitários que foram construídos perto da ponte Eng. Nelson de Godoy e da rotatória João de Moraes.

De acordo com a administração, a instalação dos painéis está prevista no decreto nº 5.516/15, que concede, a título de permissão de uso, os dois espaços públicos a um empresário de Itararé. Os totens podem ter até cinco metros de altura e devem ser dotados de relógio.

Nas redes sociais, a instalação do painel
próximo à ponte gerou uma séria de
críticas (FOTO: Helio Cassanho)
Consta no artigo 3º que “o permissionário disponibilizará quatro espaços publicitários em cada painel para divulgação de pontos turísticos do município”. Outro trecho do decreto reza que “a gratuidade da permissão de uso em comento não isenta o permissionário do pagamento de taxas de licença de tributos que eventualmente incidirem sobre suas atividades”.

Garcia questionou a prefeitura se o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e o COMTRAF (Conselho Municipal de Trânsito) foram consultados sobre a instalação dos painéis. De acordo com a resposta, a consulta não foi necessária porque o assunto foge da competência dos órgãos.

A administração informou que a construção foi realizada com mão de obra do município mediante a cessão dos materiais feita pelo permissionário, com exceção dos paralelepípedos, os quais foram cedidos pela prefeitura “para manter harmonia com o piso e muretas existentes ao seu entorno”.

Por fim, Garcia indagou a administração se a concessão não deveria ser licitada, uma vez que o empresário ganhará com a comercialização dos espaços. A prefeitura limitou-se que “os custos foram realizados pelo interessado, que explorará o local por sua conta e risco, recolhendo os tributos incidentes”.

Em entrevista concedida à rádio Eduvale FM, o vereador colocou em xeque o cumprimento do decreto. Segundo ele, o decreto diz que a concessão não prevê nenhum tipo de gasto ao município. Garcia informou que encaminhará o assunto à assessoria jurídica da Câmara. “A partir do momento que a mão de obra é cedida, o município está sendo onerado. Isso não está seguindo o decreto. O empresário não poderia ter pagado a mão de obra?”, questiona.

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Moradores da Casa Apoio são acusados de espancamento

Coordenador diz que assistidos devem responder judicialmente pela agressão

Um homem ainda não identificado foi agredido na Casa Apoio Vida Nova, unidade mantida pela prefeitura de Piraju através do Departamento de Ação Social (DEASO). O caso aconteceu na tarde do último domingo, 25.

Unidade é mantida pela prefeitura de Piraju; o local acolhe moradores de rua e pessoas
que sofrem de alcoolismo; cerca de 15 pessoas estão abrigadas atualmente (FOTO: Expresso Piraju)

Segundo informações, três adultos e uma criança que estavam terminando um trabalhando de evangelização no local presenciaram a agressão. Eles alegam que um idoso foi espancado por dois moradores da casa.

O caso veio à tona no Jornal Regional, noticiário transmitido pela rádio Eduvale FM. Em entrevista concedida à emissora, Simone Rodrigues Amaral, 38, e Júlio César Pereira, 18, afirmam que o homem foi agredido com socos e jogado da escada que dá acesso à parte interna da casa.

As testemunhas disseram ainda que, depois da violência, acionaram a ambulância do pronto-socorro. Júlio alega que a vítima foi ameaçada de morte por um dos agressores. Os denunciantes esperam que os responsáveis pela unidade esclareçam o caso e punam os autores da agressão.

Simone (foto), uma das denunciantes, espera que os responsáveis pela agressão sejam punidos
(FOTO: Expresso Piraju)

O coordenador da Casa Apoio, Júlio Borges, mais conhecido como Neno, participou ao vivo do jornal da Eduvale para comentar a denúncia. A entrevista contou com a participação da assistente social Mariana Denardi, que atua no DEASO, mais precisamente no CREAS (Centro de Referência da Assistência Social).

De acordo com Borges, o homem que foi agredido teria provocado um dos agressores, que há cinco anos reside no local e trabalha na recepção dos moradores. Segundo ele, a vítima estava embriagada e não poderia ter entrado na unidade justamente por estar sob efeito de álcool. A vítima procurou a Casa Apoio para solicitar uma passagem de ônibus.

“O portão fica fechado, mas nesse dia estava aberto. Seu eu chego lá e o cara quer passar na casa, eu vou até o portão e avalio a pessoa. Se ela estiver alcoolizada, eu não coloco pra dentro. Eu tenho ali muitas pessoas que estão em recuperação. A falha foi essa: o portão estava aberto”, diz.

O coordenador apurou que a vítima jogou seus documentos “na cara” de um dos moradores. “Ali não tem nenhum santo, nem eu”, confessa. Borges afirmou que a provocação desencadeou o espancamento. Ainda de acordo com o responsável, os dois acusados pela violência devem ser levados ao conhecimento da Justiça.   

