segunda-feira, 30 de julho de 2012

Jornal destaca ‘retomada de estudos para construção de usina’ no Paranapanema


De acordo com o semanário, empresa deve estabelecer uma nova negociação com a sociedade

29/07/12 – 13h40

Em maio, moradores contrários ao projeto da PCH lotaram
a Câmara Municipal para protestar
(FOTO: José Carlos Garcia)
O jornal Folha de Piraju publicou em sua última edição mais uma matéria relacionada ao projeto da ECBrasil, empresa sulista que ainda intenciona construir uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH) no último trecho de corredeira natural do Rio Paranapanema.

De acordo com o semanário, a empresa conseguiu autorização junto à ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) para dar prosseguimento ao projeto da PCH Piraju II. A decisão anula os efeitos do despacho que havia inativado o registro do projeto. Segundo o jornal, “a revogação anterior havia sido um ‘equívoco’ por conta da greve da ANEEL”.

A decisão, que já foi publicada no Diário Oficial da União, deve motivar a empresa a requerer, junto à CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), um novo licenciamento ambiental. Além disso, o jornal afirma que a ECBrasil “deve continuar as negociações com a população”.

A troco da suspensão das leis que proíbem a construção de usinas em Piraju, a empresa está oferecendo um amplo complexo esportivo às margens do Paranapanema. A contrapartida está orçada em aproximadamente R$ 15 milhões.

TENTATIVA

No final do mês de maio, centenas de moradores (foto) compareceram na Câmara Municipal para protestar contra o projeto que objetivava abrir caminho para a realização do empreendimento.

De iniciativa do presidente da Casa, José Carlos Brandini (PSD), a matéria foi retirada da pauta após os vereadores entenderem que a apresentação de propostas dessa natureza cabe única e exclusivamente ao Executivo.

SEM CONSENSO

O assunto divide opiniões. Defensores do Paranapanema e ‘barrageiros’ (termo usado para definir os favoráveis à usina) possuem argumentos bastante definidos para convencer a população a aceitar um posicionamento em detrimento do outro.

Enquanto uma corrente alega que o desenvolvimento deve estar em sintonia com a preservação ambiental, outra diz que o empreendimento abrirá novos postos de trabalho. Há também quem pense que a contrapartida da empresa fará com que o município se transforme em destino das principais competições de canoagem slalom.

domingo, 29 de julho de 2012

Averiguação de furto termina com prisão de morador do Conjunto José Maria Arbex


O homem estava sendo procurado pela Justiça; ele acusou um jovem de furtar sua casa

29/07/12 – 20h24

Em patrulhamento pela Rua 7 de Setembro, a polícia militar avistou duas pessoas se desentendendo com um adolescente de 17 anos, morador do Conjunto Augusto Morini (Teto 1).

De acordo com o boletim de ocorrência, a discussão começou após uma residência ter sido furtada no Conjunto José Maria Arbex (Teto 2). O proprietário do imóvel acusou o adolescente e um outro indivíduo de terem praticado o crime.

O menor negou as acusações. Ele disse que apenas visitou a casa da vítima. Depois de prestar depoimento ao delegado Alberto Bueno Correa Filho, o jovem foi liberado a um responsável.

No plantão, a polícia descobriu que o dono da casa furtada estava sendo procurado pela Justiça. Ele foi levado para a Cadeia Pública de Paranapanema. Não consta no boletim de ocorrência o crime pelo qual o homem foi condenado.

VIOLAÇÃO

Um homem invadiu uma chácara localizada no Bairro Água da Chácara. O proprietário do imóvel disse que o indivíduo estava bastante agressivo. Segundo a polícia, o invasor tinha um objetivo: levar a filha de dois anos. Um dos militares que atendeu a ocorrência foi agredido e ainda ameaçado de morte pelo homem.

As partes envolvidas na ocorrência foram liberadas.

EMBRIAGUEZ

Um condutor, residente no Jardim Ana Cristina, foi abordado pela polícia depois de desrespeitar o semáforo instalado na Av. Dr. Domingos Teodoro Gallo, Centro. A polícia constatou que ele estava sob efeito de álcool. Para piorar, ele ainda não tinha habilitação para dirigir.

O veículo dele foi apreendido e levado ao pátio do permissionário do DETRAN.  

Além dessas ocorrências, a PM registrou cinco acidentes de trânsito. O caso mais grave aconteceu ma Av. Dr. Simão, Vila Tibiriçá. Um morador do Conjunto Sergio Garcia precisou de atendimento médico no pronto-socorro depois de ser atingido por um carro. Ele estava dirigindo uma moto no momento do acidente.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Quatro candidaturas a vereador ainda aguardam julgamento

Ao todo, 116 pessoas disputarão 11 vagas na Câmara Municipal

27/07/12 – 19h27

A consulta foi realizada às 19h30 desta sexta-feira, 27
(clique na imagem para ampliá-la)
Continua sob análise da Justiça Eleitoral as candidaturas a vereador do engenheiro florestal Antonio Luiz Paula Meira, mais conhecido como Toni Meira (PV); do funcionário público Benedito Aparecido do Nascimento, o Dedé da Prefeitura (PMDB); do dentista e vereador João Fernando José (PMDB); e da servidora pública Vera Lucia Albanezi (PSB).

As demais candidaturas (112) já foram julgadas procedentes. A maior parte das análises foi divulgada ontem, 26, no site DivulgaCand 2012, página mantida pelo Supremo Tribunal Eleitoral (STE).

O eleitor pode acompanhar a situação do seu candidato no seguinte endereço: divulgacand2012.tse.jus.br.

ZEZÃO

O registro da candidatura de José Geraldo Pansanato, o Zezão (PSDB), ainda não foi julgado, ao contrário dos seus concorrentes, que já estão aptos para concorrer ao cargo majoritário.

Informações do próprio partido apontam para Valberto Zanata como candidato caso Zezão não possa participar do pleito. Zanata, que é vice na chapa do tucano, seria acompanhado por Ivana Candido de Matos Pinterich, atual candidata a vereadora.

Jogos Universitários de Medicina e Copa Brasil de Kickboxing não serão realizados em Piraju

Juntas, as competições iriam trazer mais de cinco mil atletas para a cidade

27/07/12 – 10h39

A prefeitura de Piraju foi procurada para autorizar a realização de dois grandes eventos. O primeiro, agendado para ocorrer entre os dias 6 e 9 de setembro, iria trazer para a cidade mais uma edição da Copa Brasil de Kickboxing. A competição conta com 850 atletas.