Ele reconheceu que, se estivesse na Casa Apoio no dia da agressão, a história teria outro fim, a começar pelo fato de que o portão não estaria aberto. “Há casos [de pessoas] que eu tenho que deixar posar na rua para evitar problemas lá dentro”, conta.

A vítima passou por atendimento médico no pronto-socorro e foi liberada no mesmo dia.

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Baixo quórum obriga diretoria da APEI a remarcar eleição

Escolha da nova diretoria acontecerá em meados de novembro

A Associação Pirajuense dos Estudantes Intermunicipais (APEI) não pôde cumprir a pauta da assembleia geral ordinária, marcada para ocorrer na noite de ontem, 25, em razão do baixo número de associados na reunião. Dos 400 estudantes, apenas 42 compareceram no Centro de Lazer Dr. Luiz Ferreira.

O presidente em exercício, Zildevan Júnior, classificou como "uma vergonha" a ausência
da imensa maioria dos associados (FOTO: Expresso Piraju)

O principal assunto da reunião era a definição da diretoria que conduzirá a entidade a partir de 2016. De acordo com o presidente atual da APEI, Zildevan Benedito Cardozo Júnior, a eleição só pode ser realizada se o número de presentes respeitar o quórum mínimo previsto no estatuto da associação.

Em comum acordo com os estudantes, Zildevan definiu uma nova assembleia. A reunião, que será extraordinária, acontecerá no dia 15 de novembro, a partir das 19h, no mesmo local.

Até o momento, apenas uma chapa demonstrou interesse em assumir a APEI. Encabeçada por Thiago dos Santos Ferraz, 29, estudante de Direito, o grupo ainda não está completamente fechado. Ao todo, três cargos ainda não contam com postulantes.

Se na próxima assembleia a chapa for apresentada com todas as funções preenchidas, a eleição transcorrerá independente do número de estudantes presentes. Caso o grupo não esteja montado ou haja falta de algum dos candidatos, a diretoria atual será obrigada a encerrar as atividades da APEI.

A dissolução da entidade implicará no fim do transporte de alunos para Avaré, Ourinhos e Jacarezinho (PR), uma vez que a prefeitura depende da APEI para promover o repasse usado no pagamento parcial das viagens. 

domingo, 25 de outubro de 2015

Revitalização será suspensa em dezembro para não atrapalhar o comércio

Acordo firmado com lojistas prevê retomada definitiva da obra no ano que vem

Em reunião ocorrida na sede da Associação Comercial e Industrial (ACIP), a Engiver Construtora e Pavimentadora prestou esclarecimentos sobre a retomada das obras de revitalização do centro comercial. Segundo informações, cerca de 40 pessoas – a maioria ligada ao comércio – participaram do encontro.

Conforme divulgado, a Engiver ficou em segundo lugar na licitação do projeto. Como a H. Aidar Pavimentadora não demonstrou competência técnica para manter os serviços, a prefeitura decidiu, em comum acordo (apesar de demorado), rescindir o contrato com a vencedora.

Segundo o jornal Observador, a reunião na ACIP definiu algumas ações para não prejudicar o fluxo de consumidores no final de ano, época de maior faturamento das lojas. De acordo com o que foi estabelecido, a Engiver concluirá em novembro o calçamento do segundo quarteirão da Rua Carlos de Campos e promoverá a adequação das lajotas da via.

Durante o mês de dezembro, as obras ficarão suspensas até janeiro de 2016, data a partir da qual os serviços serão retomados em definitivo. Apesar de algumas manifestações contrárias ao projeto, os lojistas concordaram com a medida.

sábado, 24 de outubro de 2015

Palco do Centro de Convenções recebe a primeira atração

Evento terá início às 20h30 de hoje; entrada é gratuita

Embora não tenha sido oficialmente inaugurado, o Centro de Convenções Richardson Louzada está sendo usado pela prefeitura desde o início da exposição “Sinais – Heranças e Andanças”, que deve permanecer na cidade até a próxima segunda-feira, 25. A exposição foi montada no hall de entrada do espaço.

Julia Bobrow (foto) compõe o elenco da peça; o espetáculo conta com a direção de
Rodolfo Garcia Vázches (FOTO: Internet)

Neste sábado, 23, o palco do Centro de Convenções será utilizado pela primeira vez. Conforme divulgado pelo Expresso Piraju, a Cia de Teatro os Satyros apresentará a peça “Pessoas Perfeitas”. O espetáculo está agendado para ocorrer às 20h30. A entrada é gratuita, porém os ingressos devem ser retirados com meia-hora de antecedência.