De acordo com os organizadores, o evento iria movimentar mais de R$ 430 mil no comércio. Além disso, a competição abriria espaço para atletas pirajuenses que ainda não têm experiência em lutas profissionais.

O segundo evento iria trazer 4.500 mil estudantes de Medicina, oriundos de 11 universidades do Estado de São Paulo. Os jogos estavam previstos para ocorrer entre os dias 1º e 8 do mesmo mês.

Segundo o diretor do Departamento de Turismo (DETUR), Armando Megiolaro, os representantes dos alunos disseram que injetariam mais de um milhão de reais na cidade. Além disso, eles propuseram alguns benefícios, como a oferta de dinheiro para aquisição de medicamentos e melhorias em próprios públicos.

Na edição de hoje do Jornal Regional, da rádio Eduvale FM, serão divulgados os motivos que levaram o município a não receber as duas competições. Todos estão convidados para acompanhar.

Morador da Vila Nova América é baleado em Sorocoba

Dois bandidos armados roubaram um posto de combustíveis; a vítima estava abastecendo um veículo

27/07/12 – 08h15

(FOTO: Site Cruzeiro do Sul, de Sorocaba)
Na última segunda-feira, 23, um morador de Piraju foi atingido por um disparo de arma de fogo na cidade de Sorocaba. De acordo com o site Cruzeiro do Sul, a vítima estava num posto de combustíveis quando foi baleada.

O estabelecimento, que fica no Parque Laranjeiras, foi alvo de dois bandidos armados.

José Clarins Zacarias, 46 anos, residente na Vila Nova América, está se recuperando em casa. A bala, que atingiu o abdômen, ainda não foi removida. O morador estava abastecendo um veículo quando foi atingido.

Segundo uma outra fonte, um policial militar morreu após ser atingido por cinco tiros. Acredita-se que ele estava prestando serviço de segurança nesse posto de combustíveis.

O crime está sendo investigado. A polícia espera identificar os bandidos com base no circuito interno de monitoramento. 

quinta-feira, 26 de julho de 2012

92 candidatos a vereador já estão aptos perante a Justiça Eleitoral

As demais candidaturas ainda continuam sendo avaliadas; eleitores podem acompanhar a situação do seu candidato

26/07/12 – 16h32

Dos 116 aspirantes a vereador que aparecem no site DivulgaCand 2012, 92 tiveram suas candidaturas deferidas até às 16h30 desta quinta-feira, 26. Vale destacar que Eliana Carneiro (DEM) e Rubens Alves de Lima (PSB) saíram da disputa.

Pelo andar da carruagem, a situação dos demais registros será definida em breve. Nas últimas horas, mais de 60 candidaturas foram aprovadas.

EXECUTIVO

O pedido de impugnação da candidatura de José Geraldo Pansanato (PSDB), promovido pelo Ministério Público Eleitoral, continua em andamento. Por enquanto, nenhum fato novo veio à tona. Na última segunda-feira, 23, o advogado da coligação, Sergio Guerra, disse à rádio Eduvale FM que confia no bom senso da Justiça.

Em 2004, Pansanato participou da inauguração de uma obra pública na condição de candidato a prefeito. Na oportunidade, ele teve seu registro cassado. Guerra entende que seu cliente já cumpriu a pena, e por isso está habilitado para concorrer ao pleito desse ano. “Se ele não puder concorrer às eleições de 2012, ele vai estar sendo punido duas vezes pelo mesmo fato”, diz.

O eleitor pode acompanhar a situação do seu candidato no seguinte endereço: divulgacand2012.tse.jus.br.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Instituto Adolfo Lutz não confirma morte por vírus da gripe suína em Piraju

As suspeitas apareceram quando a paciente estava no hospital do município

25/07/12 – 17h45

Laudo põe fim às suspeitas de que moradora teria sido
a primeira vítima da gripe no município
(MONTAGEM: Expresso Piraju)
O falecimento de uma mulher de 36 anos, moradora do Bairro Codespaulo, levantou suspeitas sobre o primeiro registro de gripe suína no município de Piraju. Segundo informações, a moradora morreu na UNESP de Botucatu após alguns dias de internação.

Amostras coletadas da paciente foram analisadas pela Coordenadoria de Controle de Doenças do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. O resultado dos exames não apontou qualquer existência do vírus H1N1 (veja o laudo).

No jornal do meio-dia da rádio Eduvale FM, a responsável pela Vigilância Epidemiológica, Tânia Mara Machado, comentou a preocupação das autoridades antes da divulgação do laudo. “A suspeita foi levantada no hospital de Piraju pelo fato da gravidade da doença dela. Foi mandado material para o Adolfo Lutz, feito bloqueio na creche... A gente tratou como se fosse H1N1”, conta.

VACINA

Na foto, Sônia e Tânia
(FOTO: Expresso Piraju)
Segundo informações obtidas pelo blog Expresso Piraju, algumas pessoas que deveriam ter sido vacinadas na última campanha procuraram as unidades do Programa Saúde da Família (PSF) para garantir a imunização.

Segundo Sônia Nicolosi Barbosa, que responde pela Coordenadoria de Saúde Coletiva, não há mais imunizantes em estoque. Além disso, o Ministério da Saúde está priorizando o envio das vacinas aos municípios que apresentaram casos confirmados da doença. “Ele está preocupado onde tem a gripe”, afirma.

Nas unidades do PSF, os moradores estão recebendo orientações, como lavar as mãos e manter uma alimentação saudável. 

terça-feira, 24 de julho de 2012

Em Piraju, Giriboni fala sobre negociação com a Sabesp


Secretário de Alckmin diz por que o município deve aceitar a renovação

24/07/12 – 18h30

Edson Giriboni também visitou algumas cidades da região.
(FOTO: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo)
O secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Edson Giriboni (PV), passou pela cidade na última sexta-feira, 20. Na oportunidade, ele se encontrou com lideranças e foi entrevistado por alguns meios de comunicação. Ao repórter Marcos Fernandes, da Rádio Paranapanema, Giriboni destacou as prioridades do governo paulista.

“O governador Geraldo Alckimin priorizou as ações de saneamento no seu governo. Estamos avançando. São Paulo caminha para atingir a universalização do saneamento até o final desta década”, diz.

Questionado sobre a renovação do contrato entre a prefeitura de Piraju e a Sabesp, o secretário disse que “é prudente que os convênios sejam assinados após o período eleitoral”.

Ele teceu elogios à empresa. “A Sabesp é uma empresa altamente competente, responsável. Isso é uma coisa que vem acontecendo desde a gestão passada, no governo Serra, havia centenas de convênios a serem renovados com os municípios, e a Sabesp tem mudado tem mudado sua postura.”