A peça integra a programação dos meses de outubro e novembro do Circuito Cultural Paulista, programa do governo do Estado de São Paulo em parceria com os municípios. De acordo com informações, o espetáculo tem classificação indicativa de 16 anos.

Amanhã, a atração será apresentada no Palácio da Cultura Umberto Magnani Netto, em Santa Cruz do Rio Pardo.

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Candidatos ganham mais tempo para participar de processo seletivo

No edital anterior, prazo das inscrições terminaria no dia 30 desse mês

A Sociedade de Beneficência de Piraju retificou o edital do processo seletivo para contratação de faxineiro. Anteriormente, as inscrições poderiam ser feitas até o dia 30 desse mês. Agora, o prazo foi dilatado até o dia 6 de novembro. As demais informações permanecem inalteradas.

Os candidatos (homens e mulheres) devem comprovar experiência na área. De acordo com o edital, os aprovados serão convocados à medida que houver necessidade nas unidades do Programa Saúde da Família (PSF).

O processo seletivo tem validade de um ano. O prazo é passível de prorrogação por igual período.

Segundo o edital, os candidatos devem procurar o escritório da SBP munidos de currículo, certificado de conclusão do ensino médio e cópia dos documentos pessoais (RG e CPF). O escritório está localizado na Rua 7 de Setembro, 808, Centro. Horário de atendimento: das 8h às 16h.

Depois de inscritos, os aspirantes à vaga participarão de entrevista, avaliação técnica (análise do currículo) e prova objetiva. O edital do processo seletivo informa que a remuneração é compatível com o mercado de trabalho.

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

‘Pessoas Perfeitas’ é a próxima atração do Circuito Cultural em Piraju

Peça será apresentada no Centro de Convenções Richardson Louzada

(atualizado às 10h03)

A Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo definiu a programação dos meses de outubro e novembro do Circuito Cultural Paulista, programa pautado na descentralização do acesso à cultura em parceria com os municípios paulistas.

No detalhe, momento da peça "Pessoas Perfeitas" que será encenada no próximo sábado

No próximo sábado, 24, a Cia de Teatro os Satyros apresentará a peça “Pessoas Perfeitas”. O espetáculo está agendado para ocorrer às 20h30 no Centro de Convenções Richardson Louzada, localizado na Av. São Sebastião, 331, Vila Cantizani. A entrada é gratuita, porém os ingressos devem ser retirados com meia-hora de antecedência. Classificação indicativa: 16 anos.

De acordo com o site do circuito, a peça lança um olhar sobre os moradores anônimos da grande metrópole que, apesar de suas diferenças abissais, acabam se encontrando e convivendo.

Dirigido por Rodolfo García Vázques, o espetáculo conta com os atores Ivam Cabral, Fábio Penna, Henrique Mello, Julia Bobrow, Eduardo Chagas, Marta Baião e Maria Hein.

NOVEMBRO

No mês que vem, o Circuito Cultural Paulista apresentará o espetáculo de dança “Íntimo”, da Cia Pavilhão D. O evento está previsto para começar às 20h30, no Centro de Convenções.

Bandidos rendem funcionário e levam malote com dinheiro e cheque

Crime aconteceu à luz do dia; até o momento ninguém foi preso

O funcionário de um estabelecimento comercial localizado na Av. São Sebastião, Vila Cantizani, foi roubado no início da tarde de ontem, 21. O crime aconteceu na Av. João Paulo II, próximo ao Centro Estrela de Evangelização (CEDE).

Segundo informações da Polícia Militar, a vítima estava conduzindo uma moto quando foi surpreendida por dois indivíduos numa moto. Eles cercaram o funcionário e, mediante uso de uma arma de fogo, obrigaram a vítima a entregar um malote.

De acordo com a polícia, o funcionário estava a caminho de uma agência bancária. O malote continha dinheiro e cheque. Embora a quantia levada não tenha sido divulgada, informações ainda não confirmadas indicam que os bandidos levaram aproximadamente R$ 35 mil.

Depois do crime, os ladrões fugiram em direção ao Jardim Jurumirim. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil. 

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Caminhoneiro de 46 anos morre na Rodovia Raposo Tavares

Dois homens que também estavam na cabina não se feriram

Um caminhão carregado com adubo e semente de soja capotou no km 331 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), próximo ao Bairro Enseada, em Piraju. O acidente aconteceu por volta das 16h desta quarta-feira, 21.

Edivaldo de Pontes morreu no local do acidente (FOTO: Expresso Piraju)

Segundo informações da Polícia Rodoviária, o veículo estava transitando no sentido interior-capital quando, por motivos ainda desconhecidos, invadiu a pista contrária, entrou no acostamento e capotou numa pequena ribanceira. De acordo com o cabo Glauber, da PR, as informações preliminares apontam que, por conta do mau tempo, o caminhoneiro teria perdido o controle do veículo.