O secretário ainda falou que o município deve apostar numa boa negociação, já que a responsabilidade pela água e esgoto exige um grande comprometimento, sobretudo financeiro.

Pelo andar da carruagem, a renovação ficará para o próximo prefeito. Até o momento, a gestão de Francisco Rodrigues apenas tratou de elencar inúmeras reivindicações à empresa. Resta saber se elas serão atendidas caso os serviços continuem sob os cuidados da empresa.

Bandido ainda não identificado furta moto próximo ao Sindicato Rural

A polícia realizou patrulhamento pelas imediações, mas não encontrou ninguém

24/07/12 – 08h33

Acusado pelo furto de várias motos em Piraju aguarda
decisão da Justiça em liberdade
(FOTO: Site Repórter na Rua)
Proprietários de motos estão preocupados. Embora a polícia tenha conseguido elucidar vários crimes, a onda de furtos continua na cidade. Por volta das 18h de ontem, mais uma moto foi levada. O veículo, que pertence a um morador da Vila Tibiriçá, estava na Rua 13 de maio, próximo ao Sindicato Rural. A ação não deixou pistas.

A moto é uma Honda CG-125, vermelha, placa EHK-9405, ano 2011. Qualquer informação sobre o veículo deve ser encaminhada à polícia através do telefone 190.

Na semana passada, um trabalho em conjunto entre as polícias de Piraju e de Ourinhos obteve sucesso na identificação de um jovem de 19 anos acusado de furtar nove motos. Dessas, cinco foram furtadas quando ele ainda era menor de idade. O criminoso é usuário de crack e trocava os veículos por entorpecente na cidade de Ourinhos.

Em depoimento, ele disse que cada moto poderia gerar de 50 a 60 pedras de crack. O bandido ainda debochou das vítimas. “Esses caras são muito inocentes. Tem que perder mesmo... não cuidam do que é deles”, afirma.

As motos recuperadas já foram devolvidas aos seus respectivos proprietários.

De acordo com o delegado Alberto Bueno Correa Filho, o jovem foi posto em liberdade porque não houve flagrante. “Estamos estudando a possibilidade de se pedir a prisão”, conta.

As investigações estão concentradas na identificação da pessoa que trocava a droga pelos veículos. Informações extra-oficiais apontam para um morador da Vila Marcante, em Ourinhos.

Policiais da Força Tática de Avaré participam de mais uma operação na cidade


Bares foram os locais mais visitados; num deles, a PM encontrou crack e cocaína

24/07/12 – 08h36

Clientes de um bar localizado na Rua Major Mariano
passam por revista pessoal
(FOTO: Expresso Piraju)
A polícia militar de Piraju, em conjunto com a Força Tática de Avaré, realizou mais uma operação fiscalizadora na cidade. O trabalho teve início às 22h30 da última sexta-feira, 20, e se estendeu até a madrugada do dia seguinte. Vários estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas foram vistoriados.

Na Rua Manoel Leite Meira, Jardim Jurumirim, um bar foi fechado por não estar em dia com as exigências da prefeitura e da Vigilância Sanitária. No mesmo local, duas pessoas foram flagradas com porções de cocaína e crack. Em depoimento, elas alegaram que a droga era para consumo próprio. Durante o flagrante, uma delas tentou dispensar o entorpecente no banheiro do bar.

No Jardim Jurumirim, a polícia
apreendeu crack e cocaína
(FOTO: Expresso Piraju)
A PM também revistou outros quatro estabelecimentos comerciais – um na Rua Major Mariano, um na Rua Washington Osório de Oliveira e dois na região dos Três Cantos. Nada de ilícito foi encontrado. Uma moto que estava com a documentação irregular foi guinchada.

Um jovem de 15 anos foi flagrado consumindo bebida alcoólica. Duas conselheiras tutelares acompanharam o caso. A responsável pelo garoto foi acionada pelo órgão.

A operação também vistoriou praças e pontos conhecidos pela prática do tráfico de drogas. Ao todo, quase 120 pessoas foram abordadas e revistadas.

Érico, Ariane, Waldemar e Levy Acosta: aliança contra
práticas ilícitas na cidade
(FOTO: Expresso Piraju)
“Aproveitamos essas oportunidades para sempre estarmos orientando quanto a essa questão do menor, do entorpecente, nas casas noturnas aqui em Piraju e fazendo também um trabalho preventivo. Antes que o mal domine a comunidade, os jovens, a gente faz essa prevenção para evitar o tráfico de entorpecentes e o consumo de drogas aqui na nossa cidade”, diz o tenente Levy Acosta, que conduziu toda a operação.

Participaram do trabalho representantes do Conselho Municipal sobre Entorpecentes (COMEN), fiscais do Departamento de Trânsito, Fiscalização e Segurança (DETRAF) e da Vigilância Sanitária (VISA), além do assessor Waldemar de Oliveira (Assuntos Externos). 

domingo, 22 de julho de 2012

Donas de casa são vítimas de violência doméstica


Nos dois casos, os acusados fizeram uso de uma faca para ameaçar suas companheiras

22/07/12 – 21h09

Duas mulheres foram vítimas de agressão doméstica na cidade de Piraju. Os dois casos aconteceram neste domingo, 22. O primeiro foi registrado na Rua João Antonio Napolitano, Vila Cantizani.

De acordo com o que foi registrado pela PM, uma dona de casa de 35 anos foi agredida com uma faca pelo próprio marido. A vítima ficou com um ferimento na mão. Depois da agressão, o marido saiu da residência.

A mulher foi encaminhada por populares ao pronto-socorro, onde passou por atendimento médico.

Horas depois, uma outra dona de casa foi esfaqueada. A ocorrência foi registrada no Loteamento Jorge Maluly, Jardim Jurumirim. A vítima, que tem 41 anos, também foi agredida pelo marido.

Em depoimento à polícia, ela diz seu marido tinha ingerido bebida alcoólica. Ainda segundo a mulher, o acusado fez uso de uma faca de cozinha para matá-la.

Desesperada, a dona de casa procurou ajuda na casa de um vizinho.

Na delegacia, o homem insistiu nas ameaças. Ele disse duas vezes que iria matar sua esposa. Antes de serem liberados, os dois foram ouvidos pelo delegado Alberto Bueno Correa Filho.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Diretor confirma segunda etapa do mutirão de castração

O trabalho será realizado na segunda quinzena de agosto

20/07/12 – 16h46

Sergio diz que a prefeitura está no aguardo de alguns
documentos para finalizar a contratação do médico
(FOTO: Expresso Piraju)
Em entrevista ao blog Expresso Piraju, o diretor do Departamento de Saúde (DESAU), Sergio da Fonte Sanches, confirmou a realização da segunda etapa do mutirão de castração de animais. Segundo ele, o trabalho ocorrerá na segunda quinzena de agosto. Os dias ainda não estão definidos. Provavelmente a castração acontecerá nos dias 30 e 31.

“Estamos aguardando o profissional passar alguma documentação necessária para que a gente volte a agendar uma nova data”, diz. O profissional a que ele se refere é o médico Alfredo Lima, da UNESP de Botucatu.

Confira o áudio.



A meta da prefeitura é atender 100 animais, mesmo contingente do mutirão passado, realizado nos dias 28 e 29 de junho no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Na oportunidade foram castrados animais indicados pela Associação Protetora dos Animais de Piraju (APRAPI). Até o momento, a entidade conseguiu levantar 60 fêmeas que precisam ser esterilizadas.

A segunda etapa do mutirão estava prevista para ocorrer essa semana. Em conversa com Lima, a reportagem do blog foi informada que a castração precisou ser reagendada por problemas de ordem burocrática.

Questionado se haverá mais uma campanha de castração, o diretor do DESAU disse que no momento não há nada confirmado. Em junho, a chefe do CCZ, Samanta Garbelotti, confirmou a realização da terceira etapa do mutirão. Houve até mesmo o pedido para que famílias de baixa renda, interessadas em esterilizar seus animais, procurassem o órgão para garantir a cirurgia. Devido a esse anúncio, mais de 25 pessoas já procuraram o CCZ.    

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Paciente critica reagendamento em unidade do PSF

Pela segunda vez, a consulta foi adiada; moradora cobra explicações

19/07/12 – 19h20

Uma moradora do Jardim Sombras do Paraíso – que pediu para não ter seu nome divulgado – procurou a rádio Eduvale FM nesta quinta-feira, 19, para reclamar da unidade do Programa Saúde da Família (PSF) da Vila São Pedro. A paciente alega que teve sua consulta reagendada pela segunda vez.

“Eu cheguei ali com o agendamento feito... O dentista não quis me atender e nem a atendente veio para me orientar, para me informar do por que do não atendimento dele. Apenas a agente veio e reagendou a minha consulta para o mês oito”, afirma.

Confira o áudio.



A usuária recebeu a informação de que o dentista da unidade tinha uma cirurgia de canal para ser feira na data de hoje, e por isso não poderia prestar outros atendimentos. Em contato com o Departamento de Saúde (DESAU), a paciente foi orientada a conversar diretamente com o diretor.

“Eu não entendi porque ele não quis me atender, sendo que ele estava à disposição, e me reagendou para o mês seguinte”, afirma. A ouvinte disse ainda que não encontrou nenhum paciente na unidade. “Eu acho que nem teve atendimento médico ali.”

Neblina em Piraju: ‘Mantenha sempre o sistema de iluminação ligado’, diz rodoviário

Condutores devem adotar algumas medidas para garantir uma viagem tranquila

19/07/12 – 10h23

(FOTO: Expresso Piraju)
Uma forte neblina cobriu o município de Piraju na manhã desta quinta-feira, 19. De acordo com a previsão Clima Tempo, os termômetros registraram 10º por volta das 8h. A mínima para hoje é de 5º.

Ainda segundo a previsão, as temperaturas tendem a subir nos próximos dias. Não há possibilidade de chuva. O clima deve permanecer estável e com forte umidade.

A reportagem do blog Expresso Piraju fotografou um trecho da Rua Esteves Kristensen (foto) que estava tomado pela neblina.

Em entrevista, o sargento Nielson Rodrigues, responsável pelo policiamento rodoviário na região de Piraju, Ourinhos e Santa Cruz do Rio Pardo, diz que os condutores devem ficar atentos, principalmente nos trechos de baixada, onde a incidência de neblina é maior. “Mantenha sempre o sistema de iluminação ligado, inclusive durante o dia”, avisa.

Confira o áudio.



Segundo ele, nenhum acidente de trânsito foi registrado em função da neblina. Entretanto, os motoristas precisam redobrar os cuidados. Em alguns trechos, a malha viária está deteriorada, como no caso da rodovia Piraju-Ipaussu.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Resultado de laudo necroscópico poderá motivar abertura de inquérito policial


O crânio do homem estava fragmentado; hipótese de suicídio não está descartada

17/07/12 – 20h54

Laércio foi encontrado em cima de algumas pedras
(FOTO: Polícia Militar do Estado de São Paulo)
A polícia civil conseguiu identificar o corpo que foi encontrado no último domingo, 15, por um casal na Rodovia Engenheiro Thomas Magalhães, próximo à Fazenda Ceres. Trata-se de Laércio Teodoro, 38 anos, morador do Jardim Jurumirim. De acordo com o delegado Alberto Bueno Correa Filho, a identificação do cadáver foi feita pela cunhada do homem.

Como o corpo estava em avançado estado de decomposição, o reconhecimento foi feito com base nas roupas do morador. As causas da morte ainda são desconhecidas.

Laércio, que sofria de depressão, saiu de sua residência no dia 3 de junho. Um dia depois, seu desaparecimento foi comunicado à polícia.

Segundo Alberto, o caso poderá se transformar em inquérito policial. Tudo vai depender do laudo necroscópico. O resultado dos exames deve ser anunciado nos próximos dias.

terça-feira, 17 de julho de 2012

‘A impressão que se tem é que o atletismo está cada vez mais desvalorizado na nossa cidade’

A frase é de um esportista que representa o município de Piraju desde a década de 80

17/07/12 – 16h20

Na foto, Santos aparece ao lado da esposa, que também
pratica atletismo
(FOTO: Expresso Piraju)
Entre os dias 3 e 14 desse mês, a cidade de Dracena (SP) recebeu a 56ª edição dos Jogos Regionais. O município de Piraju foi representado em sete modalidades: atletismo (masculino e feminino), atletismo PCD (masculino), bocha (masculino), futebol (masculino), futsal (feminino), ginástica rítmica (feminino) e tênis de mesa (masculino).

A delegação pirajuense obteve 10 medalhas de ouro e 2 de prata. Somente a equipe de ginástica rítmica faturou seis medalhas de ouro – dessas, quatro apenas na individual. Na classificação geral, os atletas ficaram em 23º lugar, com 31 pontos.