O motorista, Edivaldo de Pontes, 46, residente em Assis, morreu na hora. O corpo dele ficou prensado na cabine do veículo. Os outros dois passageiros, Agnaldo Pinto de Oliveira, 41, e Maurício Antonio Garcia, 47, ambos moradores de Santa Cruz do Rio Pardo, saíram ilesos do acidente.

De acordo com informações obtidas pelo Expresso Piraju, o caminhão tinha saído de Santa Cruz do Rio Pardo e estava a caminho de Piraju, onde iria fazer a entrega dos produtos em algumas propriedades rurais. A carga foi carregada em Cândido Mota.

Embora tenha ocorrido num trecho pertencente à base do Corpo de Bombeiros de Santa Cruz, os bombeiros de Piraju prestaram os primeiros atendimentos até a chegada da equipe do município vizinho.

Segundo a polícia, o motorista pode ter perdido o controle do veículo (FOTO: EP)

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Moto furtada no domingo é encontrada no Jardim Ana Cecília

Responsáveis pelo crime ainda não foram localizados

A Polícia Militar localizou a moto que foi roubada na madrugada do último domingo, 18. Conforme divulgado, o crime aconteceu no Bairro Codespaulo. Segundo informações, dois bandidos ainda não identificados levaram o veículo após ameaçar o condutor, um operador de 48 anos.

O tablet usado pela Polícia Militar (foto) apontou que a moto encontrada no bairro era
a mesma que tinha sido roubada na Codespaulo (FOTO: Polícia Militar de São Paulo)

Na madrugada desta terça-feira, 20, a polícia foi chamada para averiguar uma ocorrência na Rua Israel dos Santos Guerra, Jardim Ana Cecília. Os militares Pedro Júnior e Zanette receberam a notícia de que três indivíduos estavam brigando no local.

Ao chegar no endereço, os policiais não encontraram os indivíduos, mas, em patrulhamento pelas imediações, localizaram a moto numa rua erma do bairro. De imediato, a vítima foi chamada para recolher o veículo. A moto estava intacta.

O caso continua sendo investigado pela Polícia Civil. 

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Mandato não está ameaçado, diz Carlinhos Pneus à imprensa

Ex-petista diz que ingresso no Rede Sustentabilidade garante vaga na Câmara

O presidente da Câmara Municipal de Piraju, Carlinhos Pneus, comentou a notícia publicada pelo jornal Observador a respeito da possível reivindicação de sua vaga como parlamentar pelo Partido dos Trabalhadores (PT). 

O semanário publicou que a sigla poderia exigir a vaga pelo fato de Carlinhos ter saído do PT antes da chamada “janela da infidelidade”, que permite a desfiliação sem prejuízo direto ao mandato.

Carlinhos Pneus durante entrevista à Eduvale FM (FOTO: Expresso Piraju)

Conforme divulgado, o jornal disse que a precipitação do ex-petista poderia ensejar na posse do atual diretor do Departamento de Turismo, Indústria e Comércio, Antonio Augusto Porto, terceiro mais votado nas eleições.

Em entrevista concedida a uma emissora de rádio, Carlinhos relatou que sua saída está dentro das regras eleitorais, uma vez que ingressou no recém criado Rede Sustentabilidade antes da sanção da minirreforma eleitoral, ocorrida no dia 29 do mês passado, e que por isso seu mandato não pode ser reivindicado pelo PT.

De acordo com informações, políticos que migraram para o Rede, Partido Novo ou Partido da Mulher Brasileira dentro do prazo estipulado não correm o risco de perder a vaga.

Carlinhos falou ainda que por um lado ficou “chateado” com a publicação do Observador, mas que por outro ficou satisfeito com a repercussão positiva da notícia. “Estou recebendo essa confirmação por parte do povo. A gente fica contente com isso”, diz. O atual Rede é um dos cotados para disputar as eleições para prefeito no ano que vem.

domingo, 18 de outubro de 2015

Bandidos levam moto após ameaçar vítima na Codespaulo

Crime está sendo apurado pela Polícia Civil; até o momento ninguém foi preso

Na madrugada de domingo, 18, um operador de 48 anos foi roubado no Bairro Codespaulo. Segundo informações, a vítima tinha acabado de chegar em sua residência quando foi surpreendida por um indivíduo ainda não identificado. O homem estava usando capacete.