As demais medalhas foram conquistadas por José Carlos dos Santos e pelos atletas do tênis de mesa. Santos faturou duas medalhas de ouro, sendo uma nos 100 metros e outra nos 1.500 metros.

Na manhã desta terça-feira, 17, os atletas estiveram no gabinete do prefeito Francisco Rodrigues (PP) para apresentar os resultados. Eles foram recepcionados com bastante orgulho pelo chefe do Executivo. “Você vê que eles estão enquadrados nesse trabalho por amor ao esporte”, diz. 

Na oportunidade, Rodrigues questionou um funcionário do Departamento de Esportes e Lazer (DEEL) sobre o desempenho de Sarutaiá no evento. O município conquistou 18 medalhas de ouro, 4 de prata e 6 de bronze. Um dos presentes explicou que a prefeitura daquela localidade investe bastante nos atletas, em especial nos da categoria especial.

José Carlos dos Santos aproveitou o ensejo para cobrar da prefeitura a contratação de um técnica para a equipe de atletismo. Em entrevista ao blog Expresso Piraju, o esportista contou que a modalidade precisa de uma pessoa habilitada para melhorar a rotina de treinamentos dos atletas. “O treinador é fundamental, principalmente no meu caso, que eu tenho deficiência visual”, conta. “Que se valorize o atletismo um pouco mais.” De acordo com Santos, os praticantes do atletismo treinam por conta própria.

Confira o áudio



Procurado para comentar a reivindicação, Francisco Rodrigues disse que a contratação do técnico vai depender do comportamento financeiro da prefeitura até o final do ano. “Se não for também, o pessoal que está atuando (os funcionários do Departamento de Esportes) tem dado conta do recado. Então, fé em Deus e pé na tábua”, conclui.

Reconstrução de ponte ficará a cargo da prefeitura


Funcionários tentarão superar as próprias limitações técnicas para dar conta do recado

17/07/12 – 00h22

Apesar da interdição, alguns motoristas tentaram passar
pelo local; a ponte continua condenada
(FONTE: Expresso Piraju)
Mesmo ciente de que não possui conhecimento técnico para realizar o serviço, a prefeitura municipal irá recuperar a ponte do Ribeirão Neblina, que dá acesso ao Bairro Águas do Cágado. De acordo com a Defesa Civil, o local foi o mais prejudicado pelas fortes chuvas que caíram na região nas últimas semanas.

O principal desafio é alargar a estrutura da ponte, de modo a permitir uma maior vazão de água. Para isso, a administração espera contar com apoio dos Departamentos de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e de Estradas e Rodagens (DER). Se o escoamento não for revisto, a ponte poderá enfrentar os mesmos problemas no futuro.

No dia 26 de junho, os diretores Ronaldo Guardiano (Administrativo), Rubens de Oliveira (Obras e Serviços Públicos) e Ricardo Cury (Engenharia) estiveram na ponte para verificar os prejuízos. De acordo com o que foi estimado por eles, a reconstrução da ponte ficaria em mais de R$ 400 mil.

Havia, na ocasião, a expectativa de o município ser contemplado com um recurso do governo paulista, já que a prefeitura não possui condições financeiras de assumir esse compromisso. Até o momento, nenhuma verba foi destinada para Piraju.

Pelo andar da carruagem, a prefeitura terá que se virar nos trinta para dar conta do problema. A julgar pela contenção de despesas que ainda impera no último ano de gestão do prefeito Francisco Rodrigues (PP) – prova disso é a recente exoneração de dois funcionários comissionados que estavam trabalhando no Departamento de Engenharia –, a realização da obra não causará tantos transtornos aos cofres públicos.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Ouvinte da Eduvale pede explicações sobre concurso público

Mesmo tendo ficado em oitavo lugar, ele espera ser chamado para trabalhar

16/07/12 – 18h30


VIGÊNCIA - Segundo Guardiano (foto), o concurso tem
validade de dois anos; tudo pode acontecer até 2014
O autônomo Danilo Rodrigues, morador da Vila Tibiriçá, procurou a rádio Eduvale FM para solicitar informações sobre a convocação dos aprovados no último concurso público realizado pela prefeitura de Piraju. As provas ocorreram no mês de abril. Ao todo, 1.199 pessoas se inscreveram.

Danilo foi um dos 679 inscritos que concorreram a uma das quatro vagas de auxiliar de serviços gerais. Na classificação geral, ele ficou em oitavo lugar. Em entrevista à emissora, ele afirma que até o momento nenhum dos aprovados foi convocado. “Eu sei que não foi chamado ninguém ainda”, diz.

RESPOSTA

Procurado para comentar as declarações do ouvinte, o diretor do Departamento Administrativo (DEAD), Ronaldo Adão Guardiano, informou que todas as vagas já foram preenchidas. Os demais só serão chamados se houver necessidade.

“O concurso público tem validade por dois. Então, dentro desses dois anos muitas pessoas deverão se aposentar dentro do quadro da prefeitura, e conforme a necessidade serão chamados os candidatos classificados pela ordem”, conta.

Confira o áudio.

Vereador Rubens desiste de se candidatar à reeleição

Ele alega que apoio do partido ao candidato situacionista foi o único motivo

16/07/12 – 00h06

No site do STF é possível ver que a candidatura de Rubens foi alvo de um pedido de impugnação
(FONTE: DivulgaCand 2012)















Reportagem divulgada na edição de sábado, 14, do jornal Folha de Piraju mostra que o vereador Rubens Alves de Lima (PSB), o popular Rubens do Hospital, desistiu de concorrer à reeleição. Segundo o semanário, a decisão do parlamentar foi baseada em ‘motivos particulares’. Na realidade, Rubens demonstrou insatisfação com o fato de seu partido ter se aliado ao candidato a prefeito José Elói Soares Caputo (PT).

Ainda de acordo com o jornal, o vereador não estava disposto a ser fotografado ao lado de Elói, por quem não tem apreço político. Em contato com a reportagem do Expresso Piraju, Rubens disse que iria apoiar o médico Jair César Damato (PMDB). Ele ainda foi enfático ao dizer que iria adesivar seu veículo com imagens do candidato.

Numa das frases citadas ao semanário, Rubens conta que não gosta da ideia de abrir mão de suas decisões. “Eu trabalho para quem eu quero e voto para quem eu quero”, afirma. Na entrevista, o vereador menciona que há indícios de que outras renúncias serão anunciadas.