Imagem ilustrativa da moto roubada neste domingo

De acordo com a Polícia Militar, o operador estava conduzindo uma moto avaliada em aproximadamente R$ 10 mil. Logo que a vítima deixou o veículo, o criminoso assumiu a direção da moto. Os dois entraram em luta corporal.

Na sequência, um automóvel apareceu no local. Um dos ocupantes – também não identificado – proferiu algumas ameaças caso o operador não deixasse a moto ser levada. Com medo, a vítima se afastou. Os bandidos fugiram logo em seguida.

Segundo o boletim de ocorrência, o proprietário do veículo constatou que o automóvel usado no roubo é um Vectra prata, com placas de Manduri. Até o momento, os ladrões não foram localizados.

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil. De acordo com informações, a moto roubada é uma Kawasaki Ninja preta, placa FDP-1004. Qualquer informação que possa levar ao paradeiro do veículo deve ser encaminhada à polícia pelo telefone 190.

sábado, 17 de outubro de 2015

Morador do Doreto diz que foi atingido de raspão por projétil

Acusado de ter efetuado o disparo ainda não foi identificado

Um professor de 34 anos, residente no Loteamento Doreto, alega ter sido atingido de raspão por um projétil. O caso foi registrado pela Polícia Militar na manhã deste sábado, 17. Segundo informações, o disparo foi efetuado na Rua Augusto Garcia, Vila Tibiriçá.

Em depoimento prestado aos policiais, o professor disse que estava com alguns amigos nas imediações de um hotel quando se deparou com um policial de São Paulo atirando em latinhas. Ele disse que foi atingido no braço direito por um dos tiros.

O professor passou por atendimento no pronto-socorro. Consta no boletim de ocorrência que a vítima estava aparentemente alcoolizada. O docente, por sua vez, negou que estivesse sob efeito de álcool.

De acordo com a PM, o policial não foi localizado para responder pelas acusações. O caso será investigado pela Polícia Civil.

OUTROS REGISTROS

Além dessa ocorrência, a polícia registrou um recolhimento de veículo na Vila Tibiriçá, uma desinteligência no Centro e uma agressão e cárcere privado no Jardim Jurumirim.

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Processo seletivo oferece vaga de faxineiro

Inscrições estarão abertas até o final desse mês

A Sociedade de Beneficência de Piraju abriu processo seletivo para contratação de faxineiro. Os candidatos (homens e mulheres) devem comprovar experiência na área. De acordo com o edital, os aprovados serão convocados à medida que houver necessidade nas unidades do Programa Saúde da Família (PSF).

O processo seletivo tem validade de um ano. O prazo é passível de prorrogação por igual período.

As inscrições estarão abertas entre os dias 19 e 30 desse mês. Ainda segundo o edital, os candidatos devem procurar o escritório da SBP munidos de currículo, certificado de conclusão do ensino médio e cópia dos documentos pessoais (RG e CPF). O escritório está localizado na Rua 7 de Setembro, 808, Centro. Horário de atendimento: das 8h às 16h.

Depois de inscritos, os aspirantes à vaga participarão de entrevista, avaliação técnica (análise do currículo) e prova objetiva. O edital do processo seletivo informa que a remuneração é compatível com o mercado de trabalho

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Em nova função, Caramaschi promete tapa-buracos em diversos bairros

Responsável diz que os pontos mais críticos receberão atenção prioritária

O assessor Reynaldo Caramaschi deixou a pasta de Trânsito e Fiscalização para assumir o atual Setor de Obras e Serviços Públicos. Nesta quarta-feira, 14, o responsável foi entrevistado ao vivo pela rádio Eduvale FM para divulgar os principais trabalhos do setor.

Reynaldo Caramaschi no estúdio da rádio Eduvale FM (FOTO: Expresso Piraju)

Caramaschi foi questionado sobre as ruas da cidade que estão esburacadas. Segundo ele, a operação tapa-buracos será realizada em diversos bairros da cidade. O trabalho está programado para começar no Loteamento Doretto. Também estão inclusos no cronograma o Jardim Ana Cristina, Vila Laino e Jardim das Figueiras.

O responsável também respondeu um ouvinte da emissora quanto às ruas do Jardim Ana Carolina 2. Caramaschi disse que, no caso das “grandes crateras”, o serviço será feito de forma prioritária. A previsão é de que a operação comece a ser feita na semana que vem, desde que o tempo permaneça estável, já que a massa utilizada pela prefeitura perde a eficiência quando colocada numa superfície molhada.

De acordo com o assessor, a prefeitura aguarda a liberação de emendas parlamentares para executar obras de recapeamento. Somente do Estado, o valor é superior a R$ 800 mil. Ainda segundo ele, a administração já licitou a pavimentação de ruas do Conjunto Augusto Morini. Orçado em R$ 250 mil, o serviço será iniciado tão logo haja a liberação da verba.

Rua do Jardim Ana Carolina 2: assessor diz que, em casos como esse, os serviços serão
oferecidos em caráter emergencial

terça-feira, 13 de outubro de 2015

PELC promove caminhada e competição de pipas

Projeto é financiado pelo governo federal; ações são gratuitas

No final desse mês, o Projeto Esporte e Lazer da Cidade (PELC) realizará dois eventos na cidade. Desenvolvida pelo Departamento de Esportes e Lazer (DELL) com recursos do governo federal, a iniciativa oferece atividades físicas, culturais e de lazer.

A primeira ação ocorrerá no dia 25, a partir das 8h. Batizado de “1ª Campanha Outubro Rosa PELC”, o evento contará com diversas atividades, como oficina de dança e palestra.

A principal atração é a caminhada, cujo trajeto sairá da Av. Dr. Domingos Teodoro Gallo e percorrerá diversas vias da cidade. O ponto de chegada é o Centro de Lazer Dr. Luiz Ferreira de Oliveira. De acordo com os organizadores, a programação é passível de alteração.

O segundo evento está marcado para acontecer no dia 29, na sede do projeto. Trata-se do 1º Festival de Pipas do PELC de Piraju.  Na oportunidade, as pipas serão premiadas de acordo com os critérios de tamanho, beleza e criatividade. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no local.

Os organizadores distribuirão, sem custo algum, cola, bambu e seda para confecção das pipas. Crianças menores de 12 anos poderão participar, desde que estejam acompanhadas de algum responsável.

PELC

Segundo informações, cerca de 400 pessoas de diversas faixas etárias são atendidas pelo programa. O PELC está sediado no Centro Poliesportivo Elias José, Conjunto José Maria Arbex (Teto 2) e beneficia, sem custo algum, moradores dos bairros adjacentes.

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Morador do Boa Vista é preso por tentativa de homicídio

Ele é acusado de fazer uso de um enxadão para agredir um homem

Um homem de 47 anos foi agredido com um enxadão numa residência localizada no Bairro Boa Vista. A violência aconteceu na noite de sábado, 10. Segundo informações, a vítima foi golpeada na cabeça.

De acordo com a Polícia Militar, o homem teria sido agredido por um morador do mesmo bairro. O acusado disse que apenas praticou o crime a pedido do tio da vítima. Já o tio do homem agredido apresentou outro depoimento. Ele contou que o acusado não queria sair da residência, e que seu sobrinho tinha acabado de acordar quando recebeu o golpe.

Ainda segundo a polícia, o acusado fugiu depois da agressão. O caso foi registrado pela Polícia Civil como tentativa de homicídio. De acordo com informações, o homem foi levado para a unidade transitória de Piraju até conseguir vaga no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Cerqueira César. O enxadão foi apreendido.

A vítima recebeu os primeiros atendimentos do Corpo de Bombeiros até ser encaminhada para o pronto-socorro. Ela não corre risco de morte.

FURTO

Um jovem de 18 anos é acusado de furtar R$ 67,00 em cigarros de um estabelecimento comercial situado na Rua Major Mariano, Centro. Segundo a Polícia Militar, o caso aconteceu na tarde desta segunda-feira, 12.

Na mochila do jovem, a polícia encontrou dois pacotes de cigarros. A proprietária da empresa imediatamente identificou o jovem como o único suspeito pelo furto. Em depoimento, o jovem alegou desconhecer como os cigarros foram parar na mochila.

De acordo com a polícia, a comerciante disse que o acusado foi visto no local em outras situações envolvendo sumiço de produtos. Levado à delegacia, o jovem foi liberado pela Polícia Civil. Ele responderá em liberdade pelo crime de furto.

Funcionamento do CCZ está na mira da administração, diz Damato

Prefeito diz que os trabalhos da repartição precisam ser intensificados

O prefeito Jair César Damato (PMDB) foi questionado por um internauta a respeito das feiras de adoção promovidas pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). De acordo com informações, o último evento aconteceu em 2012. Na oportunidade, 18 cachorros foram adotados.


Na última feira de adoção, ocorrida em 2012, mais de 15 animais ganharam um novo lar
(FOTO: Expresso Piraju)

Durante entrevista realizada numa emissora de rádio, o prefeito respondeu o internauta dizendo que “as feiras serão retomadas”. Damato preferiu não se comprometer com datas, mas reconheceu que as adoções são fundamentais para liberação de baias no CCZ, principalmente para não comprometer o bem-estar dos animais que já receberam alta.