COMISSÃO

Na sessão de amanhã, 17, da Câmara Municipal, os vereadores poderão constituir uma comissão para investigar a mesma denúncia que resultou na demissão de Rubens do cargo de motorista da prefeitura, depois de 23 anos de serviços prestados ao município. A representação partiu do empresário Eduardo Martignoni Lisboa, atualmente candidato a vereador pelo PDT.

Em 2010, Rubens viajou com sua esposa até a cidade de Curitiba, no Paraná. Ele fez uso de um veículo do Departamento de Saúde (DESAU). Como não conseguiu justificar a viagem, o motorista foi exonerado. Na prefeitura, duas investigações foram instauradas; ambas chegaram à mesma conclusão.

Informações extra-oficiais apontam para a formação de uma Comissão Parlamentar (CP) para investigar a conduta do vereador. A tendência se justifica pela declaração de alguns colegas de Rubens ao Expresso Piraju. Para eles, as evidências da quebra de decoro são inquestionáveis. O acatamento do parecer da Comissão de Ética – passo imprescindível para a criação da CP – depende de seis vereadores.

A história do Poder Legislativo de Piraju conta apenas com um caso de cassação do mandato de vereador. Trata-se do ex-vereador Clóvis Braz (PP), cassado no final de 2009, por quebra de decoro parlamentar.

domingo, 15 de julho de 2012

Casal encontra corpo em avançado estado de decomposição


A PM não conseguiu identificar o cadáver; IML de Avaré foi chamado

15/07/12 – 20h57

(FOTO: Polícia Militar do Estado de São Paulo)
No início da tarde de hoje, 15, um corpo em avançado estado de decomposição foi encontrado na Rodovia Engenheiro Thomás Magalhães, mais precisamente nas imediações da Fazenda Ceres. Um casal que estava a passeio pelo local foi o primeiro a avistar o cadáver. De imediato, os dois chamaram a polícia militar.

O corpo foi recolhido por uma empresa funerária (Funerária Pirajuense, Luis Antonio Fernandes) e encaminhado ao Instituto Médico Legal de Avaré. A PM não encontrou nenhum tipo de documento no local.

Acredita-se que a pessoa – provavelmente um homem – tenha caído de uma montanha que existe próximo ao ponto onde o corpo foi encontrado, já que o crânio estava completamente fragmentado.

(FOTO: PMESP)
De acordo com o que foi apurado pelo blog Expresso Piraju, não há notícias de ninguém desaparecido no município de Piraju.

TRÁFICO

E.A.D., 27 anos, foi preso por tráfico de droga em Tejupá. Com ele, a PM encontrou13 gramas de maconha e R$ 105,00. Uma denúncia anônima levou a polícia até o local. Não consta no boletim de ocorrência a cadeia para a qual o traficante foi encaminhado.

VIOLÊNCIA

Uma jovem foi agredida pelo próprio marido na Rua 13 de maio, Centro. O acusado disse que bateu sem querer no rosto da mulher. A vítima realizou corpo de delito. Todos os envolvidos foram encaminhados ao plantão policial, onde prestaram depoimento ao delegado Alberto Bueno Correa Filho.

Além dessas ocorrências, a PM registrou dois acidentes de trânsito, sendo um com vítima; uma tentativa de furto na Rua Idólia Micarelli, Bairro Eldorado; e um descumprimento de medida protetiva, também no mesmo bairro. 

sábado, 14 de julho de 2012

Obra às margens do Paranapanema poderá ser suspensa a pedido da Sabesp


Se for inaugurada nas atuais condições, a obra pode gerar sérios transtornos

13/07/12 – 23h54

O serviço está sendo realizado pela empresa Euro;
término da obra está previsto para este mês
(FOTO: Expresso Piraju)
A construção do deck de madeira e de dois quiosques às margens do Rio Paranapanema deve ser interrompida em virtude de um problema verificado pela Sabesp. De acordo com o gerente da autarquia, Edson de Almeida, a obra foi construída em cima de uma adutora de água.

Segundo ele, a Sabesp comunicou os responsáveis sobre a existência da rede de água antes do início dos serviços. No entanto, a orientação não foi respeitada. A obra, que está em andamento desde março, deve ser inaugurada este mês.

“Até como sugestão mostramos alguns pontos onde poderiam estar construindo os quiosques”, diz. “Não sei por que razão foram mudados os locais e acabaram sendo construídos em cima da adutora.”

Por entender que a situação pode colocar em risco os futuros freqüentadores do local, Edson irá notificar a prefeitura para que suspenda os serviços.

Idealizado para melhorar o acesso da população ao rio, o projeto custará R$ 169 mil, dinheiro proveniente de uma emenda do ex-deputado estadual Rodolfo José da Costa e Silva (PSDB).

sexta-feira, 13 de julho de 2012

CDHU não irá reparar queda de muro em imóvel de mutuário


De acordo com o órgão, a obra não teve respaldo técnico

13/07/12 – 19h42

A queda do barranco comprometeu a estrutura da grade
que protege o passeio dos moradores
(FOTO: Expresso Piraju) 
As fortes chuvas que caíram na região nos últimos meses deixaram muitos pontos do município de Piraju prejudicados. A ponte do Ribeirão Neblina, por exemplo, ficou seriamente comprometida. De acordo com a prefeitura, o acesso continua interditado. No Bairro Codespaulo, a Defesa Civil condenou quatro imóveis.

A situação não foi diferente no Conjunto Dr. Ovídio Rodrigues Tucunduva Júnior. Desde que foi entregue, em 2010, o bairro vem apresentando várias deficiências. Em abril desse ano, a residência de uma mutuária, localizada na Rua Jácomo Fávaro Neto, ficou inundada após as águas da chuva entrarem pelo rede coletora de esgoto.

No último temporal, o Departamento de Engenharia (DEENG) realizou vistoria em dois locais do conjunto. Na Rua Cristovão Louzada, a prefeitura contabilizou a queda de um muro em decorrência da infiltração. A Companhia Habitacional de Desenvolvimento Urbano (CDHU) não se responsabilizará pelo problema porque a obra, realizada pelo próprio mutuário, não seguiu nenhum tipo de orientação técnica.

O representante do órgão no município de Piraju, Gustavo Micarelli, disse à rádio Eduvale FM que, nesses casos, não há como fazer reparações. “Ela [a CDHU] entregou as moradias em perfeito estado de habitabilidade”, diz. “Quem quiser fazer alguma construção naquelas moradias procure o Departamento de Engenharia para ter um alvará da construção.”