“O CCZ tem que ter um espaço maior pra pode estar realizando seu papel”, afirma. De acordo com o prefeito, a diretora do Departamento de Saúde, Cristiana Tonini, já foi alertada sobre essa e outras situações que precisam ser resolvidas. Damato definiu o atual funcionamento do órgão como um “problema sério”.

A falta de espaço no CCZ tem obrigado a Associação Protetora dos Animais de Piraju (APRAPI) a procurar clínicas veterinárias particulares para internar cães e gatos que são encontrados pelas ruas da cidade. O pagamento das diárias é feito pela própria entidade, que, mesmo sem receber verba pública, aposta em eventos beneficentes para honrar com seus compromissos.

CONTROLE

Na mesma entrevista, o chefe do Executivo disse que o controle da natalidade dos animais, bem como a implantação de microchips, é um trabalho que só será normalizado a “médio prazo”. Segundo ele, o CCZ já realizou 1.400 castrações ao longo dos últimos dois anos. Damato falou que o número está aquém da população de cães e gatos que existe nas ruas da cidade.

domingo, 11 de outubro de 2015

Zildevan demonstra preocupação com o futuro da APEI

No final desse mês, os associados elegerão a nova diretoria da entidade

A Associação Pirajuense dos Estudantes Intermunicipais (APEI) realizará assembleia geral ordinária no dia 25 desse mês. Marcada para ocorrer no Centro de Lazer Dr. Luiz Ferreira de Oliveira, a partir das 19h, a reunião definirá a diretoria que conduzirá a entidade até 2017.

Zildevan durante entrevista concedida à Eduvale FM (FOTO: Expresso Piraju)

Em entrevista concedida à rádio Eduvale FM no início da semana, o presidente atual da APEI, Zildevan Benedito Cardozo Júnior, informou que, até aquele momento, nenhuma chapa tinha procurado a associação para participar do pleito.

Preocupado, Zildevan diz que, se não houver nenhum interessado, a APEI corre o risco de ser extinta. “Se ninguém tiver interesse, a gente vai ter que marcar uma assembleia para fazer a dissolução da associação”, explica. Vale destacar que a inscrição de chapas pode ser feita no dia reunião.

A APEI oferece transporte para instituições de ensino técnico e superior localizadas em Avaré, Ourinhos e Jacarezinho (PR). Atualmente, cerca de 400 estudantes fazem parte da entidade. Cada associado conta com o abatimento de aproximadamente 30% no valor da mensalidade. A ajuda é feita pela prefeitura através de subvenção.

sábado, 10 de outubro de 2015

Motociclista atinge automóvel na Vila Cantizani

Ele precisou de atendimento médico no pronto-socorro

Um motociclista de 19 anos, residente na Vila São José, ficou ferido após atingir um automóvel. Segundo informações da Polícia Militar, o acidente ocorreu na tarde deste sábado, 10, por volta das 14h, no cruzamento das Ruas Delfino Silva Medeiros com a Rodrigo Vasconcelos Spínola, Vila Cantizani.

O automóvel ficou com diversas avarias; condutor do carro não estava no local
no momento do acidente

De acordo com testemunhas, o condutor da moto perdeu o controle do veículo e atingiu o carro, que estava devidamente estacionado. Segundo a polícia, o motociclista estava sozinho. O motorista do automóvel estava num estabelecimento comercial.

O jovem foi atendido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado para o pronto-socorro, onde precisou passar pelo raio-X. As causas do acidente serão investigadas pela polícia.

OUTROS REGISTROS

Além dessa ocorrência, a PM registrou um acidente de trânsito sem vítima na Rua Mariano, Centro. Segundo informações, um carro atingiu um automóvel que estava estacionado. Outro caso aconteceu na Rua Esaldivar Serra Braga, Vila São José. De acordo com a polícia, um casal se desentendeu por motivos desconhecidos. Os dois foram levados para prestar esclarecimentos na delegacia. 

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Prefeito é questionado por sindicato a respeito do décimo terceiro salário

Segundo Damato, a administração está fazendo uma “ginástica financeira” para normalizar os compromissos

O prefeito Jair César Damato (PMDB) foi questionado pelo presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Silvano de Matos Pereira, a respeito do pagamento do décimo terceiro salário do funcionalismo. De acordo com informações, a primeira parcela do salário ainda não paga pela prefeitura.

Jair César Damato (FOTO: Expresso Piraju)

Em resposta, Damato disse que, em função de queda dos repasses externos, especialmente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), os cofres públicos ainda não têm condições de arcar com o compromisso.

De acordo com informações, o pagamento integral do 13º está previsto para ocorrer no dia 20 de dezembro.