O único trabalho de reparação será feito numa área de proteção que enfrentou solapamento. Segundo Micarelli, não há um prazo para que o serviço seja feito.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Moradora aguarda reconstrução da ponte do Ribeirão Neblina

O acesso de veículos pelo local continua proibido; apesar disso, alguns condutores apostam na sorte

12/07/12 – 13h41

Em junho, diretores da prefeitura estiveram no local
para contabilizar o prejuízo
(FOTO: Expresso Piraju)
A dona de casa Adriana Barbosa Ortiz, moradora da Fazenda Coronhão, Bairro Águas do Cágado, procurou a rádio Eduvale FM para solicitar da prefeitura a reconstrução da ponte do Ribeirão Neblina, que está interditada desde o mês passado em função do temporal que castigou vários municípios da região.

Segundo ela, a administração precisa agilizar os reparos, pois os dois atalhos que estão sendo usados – um deles é por Bernardino de Campos – não oferecem comodidade aos motoristas. “E se alguém ficar doente? Essas coisas a gente não escolhe nem dia nem hora, né?”, questiona.

Confira o áudio.



De acordo com o Departamento de Obras e Serviços Públicos (DEOSP), a ponte será liberada no mês que vem. Tudo vai depender do estabilidade do tempo. Em virtude da Festa do Senhor Bom Jesus, evento previsto para acontecer em agosto no Bairro Águas do Cágado, a prefeitura cogitou construir uma ponte provisória, apenas para atender a necessidade dos fiéis.

Entretanto, a pasta abandonou a ideia por considerá-la inviável.

A reportagem do blog Expresso Piraju apurou que a festa será realizada como de costume, com exceção da tradicional peregrinação da cidade até a igreja do bairro. Outro desfalque é a cavalgada, que também ficou comprometida em virtude do acesso. O evento acontecerá nos dias 4 e 5 do mês que vem.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Furto de motos em Piraju pode ter relação com criminosos de Ourinhos

Em menos de três meses, duas motos foram encontradas naquele município

11/07/12 – 19h06

A polícia investiga o furto de uma moto na Rua Nenê Freitas, Bairro Alto. De acordo com a vítima, o veículo estava na garagem. Trata-se de uma Honda CG-125, verde, placa DBD-9503.

Qualquer informação que possa contribuir para o esclarecimento desse crime pode ser encaminhada à PM através do 190.

Há cerca de duas semanas, uma moto foi levada por bandidos no mesmo bairro. O veículo também estava na garagem. Dias depois, a polícia encontrou a moto na cidade de Ourinhos.

Ourinhos também foi o ponto de parada de uma moto furtada no final de abril, na Vila Cantizani. Assim como nos casos anteriores, o veículo estava do lado de dentro da residência. Em depoimento à polícia, dois menores disseram que compraram a moto de um homem identificado como Denis.

Se o último furto apontar a cidade de Ourinhos como paradeiro da moto, as suspeitas em torno de um possível esquema entre criminosos de Piraju e daquele município ganharão mais evidência.

Em contato com o blog, uma das vítimas disse que, dada a margem de sucesso dessas ações, não há como descartar a participação de ladrões de Piraju. 

terça-feira, 10 de julho de 2012

Atendimento no dispensário municipal motiva reclamações


Moradores enfrentaram muita demora para retirar seus medicamentos

10/07/12 – 15h33

QUEIXA - Uma das usuárias reclamou do número
reduzido de funcionários
(FOTO: Expresso Piraju) 
Na manhã de hoje, 10, o repórter Marcos Fernandes, da Rádio Paranapanema, entrevistou vários moradores no dispensário municipal, usado pelo Departamento de Saúde (DESAU) para efetuar a distribuição de medicamentos.

Uma moradora do Conjunto José Ribeiro, que estava há duas horas na fila, criticou o atendimento. Segundo ela, apenas duas pessoas estavam fazendo a entrega dos remédios. Uma idosa de 73 anos, residente na Vila Bérgamo, demonstrou preocupação com alguns pacientes. “Tem gente com dor esperando na fila”, conta.

A reportagem da emissora não conseguiu falar com os responsáveis pelo setor. Segundo informações, o estoque de medicamentos foi renovado na última sexta-feira, 6. Por conta do feriado, certamente as pessoas deixaram para procurar o dispensário nesta manhã.

TSE registra 116 candidatos a vereador em Piraju

O número de aspirantes ao cargo majoritário não sofreu alterações

10/07/12 – 09h45

O registro de candidatura do vereador José Eduardo
Pozza foi feito às 16h31 de ontem
(FOTO: Expresso Piraju)
Em comparação com as eleições passadas, o número de candidatos a vereador aumentou. Em 2008, 85 pessoas disputaram uma vaga no Legislativo. Para o pleito desse ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contabilizou 116 candidatos. Até o dia 7 de outubro, no entanto, o contingente poderá ser reduzido, uma vez que a aptidão dos candidatos ainda não foi julgada.

Um dos casos que aguarda decisão do TSE é o do advogado e vereador José Eduardo Pozza (PTB). O registro da candidatura dele foi feito na tarde de ontem.

Vale destacar que todos os atuais vereadores pretendem disputar a reeleição. A partir de 2013, a Câmara Municipal contará com 11 vereadores.

MULHERES

O interesse das mulheres pela vida pública continua pequena. A lei eleitoral exige que 30% das vagas de cada partido sejam preenchidas por pessoas do sexo feminino. Em 2008, 19 candidaturas foram registradas no município de Piraju.

Para esse ano, o número aumentou um pouco, embora deva ser admitido em proporção com o contingente total de aspirantes, que também sofreu aumento. De acordo com o TSE, há 36 candidatas. A maioria concorreu em 2008.

MAJORITÁRIA

O número de candidatos a prefeito continua o mesmo. Jair César Damato (PMDB), José Elói Soares Caputo (PT) e José Geraldo Pansanato (PSDB) disputarão a preferência dos mais de 22,752 mil eleitores pirajuenses. 

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Polícia apreende drogas no terminal rodoviário

O flagrante aconteceu graças a uma denúncia anônima

09/07/12 – 21h04


(FOTO: Polícia Militar de Piraju)
Um morador de Fartura foi flagrado com entorpecentes no terminal rodoviário de Piraju. Uma denúncia anônima levou a polícia militar até o criminoso. 

O jovem O.A.O.N. (apenas as iniciais dele foram divulgadas), 18 anos, estava com 507 gramas de crack, 3 porções de haxixe, 5 frascos de lança perfume e uma porção de maconha. Parte das drogas foi encontrada no banheiro do ônibus.

Ele e uma mulher foram encaminhados ao plantão policial, onde prestaram depoimento ao delegado dr. Alberto Bueno Correa Filho.  

De acordo com que foi apurado pelo blog Expresso Piraju, o traficante, que já tem passagem pela polícia, comprou a droga em São Paulo com a intenção de comercializá-la em Fartura.

Ele foi encaminhado para a Cadeia Pública de Paranapanema. Já a mulher foi liberada.

ACIDENTES

De sexta-feira, 6, até as primeiras horas de hoje, a polícia registrou vários acidentes de trânsito. Na Rua Augusto Garcia, Vila Tibiriçá, um vendedor precisou de atendimento médico depois de bater seu veículo numa árvore. A PM constatou que ele estava sob efeito de álcool.

Por volta das 2h de sábado, um jovem se acidentou na Rua 13 de Maio, Centro. Testemunhas disseram que a vítima estava dirigindo uma moto em alta velocidade quando bateu na traseira de um automóvel que estava devidamente estacionado.

As outras ocorrências não deixaram vítimas, apenas danos materiais de pequena monta.

FURTO

Uma residência foi invadida por bandidos na Av. Francisco Alves de Almeida, Vila Nova América. De acordo com o proprietário, os criminosos levaram um vídeo game, dois relógios de pulso e um aparelho celular. A vítima não soube informar se outros objetos foram furtados, pois a casa estava completamente revirada.

Até o momento, a polícia não prendeu os ladrões.

AGRESSÃO

Uma dona de casa de 17 anos foi agredida pelo próprio marido na madrugada de domingo. A vítima disse que recebeu um murro na cabeça e depois foi ameaçada com uma faca. Tanto a jovem quanto o acusado pelas agressões foram levados ao plantão policial.

CALOTE

Dois rapazes gastaram R$ 28,00 num comércio da cidade. Eles consumiram lanches e refrigerantes. Na hora de pagar, os dois resolveram fugir. Mesmo sob ameaça de morte, o proprietário conseguiu segurar um deles. Trata-se de um morador do Conjunto José Ribeiro. Ele foi levado ao plantão policial e depois liberado pelo delegado Alberto Bueno Correa Filho.

domingo, 8 de julho de 2012

Falta de verba impede prefeitura de realizar evento

O aniversário de dez anos da Estância Turística de Piraju passará em branco

07/07/12 – 21h36


ARMANDO - "Todos devem colaborar e não ficar
esperando acontecer"
(FOTO: Expresso Piraju)
Uma data especial, mas que deve passar em branco. É assim que será o dia 9 de julho em Piraju. Na próxima segunda-feira, 9, a transformação do município em estância turística comemorará dez anos.

De acordo com Armando Megiolaro, responsável pelo Departamento de Turismo (DETUR), a prefeitura não pretende realizar nenhum evento nessa data. Em conversa com o blog Expresso Piraju, o diretor disse que a administração não possui condições financeiras de custear qualquer tipo de festa. Megiolaro tinha em mente realizar um evento nos moldes do último carnaval, com atrações musicais na Praça Ataliba Leonel.

Não é de hoje que a pouca atenção dada ao turismo vem motivando críticas de diversos setores da sociedade. Em que pese os investimentos obtidos graças aos recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE), o município se mostra deficiente em vários pontos, a começar pela prioridade que deveria ser dada a eventos como o carnaval e a FECAPI-FAIPI.

EXPLICAÇÕES

Na edição desse sábado do jornal Observador, Megiolaro diz que dez anos é um “período muito curto” para qualquer município se consolidar como roteiro de turistas. A título de exemplo, ele cita as cidades de Barra Bonita e Aparecida do Norte, que se desenvolveram a longo prazo. De acordo com ele, Piraju precisa definir sua vocação turística.

Questionado se a cidade pode perder o título de estância, o diretor conta que “o que pode prejudicar Piraju na classificação é a demanda turística”. “Necessitamos de um fluxo maior de turistas permanentes”, declara. Ainda segundo ele, o município também precisa atender outros itens, como possuir um plano diretor de turismo, criar receptivos turísticos, melhorar o Posto de Informação ao Turista (PIT) e profissionalizar a mão de obra, além da conscientizar a população sobre a importância do turismo.

Preocupado com o estigma criado em torno da figura da prefeitura como a única responsável pelo desenvolvimento do turismo, o diretor enfatiza que a iniciativa privada “também deve ser cobrada”, especialmente na realização de eventos. “Todos devem colaborar e não ficar esperando acontecer”, diz.

ASSOCIAÇÃO

A prefeitura está em entendimento com os empresários da cidade para que seja formada uma associação. Segundo Megiolaro, a meta da administração é unir as empresas em prol de um objetivo comum, e que as ações estabelecidas não sejam prejudicadas pela troca de prefeitos. “Com a associação no comando do desenvolvimento do turismo, as decisões e ações serão lineares e contínuas”, conta.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Corpo de Bombeiros entrega certificados no Cinemax

Crianças e adolescentes da cidade aprenderam técnicas de primeiros-socorros e combate a incêndio

06/07/12 – 19h10

(FOTO: Expresso Piraju)
Jovens assistidos pelo Núcleo de Acolhimento à Infância e Juventude da Estância Turística de Piraju (antigo Projeto Águia) receberam na última segunda-feira, 2, o certificado de conclusão do curso de bombeiro mirim. A solenidade aconteceu no Cinemax, e foi acompanhada de perto por familiares dos formandos.

De acordo com o sargento Ronaldo, o curso, que durou três meses, objetiva ensinar o mínimo de informações para que os alunos tenham conhecimento dos trabalhos da corporação. “É lógico que a gente não aprofunda tanto, mas eles vão sair com um conhecimento básico de primeiros-socorros e também de combate a incêndio”, diz.

Isadora, filha do bombeiro Neres, ficou encarregada de
entregar a láurea de mérito ao pai
(FOTO: Expresso Piraju)
Na mesma oportunidade, os bombeiros José Geraldo Neres, Adílson de Souza Oliveira, Cristiano Gustavo da Silva e Sidney Aparecido Rodrigues receberam a láurea de mérito pessoal. Os dois últimos foram homenageados em virtude do atendimento prestado a uma gestante no dia 11 de abril.

O evento ainda foi marcado pela entrega de uma homenagem às pessoas que ajudaram a corporação ao longo do ano. Chamado de “Amigo do Bombeiro”, o título foi entregue a dois funcionários da prefeitura municipal: Ronaldo Adão Guardino, diretor do Departamento Administrativo (DEAD), e Ana Luiza Albanesi Moreira, do Setor de Compras.