O prefeito informou que a administração está fazendo uma “ginástica financeira” para reequilibrar o orçamento. Damato acredita que, no início do ano que vem, a situação estará mais favorável. Uma das metas é manter o pagamento dos servidores no quinto dia útil. “O maior patrimônio que a prefeitura tem é o funcionário”, afirma. “Essa situação não foi criada pela prefeitura de Piraju.”

Segundo informações, a prefeitura possui cerca de 1.150 funcionários. O número leva conta servidores aposentados e pensionistas.

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Morador da Vila Nova América é preso por tráfico de drogas

Com ele, a polícia encontrou maconha e cocaína; acusado aguarda transferência para o CDP

Um rapaz de 25 anos foi preso por tráfico de drogas na Rua João Antonio Napolitano, Jardim das Figueiras. A ocorrência foi registrada pela Polícia Militar por volta das 21h de ontem, 7.

FOTO: Polícia Militar do Estado de São Paulo

Clique no player e confira a matéria completa

No sábado, comércio de Piraju ficará aberto até às 18h

Extensão do horário se deve às vendas do Dia das Crianças

Para atender os consumidores na antevéspera do Dia das Crianças, o comércio de Piraju ficará aberto até às 18h do próximo sábado, 10. Em dias normais, as lojas costumam ficar abertas até às 17h. No domingo, o comércio estará fechado.

Clique no link abaixo e confira a matéria completa

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Prefeito Jair Damato amplia corte de comissionados

Vereador ligado à base diz que novos desligamentos serão anunciados

Quatro assessores do alto escalão foram desligados da administração do prefeito Jair César Damato (PMDB). A saída dos comissionados faz parte do regime de contenção de despesas iniciado no final do semestre anterior.

De cima para baixo, Flávia Barcala, Toni Meira, Lucieda Carriel e Nico de Almeida
(MONTAGEM: Expresso Piraju)

Segundo informações, Flávia Barcala não responde mais pelo Departamento de Engenharia (DEENG), pasta que agora ficará sob os cuidados do diretor do Departamento de Obras e Serviços Públicos (DEOSP), Edélcio Pazini.

A turismóloga Lucieda Carriel deixa o Turismo (DETUR), cujos trabalhos serão incorporados ao Departamento de Indústria e Comércio.

No caso de Toni Meira, cuja saída foi insistentemente reivindicada por alguns vereadores, não há informações claras a respeito de quem assumirá a assessoria técnica.

Por fim, Nico de Almeida deixa de responder pelo Departamento de Cultura (DECULT), pasta que agora ficará sob a responsabilidade da diretora do Departamento de Educação (DEDUC), Maria Helena de Oliveira Soares.

Em conversa com o prefeito na semana passada, o Expresso Piraju questionou se a saída dos assessores é passível de retorno. Damato limitou-se a dizer que as “portas” da administração ficarão abertas. Na sessão dessa semana da Câmara, o vereador João Fernando José, porta-voz do Executivo, afirmou que outros desligamentos serão divulgados em breve.

Cartório abre oportunidade para casais constituírem união estável sem custo

Responsável diz que os interessados devem procurar a repartição até o dia 16

O chefe do Cartório Civil de Piraju, Fernando Pallavicini, realizará mais um casamento comunitário. Em novembro de 2013, 40 casais constituiram união estável. Realizado pela primeira vez no município, o evento ocorreu no Clube 9 de Julho.

Fernando Pallavicini concedeu entrevista à rádio Eduvale FM para divulgar o assunto
(FOTO: Expresso Piraju)

Clique no player e confira a matéria completa

Município oferece horário alternativo para exame de papanicolau

Interessadas podem procurar as unidades do PSF das 18h às 22; confira a programação

A Sociedade de Beneficência e o Departamento Municipal de Saúde estão oferecendo exames de papanicolau fora do horário de expediente do Programa Saúde da Família (PSF). De acordo com informações, o serviço é uma forma de atender as mulheres que trabalham durante o dia, e por isso não têm condições de ir até os postos.

A campanha de prevenção do câncer de colo do útero faz parte do Outubro Rosa

Iniciado na última segunda-feira, 5, o atendimento está programado para ocorrer até o dia 29 desse mês, sempre das 18h às 22h.

Destinado a mulheres que tiveram ou têm vida sexual, o exame consegue detectar o câncer de colo do útero. Pelo menos uma vez por ano, as mulheres devem fazer a avaliação, que é indolor, simples e rápida.

PROGRAMAÇÃO

PSF Rural
8/10 – Bairro dos Félix
19/10 – Fazenda Bica de Pedra
22/10 – Prainha
26/10 – Bairro Águas do Cágado
29/10 – Bairro Enseada

PSF Tibiriçá 1
8/10

PSF São José
20/10

PSF Jurumirim
21/10

PSFs São Pedro, Tibiriçá 2 e Teto
27/10